FESTAS FELIZES. BOM ANO de 2018.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro - 2010-04-25 - 19Km

Estávamos em pleno dia de 25 de Abril, não de 1974, mas de 2010. À 36 anos atrás, foi bem diferente! Também conhecida por Revolução dos Cravos, este dia foi registado na história de Portugal marcado pelo fim do regime ditatorial.

Aqui em Fernão Ferro, no dia presente, a celebração deste dia foi iniciada através de um Passeio de Cicloturismo promovido pela Junta de Freguesia de Fernão Ferro. Os Papa Trilhos marcaram o ponto de encontro no Parque das Lagoas e seguimos para a Rua da Igreja, onde estava marcado o inicio do passeio para as 10.00h.

Com algum atraso, e o som das habituais canções revolucionárias, iniciámos o nosso movimento do pedal. A confusão era alguma, pois toda a população estava convidada, e algumas bicicletas aparentavam só sair da garagem para este dia.

O ritmo era acessível a qualquer pedalante, independente da sua condição física, o que também permitia colocar a conversa em dia com quem íamos encontrando ao longo do passeio. Alguns participantes mais atrevidos serpenteavam pelo pelotão fora sem qualquer respeito pelo espírito cicloturista.

Durante o percurso eram distribuídas garrafas de água, pois o sol também veio festejar este dia e teve uma representação de peso. Outro concorrente que também teve uma boa representação, foram os Papa Trilhos. Com 33 pedalantes inscritos, ainda tivemos outros amigos e familiares com vestes a rigor, que também pedalaram em nossa representação.

O passeio foi bastante tranquilo e após 19Km chegámos ao Parque das Lagoas onde todo o aparato identificava a festa que estava agendada para depois do almoço. O almoço estava incluído na participação e extensivo a toda a população. Aproveitámos o local para registar a nossa foto de grupo.

Aqui fica o registo do percurso com 111m de acumulado de subidas:

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Passeio do Sado - 2010-04-24 - 82Km

Reportagem por Zé Luis

Pelas 8h30 de um dia bem disposto e a convidar para a prática da modalidade, juntaram-se 4 Papa Trilhos na Galp da Quinta do Conde, onde demos inicio à nossa voltinha, passando pela Makro, Quinta do Anjo e Venda do Alcaide, onde parámos para beber um cafezinho.

Continuámos o nosso passeio passando pelo Alto da Guerra, Manteigadas , Praias do Sado em direcção a Setúbal, neste percurso e aproveitando a beleza da paisagem aproveitámos para tirar a foto de grupo.

Passámos por Setúbal e rumámos em direcção à “cobra”, onde o Tozé mostrou ao restante grupo que as pernas não lhe pesavam.

Já em Palmela rumámos então a grande velocidade em direcção à Quinta do Conde, passando pelo Palmela Village e Makro.

Quilómetros: 82, Vel. Média : 21.6 Km/h e Acumulado (só acido láctico)

Participantes: Tó Zé San, Riky San, Ni San e Zé Luís.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Arrábida - 2010-04-18 - 53Km

Reportagem de Felix San

São 8 horas, Parque das Lagoas, lá estava eu, a Bela, o Mário, o Lapa e o Ni. Descemos até à Galp da Quinta do Conde onde nos aguardava o Riky, o Mimosa e o Ivo.

Seguimos para os Brejos de Azeitão, Alto das Necessidades. Depois descemos em direcção dos trilhos das oliveiras com saída na estrada das Necessidades velha.

Passada a Capela e o ribeiro voltámos em direcção à estrada dos Picheleiros. Aí a Bela lembrou-se de subir e fizemos-lhe a vontade. Subimos o Paraíso e voltámos em direcção ao Parque de Campismo, continuámos a subir com destino a Azeitão. Aqui nova paragem para a deliciosa torta de Azeitão e o indispensável cafezinho.

Voltámos então para Fernão Ferro via Quinta do Peru.

Participantes: Paulo Félix San, Ni San, Mário San, Bela, Mimosa San, Riky San,Ivo San e Lapa.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ponto de Encontro

Esta semana iremos ter um fim de semana especial. Os Papa Trilhos irão fazer a sua 2ª Peregrinação Fernão Ferro/Fátima.

Por este motivo, não serão agendadas as voltinhas habituais.

No entanto, quem quiser, pode aparecer para um "esticar de pernas" na 4ª feira ao final do dia:
- dia 28, 4ª feira: voltinha nocturna. Ponto de encontro às 20.00h no Parque das Lagoas.

Assim, o nosso Ponto de Encontro será o seguinte:

PEDALANTES
no dia 01 de Maio:
- 05.00h: ponto de encontro 1 no Parque das Lagoas com destino à estação ferroviária de Coina.
- 05.40h: ponto de encontro 2 na estação de Coina para embarque no comboio das 05.52h.
- 07.15h: ponto de encontro 3 no Parque das Nações, junto à Torre Vasco da Gama.

ACOMPANHANTES
no dia 02 de Maio:
- 08.40h: ponto de encontro no Parque das Lagoas para embarque nos 2 autocarros com destino a fátima, de acordo com a distribuição efectuada.
- 09.00h: partida com destino a Fátima.

Mais informações neste link.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

À Caça dos Gambozinos - 2010-04-21 - 36Km

Reportagem de Marlene San

21 de Abril de 2010, estado da Lua Quarto Crescente, dizem os entendidos que é o período mais favorável para fazer uma caçada aos míticos Gambozinos.

Deste modo alguns Papa Trilhos equipados a rigor, partiram à descoberta destes magníficos bichitos…

Partida às 20h do ponto de encontro habitual. Passadas mais umas ruas juntaram-se a nós os restantes caçadores, determinados pedalamos em direcção (quer dizer eu não sabia muito bem em que direcção iríamos mas o objectivo estava traçado pelos guias da Caçada), ao parque Industrial do Seixal, Nacional 10 e chegamos a alta velocidade ao Centro de Estágio do SLB, (pensei… queres ver que os gambozinos estão ali todos concentrados? !!!!). Contornámos a rotunda e seguimos em direcção à marginal do Seixal. Como estava uma noite agradável para a pratica desportiva, cruzávamo-nos com outros praticantes de várias modalidades.

Como ainda não se tinha avistado nada de novo, houve alguém que resolveu dar alento à caçada, e nada melhor que começar por um som já de muitos conhecido, sim esse mesmo o Puffff… Sr. Alex San furava o pneu traseiro da bike. Câmara de ar trocada sobre o olhar curioso de duas crianças que ali brincavam, seguimos caminho (gambozinos nem vê-los…).

Passando pela Cruz de Pau fomos surpreendidos com varias apitadelas e acenares de mão (pois nem à noite passamos despercebidos) - era a Nelly que se dirigia para o seu local de trabalho! Feitos os cumprimentos e despedidas seguimos rumo a destino incerto.

E eis a grande adrenalina da noite… Gambozinos!!!! Não ainda não, passamos a cancela para entrar na Apostiça, escuro como breu - felizmente que o Rui San tinha uma “gambiarra” pública e seguiu na dianteira. Entre “Olha o buraco, água, lama, areia” rompemos a escuridão e num ou outro momento fez-se silêncio, pouco; pois o Félix queria mesmo era “uivar” (Félix isso é noutra fase da Lua…).

Passando a Quinta da Valenciana e já de regresso a casa eis que… pois é amigos um momento único, visto pela 1ª vez… em tempo real… Gambozino??? Não!!! A 1ª queda da nossa Dora Félix com os sapatinhos de encaixe, estilo é coisa que não lhe falta (e umas nódoas negras provavelmente também não).

Finalizamos assim 36Km de boa disposição, lamento mas dos tais bichinhos permanece o mistério…

quinta-feira, 22 de abril de 2010

2010-04-18 - Maratona de Estremoz 55km

Mais um ano e mais uma presença nesta maratona que teve no passado dia 18 a sua 5ª edição.
Chegado o momento da partida não chovia e parecia que o tempo iria estar como no dia anterior, mas assim não aconteceu.
Partida dada às 09h00 em ponto, com um pequeno percurso pelas ruas da cidade, fazendo estender o grupo de pedalantes por uma longa fila de bike ocupando e dando um colorido diferente em Estremoz.Saímos da cidade e fomos em direcção ao km 0, logo a seguir à passagem por túnel debaixo da A6, aí ainda tínhamos o terreno em condições, mas com o continuar começámos a ter os primeiros troços mais pesados, mas ainda circulantes ao longo de um sobe e desce, com algumas descidas perigosas que começava a formar vários grupos e a estender ainda mais os participantes pelo percurso.Passados cerca de 20 a 30 min depois da partida a chuva fazia a sua aparição, e foi uma constante ao longo do percurso, com pausas em breves troços, mas que rapidamente ao pensarmos que não iria chover mais, engano pois sentíamos logo de seguida a sua presença algumas vezes com bastante intensidade condicionando ainda mais o percurso tornando-o ainda mais pesado do que já estava.Mesmo assim se prosseguiu em direcção a Évoramonte onde os locais estavam na rua a apoiar estes "doidos" à medida que passavam para subirem ao castelo.Chegados ao castelo depois de uma subida por entre calçada e pedra solta tínhamos um abastecimento e uma mangueira para podermos "limpar" a lama acumulada das nossas bikes.
Subida feita, agora era hora de descer com mais cuidado, terreno escorregadio, lama e no final desta descida tínhamos o 2º controlo.
Aqui já o pessoal dizia, já só faltam 20km fáceis, não sei o que vos dizer, mas fáceis não foram, pois ao entrar nestes últimos 20 km´s foi onde a chuva apareceu com mais intensidade e formou autênticos "rios" de pequenas ribeiras, que os primeiros a passar, passaram sem problemas, mas os restantes e no meu caso cheguei a atravessar em que a água dava pelos joelhos.
Por entre um serpentear entre o imenso arvoredo dos campos agrícolas e herdades na Serra d´Ossa lá fomos em direcção ao regresso a Estremoz, chegou-se à separação dos 2 percursos, ao km 40.Aqui também havia mais um posto de abastecimento, pequena paragem para recuperar fôlego e regressei ao percurso e um pouco mais à frente começa-se a ver a cidade, só dizia "é já ali", ainda faltavam cerca de 4 km com uma bela subida até às muralhas em calçada e no fim da subida estava o 3º posto de controlo.

Daqui até à meta ainda havia uns degraus para descer e passar o cruzamento que antecedia a recta final sem as preocupações de anos anteriores, com pessoal da organização a controlar a passagem.
Uma nota final, um comentário final à organização desta maratona, excelente mesmo, excelentes marcações, não havia a possibilidade de ninguém se enganar, percurso bem escolhido, pena foi o S. Pedro não ter colaborado.Maratona com 55km e um acumulado de 1563m
Um agradecimento especial à BTT-TV pela cedência das fotografias

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ponto de Encontro

Depois de um fim de semana com o tempo todo baralhado, esperemos que esta semana possamos desfrutar de algum sol para os passeios que nos propomos:
- sábado, dia 24: Objectivo Alcácer Papa Trilhos III.
- sábado, dia 24: Voltinha das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 25: Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro.

Não esquecer que na 6ª feira temos Reunião Geral dos Papa Trilhos às 21.00h

OBJECTIVO ALCÁCER PAPA TRILHOS III

Conforme sugerido por alguns Papa Trilhos, foi definido que neste dia iríamos efectuar mais uma edição da voltinha de Alcácer. Para o efeito, o inicio do passeio será em Setúbal pelo que teremos ir de carro até lá.

A estimativa de distância é de 112Km com cerca de 850m de acumulado de subidas. O percurso pode ser visualizado com mais pormenor neste link e a reportagem da 1ª edição poder visualizada aqui.

Aconcelha-se o uso de bastante repelente de insectos pois eles vão abundar durante o percurso. Dado que durante o percurso iremos passar  por trilhos com algumas roseiras, a probabilidade de furo aumenta, pelo que será recomendável cada um levar mais que uma câmara de ar suplente.

Por forma a podermos confirmar a viabilidade deste passeio, solicita-se aos interessados que se inscrevam no formulário seguinte para verificarmos o eventual nº de participantes.


Os pontos de encontro serão os seguintes:
- 07.20h, Parque das Lagoas;
- 07.35h, GALP Quinta do Conde;
- 08.10h, Setúbal, estacionamento junto aos barcos de Troia.

Lista de inscritos:


PASSEIO DE CICLOTURISMO DE FERNÃO FERRO

Integrado nas comemorações do 25 de Abril, como vem sendo habitual, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro vai promover mais um passeio de cicloturismo.

Este passeio de âmbito familiar terá a extensão aproximada de 20Km em percurso exclusivo por estrada. O inicio do passeio será às 10.00h junto da Junta de Freguesia de Fernão Ferro e terminará no Parque das Lagoas com um almoço convívio.

Os Papa Trilhos estão inscritos neste passeio com 33 participantes. Por forma a chegada ao local do inicio do passeio seja em grupo, propõe-se ponto de encontro no Parque das Lagoas às 09.45h.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

2010-04-10 Palmela 48km

Véspera de mais uma participação dos Papa Trilhos em mais um evento, neste caso o Trilhos e Courelas 2010 em Vendas Novas, alguns elementos foram dar uma voltinha até Palmela.
Combinada a hora, fui buscar a Dany e a Rute, estavam atrasadas (algo me diz que adormeceram).
Tudo pronto, seguimos para o Parque das Lagoas, onde nos aguardavam o Paulo Alex San e o Nuno Lopes San.
Cumprimentos da praxe efectuados e lá seguimos os 5, já com percurso definido.
Seguimos pelo estradão da Qtª do Perú até ao desvio que nos levaria até à Aldeia de Irmãos, tal como no By Night 2009.
Subimos até à rotunda de Picheleiros, passámos a Qtª da Califórnia, o Moinho do Cuco até ao Alto das Necessidades.
Aqui chegados prosseguimos descendo até ao Vale de Barrios, fazendo todo este estradão até Palmela, sempre num ritmo descontraído.
Pequena pausa junto da rotunda de Palmela e rapidamente nos fizemos de novo às pedaladas com o objectivo do regresso ao Parque das Lagoas, passando pela Qtª do Anjo e a Qtª do Conde.
Volta muito bem disposta, numa bela manhã, num percurso muito agradável.
Participantes: (5) Paulo Alex San, Nuno Lopes San, Rui San, Dany e a Rute

À Volta das Vinhas e do Vinho - 2010-04-10 - 56Km

Reportagem de Mimosa San e Ivo San

Manhã bastante solarenga, boa disposição e as bikes prontas a rolar. Nada melhor para começar um passeio ao sabor da bem vinda Primavera.

Ponto de encontro na casa do velhote (Mimosa San), isto dito de uma maneira mais politicamente correcta, com o tocar das 9h em ponto. Saída em direcção ao cafezinho mais próximo que neste caso foram mesmo as bombas a 200mts. O Mimosa diz que a 1 Km...
Saímos em direcção à estrada da Makro, já com um ritmo algo elevado imposto pelo guia.

Seguimos para Qta. do Anjo e rumamos direitos a Venda do Alcaide. Após a transposição da ponte pedonal sobre o caminho de ferro, continuamos em direcção à adega cooperativa de Palmela e aqui sim iniciamos a verdadeira voltinha das vinhas e do néctar do Baco, já que rumamos direitos ao Lau.

Por meio dos vinhedos, chegamos ao vinho, pois visitamos uma adega particular por sinal de um amigo. Vinho esse não provamos mas tivemos a honra de comer umas belas nêsperas e laranjas apanhadas directamente das respectivas árvores.

Visita guiada terminada, seguimos direitos à estrada dos espanhóis, que acabou por nos levar ao Pinhal Novo, passando por Areias Gordas,(cuidado com as areias gordas...) e Palhota, sempre na presença das ditas vinhas. Ainda tendo tempo para nos deliciarmos com uma linda parelha de cavalos conforme a foto documenta, pois também eles andavam a puxar pela estrada que nem cavalos. Chegados ao Pinhal Novo rumamos a casa, com uns lindos 56km nas pernas.

Participantes: Mimosa San e Ivo San

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Trilhos & Courelas - Vendas Novas - 2010-04-11 - 53Km

A edição deste ano do Trilhos & Courelas em Vendas Novas ia ser invadida pelos Papa Trilhos, numa manhã que estava um pouco fria, mas com o sol a espreitar e a prometer um belo dia para a prática do BTT. Depois de devidamente aprumados e com os nossos frontais devidamente distribuídos, alinhámos para a linha de partida.

A partida estava agendada para as 09.00h e assim aconteceu. Depois de algumas voltinhas pela cidade, entrámos no Quartel dos camaradas do CaJo San e a 1ª peripécia aconteceu. Embora estivesse um placa para virarmos à esquerda, a confusão era tal que que a maioria seguiu em frente.

Depois de restabelecidos no percurso, começámos a deixar a cidade para trás e a admirar as belas paisagens da região. O percurso era essencialmente por estradões, alguns com um pouco de areia, mas que não implicavam a obrigatoriadade de desmontar.

Os regos dos tractores também exigiam a um maior cuidado para não irmos aconchegar o nosso equipamento ao chão. Pelo caminho íamos desfrutando da diversão que a maratona nos estava a proporcionar e na companhia dos que nos acompanhavam.

O 1º abastecimento foi mais ou menos na metade do percurso e tinhamos à disposição umas laranjas, bananas, bolos secos e água à discrição. Depois de repostas as calorias, seguimos viagem. Durante o percurso passámos algumas pequenas ribeiras que nos proporcionou alguns momentos... mais molhados! Até o Nene não escapou ao molhar o pézinho. Mas não foi o único...

Nas poucas passagens de estradas que tínhamos, a organização providenciou em todas alguns elementos da GNR para que os participantes passassem em segurança. Durante o percurso íamos encontrando algumas placas a sinalizar zonas perigosas e várias derivações para as diferentes distâncias disponíveis. Alguns Papa Trilhos mais distraídos acumularam quilometros adicionais ao virarem para o percurso errado.

A chegada a Vendas Novas aconteceu com alguns labirintos onde a marcação podia estar melhor. Nós não nos enganámos, mas houve alguns que reclamaram deste ponto. Na meta fomos recebidos com grande entusiasmo pelas nossas famílias e pelos Papa Trilhos que já haviam terminado.

Depois de todo o Grupo reunido e de banho tomado (de água quente), fomos degustar o porco assado que nos esperava no refeitório da escola. Ninguém reclamou da qualidade ou quantidade.

Foi um passeio bastante agradável, com paisagens que lubrificavam as nossas vistas e que proporcionou a estreia de algumas Papa Trilhos em eventos organizados. Parabéns a todos os que participaram e acompanharam neste passeio.

Fica um pequeno video para mais tarde recordar...


Alguns dados do percurso:

Video:
- filmagens, edição e montagem: Paulo Alex San