PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 26 de maio de 2016

1º Passeio Bikotel Qta Valenciana - 2016-05-26 - 52Km

Reportagem por Paulo Alex

A convite da Qta da Valenciana, os Papa Trilhos associaram-se à inauguração de um Bikotel em Fernão Ferro, a certificação da Qta da Valenciana com as condições para a recepção de ciclistas.

Um bikotel tem de reunir uma série de condições para adquirir esse estatuto, entre os quais destacam-se a disponibilização de percursos e serviços de BTT e/ou cicloturismo, local de estacionamento para as bikes, garagem para bikes, serviço de lavagem e reparação de bicicletas (pode ter uma loja como parceira para as reparações).

Lançado o desafio, a adesão dos Papa Trilhos foi muito boa. Saímos do Parque das Lagoas às 08.10h para estarmos na Qta da Valenciana às 08.30h onde tínhamos um café de boas vindas em jeito de pequeno almoço com bolo, bebidas e uma pequena exposição de bicicletas patrocinada pelo Gameiro Cycle. O grupo de participantes estava bem composto e à hora do inicio do passeio por volta das 09.00h, estaríamos cerca de 70 a 80 pedalantes.

Saímos em direcção à Qta do Perú, pelo meio de muitas ruas ainda não alcatroadas de Fernão Ferro. Passámos a Qta dos Catralvos e agrupámos na Aldeia da Portela com direito a abastecimento liquido no chafariz do largo. Descemos até à estrada da Arrábida e seguimos para o estradão dos Casais da Serra para subirmos às pedreiras. Aqui fizemos um trilho um pouco mais técnico, com algumas pedras pelo meio.

Chegados lá cima, o amigo Jacinto foi baptizado com 1 furo. Sim, baptismo, pois segundo ele, foi o 1º furo que teve! Esta paragem foi o suficiente para perdemos o resto do grupo. O que nos valeu foi termos o track do passeio no meu GPS e foi seguir as indicações. Até ao cimo das pedreiras, fizemos ainda um single bastante interessante, com alguma exigência técnica, mas muito divertido. Lá no cimo, reencontrámos o resto do pessoal. Mas não todos, pois o nº de participantes já estava reduzido a menos de metade! Ou perderam-se, ou acharam que o nível do percurso não era compatível com as expectativas. Para os Papa Trilhos, apesar de alguma desorganização nos guias, o percurso estava muito bom.

Regressámos pelo trilho que não sei o nome, mas que vai desaguar à estrada da Lagoa de Albufeira. A partir daí foi o regresso da praxe, pela estrada velha de Sesimbra e depois com os ziguezagues das ruas desorganizadas de Fernão Ferro, até chegarmos à Qta da Valenciana.

Tínhamos à nossa espera abastecimento liquido e a opção de almoço com um menu ciclista. Muitos de nós optaram também pelo almoço e não ficámos arrependidos. Assim regressámos a casa já com o estômago aconchegado!

Foi uma manhã de feriado de boas pedaladas, com um percurso bastante agradável. Uma boa iniciativa que também vem valorizar o deporto de lazer e permitir a divulgação dos trilhos da região que tem excelentes condições para a prática do BTT. Para os mais distraídos, um passeio de BTT em nada tem a ver com cicloturismo, pois alguns participantes não se sentiram confortáveis em termos pedras e areia pelo caminho!

Alguns Papa Trilhos ainda aproveitaram para ir à compras. Podem ser discutíveis mas o desportivismo da amizade sobrepõe-se à rivalidade dos clubes :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário