PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 9 de junho de 2015

10ª Maratona de Tábua - 2015-06-07 - 40Km

Reportagem por Paulo Alex

Haviam já passado 6 meses desde a inscrição nesta maratona. Mas para perceber este tempo todo, há que detalhar alguns pormenores. As inscrições abriram a 2 de Janeiro para a 9ª Maratona de Tábua... e esgotaram em 30min. Nesta 1ª fase foram 1000 inscrições. No dia seguinte abriram mais 200 e esgotaram logo depois. Entre os felizardos que conseguira se inscrever, estava o Pena, que após mostrar alguns videos e fotos da preparação deste evento convenceu mais uns quantos com a expectativa de estarmos diante de um dos melhores eventos de BTT do país. Após muitos pedidos à organização, decidiram fazer a 10ª no fim de semana seguinte e abriram mais 1200 inscrições... e foi assim que conseguimos a desejada inscrição. O Pena conseguiu alterar a sua inscrição para o fim de semana seguinte para irmos todos juntos: eu (Paulo Alex), Pena, Ni, Borda D'Água e o cunhado do Pena.

Estes 6 meses passaram rapidamente e quando demos conta, já estamos de viagem para Tábua. Resolvermos ir no dia anterior, com paragem obrigatória junto a Coimbra para um almoço no Rui dos Leitões.

Seguimos depois viagem até Tábua onde levantámos os dorsais e após fazermos o check-in no hotel, fomos até à albufeira da barragem da Agueira para uns mergulhos na praia fluvial da Senhora da Ribeira. E que bem que soube com o calor que estava - 37º.

O dia seguinte adivinhava ainda um calor maior. Depois da alvorada e do pequeno almoço tomado, lá fomos até Tábua para os desejados trilhos. A grelha de partida estava dividida em 3 boxes com inícios diferenciados em 20min a partir das 09h, para que os participantes não se atrapalharem nos mais de 20Km de single tracks prometidos para este evento. Nós estávamos na box 2 com partida às 09.20h.

E partimos... primeiros kms nas estradadas da vila de Tábua, para depois entrarmos nos trilhos. O calor já apertava e era preciso irmos hidratando constantemente. Mas o que torna esta maratona diferente das outras? A qualidade da organização, o trabalho que tiveram a construir os trilhos, as pontes, os resguardos, as sinalizações (em cada subida estava 1 placa com a distância da subida e a respectiva dificuldade), a identificação dos trilhos, a animação (grupo folclórico, banda dos bombeiros, grupos de musica) ao longo do percurso, a comunidade, os abastecimentos..., enfim, o trabalho somente a pensar nos participantes.

Começámos com o Trilho do Inglês, o trilho SmAvA, Trilho da Toupeira, Trilho dos Cáparos, Trilho dos Gaios, Vale Perdido, Trilho do General. O mais emblemático era o aguardado Trilho dos Gaios onde iríamos atravessar várias pontes de tábuas, circulando ao longo de uma ribeira a atravessando-a várias vezes. simplesmente espectacular. Foram mais de 3,5Km no que o BTT tem de melhor.

O percurso era uma espécie de "8", onde teríamos passar no meio até às 12.50h para sermos autorizados a seguir para os 75Km, caso contrário éramos encaminhados para os percurso de 40Km. Foi o que acabou por acontecer. Passámos às 13.10h e já não conseguimos ir para o percurso maior... os 20min de atraso com que saímos na partida por estarmos na box 2 foram suficientes para abreviar a nossa participação. Mas não ficámos arrependidos, pois a esta hora já estavam 40º e ainda faltariam 700m de acumulado para refazer os 1.600m em apenas cerca de 35Km.

Ficou por registar algumas filmagens do percurso, pois depois de um curso intensivo do Borda D'Água de utilização da GoPro, no momento da verdade faltou... a bateria!

Depois de tomarmos banho no novíssimo pavilhão multiusos de Tábua, fomos almoçar no mesmo local para depois regressarmos, pois ainda tínhamos mais 280Km para chegar a Fernão Ferro.

Em jeito de conclusão, este foi provavelmente o melhor evento de BTT em que participámos. Foram 40Km com 900m de acumulado, num percurso onde não dava para descansar, pois ou estávamos a subir, ou estávamos a descer, onde as descidas eram bastante técnicas e tinham de ser feitas com a máxima concentração. Infelizmente, a organização ditou que seria a ultima maratona organizada por eles, motivo pelo qual este ano fizeram duas maratonas em fins de semana consecutivos. Estamos na esperança de para o ano sermos brindados com uma nova maratona de Tábua, pois queremos fazer os restantes 35Km. Parabéns à MK Makinas por este "paraíso do BTT".

 
À falta de filmagens próprias, fomos pesquisar no youtube videos do Trilho dos Gaios. Aqui fica um:

Sem comentários:

Enviar um comentário