segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Papa Trilhos on Tour - Trilhos de Baco 2008 - Vidigueira - 2008-08-24 - 41Km

Domingo... 05.30h da manhã... noite serrada... brisa matinal fresca... Parque das Lagoas... avistam-se as luzes de uma viatura no meio do parque... estaciona... saiem de lá de dentro dois indígenas... são os primeiros Papa Trilhos convocados para mais um Papa Trilhos on Tour para a Vidigueira.!!!

A pouco e pouco começam a chegar os vários Papa Trilhos de todos os cantos da Quinta dos F's. A partida para a Vidigueira estava marcada para as 06.00h. Saímos com cerca de 10min de atraso e fomos até às bombas da BP junto ao nó de Coina da A2 onde nos aguardavam o Mimosa e o Ricardo.

Fizemos uma pequena paragem para abastecimento (já!!!! ... e ainda não estamos a andar de bike!) Foram os abastecimentos das nossas "biaturas". Houve também quem tomasse uns cafezinhos (ainda era madrugado e era preciso despertar o sono).

Entrada na A2 direitinhos à Vidigueira. Uma viagem tranquila, sem grandes pressas, mas... O que se estava a passar mais à frente?... uma "biatura" da coluna Papa Trilhos estava a fazer uma grande fumarada! E de repente o fumo desaparece, mas o carro pára. Foi a carrinha do Mimosa que teve uma avaria. O nosso mecânico Ni ainda foi dar uma olhada, mas nada havia a fazer. O tempo estava passar e era irremediável que não iríamos chegar a tempo da partida da maratona que estava marcada para as 09.00h.

Seguimos para a Vidigueira. O Ni, Ricardo e Mimosa ficaram junto ao carro. Chegados à Vidigueira, descarregámos tudo, e o Luis Ferreira e o Carlos Prazeres voltaram atrás para ir buscar os que haviam ficado junto ao carro avariado. A partida da maratona já estava em marcha. Mas os Papa Trilhos decidiram esperar por todos os colegas.

A partida dos 10 Papa Trilhos aconteceu com cerca de 40min de atraso e depois de uma pequena volta pela vila, entrámos nos trilhos. O percurso em toda a extensão estava muito bem sinalizado, com setas, avisos de perigo e outras placas com maior detalhe.

Como éramos os últimos, já não contávamos em apanhar as zonas de abastecimentos abertas, mas as nossas meninas que nos acompanharam até à Vidigueira trataram do assunto. Falaram junto da organização da nossa novela e eles prontamente telefonaram para os colegas a informar que nós estávamos em prova.

O 1º abastecimento foi ao Km 20, aproximadamente. Tomámos umas aguinhas, bolinhos, refrigerantes. Serviço personalizado só para os Papa Trilhos.

Seguimos viagem, sempre acompanhados das lindas paisagens alentejanas. O sol também acompanhou-nos, embora não estivesse daqueles dias abrasadores... mas queimava!

Pelo caminho ainda conseguimos apanhar o carro vassoura, onde estavam 2 colegas BTTistas menos afortunados. Falámos um pouco com eles. Estava tudo bem. Aparentemente eram problemas nas máquinas. A partir daqui o animo aumentou. Continuamos a pedalar e parávamos para tirar algumas fotos, sempre que a paisagem justificava.

Chegámos ao 2º abastecimento, perto do Km 30. Aqui já encontrámos um grupo mais atrasado - uns colegas de Setúbal. Neste abastecimento tínhamos também água, uma espécie de bebida energética com sais, fruta, barritas e os habituais bolinhos.

Já só faltavam 10Km e tínhamos a informação que perto do Km 35, a nossa claque com as meninas estavam à nossa espera.

Os últimos Kms do percurso eram mais fáceis, com menos subidas, e por isso, também mais rápidos. Durante a maratona encontrámos também algumas descidas mais perigosas, bastante íngremes com algumas pedras, onde tínhamos de ter mais atenção. Numa destas descidas, o Papa Trilho Ni San colidiu com um rego da chuva que não se desviou à sua passagem e deu uma queda. Foi de cabeça ao chão e partiu a pala do "cassapete". Aleijou-se no pescoço e na anca, mas seguiu viagem.

A chegada à Vidigueira foi rápida e alguns Papa Trilhos já haviam passado a meta. Os últimos 3 Papa Trilhos - eu (Paulo Alex San), o Pastor Ze San e o CaJo San passámos a meta da maratona de 40Km juntos - prova superada!

As meninas e restantes acompanhantes da comitiva Papa Trilhos estavam-nos a aguardar à chegada com uma surpresa... Para nosso espanto, haviam preparado umas camisolas com a foto de cada um, para nos apoiarem! Estava excepcional! Mais uma vez a força que nos deram e companhia foi imprescindível para a boa disposição durante o dia.

Os banhos estavam disponíveis em 2 locais - nos balneários do pavilhão junto à partida/chegada, ou então nos balneários das piscinas municipais - era só escolher. Também tínhamos direito a banhos para as bikes, junto ao quartel dos bombeiros, com mangueira a condizer. Obviamente aproveitámos, pois o pó acumulado da prova era muito!

O almoço foi noutro pavilhão mais afastado. Tínhamos sopa, carne assada com arroz, bebidas à descrição, gelado para sobremesa. Nada a reclamar.

A seguir ao almoço, descansamos um pouco à porta do pavilhão. O Ricardo, filho do Pastor Zé San comemorava neste dia o seu 6º aniversário. E foi mesmo ali que cantámos os parabéns.

Como o dia ainda não havia acabado, ainda fomos dar uns mergulhos para as piscinas.

E outros desportos na relva envolvente.

Ao final do dia iniciamos o regresso à Quinta dos F's. No regresso parámos junto do carro do Mimosa e ele ficou por ali, mais a sua esposa. Activou a assistência em viagem do seguro.

Mas a maior desilusão estava para vir. O nosso Partor abandonou o seu rebanho em plena viagem. Nós, desamparados e sem guia espiritual sentimos-nos profundamente decepcionados. O Pastor Zé San, à entrada da auto-estrada, a seguir às portagens, em vez de seguir as placas com indicação de sentido Lisboa, enganou-se e virou para o Algarve. E foi rumo ao sul do país!... Adeus...

Chegámos a Fernão Ferro, descarregámos as bikes, e alguns ainda foram jantar num restaurante junto à casa do Ni. O Pastor juntou-se a nós mais tarde (ainda a tempo do jantar) e pregou em todo o restaurante. Foi um dos momentos da noite.

No final do jantar ainda cantámos os parabéns ao Ricardo.

Conclusão: foi uma maratona muito agradável. Os trilhos eram excelentes, muito bem sinalizados. Encontrámos alguns comentários de que a assistência médica era escassa, mas felizmente, como não precisámos, não notámos. A inscrição da maratona também deu acesso às piscinas, o que permitiu desfrutar do dia em completo.

Foram 41Km com 818m de acumulado de subidas.

Algumas estatísticas do passeio:
- tempo total: 3.40.56
- tempo a andar: 2.59.03
- tempo de paragem: 0.41.53
- nº de paragens: 21
- média de andamento: 13.8Km/h
- distância subida/plano/descida: 12.99Km/15.44Km/12.68Km
- altura máxima/mínima: 398m/192m

Esta reportagem não ficaria completa com os agradecimentos dos Papa Trilhos à família que fez questão de nos acompanhar neste evento:
- Marlene San, Helena San, Mariana, Sofia, Ricardo, Ana, Isabel, Xana, Rute, Ana, Daniela, Paula, Sofia, Sara, Gina, Telma, João e Rute.
Uma comitiva de 28 pessoas neste Papa Trilhos on Tour.

Para concluir os agradimentos, a disponibilidade do Ni San que mais uma vez disponibilizou a sua carrinha que permitiu o transporte da maior parte das bikes.

E claro... parabens ao Ricardo!

Vidigueira ganhou lugar no calendário de passeios para os Papa Trilhos!

Participantes na maratona (10): Paulo Alex San, Rui San, CaJo San, Ni San, Luis Ferreira San, Arsénio San, Rikybike San, Pastor Zé San, Mimosa San, Carlos Parzeres San.