quarta-feira, 17 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 15

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- domingo, dia 21: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro ÚNICO às 08.00h no Parque das Lagoas.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

domingo, 14 de abril de 2024

Pela Serra - 2024-04-14 - 41Km/692mD+

Reportagem por Paulo Alex San

A manhã de domingo raramente difere do encontro habitual dos Papa Trilhos para a sua voltinha. Desta vez tínhamos 2 pontos de encontro, Parque das Lagoas e Qta do Conde e com o dia a prometer alguns graus valentes de temperatura, fomos pedalar a imitar um dia de verão.

Após passarmos pela Qta do Conde, fomos em direcção à Coca-Cola. Não era difícil de adivinhar o que seguia, umas das subidas míticas de entrada na serra, a subida de S. Gonçalo. Para alguns já a tinham esquecido e quando longa ela é, mas a verdade é que com o céu limpo, temos uma vista fenomenal.

Depois virámos para o sobe e desce e nas necessidades, passámos com o objetivo de irmos ao Moinho do Cuco. Mas não passou de um objetivo, a nossa serra está e virar privada e o trilho já está vedado. Tivemos de descer para depois subirmos para o outro lado com o Paraíso à vista. Aproveitámos também para tirar a foto de grupo.

Há muito tempo que não subimos o Paraíso e também ainda não foi desta, até porque estávamos na parte de cima, por isso descemos sem grandes precisos, pois o estrada tem poucos regos para quem o já conhece há muitos anos. Passámos para o outro lado da estrada e fizemos o sobe e desce em direcção à subida dos Picheleiros. Contaram-me que pelo caminho ainda tivemos uma queda que não foi registada fotograficamente. A Marlene em estreia de sapatos novos foi ao chão. Talvez não sejam somente os clipes (que já eram usados) que têm 3 quedas incluídas, mas se calhar também os sapatos novos!

Fomos por uns trilhos com uma descida mais técnica para depois pararmos no abastecimento da fonte em Azeitão.

Já estávamos a fazer o regresso, mas sem antes não irmos inventar por uns trilhos antigos, mas que agora foram apropriados por silvas e outra vegetação. Voltámos para trás, para fazermos um trilho novo no valor do Casal dos Bolinhos e logo depois estávamos na Qta do Peru e, finalmente, Fernão Ferro.

Por estes trilhos, pedalámos cerca de 41Km e um percurso parecido com este:

sábado, 13 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 14

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- domingo, dia 14: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

"Deram tudo o que tinham para dar..." - 2024.04-07 - 55Km/743mD+

Reportagem por Marlene San

Mais um domingo no calendário lunar, e a turma já estava reunida no ponto de encontro para mais uma voltinha de aventura e boa disposição.
Feito o aquecimento da língua (que é coisa que o pessoal não deixa por mãos alheias) estava na hora de fazer o das pernas.

Estava dado o mote da partida "Vamos pessoal, isto é para pedalar e não para conversar"

Assim sendo rumamos até ao portão da Apostiça que fica do lado oposto da Nato, transposto o primeiro obstáculo (passagem do pessoal e das bilkes pelo portão que se encontra fechado), seguimos em grande velocidez pela descida da velhinha estrada que outrora ia para Sesimbra.
Os Guias lá sabiam onde nos queriam conduzir e a turma como é muito obediente nem hesita em segui-los, seja lá por onde for...

Fizemos um pouco da N377, que por ser alcatroada e com vias estreitas se torna um pouco perigosa, mas devagar e com atenção redobrada lá fomos fazendo, até que o nosso companheiro Dias teve um furo, imaginem só a subir e em alcatrão e furou, diz ele que é do peso a mais... dele, porque a bike está em forma :)
Assim que se pode fizemos uma viragem para terra batida para se começar o aquecimento dos músculos, e subimos, subimos, subimos e depois descemos, descemos e voltamos a subir afinal qual é a graça de descer?
Eu sei qual é, mas não vos digo ;)

Pelos trilhos que pedalavamos começava a ser evidente que o ponto de interesse desta semana seria Cabo Espichel.
A dada altura teríamos de virar num single track, mas como tinha uma poça de água, a turma seguiu um pouco mais à frente e fez outro single track, ao qual eu batizei de " Adivinha se tem buraco !!"
Passo a explicar, a natureza está novamente a desabrochar e as ervas ocultavam o solo, assim sendo o pessoal pedalava por instinto, porque trilho nem vê-lo, mas valeu pela experiência, se os primeiros passam sem qualquer percalço, os restantes também, lá diz a sabedoria popular.

Para chegar a um estradão que nos levaria ao lugar de destino tivemos de fazer um trilho muito peculiar, não sei o nome, nem o batizei tal não foi a concentração com que o fiz, e não foi porque fosse muito técnico ou muito íngreme ;)
foi porque o meu pensamento estava nos meus "pés", pois é minha gente levei os meus velhinhos companheiros de pedal, os sapatinhos da Scott que me acompanham há 16 anos e que estavam a dar as últimas, e eu temia chegar a casa só em peúgas ;)

Resistiram a esta descida mas necessitaram de um pequeno reajuste (que nunca nos falte as braçadeiras de serrilha) para continuar a aventura.

Tudo em ordem para seguirmos pelo estradão que nos levaria ao local onde tiramos a foto de grupo, como cenário de fundo tivemos o Faro de Cabo Espichel que data de 1790, e que o torna um dos mais antigos da nossa costa, curiosidades á parte e foto tirada, siga que já se faz tarde.

Serpenteámos pelo Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, cada um ao seu ritmo, abastecemos os bidões de água e alguns companheiros do pedal resolveram ir fazer uma visita às muitas outras duas rodas que aos domingos têm ponto de encontro naquela local.
Como ninguém trocou de "rodas" está mais do que na hora de fazermos o regresso, até porque havia pessoal com compromissos familiares e já se estava a fazer tarde.
Como se diz em bom português "amigo não empata amigo" assim sendo o Saiote tomou a dientarira do regresso com o Bulhão, ao que sei foi um regresso em velocidade cruzeiro, mas o Bulhão estava a almoçar com a família à hora marcada.
Missão comprida Saiote :).

O João Vieira e o Kimbikes também prosseguiram o caminho de regresso ao ritmo de cada um, nunca mais os vimos...
O restante pessoal fez o regresso de modo tranquilo, e falando por mim a gerir as minhas energias.

Para mim foi uma voltinha domingueira muito agradável, divertida e a gerir "sapatos" :)
De salientar que no dia 2024-04-07 os meu sapatos da Scott deram tudo o que tinham para dar, a eles agradeço os muitos Kms de aventuras e desventuras desta vida do pedal!

Ao pessoal da Mini, informo que o stock das cerveja será reposto com a maior brevidade possível.

Turma deste Domingo: Alex, Kimbikes, Mário, Júlio, Fátima, Palma, Amaro, Ni, Gonçalo, Dias, Marlene ,João Vieira, Isabel, Vitor, Bulhão, Saiote, Filipe, amigo Eduardo e amigo Tiago.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Voltinha curta em Dia de Páscoa - 2024-03-31 - 34Km/397mD+

Reportagem por Isabel Santos

Neste Domingo de Páscoa,
A volta estipulou-se pequena;
Era dia de almoçar em família,
Todos juntos … e aquela cena!

Fomos para a Apostiça,
E da Apostiça não saímos;
Fizemos 34 quilómetros
Entre poças, terra e limos!

Seguíamos cegamente o Paulo
Com o seu GPS programado;
Foi bom para treinar viragens,
E ótimo para ficar baralhado!

Vira aqui… vira acolá…
Curva à esquerda, curva à direita;
Ora tínhamos um estradão largo,
Ora uma passagem estreita!

Apanhámos muito frio…
Algum sol… e também choveu;
Apanhámos muitas poças,
Numa delas … fiquei eu!

Passei num sítio mais fundo,
Foi puro desmazelo,
Fiquei parada no meio,
Com água pelo tornozelo!

A verdade é que num instantinho,
Estávamos outra vez de regresso;
Uma volta sempre a rolar,
Diria que foi um sucesso!

Chegada prevista para 11h15,
Acabámos bem mais cedo;
E se bebêssemos um cafezinho?
Todos levantaram o dedo!

A decisão foi unânime,
E lá fomos todos ao café;
Acompanhámos com pastel de nata,
Consumido com muita Fé!

Isabel, Gonçalo, Pacheco, Paulo e Vitor
Uma mão cheia de participantes;
Todos sempre bem-dispostos,
E muito cooperantes!

Voltinha ao Castelo de Palmela - 2024-03-29 - 46Km/499mD+

Reportagem por Gonçalo Francisco

Em dia de feriado decidimos ir dar uma voltinha maior antes da Páscoa quando decidimos ir ao castelo de Palmela, mas antes de irmos em direção ao castelo fomos as bombas da quinta do conde para ver se alguém estava lá para ir andar connosco. Quando lá chegamos não tinha lá ninguém então seguimos caminho em direção a quinta do anjo, onde passamos pelo bairro alto para de seguida irmos até ao castelo de palmela e depois fazer o regresso.

E já no regresso passamos por fomos ter a quinta do conde e depois para Fernão ferro.

Participantes: Gonçalo, Nelson, Paulo, Marlene, José, Felipe Campos.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Ponto de Encontro - Semana 13

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- domingo, dia 07: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro ÚNICO às 08.00h no Parque das Lagoas

sábado, 30 de março de 2024

Nem tudo o que parece é... - 2024-03-24 - 39Km/554mD+

Reportagem por Marlene San

Ao vigésimo quarto dia do mês de Março de 2024 saíram do armário cá de casa uns belos "sapatinhos" da spiuk Z52M a combinar com as cores da bike...
Estava preparada para uma estreia na serra com estilo, e sem dúvida voltaram a casa com um grande estilo.
(Antes de sair de casa os "sapatinhos" mostraram-me logo que tinham uma personalidade forte, assunto remediado no momento)
No portão do Parque das Lagoas já estava a aglomeração habitual dos domingos feita pelo grupo de gente bem disposta Papa Trilhos, feitos os cumprimentos pessoais e dos comentários dos acontecimentos da semana, sejam eles políticos, futebolísticos ou de mais um aperto nos "sapatinhos", isto promete...
Mas não foram só os meus "sapatinhos" a atração da volta, a nossa companheira do pedal Isabel vestia neste dia uma indumentária ciclística muito original e divertida, como podem verificar distingue-se muito bem nas fotos de grupo.
Isabel, fica-te bem ;)
Posto isto foi pôr os pés no pedal e rumar até à nossa Serra da Arrábida (já não me lembrava a última vez que lá tinha ido em duas rodas), o grupo estava bem composto e com vontade de pedalar.
Para começar o aquecimento fizemos o estradão da Quinta do Perú, é sempre a rolar e as "subidas" são discretas mas estão lá.

Chegados à localidade da Maçã, mais um aperto nos "sapatinhos".
Bora lá continuar que o pessoal estava sedento de pedalar, isto para não falar do Alex San que nem me deixava respirar (talvez faça parte do treino, respirar pouco, comer pouco e pedalar muito ;) )

A Serra contemplou-nos com as suas paisagens primaveris e aromas característicos desta altura do ano.
Serpenteando entre covinhas, covas e "piscinas", e entre single track e estradões contemplamos o que a natureza nos oferece.
Num dos estradões encontramos o nosso Amigo Papa Trilho Rui Inácio, não em duas rodas, mas nas suas duas pernas, também ele a treinar, desta vez para a sua caminhada a Santiago de Compostela.
Bom caminho companheiro!
Em plena Serra os meus "sapatinhos" que já vinham discretos à algum tempo resolveram ser o centro das atenções, ora não é que de repente numa das pedaladas tive uma sensação diferente, o meu joelho sentiu-se livre e subiu mais do que é previsto numa pedalada normal, pois é, a sola do "sapatinho" do lado direito tinha ficado totalmente encaixada no pedal.
Depressa se fez os primeiros socorros ao "sapatinho", o Vitor San tirou da sua mala Sport Billy umas braçadeiras de serrilha e fita adesiva e ali mesmo fez a intervenção possível, mas muito eficaz para que se pudesse continuar a pedalar.
Obrigada Vitor e nunca te esqueças das braçadeiras.
Incidente resolvido, o guia desta volta (Alex San ) aconselhou-se com o Ni San e decidiram enveredar por um percurso técnico para testar a perícia e adrenalina do pessoal, a adrenalina da Fátima chegou aos 200%, assim é que é viver com emoção ;)
Este percurso foi feito a descer, o que deu uma emoção acrescida acabando na Quinta do Casal do Desembargador.

Rumo à Aldeia da Piedade para reabastecer os bidons de água e a minha respiração ;).
O guia não estava para brincadeiras e mal enchi o meu bidon de água já estava a ouvir " bora pessoal isto é para pedalar e não para descansar".
Agora o rumo era na direção da Quinta dos FF's, feita pelo estradão da Quinta do Perú.
Pelo percurso o pessoal foi-se despedindo com votos de uma boa semana.

E para concluir o que "Nem tudo o que parece é..." os "sapatinhos" "novos" que pareciam robustos e prontos para as aventuras dos Papa Trilhos estão neste momento reformados e prontos para a reciclagem.
Neste domingo o grupo esteve muito bem representado e ainda tivemos mais dois pedalantes que se estrearam connosco o Tiago e o Fábio, sejam bem vindos!

Pedalantes Papa Trilhos: Alex, Pacheco, Amaro, Mário, Gonçalo, Marlene, Júlio, Nelson, Filipe, Fátima, Sá, Palma, Ni, Kimbike, Isabel, Vitor, Dias.

terça-feira, 26 de março de 2024

Ponto de Encontro - Semana 12 - Mudança de Hora

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 6ª feira, dia 29, feriado: Volta extra Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 31, Páscoa: Volta de Páscoa Papa Trilhos. Ponto de encontro ÚNICO às 08.00h no Parque das Lagoas. Por ser dia de Páscoa, esta volta será mais curta que o habitual.

Lembretes desta semana:
- MUDANÇA DE HORA NO PRÓXIMO DOMINGO - os relógios deverão adiantar 1 hora. A nossa voltinha domingueira também passará a ter novo horário, iniciando o horário de verão, com ponto de encontro às 08.00h.

domingo, 24 de março de 2024

Voltinha dos Ribeiros - 2024-03-17 - 43Km/584mD+

Reportagem por Mario San

Com a primavera à porta, o sol já dava o ar da sua graça. Este fim de semana, foi a vez de passarmos na bomba da Galp, na Quinta do Conde, mas infelizmente não estava ninguém à nossa espera.
Avançamos em direção dos três Castelos, pedalando no sentido da Quinta do Alcube, subindo pela Serra do Louro e descendo o fio dental. Com o sol já alto, atravessamos o ribeiro como verdadeiros profissionais e, pensando no reabastecimento de água, pedalamos para o Chafariz, em Azeitão.
Daqui, foi sempre a rolar até casa, sempre em grupo e em amena “cavaqueira” como sempre acontece neste maravilhoso grupo.
Dias, KimBikes, Pacheco,  Paulo Morais, Gonçalo, Nelson, Rebelo, Isabel, Filipe, Ni, Mário e o Palma foram os que participaram neste passeio domingueiro e soalheiro.