PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Em busca dos Colegas perdidos - 2008-11-02 - 57Km

ajudar: verbo, dar ajuda a; auxiliar; cooperar com; favorecer; proteger.
grupo: subt. masc, conjunto de pessoas ou coisas que se abrangem no mesmo lance de vista; reunião de coisas formando um todo; um certo número de pessoas reunidas; pequena associação; conjunto de seres vivos com certos caracteres comuns que servem de base à constituição das categorias sistemáticas (espécie, género, família, etc).
equipa: subst. fem, conjunto de pessoas seleccionadas para uma prova desportiva, trabalhos de investigação, etc; vestuário próprio para competições desportivas;
passear: verbo, levar a passeio; percorrer devagar; dirigir para um outro lado os olhos ou pensamento; deslocar-se de um lugar para outro; andar passo a passo; divagar; folgar; espairecer; correr; deslizar.

Agora a voltinha:
Às 08.30h começou a juntar-se o pessoal no local habitual das voltinhas dos Papa Trilhos. A promessa era irmos até aos pasteizinhos da Costa da Caparica, sugestão no nosso Colega Luís.

Saímos de FF em direcção à Apostiça. Ainda não tínhamos saído de FF já se havia perdido parte do grupo. Reunimos-nos à entrada da Apostiça, junto à Valenciana.

Fizemos alguns trilhos pela Apostiça até à Verdizela. Ainda na Apostiça juntaram-se a nós outros colegas veteranos (na idade...) que nos acompanharam na nossa voltinha.

Fomos fazer uma visita à praia da Fonte da Telha e subimos até à estrada que depois vai em direcção à Costa.

À entrada da Costa da Caparica... onde está o resto do grupo... se calhar viraram aqui... talvez tenham virado mais à frente... finalmente lá os encontrámos! Grupo novamente reunido, desfilámos pelas ruas da Costa. A curiosidade dos locais estava à vista. Chegámos aos pasteizinhos. Um pastel para cada um, outros comeram 2 e houve quem comprasse uma caixa! Não sobrou nada!

Saímos da Costa em direcção á Trafaria e apanhámos um bela subida de lhe tirar o chapéu... e não só! Aqui queimámos todas as calorias que acumulámos nos pasteis.

Atravessámos a Faculdade e seguimos para a Charneca. Apanhámos mais uns trilhos muito engraçados e divertidos. O grupo estava muito estendido, mas alguns Colegas já marcavam os pontos de viragem junto aos cruzamentos.

Fomos até Belverde e entrámos novamente na Apostiça saindo mais à frente junto à Valenciana.

Rumámos de regresso a FF onde fomos deixando alguns companheiros pelo caminho junto às ruas onde moravam.

À chegada ao Parque das Lagoas ainda encontrámos a Marlene San e a Helena San, que tinham ido dar uma voltinha higiénica até ao Seixal. Maravilha!

Foram 57Km com 726m de acumulados de subidas.

No total foram 22 participantes com algumas caras novas, não contando com os Colegas que se juntaram a nós pelo caminho.


View Larger Map



bibliografia:
- dicionário da lingua Portuguesa, 5ª edição, Porto Editora

8 comentários:

  1. Olá a todos.
    Muito pertinente o mostrar o significado das palavras, Ajudar, Grupo, Equipa e Passear, para nos lembrar de certos valores, que por vezes, nos esquecemos.
    Concordo que este Domingo a voltinha não correu muito bem, desde já peço as minhas desculpas, pois só me preocupei em acompanhar a linha da frente, sem mostrar preocupação com que vinha atrás, sei que o fiz, mas não de forma intencional, prometo que não voltará a acontecer, pois o grupo não o merece de maneira alguma, antes pelo contrário, sempre senti apoio e carinho da vossa parte e pretendo retribuir o mesmo. Beijinhos e abraço para todos, do amigo Marco
    se

    ResponderEliminar
  2. Errata

    “sem mostrar preocupação com quem vinha atrás”,

    Faltava o (m) na palavra (quem) e o (se) no fim do texto, não sei como apareceu.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Os Papatrilhos estão a crescer e é natural que em alguns passeios, com mais companheiros que o habitual, surjam algumas dificuldades em manter o pelotão compacto! No entanto é um bom sinal, pois se a malta aparece, é porque gosta da vossa companhia! ;)
    É uma boa altura de pensar a forma como se devem organizar em futuros passeios...
    O conceito de grupo e de passeio é fundamental!

    Do passeio em si, e ao contrário do que é habitual, até gostei de rolar pela Apostiça. Não faz o meu género, mas apreciei, talvez porque estava um belo dia para pedalar... ou seria do fresquinho a bater na cara!? E a praia então nem se fala, não fosse eu surfista...
    Gostei da volta de ontem, na qual inesperadamente, até fui guia, numa zona que conheço bem. Espero não ter atrapalhado a volta com as minhas sugestões, mas dado o apertado horário que alguns colegas tinham fiz o possivel por atalhar por alguns trilhos e seguir em direcção a FF sem atrasar a volta.

    Não sei quem se lembrou de subir a azinhaga do Murfacém, na Trafaria, mas fica a dica... "Aquilo faz-se ao contrário!!É bem melhor a descer!!! ;) " eheheh

    Entretanto, desejo boa sorte à malta que vai a Santarém e... até daqui a 3 semanas, que tenho uns Raids pelo meio...

    Hasta
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Nota:

    No final, arranquei com o Marco e o Ricardo, que estavam com pressa, mas pensando que o resto do grupo também vinha atrás...
    Só depois reparei que não vinham e não me despedi do grupo.
    Estou a dever uns "bons dias e até às próximas!"

    Hasta

    Luis

    ResponderEliminar
  6. Carrissimos papatrilhos,como já me é habitual todas as semanas leio e vejo as fotos (quer tenha ou não participado na voltinha), é algo que me diverte bastante.
    Mas nesta semana deparei-me com algo inédito nas fotos.
    Não repararam???
    É impressão minha ou não há foto de grupo?

    Então pessoal não me digam que se esqueceram?

    Boa semana para todos.
    Até Sábado

    Marlene San

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, pessoal
    Concordo com a Marlene acerca da foto de grupo, mas já agora, onde estão as fotos da voltinha ao Seixal, das PapaTrilhos Marlene San e Lena San?

    Beijos
    Bela(esposa Mário San)

    ResponderEliminar
  8. É isso mesmo Bela concordo contigo, onde estão essas fotos? e a reportagem da voltinha que as meninas fizeram?
    Vamos lá a escrever a reportagem dessa voltinha e publicar as respectivas fotos.
    Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar