PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Passeio Turistico ao Castelo de Palmela - 2008-08-31 - 49Km

Mais uma voltinha domingueira dos Papa Trilhos - a última do mês de Agosto. Encontrámos-nos às 08.00h no Parque das Lagoas para depois seguirmos até à Qta do Conde onde o Rikybike estaria à nossa espera.

Para esta voltinha, a menina Marlene San resolveu vir também pedalar, e não só... a esposa do Mimosa San, a Gina, também mostrou que as mulheres estão empenhadas em acompanhar os Papa Trilhos.

A manhã estava já com o sol a espreitar e avizinhava-se um dia de calor.

No Parque das Lagoas podemos logo ver mais uma estreia - o Paulo San, que já não andava connosco desde o by night, e a sua nova bike de suspensão total LaPierre.

Saímos de FF em direcção à Qta do Conde e depois seguimos pela estrada junto à Makro e apanhámos uns trilhos até à Qta do Anjo.

Aqui seguimos para Palmela e depois subimos até ao Castelo pelo jardim. Fizemos uma paragem para abastecimento no anfiteatro do jardim.

Fizemos depois uma voltinha turística pelo Castelo. Fomos a um pátio junto à igreja de Santiago (ao lado da pousada) e depois fomos dentro do castelo tirar algumas fotos.

Olhem como o Mimosa fica bem assim vestido!

A foto de grupo também fez parte do conjunto de fotos tiradas no Castelo.

O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos, mas onde os testemunhos arqueológicos, apontam para uma ocupação humana desde o período neolítico.

D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147, mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos e só por volta de 1190, passaria definitivamente para a posse portuguesa. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem.

É já no reinado de D. João I que se inicia a construção do convento onde esta ordem se instala, a partir de 1443. D. Pedro II, por volta de 1670, modernizou as suas defesas, adaptando-as ao uso de artilharia, mas as suas estruturas viriam a ser seriamente danificadas com o terramoto de 1755.

Este acontecimento e a extinção das ordens religiosas, lançou esta fortaleza no abandono, até à sua classificação como Monumento Nacional e à execução de obras de restauro iniciadas em 1945, que também recuperaram o antigo convento, onde funciona uma pousada.

Depois de visitarmos o Castelo e tirarmos todas as fotos, fizemos o regresso até FF. Pelo caminho ainda fizemos o trilho dos moinhos e fomos visitar o Cai de Costas. Aqui foi só mesmo para ver, apenas alguns Papa Trilhos não resistiram e aventuraram-se a subir. O caso do Rikybike e do Silva que a subiram 2 vezes!

Referencia para a prestação das meninas - Marlene e Gina, que fizeram todo o percurso e com a promessa de que na próxima semana alguém iria subir a Cobra.

Foram 49Km com 629m de acumulado de subidas.
Algumas estatísticas do passeio:
- tempo total: 4:48:43
- tempo a andar: 3:18:39
- tempo de paragem: 1:30:04
- nº de paragens: 21
- média de andamento: 14.7Km/h
- distância subida/plano/descida: 10.4Km/15.9Km/18.0 Km
- altura máxima/mínima: 255m/25m

Participantes (12): Ni San, Rui San, Rikybike San, Mimosa San, Marco San, Carlos Prazeres San, Silva, Paulo San, Paulo Alex San, Marlene San, To Ze San, Gina


View Larger Map

3 comentários:

  1. Mais um excelente passeio, já repararam que na nossa fotografia de grupo,o fotógrafo nos pôs todos a rir…
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais uma voltinha à maneira, com grau de dificuldade qb, uns pelo acumulado de km realizados e outros pelo não acumulado, mas que todos ficaram muito bem na foto, pois como é apanágio nas voltinhas domingueiras dos Papa Trilhos.
    As boas vindas à Gina neste passeio, que teve sempre o insentivo para o passeio, assim como a Marlene, que já começa a mostrar alguma "veterania" nestas voltinhas tão bem ela subiu ao Castelo e levou a promessa da subida da cobra, espectáculo.
    Voltinha bem disposta como de costume, que fica bem retratada na foto de grupo, com toda a gente a sorrir como foi em toda a volta, onde a boa disposição é regra.
    Assim sendo para a semana temos encontro marcado para a cobra, pois alguém vai subi-la, ehehehe (é mais o susto que a dificuldade).
    Abraços e beijinhos
    Rui

    ResponderEliminar
  3. olá pessoal,apenas faço este comentário para vos agradecer a todos o apoio,divertimento e companheirismo que se manifesta em cada voltinha domingueira.Um agradecimento especial para a Gina que nos presenteou com a sua presença e boa disposição.
    Fiquem bem.
    Marlene San

    ResponderEliminar