Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".
Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, . Vê a mensagem de "Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete. Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com
Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.
Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte: - sábado, dia 20: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h. - domingo, dia 21: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.
Lembretes desta semana: - inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.
Informação Wikipédia
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país, comemorado com um feriado nacional.
Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.
Sendo assim e como é feriado, os Papa Trilhos deram-se ao luxo de ter uma voltinha semanal extra. Partida Fernão Ferro , direção Quinta do Conde, beijinhos e abraços e ála que se faz tarde e com o friozinho matinal precisávamos de aquecer.
Estrada da Coca Cola, Cabanas e a 1ª subida aí estava à nossa espera, subimos até à serra dos Gaiteiros trilhos dos moínhos e num piscar de olhos estavamos no jardim de Palmela.
Mais uma sudidita até aos bombeiros de Palmela, desta vez descemos pela estrada de terra até à nova rotunda.
Subimos e descemos as pontes pedonais do comboio em direcção ao Pinhal Novo, onde nos aguardava o delicioso pastel de nata.
Reposta a energia estava na hora do regresso a casa. Foto do grupo e deixamos a Gina em casa e também nós fizemos o mesmo, ainda deu tempo para passarmos a ponte “fetiche” do Ricardo.
Mais uma voltinha extra bem passado com os que puderam ir ...
Kimbikes, Paulo Alex, Ni, Joaquim Pena, Nelson, Daniel, Pacheco, Pedro, e as meninas Sandra, Gina e Carla Baião.
Com uma bela tarde de sol decidimos ir dar a nossa voltinha como costume.
Saímos do parque das lagoas em direção à Apostiça - Belverde por um trilho novo para mim onde se encontra uma urbanização nova.
De seguida fomos em direção aos Foros Amora entrando novamente para o Apostiça e Quinta das Laranjeiras até à casa do Pedro de onde fizemos o regresso até casa.
Participantes: Sandra, Nelson, Gonçalo, Leandro e Pedro Félix
Enquanto uns participavam na maratona de Tábua, outros juntavam-se nos pontos de encontro habituais para mais uma manhã de boas e divertidas pedaladas.
Sem rota definida, saimos da Qta do Conde em direção a Brejos de Azeitão para começarmos a subir direitos à Arrábida, passámos pelo parque de campismo e Casais da Serra.
Com o calor a apertar e a água a escassear, havia a necessidade de encher os bidons, decidimos fazê-lo a caminho das pedreiras para seguir até Sesimbra.
Iniciámos o regresso pela rotunda do Castelo, Santana, Maçã atravessando a tão famosa Qta do Perú para no final tirarmos a foto de grupo.
Participaram os seguinte Papa Trilhos:
Fátima, António, Quim, Carla, Paulo Félix, Pedro Félix, Arcangelo, Nelson, Daniel, Pacheco, Dias e Pedro
Haviam já passado 6 meses desde a inscrição nesta maratona. Mas para perceber este tempo todo, há que detalhar alguns pormenores. As inscrições abriram a 2 de Janeiro para a 9ª Maratona de Tábua... e esgotaram em 30min. Nesta 1ª fase foram 1000 inscrições. No dia seguinte abriram mais 200 e esgotaram logo depois. Entre os felizardos que conseguira se inscrever, estava o Pena, que após mostrar alguns videos e fotos da preparação deste evento convenceu mais uns quantos com a expectativa de estarmos diante de um dos melhores eventos de BTT do país. Após muitos pedidos à organização, decidiram fazer a 10ª no fim de semana seguinte e abriram mais 1200 inscrições... e foi assim que conseguimos a desejada inscrição. O Pena conseguiu alterar a sua inscrição para o fim de semana seguinte para irmos todos juntos: eu (Paulo Alex), Pena, Ni, Borda D'Água e o cunhado do Pena.
Estes 6 meses passaram rapidamente e quando demos conta, já estamos de viagem para Tábua. Resolvermos ir no dia anterior, com paragem obrigatória junto a Coimbra para um almoço no Rui dos Leitões.
Seguimos depois viagem até Tábua onde levantámos os dorsais e após fazermos o check-in no hotel, fomos até à albufeira da barragem da Agueira para uns mergulhos na praia fluvial da Senhora da Ribeira. E que bem que soube com o calor que estava - 37º.
O dia seguinte adivinhava ainda um calor maior. Depois da alvorada e do pequeno almoço tomado, lá fomos até Tábua para os desejados trilhos. A grelha de partida estava dividida em 3 boxes com inícios diferenciados em 20min a partir das 09h, para que os participantes não se atrapalharem nos mais de 20Km de single tracks prometidos para este evento. Nós estávamos na box 2 com partida às 09.20h.
E partimos... primeiros kms nas estradadas da vila de Tábua, para depois entrarmos nos trilhos. O calor já apertava e era preciso irmos hidratando constantemente. Mas o que torna esta maratona diferente das outras? A qualidade da organização, o trabalho que tiveram a construir os trilhos, as pontes, os resguardos, as sinalizações (em cada subida estava 1 placa com a distância da subida e a respectiva dificuldade), a identificação dos trilhos, a animação (grupo folclórico, banda dos bombeiros, grupos de musica) ao longo do percurso, a comunidade, os abastecimentos..., enfim, o trabalho somente a pensar nos participantes.
Começámos com o Trilho do Inglês, o trilho SmAvA, Trilho da Toupeira, Trilho dos Cáparos, Trilho dos Gaios, Vale Perdido, Trilho do General. O mais emblemático era o aguardado Trilho dos Gaios onde iríamos atravessar várias pontes de tábuas, circulando ao longo de uma ribeira a atravessando-a várias vezes. simplesmente espectacular. Foram mais de 3,5Km no que o BTT tem de melhor.
O percurso era uma espécie de "8", onde teríamos passar no meio até às 12.50h para sermos autorizados a seguir para os 75Km, caso contrário éramos encaminhados para os percurso de 40Km. Foi o que acabou por acontecer. Passámos às 13.10h e já não conseguimos ir para o percurso maior... os 20min de atraso com que saímos na partida por estarmos na box 2 foram suficientes para abreviar a nossa participação. Mas não ficámos arrependidos, pois a esta hora já estavam 40º e ainda faltariam 700m de acumulado para refazer os 1.600m em apenas cerca de 35Km.
Ficou por registar algumas filmagens do percurso, pois depois de um curso intensivo do Borda D'Água de utilização da GoPro, no momento da verdade faltou... a bateria!
Depois de tomarmos banho no novíssimo pavilhão multiusos de Tábua, fomos almoçar no mesmo local para depois regressarmos, pois ainda tínhamos mais 280Km para chegar a Fernão Ferro.
Em jeito de conclusão, este foi provavelmente o melhor evento de BTT em que participámos. Foram 40Km com 900m de acumulado, num percurso onde não dava para descansar, pois ou estávamos a subir, ou estávamos a descer, onde as descidas eram bastante técnicas e tinham de ser feitas com a máxima concentração. Infelizmente, a organização ditou que seria a ultima maratona organizada por eles, motivo pelo qual este ano fizeram duas maratonas em fins de semana consecutivos. Estamos na esperança de para o ano sermos brindados com uma nova maratona de Tábua, pois queremos fazer os restantes 35Km. Parabéns à MK Makinas por este "paraíso do BTT".
À falta de filmagens próprias, fomos pesquisar no youtube videos do Trilho dos Gaios. Aqui fica um:
Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 10, feriado: Volta extra de feriado - Dia de Portugal. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde. - sábado, dia 13: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h. - domingo, dia 14: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.
Lembretes desta semana: - inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.
Após o convite e persistência do amigo Evaristo para esta voltinha que nunca tinha feito, lá fui eu para mais um desafio.
Assim lá estava na casa do Evaristo para ir apanhar o comboio da Fertagus para Lisboa e de seguida seguirmos até à gare do Oriente para apanhar o comboio da CP com destino a Riachos para dar inicio a este passeio.
À nossa espera estava estava o João que nos ia acompanhar neste dia pois tinha de regressar mais tarde a Lisboa. Após o café da ordem, estávamos prontos para arrancar, tirámos a foto da praxe e lá seguimos através dos trilhos.
Chegámos a Fatima por volta da hora de almoço e nada melhor que uma bela bifana e uma média a acompanhar.
Após esta paragem lá seguimos para a segunda parte do dia Fatima-Alviela onde íamos pernoitar, mas antes ainda tínhamos a bela subida de Minde que das últimas vezes era a descer e a prespectiva é muito diferente……….
Na descida pelos trilhos o Jesus perdeu o GPS (infelizmente) mas com esta paragem fomos até ao café para refrescar e comer uns caracóis, e por incrível que pareça encontrei um ex-colega que não via à algum tempo que estava a fazer o percurso em sentido inverso Lisboa-Fatima.
Sem o GPS lá seguimos em direção a Alviela onde chegámos por volta da 18h. Com o banho tomado lá fomos jantar mas desta vez o restaurante era em Amiais de Baixo já conhecido dos Papa Trilhos, mas com o serviço de transporte particular (taxi – João pois eram só 5 min de carro). Com todos os elementos à mesa lá veio o jantar o belo do pernil, bacalhau e tinto para acompanhar.
Com este belo jantar fizemos o percurso de regresso, uns com o serviço de taxi e outros fomos a pé para ajudar na digestão. Na hora prevista para a saída fomos em direcção a Amiais de Baixo para tomar o pequeno-almoço antes de iniciar o segundo dia desta aventura.
Com o pequeno almoço tomado seguimos a nossa viagem onde nos esperava as bifanas para o almoço.
Com o estômago composto, retornarmos ao percurso em direção a Vila Franca de Xira e por fim Parque das Nações onde o grupo tirou a foto de grupo e foi dado por terminado este passeio, onde tenho mais uma vezes agradecer o convite que me foi feito e o companheirismo durante todo o passeio - obrigado Evaristo e todo o pessoal e até à próxima……
Participantes: Antonio, Bruno, Domingos, Evaristo, Francisco, João, Lourenço, Paulo, Silverio, Vitor e Nelson San.
Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte: - sábado, dia 06: Voltinha dos Adolescentes. Ponto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h. - domingo, dia 07: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde. - domingo, dia 07: 10ª Maratona de Tábua.
Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.
Lembretes desta semana: - inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.
10ª MARATONA DE TÁBUA domingo, 07 de Junho 2015
O MK Makinas vai organizar mais uma Maratona de Tábua, ou melhor duas, uma ocorreu no último fim de semana e outra que vai-se realizar no próximo domingo. Os percursos disponíveis são de 40 e 75Km, onde os Papa Trilhos irão participar com 4 elementos (Paulo Alex, Ni, Pena, Borda D'Água) na maratona de 75Km.
Os trilhos são bastante emblemáticos na região, destacando-se o trilho dos Gaios, um single track que passa por várias pontes de madeira construídas pela organização.
Maio, dia 31, por sinal domingo; e não é que por acaso, deu-se uma reviravolta na historia. Depois de ter analisado profundamente os canhanhos da historia deste Pais, não encontrei nada igual ao que passo a descrever apenas com um pelotão de 12 cavaleiros, 2 padeiras de Aljubarrota e um AIO "Ambrosio", foram conquistados dois Castelos "Palmela/Setubal. Isto tudo numa só manhã apesar das aproximações aos mesmos serem de elevada dificuldade.
Logo no inicio o nosso guerreiro Kim partiu a silha "corrente" da sua montada; lá se conseguiu resolver a coisa e fizemos sem grandes barulhos a primeira batalha que depois de muito suor deu o resultado esperado.
Palmela com o seu castelo tomado, foi partir para nova cruzada, descemos por uma via romana que esses mesmos malucos construíram pedra sobre pedra e fizemos a tentativa de nova conquista, mas aí como já estavam a nossa espera "as novas tecnologias fazem destas"e com medo fecharam as portas do castelo, mas para nós nobres guerreiros foi igual, a coisa estava feita.
Bom, e agora temos que dar agua a quem precisa, por isso a Comenda estava lá a nossa espera. Já de regresso, mais um percalço, o bravíssimo Ni perdeu um estribo "pedal/kranque" da sua montada; mais uma vez conseguiu-se resolver a coisa e depois foi andar o melhor possível para os nossos aposentos não fossem os derrotados virem retaliar
À semelhança dos anos anteriores, os Papa Trilhos não deixaram passar esta data despercebida, e agendaram um passeio para umas pedaladas descontraídas ao final da tarde. Apesar do Dia da Criança ser no dia 01 (hoje!), o fim de semana mais próximo era este! No renovado Parque das Lagoas registou-se o ponto de encontro. A participação não foi numerosa, mas as crianças estavam lá, pelo menos se considerarmos que "dentro de cada um há uma criança".
Não quisemos alterar o percurso programado, nem a dificuldade do mesmo, por isso lá fomos nós pedalar até à Apostiça para depois regressarmos por Sesimbra para tirarmos a foto de grupo.
Terminámos com um abastecimento ajustado à participação com umas bebidas e entremeadas.
O Rui Inácio ilustrou o passeio no seguinte video: