PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Passeio de Setúbal a Vila Real de Stº António - 3º Dia (Alcoutim - Vila Real Sto António) - 40Km

Depois de um dia cheio de aventura, perspectivava-se um dia bastante mais calmo. A manhã amanheceu com alguma neblina, mas menos fria que o habitual.

Começámos por fazer o aquecimento nas máquinas disponibilizadas pela pousada.

O aquecimento do Mimosa foi feito de outra forma. Depois de na noite anterior, quando chegou ao quarto, viu que tinha um furo, hoje de manhã ao levantar-se tinha outro furo na outra roda. Score - Paulo: 2, Mimosa: 2.

Para que a chegada a Vila Real Sto António fosse a tempo de apanharmos o 1º comboio, decidimos partir e tomar o pequeno-almoço pelo caminho. Assim, fizemos-nos à estrada e começámos as nossas pedaladas cerca das 08.00h.

O percurso era sempre por alcatrão, e pelo caminho tínhamos algumas subidas que deram mais luta que o habitual, pois agora já levávamos a nossa bagagem toda, ou seja, estávamos carregados que nem burros!

Pelo caminho, íamos apreciando as bonitas paisagens, que de outra forma passariam despercebidas.

Após alguns quilómetros e dores nas costas (eu que o diga!) parámos para tomar o merecido pequeno-almoço. Invadimos o café local e entre sandes de presunto, queijo no típico pão alentejano (embora já tivéssemos no Algarve), ninguém ficou com fome!

O grupo aqui partiu repartido, pois uns iam mais carregados que outros. O Rui San teve a amabilidade de levar a minha mochila, para aliviar as dores nas costas (os meus agradecimentos!!!). Fomos pela estrada do Azinhal, onde o Mimosa San fez questão de tirar uma foto.

Ainda antes do Azinhal, podemos desfrutar duma bela descida.


Pelo caminho ainda parámos para abastecer de água. Um abastecimento à antiga, cujo mecanismo ainda funcionava em pleno.

Continuámos pela estrada fora e Vila Real já estava à vista. O entusiasmo elevou a moral já com o sabor de objectivo cumprido. Parámos na rotunda para Castro Marim para reagrupar o pessoal.

Os poucos quilómetros que nos separavam do destino foram feitos com um sorriso de orelha a orelha. Finalmente avistámos a placa de Vila Real de Sto António e o momento foi amplamente registado.

A chegada a vila Real foi perto das 12.00h após 43Km. Como o comboio era às 13.10h, ainda tínhamos tempo para mudar de roupa, comer alguma coisinha e carregar as bikes no transporte que já estava à nossa espera (os nossos agradecimentos também a quem foi ao Algrave de propósito para ir buscar as bikes). Alguns ainda foram a casa do Mimosa tomar um pequeno banho e mudar de roupa.

A cidade de Vila Real de Sto António foi fundada em 1774, por ordem do Marquês de Pombal, a cidade foi construída em menos de dois anos sobre o areal junto à foz do Guadiana. O objectivo era o de controlar o comércio neste importante ponto de fronteira e desenvolver as pescas, que mais tarde fariam surgir a industria conserveira. Hoje é uma cidade virada para o comércio e turismo, tendo o privilégio de se encontrar na foz do Guadiana (que a limita a nascente), junto à praia (limite sul), ao pinhal (a poente) e à Reserva Natural do Sapal (a norte).

O comboio regional que partiu de Vila Real de Sto António, levou-nos até Faro, onde depois apanhámos o Alfa-Pendular até ao Pinhal Novo.


A viagem foi aproveitada para descansar e fazermos o balanço desta indescritível aventura. Uns não conseguiram disfarçar os pensamentos profundos que lhe iam na alma.

Chegámos ao Pinhal Novo ainda não eram 17.30h e tínhamos uma recepção digna de campeões. As nossas meninas foram receber-nos com a qualidade que nos já habituaram.

Para quem pedalou os 3 dias foram mais de 300Km e um acumulado que ultrapassou os 3.000m de subidas (3.240m). Os que pedalaram durante o sábado e domingo, acumularam 149Km e 1.946m de subidas.

Foi uma experiência inesquecível que proporcionou muitos momentos de boa disposição e a fazermos algo que realmente gostamos - andar de bike no convívio com os amigos. Obrigado a todos!

Venha a próxima aventura!


View Larger Map

Como nesta aventura tivemos muitas fotos, tive de dividi-las em 2 alguns. Aqui ficam elas.

Álbum 1:


Álbum 2:

1 comentário: