Os Papa Trilhos desejam FESTAS FELIZES a todos os familiares e amigos. Um BOM ANO de 2018 com muitos kms a pedalar.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Tróia/Sagres, 16 Dezembro - informações. Actualizado em 2017-11-27.
- Seguro FPCUB 2018 - informações.


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A importância da Frequência Cardíaca

Em qualquer desporto torna-se importante controlar a frequência cardíaca. Desta forma é possível efectuar os exercícios de forma correcta tendo a consciência do esforço que estamos a despender.

A libertação natural de líquidos (suor) nem sempre é uma indicação da intensidade do exercício. A melhor forma é verificar os batimentos cardíacos.

Quando se faz exercício, o coração bate mais depressa para ir ao encontro da maior necessidade de sangue e oxigénio nos músculos do corpo. Quanto mais intensa é a a actividade, mais depressa baterá o coração, ou seja, a frequência cardíaca aumenta. Por isso, controlar a frequência cardíaca durante o exercício físico é uma excelente forma de regular o esforço.

Existem limites de intensidade de exercício que são descritas como seguras e eficazes para promover benefícios no aparelho cardiovascular. Para determinar estes limites é necessário conhecer alguns conceitos:
  • Frequência Cardíaca Máxima (FCmax): está relacionada com a idade, pois o esforço do coração para bombear o sangue no nosso corpo aumenta ao longo da vida. A FCmax é calculada subtraindo a idade a 220, para os homens e subtraindo a idade a 200 para as mulheres. Exemplo: um individuo do sexo masculino com 30 anos de idade terá uma FCmax de 220-30 = 190.
  • Frequência Cardíaca de Treino (FCtreino): corresponde ao número de batimentos cardíacos por minuto durante um determinado exercício físico. Para a maioria das pessoas saudáveis, este nível está entre os 50% e 80% da sua FCmax. Exemplo: sendo a FCmax de 190bpm (batimentos por minuto), a FCtreino será entre os 95bpm e os 152bpm.
Os valores calculados apenas servem de referência ou indicador para o objectivo de treino. As pessoas que iniciam a sua actividade física devem estabelecer como objectivo inicial um limite mais baixo que poderá ir aumentando progressivamente de acordo com a natureza do exercício e a sua evolução física. Dependendo das condições de cada um, é aconselhável consultar o médico para saber a melhor FCtreino para o seu caso.

Actualmente já existem uma serie de dispositivos que permitem mostrar estas informações e programar alarmes de acordo com o esforço físico pretendido. Exemplos desses dispositivos em Polar, Sigma, Garmin.

Outros indicadores:
  • actividade moderada: 50-60% da FCmax
  • controlo de peso: 60-70% da FCmax
  • limiar anaeróbio: 80-90% da FCmax
  • esforço máximo: 90-100% da FCmax

2 comentários:

  1. olá!
    como aferi a fc em uma aula de bike indoor sem o frequencimentro?

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    De uma forma automática não será fácil saber a frequência cardíaca instantânea sem um equipamento (frequencímetro cardíaco). É normal encontrar no ciclismo indoor as próprias bikes terem um frequencímetro que medem as pulsações através da passagem de corrente eléctrica entre as os punhos da bike. Caso nenhuma desta situações sejam possíveis, então julgo que só manualmente (contar as pulsações durante 15s - por exemplo, e multiplicar por 4).
    Saudações.

    ResponderEliminar