PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Raid Alvalade - Porto Covo - 2009-05-17 - 70Km

A madrugada em Fernão Ferro foi interrompida pela excursão de alguns Papa Trilhos até ao Parque das Lagoas. Poucos minutos depois chegou o aguardado autocarro que foi alugado para nos levar até mais um Papa Trilhos on Tour, que desta vez era mais um Raid Alvalade - Porto Covo. Começámos por acondicionar as bikes e rapidamente estávamos prontos para mais uma aventura.

Saímos de FF alguns minutos depois das 06.00h direitinhos a Alvalade. Pelo caminho podemos ainda ouvir o nosso hino e fizemos uma desejada paragem num café em Mimosa. Depois, foi só virar à direita ao fundo da estrada e chegámos a Alvalade.

Um autocarro naquelas andanças não é comum e por isso despertou alguma curiosidade. Começámos por nos aprontar junto com as nossas bikes, enquanto algumas meninas foram levantar os nossos dorsais.

Poucos minutos antes da hora de partida, lá nos fomos aconchegando junto da zona de partida. Ao lado estava preparado um pequeno almoço mas que nem todos os Papa Trilhos tiveram o privilégio de saborear... fica para a próxima.

A partida foi dada a horas e depois de uma pequena voltinha pela vila, rumámos em direcção aos 1ºs trilhos que iriam fazer parte dos 70Kms previstos até Porto Covo.

Os 1ºs Kms foram bastante rápidos, pois as pernas da maioria ainda estavam fresquinhas. Os trilhos iniciais tinham alguma areia, o que obrigou à maioria ir alguns metros a pé. Depois foi sempre a pedalar.

As paisagens alentejanas iam sendo devoradas pelos olhares incessantes de todos como se de uma revitalização se tratasse. E posso-vos adiantar que não há nada melhor do que o contacto com a natureza, não fizesse esta parte do nosso lema - pedalar com a Natureza.

Entrámos depois na zona dos arrozais onde pedalámos por um trilhos mesmo pelo meio até à que seria a 1ª subida.

Os primeiros 40Kms foram bastante rolantes e sem dificuldades acrescidas. O aguardado e tradicional abastecimento estava alojado à saída da barragem. Antes, ainda contornámos parte da albufeira e mesmo à entrada do abastecimento fomos recebidos em ambiente de festa pela nossa incomparável claque. Tinham cartazes, "pons-pons", e entre gritos de apoio e palavras de carinho, deram-nos o aperitivo para o abastecimento e a forçaaaaaaa para o resto do Raid.

Um abastecimento invejável e todo ele recheado com bolos, fruta, sandes de carne assada, água e sumos. Nada ficou ao acaso e era necessário repor as energias para o trajecto até Porto Covo.

Os Kms seguintes seriam bastante diferentes dos anteriores, pois a serra estava à vista e as subidinhas estavam de sorriso arreganhado a quem lá vinha.

Chegados ao Cercal, tínhamos mais um abastecimento. Continuámos pela serra e após algumas subidas, lá estavam as descidas. Até a Porto Covo seria quase sempre assim. Incursámos por um belíssimo single track como se tivéssemos no meio da floresta. Foram alguns quilómetros onde o mais pequeno erro, era malho na certa!

Por falar em "malhos", o ranking Papa Trilhos conhecido foi o seguinte: Paulo Alex San:1 , Nelson San: 1, CaJo San: 1, Mário San (aqueles que perto dele passaram): 4 (um deles vale por dois, pois foi mesmo no meio da lama!)

Mesmo à chegada a Porto Covo a minha bike começou a fugir um pouco de traseira e na descida para o porto de abrigo vi que tinha um furo. Como ainda não estava complemente vazio ainda arrisquei a chegar à meta assim e à chegada lá estava uma vez mais a claque Papa Trilhos.

O nosso camarada CaJo San (se o chamo de colega estou tramado!) chegou cerca de 1,5h depois após algumas peripécias pelo caminho. Ainda antes de chegar à barragem voltou atrás porque havia perdido uma bolsa. O carro vassoura que passou por ele, foi tirando as fitas que marcavam o percurso e o CaJo lá andou a vaguear pelos montes. Valeu-lhe o treino militar especializado e seguir o cheiro do abastecimento para conseguir reencontrar o track.

Depois de banho tomado no Parque de Campismo de Porto Covo, optámos por fazer um piquenique à volta do autocarro, pois a fila para o almoço era descomunal. Houve quem tivesse 2h na fila para almoçar!

Ainda de referir as estreias que tivemos nesta maratona:
- o Nelson San que estreou a sua nova bike de suspensão total - uma GIANT;
- o Ni San que cavalgou na sua nova bike, também de suspensão total e, também uma GIANT;

Em relação à organização do Raid, foi muito boa. O percurso estava bem marcado com fitas e placas. Abastecimentos bons. Nos abastecimentos normais tínhamos água e fruta. No abastecimento banquete tínhamos tudo o resto! A dificuldade em relação ao ano passado foi menor, o que permitiu desfrutar melhor do percurso e da envolvência deste. O almoço em Porto Covo, revelou-se bastante demorado, embora, de acordo com alguns comentários, estivesse bom. Mais um evento a continuar no calendário dos Papa Trilhos.

Não pode ficar despercebida o apoio da família aos Papa Trilhos que participaram neste evento, e não só! Quero deixar aqui um agradecimento publico merecido e reconhecido por todos nós (assumo falar em nome de todos) e também comentado pela comunidade BTTista. Quem quiser dar uma olhadela, poderá consultar o Forum BTT.

Também já está disponível no BTT-TV a reportagem deste evento - link.

8 comentários:

  1. à nossa claque um muito obrigado valeu mesmo a força dada por todos. Foi um dia muito bem passado nesta nossa já grande familia.

    ResponderEliminar
  2. Não sou a 1ª na partida de uma maratona.
    Não sou a 1ª a passar a meta.
    Mas desta vez sou a 1ª a comentar. Ah!Ah!
    E como de primeiros se fala, ora então aqui vai:
    Para mim este é sem dúvida um Raid ******, e os "nossos" meninos e a "nossa" menina estiveram como é de esperar, sempre à altura de um grande espectáculo, Parabéns aos nossos pedalantes.
    A nossa claque modéstia à parte estive em grande estilo, e com a sua boa disposição consegue contagiar todos os que estão em redor. Força pessoal estamos em alta… :)
    Ah! E já agora que o tempo de antena me permite tenho de dizer…
    • Rui San - O “gajo” que se faz às fotos/ filmagens…
    • Mário San – O homem que alguns pedalantes já temem …
    • Cajo San – Por favor compra uma bússola…
    • À nossa Claque – Todos vocês são *******
    Em último mas sempre em primeiro (pelo menos para mim)
    • Paulo Alex San – Ao homem da reportagem, obrigada por nos descreveres com tanto realismo e emoção as aventuras de desventuras das vossas participações.


    Marlene San

    ResponderEliminar
  3. Oh!!!
    Mais uma vez e por apenas 6 minutinhos de diferença, não fui a 1ª:)
    Obrigada pelo reconhecimento à nossa Claque.


    Marlene San

    ResponderEliminar
  4. Foi um domingo muito bem passado.
    Adorei fazer este Raid, que este ano terminei, e quero agradecer à nossa claque, estiveram simplesmente espectaculares, pois aquando da chegada à zona de abastecimento e ver toda animação e força dada simplesmente ainda nos deu mais força para o que faltava percorrer.
    Ainda hoje pessoal conhecido que encontrei no Raid me falam da claque dos Papa Trilhos e nem imaginam o orgulho que tenho sempre em referenciar isso.
    Obrigado a todos pelo excelente dia que tive na vossa companhia.
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  5. SIMPLESMENTE FANTASTICO
    Foi um dia em grande,para a familia PAPA TRILHOS.
    Um dia recheado de emoçoes fortes, mas sempre com um final feliz.
    Parabens a nossa claque, estavam 5 estrelas a darnos apoio e motivaçao para o que restava do raid, o meu obrigado.

    Um bike abraço MARIO SAN

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    Mais uma vez correu tudo 5estrelas, um grande obrigado á nossa claque que ao chegarmos ao abastecimento nos contagiou com a alegria e os cartazes de insentivo, o meu muito obrigado por nos "estragarem"com mimos.
    Quanto ao raid mais uma vêz as minhas caimbras estiveram presentes o que me dificultou o final da prova mas tirando isso gostei muito.
    Mai uma vêz gostei das sandes de carne assada.

    Um Abraço
    Carlos Prazeres San

    ResponderEliminar
  7. Que dizer deste raid por terras Alentejanas simplesmente fantástico, mais fantástico ainda a presença e o apoio da nossa claque (o meu muito obrigado)que nos proporcionou momentos incríveis.
    Por isto e muito mais foi um dia expectacular passado no seio da FAMÍLIA PAPA TRILHOS.
    Um BIKE beijo para todas.
    Um BIKE abraço para todos.

    ResponderEliminar
  8. Boas. Por acaso não me arranjam o track gps desta volta? vou este ano e gostaria de saber o que vou apanhar...

    ResponderEliminar