Os Papa Trilhos desejam FESTAS FELIZES a todos os familiares e amigos. Um BOM ANO de 2018 com muitos kms a pedalar.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Manutenção da Bicicleta - Lubrificar a corrente

Não sou entendido nesta matéria, mas fiz algumas pesquisas na net e com a minha experiência de BTTista, tento sempre ter cuidado com a transmissão da minha bike, pois uma boa estima destes componentes, além de possibilitar um pedalar mais suave, também aumenta o tempo de vida destes.

Quando a corrente já está suja, colocar mais olea nesta, não vai adiantar muito. A limpeza da corrente poderá ser efectuada com auxilio de desengordurantes (existem no mercado vários sprays ou poderá-se utilizar petróleo - que é o que eu uso!). Pode-se limpar com uma pequena escova ou pincel, ou então utilizar um kit próprio para limpeza. É recomendável que o desengordurante actue na corrente durante uns 3 a 4 minutos para que a limpeza seja mais eficiente.

A colocação de oleo na corrente deve ser efectuada com esta o mais limpa possível. O oleo deve ser colocado na parte de dentro da corrente. Não é necessário mais que uma gota de oleo em cada elo da corrente. Para a lubrificação ser mais eficiente deve-se também "pedalar" para que o olea se espalhe em toda a corrente. No final, deve-se retirar o oleo excedente.

Existem vários tipos de oleo, conforme o tempo ser mais húmido ou seco. Os óleos para tempos húmidos são mais viscosos possibilitando uma melhor lubrificação mesmo quando a corrente é molhada. Para tempos mais secos temos os óleos à base de teflon que atraem menos poeiras para a corrente.

Espero que tenha sido uma leitura útil...

1 comentário: