SANTIAGO DE COMPOSTELA 2017 - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.o0h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

domingo, 30 de setembro de 2012

Aniversário de Leandro Francisco - 2012-09-30

Hoje temos um aniversariante Júnior. O Leandro Francisco está de parabéns.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Manhã Cinzenta - Pinhal Novo - 2012-09-23 - 57Km

Reportagem por Nelson San e Sandra San

Nesta manhã cinzenta fazia-se adivinhar que a assistência seria pouca , pois haviam pessoas que dizem que vêm mas deram a desculpa que estava chover, não era em Fernão Ferro seria em Lisboa???? Às 8H da manhã lá estávamos no local habitual, o Parque das Lagoas, seguindo de seguida para a Galp da Quinta do Conde onde estava o resto do grupo para mais este passeio matinal.

Após os cumprimentos da ordem, lá seguimos em direcção ao Pinhal Novo, mas o São Pedro não se esqueceu e teve que guardar uns pingos para o pessoal...

No Pinhal Novo, fomos tomar um café e seguimos em direcção à Barra Cheia e por fim, o Parque industrial da Autoeuropa e Coina onde deixámos o Mimosa, pois já estava em casa.

Nós seguimos pela famosa ponte do Ricardo, mas por agora ainda não se paga portagem a quem passa a pé, mas deve estar para breve segundo indicações do proprietário “Ricardo”… deve ser da crise!

Seguimos em direcção ao ponto de partida para finalizar mais um passeio. Até para semana…

Participantes: Bela, Isabel, Sandra, Mário, Carlos, Mimosa, Ricardo, Paulo “Caracol”, Ni, Fernando Dias, Fernando Lapa, Nelson.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A tarde de Outono - 2012-09-22 - 28Km

Reportagem por Leandro e Gonçalo Francisco

Chegámos ao Parque das Lagoas já a saber que íamos ser só nós os quatro porque tinha ocorrido uma voltinha de manhã onde os Papa Trilhos tinham participado.

Partimos do Parque das Lagoas em direcção à Apostiça. Depois fomos à Fonte da Telha onde observamos a praia e depois seguimos pela NATO onde a senhora Sandra levou um empurrão do seu filho Leandro. Mais à frente, o Gonçalo descuida-se e cai até a altura do chão. Seguimos pela Apostiça onde tirámos a foto de grupo e fizemos a subida da velha estrada de Sesimbra, onde a minha mãe tentou-me apanhar mas não teve sucesso. Depois seguimos em direcção a casa.

E assim ficou encerrada a primeira tarde de Outono.

Participantes: Sandra, Nelson, Gonçalo e o Leandro.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pedalada Pela Baía do Seixal - 2012-09-22 - 49Km

Reportagem por Paulo Alex San

A convite da Câmara Municipal do Seixal, os Papa Trilhos acederam à participação nesta iniciativa no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade, na qual o Município do Seixal decidiu este ano integrar. O percurso programado seria desde o Seixal até ao Moinho de Maré de Corroios, o que rondaria aproximadamente os 18Km, e como tal, decidimos fazermos-nos deslocar desde Fernão Ferro de bicicleta.

Assim, de forma a estarmos à hora do inicio do passeio, saímos do Parque das Lagoas às 08.00h. O grupo estava bem composto e em menos de nada, estávamos a chegar ao Seixal. Pelo caminho ainda tivemos tempo de fazer alguns pequenos trilhos, para desfrutarmos melhor da deslocação.

No Seixal, junta à baía, na parte de baixo da Qta dos Franceses, já havia alguma agitação. Os participantes não eram muitos, mas um ponto positivo, é que que eu me lembre, não vi ninguém que estivesse a usar capacete. Um ponto positivo para esta iniciativa foi a sensibilização dos participantes no uso do capacete. Tivemos ainda a visita do Tony, que impossibilitado de pedalar, foi dizer um olá mais a esposa ao pessoal... as melhoras para ele e que volte o mais breve possível ás pedaladas.

Depois de um breve briefing, iniciámos o passeio com os guias (4) a delimitar o pelotão. Fizemos toda a marginal do Seixal e seguimos para a Amora. Atravessámos a Atalaia e fazendo alguns trilhos fomos desaguar junto da Qta da Princesa para depois irmos para Corroios. Durante o percurso tivemos várias paragens para juntar o pessoal. Os trilhos eram sem qualquer dificuldade técnica e sem subidas. Apanhámos alguns troços com um pouco de areia, o que atrapalhava alguns participantes.

Na chegada a Corroios, tínhamos uma carrinha da organização com alguma fruta e águas. Os Papa Trilhos aproveitaram para tirar a foto de grupo e reorganizarmo-nos para o regresso. Dado que o regresso não estava previsto no passeio, mesmo assim, viemos com a maioria dos participantes, desde Corroios, pela estrada nacional, Amora, até ao Seixal, onde seguimos viagem para Fernão Ferro.

Mas antes,ainda fizemos uma "pit stop" no campo do Seixal para um reabastecimento final... uns coratos, entremeadas e bifanas...

Em relação ao passeio, apesar de ter uma dificuldade muito baixa e de o nº de participantes, na minha opinião, estar bastante abaixo das expectativas para uma organização da Câmara, acabou por correr muito bem e até fizemos alguns trilhos que desconhecia. A nota foi positiva.

Ponto de Encontro - Semana 39

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 29: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 30: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 30: II Passeio BTT Malveirões.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

II PASSEIO BTT MALVEIRÕES
domingo, 30 de Setembro de 2012
Sintra

Este fim de semana vamos ter representação Papa Trilhos no II Passeio BTT Malveirões, por trilhos de Sintra.

Os Papa Trilhos estarão representados pelo Jorge Nunes San e o Rui San.

Mais informações, no site do evento.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tróia/Sagres 2012 - 15 de Dezembro

Conforme previsto no Plano de Actividades dos Papa Trilhos, a 15 de Dezembro terá lugar o já conhecido Tróia/Sagres, com a distância aproximada de 200Km, sempre por estrada. De notar que inicialmente tínhamos a data de 08 de Dezembro, mas que não estava correcta.

Os Papa Trilhos têm-se feito representar neste passeio desde à 4 anos com alguns membros.

De forma a aferir o interesse em realizar este passeio, ficam abertas as inscrições Papa Trilhos para o mesmo, com vista a avaliar o nº de candidatos e acompanhantes para que se possa optimizar o transporte (eventual aluguer de autocarro) ou organizar entre os vários interessados para diminuição de custos.

A filosofia deste passeio será voltar no próprio dia do passeio.

LINKS:
 - inscrição
- consulta

PRAZO: até 14 de Outubro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gala Papa Trilhos 2012 - Sugestões de locais - #1

A Gala Papa Trilhos 2012 já tem data definida - 24 de Novembro, sábado. A Gala será efectuada nos mesmos moldes dos anos anteriores e esta mensagem inicia o processo com vista à escolha do local para a realização da Gala.

A Gala visa promover o convívio entre os vários membros Papa Trilhos, familiares e amigos, numa festa onde também será efectuada a entrega de prémios de acordo com a tabela de Kms de 2012.

Conforme definido na reunião Geral Papa Trilhos do dia 23 de Setembro, os prazos para as várias tarefas são os seguintes:
- sugestão de restaurantes: 24 de Setembro a 07 de Outubro;
- votação dos restaurantes: 08 a 15 de Outubro;
- reserva do restaurante: 16 a 21 de Outubro;
- inscrições: 22 de Outubro a 18 de Novembro.

O restaurante a sugerir deverá ter em consideração que a sala deverá ser exclusiva para os Papa Trilhos. No prospecção de locais e respectiva sugestão, deverá-se também ter já uma estimativa do valor a pagar tendo como base a aderência do ano passado (55 pessoas, onde 35 adultos e 18 crianças).

A sugestão do local deverá ser efectuada na presente mensagem, num comentário (identificado) com os dados anteriores.

PRAZO: até 07 de Outubro.

sábado, 22 de setembro de 2012

A Voltinha dos Fetos - 2012-09-15 - 20Km

Reportagem por Gonçalo Francisco

Começámos no Parque das Lagoas à espera do Pedro e do Paulo Félix. Quando chegaram fomos pela estrada da Quinta do Peru em direcção aos fetos. Antes de lá chegarmos, fomos ver uma quinta com uma casa antiga.

Tirámos algumas fotos na casa e de seguida fomos ao vale dos fetos onde tirámos a foto de grupo.

Após isto, seguimos em direcção à estrada do Peru para voltar para casa quando o Pedro caiu e não conseguia mexer o joelho (fitas…. vinha a brincar com a bike) com uma pequena lesão no joelho que eram apenas uns arranhões e mais tarde se veria o resto...

Seguimos para o Parque das Lagoas para finalizar esta voltinha dos pequenos.

Participantes: Gonçalo, Nelson, Leandro, Sandra, Pedro, Paulo Felix.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 38

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 19: Voltinha Nocturna. Ponto de encontro às 19.30h no Parque das Lagoas. Voltinha condicionada a eventuais interessados - caso hajam interessados para esta voltinha, deixem comentário.
- sábado, dia 22: Pedalada pela Baía do Seixal.
- sábado, dia 22: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 23: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 23: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

PEDALADA PELA BAÍA DO SEIXAL
sábado, 22 de Setembro de 2012
Seixal

Conforme programado, esta semana temos um passeio com participação Papa Trilhos, inserido nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade.

O passeio terá inicio no Seixal, junto à Qta dos Franceses, às 09.00h. Para quem quiser, a saída dos Papa Trilhos será do Parque das Lagoas de Fernão Ferro. Iremos a pedalar até ao local de inicio do passeio. No final do passeio, em Corroios, faremos o regresso a Fernão Ferro, também de bicicleta.

Pontos de encontro:
- 07.50h: encontro no Parque das Lagoas
- Ponto de encontro 1: 08.00h - saída do Parque das Lagoas em direcção ao Seixal - Qta dos Franceses
- Ponto de encontro 2: 09.00h - Seixal, Qta dos Franceses

Mais informações do passeio
- mensagem no site Papa Trilhos
- site da Câmara Municipal do Seixal

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Arrábida Comenda - 2012-09-16 - 63Km

Reportagem por Mimosa San e Gina San

Por falta do habitual sol matinal que nos visitava já há bastante tempo, hoje fomos os últimos a chegar ao encontro na Quinta do Conde. Por sorte ainda estavam todos por lá com muitas caras conhecidas e outras nem por isso, já que era a primeira vez que apareciam.

Ao todo estavam um quarteirão de bicicletas, como tal 50 pernas para pedalar. Saída de Q.C. e fomos até Azeitão. Por azar a casa das tortas estava fechada e o café já era...

Para começar a aquecer as pernas, lá começamos a subir. Depois de tanto subir, chegámos ao famoso Moinho dos Cucos, mas não paramos; e o destino foi o Alto das Necessidades.

Bom, já que subimos agora vamos ter o prazer de descer. E foi o que fizemos até há Comenda. Uns foram à agua, outros queriam mesmo era um café, mas como não há bela sem o monstro, lá voltamos a subir para chegarmos até Setúbal pelo Alto da Reboreda, para depois nos podermos deliciar com mais uma e última subida a nossa amiga COBRA.

Regresso feito pelo caminho habitual e quando demos pelas horas já estávamos em casa. Boa companhia assim como uma excelente manhã para a pratica deste desporto, pois o calor não era muito.

Foram 63Km com uns simpáticos 892m de acumulado de subidas.

Ass: GIMOSA

sábado, 15 de setembro de 2012

A Fabrica dos Bolos - 2012-09-08 - 30Km

Reportagem por Leandro Francisco

Chegámos ao Parque das Lagoas já sabendo que íamos buscar a família Félix a casa.

Já na casa dos Felix, a surpresa foi que só iam andar o Félix e o Pedro. Seguimos em frente e pensei que o Gonçalo iria gostar de ir à frente. E assim foi, ele foi quase sempre à frente, depois seguimos pelo parque industrial do Seixal, seguidamente por Paio Pires, e depois fomos ao Seixal, Casal do Marco. Quase que a voltinha acabava, mas ainda fomos à fabrica dos bolos,

Depois, deixámos a família Félix em casa e também lá ficamos uma hora (acho eu!) mas isso não interessa; e acabámos a voltinha no Parque das Lagoas.

Participantes: Leandro, Gonçalo Francisco, Pedro, Sandra, Nelson e o Paulo Félix.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A minha 1ª vez… - 2012-09-09 - 53Km

Reportagem por Marlene San

Depois de um fim de semana onde as pedaladas foram mais que muitas, 303 Km e 3005m de acumulado é muita pedalada!!! Ora então depois disto, e para a malta não se desabituar, vamos lá fazer mais umas subidinhas até ao Posto de Vigia da nossa magnífica Serra da Arrábida, cuja altitude e características de clima e flora são peculiares.

Decidimos então que seria a subir de certeza; mas esta semana as nossas bikes estavam simplesmente mais leves e descontraídas; e nós também, ou melhor, os rabiosques de alguns…

Posto isto e porque já estava tudo decidido, até mesmo que o almoço seria Leitão assado depois da voltinha, bora lá pôr o pé no pedal e rolar, ou melhor subir. A Isabel tinha como missão fazer um test drive a uma Specialized S-Works, e o Carlos o duro teste de tentar não apanhar o pó desta máquina, era vê-lo a dar ao pernil.

O Mimosa também resolveu massacrar as pernas e trouxe a sua relíquia do século passado para ver se desenferrujava, não sei se as pernas ou a bike :) Até à bifurcação para o Posto de Vigia, as subidinhas foram progressivas e ainda estávamos na fase de colocar a conversa da semana em dia, ambiente descontraído e divertido.

Chegados aqui havia que tomar algumas decisões importantes, quem sobe, e depois desce; quem fica a contemplar a Natureza, e quem por razão de “ Leitão” vai encurtar a voltinha (sim, que isto de almocito de Leitão não foi para todos…). Sendo assim bora lá tirar a nossa foto de grupo para mais tarde recordar quem esteve comigo nesta minha 1ª vez.

Depois de vários conselhos e técnicas, lá parti com a convicção de que iria deslumbrar uma magnifica vista. Mas isto só depois de suar um pouquito, pois está claro! Tendo em conta que o ponto mais alto da nossa Serra é de 501m e que nós subimos até aos 400m, fiquei deveras contente, infelizmente não contemplei a vista, mas valeu cada pedalada que dei ao lado dos meus compamheiros/as.

Se a subir é bom imaginem a descer, é sempre a bombar. A água já escasseava e havia que repor os líquidos. Como alguém não tem voz de comando, e outro alguém achou que ainda tínhamos de subir mais, então vamos lá mais uns kms, e mais subidas até ao abastecimento de água em Azeitão. Houve até quem com o desespero fizesse como a avestruz.

Deste modo estavam concluídos 53km com 900m de acumulado e nada melhor que festejar estes kms de companheirismo com uma “fresquita” ou duas.!!!!

Voltinha 7 estrelas !!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Volta de estreia da Menina dos Olivais - 2012-09-05 - 26Km

Reportagem por Rute Penteado

Quarta-feira, dia de exercício físico para testar a forma das férias. Ao principio da tarde fomos convidadas da Marlene para fazer uma aula de zumba onde fomos e divertimos bastante. Ao final do dia, dar a conhecer a menina da cidade o que era dar uma volta com os Papa Trilhos.

Como vínhamos de noite, em casa metemos umas luzes nas bikes com muito jeito. Depois, o Paulo Alex deu uma mãozinha para afinar o resto. Na hora marcada lá estávamos preparadas para a aventura, pois era dia de ida ao Seixal. Esperámos um bocadinho porque a família Félix estava atrasada. Depois de estarmos todos, seguimos para Apostiça onde a Inês deu a primeiras pedaladas na terra batida. Notava-se que não tinha prática.

Em Belverde seguimos por dentro da Quinta do Fanqueiro, Cruz de Pau e Amora onde tivemos um abastecimento divino - umas pizzas, uns hambúrgueres, bifanas e pão com chouriço, com uns líquidos que não posso dizer pois não estou autorizada pelo o meu pai.

Como já estávamos mais aconchegados, estava na hora voltar para casa. Fomos pela Torre da Marinha para o Casal do Marco, pois a capacidade física já não era a melhor e fazia-se sentir a dor no rabo para quem não andava à bastante tempo. Descemos para a Quinta da Galega e aí veio um cheiro de uma fábrica de bolos onde tivemos que parar pois a certas bicicletas já sabem que é paragem obrigatória.

Quando alguns acabaram de comer, seguimos para casa que era tarde, eu e Inês trouxemos os bolos para comer em casa e fazer inveja à Xana. A aventura tinha terminado e a condição física não é a melhor e eu e a Inês ainda ficámos com dor no rabo, mas foi um belo passeio.

Os participantes foram: Leandro, Pedro, Rute, Inês, Paulo Alex, Marlene, Nelson, Dora, Paulo Félix e Ni.

Nota: reportagem enviada a 2012-09-12

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 37

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 12: Voltinha Nocturna. Ponto de encontro às 19.30h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 15: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 16: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 16: fim do prazo de inscrições no passeio - Pedalada pela Baía do Seixal.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pedalada pela Baía do Seixal a 22 de Setembro

No âmbito das comemorações do Semana Europeia da Mobilidade, o Município do Seixal aderiu a esta iniciativa através da promoção de várias actividades que visem a mobilidade sustentável.

Uma destas actividades será um passeio de bicicletas - "Pedalada pela Baía do Seixal", no dia 22 de Setembro, sábado. Este passeio, aberto à população, terá inicio no Seixal (Qta dos Franceses) e término em Corroios (Moinho da Maré). O inicio do passeio será às 09.00h, com a extensão aproximada de 16Km.

A participação Papa Trilhos terá inscrição obrigatória através dos links abaixo, para efeitos de envio único à Câmara do Seixal para o seguro. Os links de inscrições Papa Trilhos é exclusivo para Papa Trilhos, Familiares e Amigos. Inscrições até 16 de Setembro, domingo.

Mais informações sobre o programa da Semana Europeia da Mobilidade neste link, onde no passeio de bicicleta é efectuada referência ao apoio dos Papa Trilhos.

LINKS:
- inscrições Papa Trilhos
- consulta de inscrições

domingo, 9 de setembro de 2012

Aniversário de Nelson San - 2012-09-09

Hoje temos um Papa Trilho de aniversário. Parabéns para o Nelson San.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Travessia - 2012-08-31, 01, 02 - 313Km

Reportagem por Paulo Alex San

Era o maior evento Papa Trilhos de 2012 - uma travessia de bicicleta, com um misto de estrada e maioritariamente estradões, desde Fernão Ferro até à vizinha Espanha, na cidade de Badajoz. Os 313Km percorridos pelos 30 pedalantes, entre Papa Trilhos e alguns Amigos, não foram fáceis. O acumulado de subidas ascendeu aos 3005m de acumulado. No final - objectivo cumprido!!!!

Esta travessia foi dividida em 3 etapas. O percurso original das ecovias definiam 7 etapas, mas como não podíamos tirar 1 semana de férias, optámos por uma aventura mais ambiciosa, conscientes da exigência que iria ser necessária. O percurso das ecovias foi devidamente adaptado para ser enquadrado com os locais que iríamos pernoitar e aligeirar alguns troços que não trariam mais valias para a beleza do percurso.

A 1ª etapa foi pontual. 6ª feira, último dia de Agosto, 07.00h, saímos em direcção à Qta do Conde para completar o grupo. Pairava alguma ansiedade e a animação estava presente para o inicio desta aventura. Para este 1º dia, desde Fernão Ferro até Coruche, fizemos 110Km. Pelo caminho encontrámos algum vento, estradões com muita areia, principalmente na zona a seguir ao Pinhal Novo e calor, que obrigou a abastecimentos líquidos sistemáticos.

Pela hora de almoço, parámos em Canha onde entre bifanas, hambúrguers e bebidas várias, tentámos restabelecer as forças, pois ainda só estávamos a aquecer! A maioria do pessoal levava alforges, mas também houve quem levasse mochilas. O denominador comum era evidente - o esforço para minimizar o peso da carga e todos tentaram optimizar o que iriam precisar para estes 3 dias de viagem.

Perto das 17.00h chegámos a Coruche. O noite iria ser passada na Herdade da Agolada, assim como o jantar. Ainda fomos ao supermercado para prepararmos um lanche, para enganar a fome até à hora de jantar. Até lá, também houve tempo para uns mergulhos na piscina. O jantar teve formatura obrigatória para revista às tropas.

Para quem conseguiu dormir, o dia seguinte dava inicio à 2ª etapa, desde Coruche até Estremoz. Seria a etapa mais longa com 126Km e um acumulado que ultrapassou os 1400m. O calor iria fazer algumas mossas e obrigar a um esforço físico e psicológico suplementar. Depois do pequeno almoço tomado, com algumas peripécias, pois os cães da herdade anteciparam-se a nós, começámos a pedalar, ainda faltavam 5 minutos para as 7 da manhã. Estava fresco, mas em algumas zonas, sentia-se já uma brisa mais abafada.

Com uma pequena paragem em Coruche para café, os primeiros Kms foram bastante rolantes, apenas com alguns trilhos com algumas pedras soltas que geravam algum desconforto.O almoço estava programado para uma aldeia perto de Avis - Alcorrego. Mas até lá, ainda tivemos que sofrer um bom bocado. A subida do Maranhão nunca mais acabava. Inicialmente por estradões, mas depois em estrada, cada curva fazia-nos pensar que acabava já ali, mas afinal era somente um desejo. Após muitos desabafos com linguagem a condizer, lá chegámos ao merecido almoço. A Taberna do Paulo tinha preparado umas entradas típicas e umas plumas de porco preto para petiscarmos.

Estávamos a pouco mais que metade da etapa e o pior ainda estaria para vir, não em termos de acumulado, mas em relação ao calor. E este fez das suas, aliado ao esforço físico e outras coisas que não consigo explicar, obrigou a uma pequena paragem para restabelecimento espiritual e físico. Seguiram os Kms mais penosos da etapa, onde qualquer ponto de água era local de paragem obrigatória.

Antes da chegada a Estremoz, ainda tivemos que transpor uma subida com "S" maiúsculo, já com o cheiro da conclusão desta etapa. Com as forças já comprometidas, chegámos finalmente a Estremoz, como se tratasse de uma vitória antecipada. Pouco passava das 19.00h, o que excedeu as previsões e permitiu a um alojamento mais descansado numa das camaratas do Quartel de Estremoz - Regimento de Cavalaria nº3.

Depois do banho tomado, seguiu-se um repasto no restaurante Solar do Leão com uma caminhada pela cidade de Estremoz. Enquanto alguns optaram pelo recolher, outros ainda foram esticar as pernas até à festa que coincidia com a nossa estadia. A noite até que foi calma, comparada com outras do género, interrompida apenas por alguns morteiros... uns artificiais e outros naturais... :)

Para o ultimo dia, esperava-nos 76Km e um acumulado menor de qualquer um dos dias anteriores - 600m. Antes das pedaladas, tomámos o pequeno almoço no refeitório do quartel e fomos ainda registar o momento daqueles que seriam os bravos heróis que iriam tomar Badajoz de assalto.

Após as primeiras centenas de metros percorridos, 1ª paragem para café, onde alguns locais ainda estavam de rescaldo da noite anterior. Seguimos viagem por alguns bons kms de alcatrão, que permitiu aquecer os músculos e adaptar o "rabiosque" à bicicleta. Paragem estratégica para foto junto à entrada de uma quinta adepta das bikes.

Sensivelmente a metade da etapa, mais uma paragem estratégica em Vila Fernando, onde tínhamos uma comitiva de recepção digna dos Papa Trilhos, liderada pela "Ti" Custódia, mãe da Helena, e com uma surpresa para o Papa Trilho Rui San - os pais do Rui estavam também na comitiva! Aproveitámos para descansar um pouco e repor líquidos.

Já não faltava muito, mas nos Kms seguintes fomos tomados por uma epidemia de furos incontrolável: Paulo Alex San (2), CaJo San (3), Lorival, Jorge Nunes San , Mário San, Lapa San... e não sei se mais alguém!

A entrada em Espanha foi já com a sensação de dever cumprido depois de mais de 300Km percorridos. Todos alinhadinhos, percorremos as estradas de Badajoz até à chegada a Puerta de Palmas, onde nos aguardava a nossa comitiva oficial composta pelos acompanhantes que foram no autocarro. Era hora de festejar e entre beijos e abraços de parabéns mais que merecidos, erguia-se um enorme orgulho de mais uma aventura bem sucedida.

Foi o evento Papa Trilhos com a maior distancia percorrida e com um grau de dificuldade a condizer. No que me diz respeito, não posso deixar de manifestar o enorme significado que esta travessia teve, após mais de 5 meses de paragem... foi um regresso sentido... e com agradecimentos para aqueles que me apoiaram e incentivaram a efectuar esta aventura. Parabéns a todos os pedalantes e aos acompanhantes que nos apoiaram incondicionalmente.