PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vila Fernando - Campo Maior de Capacete - 2011-08-14 - 72Km

Reportagem por Cajo San

Existem desde quando o homem se conhece como homem. De vários tipos, de vários materiais, bonitos e feios, grandes e pequenos. Todos eles com a mesma função, ou seja, proteger a cabeça de quem dele faz uso. Mas este...


Capacete In-mold com multicarcaça
Reforços em fibra de carbono
Excelente ventilação: 27 aberturas
Forma interior exclusiva da SPIUK
Inclui almofadas interiores e rede anti-insectos
Ajuste traseiro COMPACTFIX
Peso: 270 gramas



... é lindo de morrer!!!

É com esta pequena introdução que começa o passeio Vila Fernando – Campo Maior, ida e volta. Dia 14 do presente mês de Agosto, batia o sino da igreja em Vila Fernando às 07H00, eis senão quando duas figuras, membros do grupo Papa trilhos, desbravam a estrada EN 243 com direcção a Campo Maior. São elas Helena San com o seu brutal capacete e, não menos importante, Cajo San. O tempo ajudava, estava o céu encoberto e ligeiramente fresco, óptimo para a prática do btt.

Passagem ao km 5 por Barbacena com algumas subidas e descidas pouco dignas de relevo na primeira passagem. Tivemos o cuidado de à saída de Barbacena não ultrapassarmos os 40 km por hora, em virtude ter um semáforo que basta que se passe um só km acima dos 40 passa logo passar a vermelho.

Cruzamento de Santa Eulália, com direcção à Barragem do Caia. Aqui as subidas já eram outras. Tínhamos de ganhar balanço nas descidas para superar com menos esforço as subidas. Chegámos a atingir a bonita velocidade de 53 km por hora. Paragem na barragem para comermos uma barrita e vermos mais em pormenor as vistas. O Alentejo é lindo, é o que se conclui.

Subida para o parque de campismo e pouco depois chegávamos a Campo Maior. Eram perto das 09H00. Tivemos de procurar uma pastelaria digna do nosso pequeno-almoço. Parámos junto do snack-bar o J. Estávamos a encostar as biclas para o repasto quando alguns elementos dos "Amigos da Pinga" iam arrancar para o seu passeio domingueiro matinal. Convidaram-nos a ir com eles, não sabendo da nossa chegada de Vila Fernando, já com 36 km no bucho.

Após o croissant, seguimos a direcção da estrada de Ouguela até ao local de Cabeça Gorda, já fora de Campo Maior, a fim de visitarmos alguns familiares (os padrinhos da Mariana). Beijinhos e abraços e adeus. Parecia “visita de médico”. Tínhamos de regressar ao ponto de partida.

O sol já aparecia no seu esplendor. O calor fazia-se sentir, 32 graus centígrados às 10H30 era o que marcava o multi-funções da Helena. Ia ser mais penoso. Até à Barragem do Caia foi mais ou menos fácil, mas depois, com o calor que se fazia sentir, não ajudava nada, para as subidas que vinham por aí. É um sobe e desce constante, mas algumas subidas…. Vai lá vai!

A Helena impõe o seu ritmo, não vai depressa mas vai constante. Aquela miúda não desiste. Dá gosto vê-la, pensamento positivo, a subida acaba já ali. Eu limitava-me a acompanhá-la. No regresso parámos no jardim em Barbacena. Tem uma fonte com água fresca. Enchemos os cantis e siga, ainda faltam alguns kms.

Chegámos a Vila Fernando por volta das 13h00 com 72 km cumpridos e algum cansaço. Como não sei ler bem o GPS no que respeita à altimetria, não sei dizer os km acumulados. Fica para uma próxima. Gostámos. Penso que a Helena portou-se muito bem e fez uma boa estreia com o seu novo capacete. Eu acompanhei.

2 comentários:

  1. Se eu soubesse que o capacete tinha está formula mágica até eu já lho tinha ofertado à mais tempo :). Como já o fiz sei que é um passeio agradável com subidas e descidas QB. Espero que o Capacete seja o incentivo que te faltava para continuares a pedalar regularmente connosco. Quanto a ti Cajó faz-me um favor acompanha!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Cando fole glande tambe quelo um sacapete igal.

    hehehehehehehehe

    ResponderEliminar