PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

"Às voltas do Alcube" - 2019-11-03 - 40Km

Reportagem por Vítor Rebelo

Horário de Inverno e começamos um pouco mais tarde…nos ponto de encontro lá estavam os Papa Trilhos prontos para mais um dia de pedal.

Na Quinta do Conde seguimos para o campo da bola e subimos para os Brejos, continuamos para Casal de Bolinhos e até entrarmos mesmo na serra, fizemos o percurso a fazer lembrar o By Night de alguns anos atrás.

Cruzámos a estrada para Sesimbra, em Aldeia de Irmãos e por entre as vivendas…começamos a subir… Quem sobe, também desce e descemos em direção a Picheleiros…


Depois virámos para a M528, mais conhecida pela estrada do Herman…mas não subimos, continuámos em direção à passagem da linha de água que muitos BTT já conhecem bem, ou seja, tiveram um contacto mais direto, com a água….Incluindo alguns Papa Trilhos.

Bem e chegámos à lama, vamos lá sujar um pouco as bikes e a vestuário, senão ninguém acredita que fazemos BTT.

Alguma lama acumulada e o nosso guia levou-nos a um local onde a maior parte dos presentes; ou nunca tinha ido, ou fazia muito tempo a última vez que lá foi; A Capela de São Pedro de Alcube é uma capela localizada em Aldeia Grande (…). A capela já existia no ano de 1596. (…) Tendo o terramoto de 1755 arruinado a igreja paroquial da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de São Pedro de Alcube foi igreja paroquial desta freguesia nos anos de 1755 e 1756. (In Wikipédia).


Anualmente realizam-se aqui as festas de S. Pedro de Alcube - Aldeia Grande, que coincidem com os festejos dos Santos Populares (São Pedro).

Foi mesmo ali que tirámos as selfie de grupo…acho que a Direção vai ter de investir num “selfie stick”. Foi também ali que nos divertimos ao descobrir mais um “venenoso”…no bom sentido, é claro.


Depois entrámos em Aldeia Grande, nas ruelas que mais pareciam os quintais das casas, passámos a EN10 em direção à; Quinta de Alcube, uma propriedade familiar inserida no Parque Natural da Serra da Arrábida que, pela sua envolvente paisagística e geográfica, proporciona um conjunto de experiências e de boas memórias para quem a visita... ou fica por cá. A originalidade da paisagem, entre a serra e o mar, deve-se não só às suas características naturais mas também à remota humanização destes espaços, que de uma maneira geral se foi desenvolvendo em harmonia com o ambiente natural. (In Wikipédia).

Além da vertente paisagística, também produz bom vinho de imensas castas, mas ficam a saber que o Espumante da Quinta do Alcube, está esgotado . Conhecedores da Quinta do Alcube, são os felizardos que, como este vosso relator, participaram numa prova de BTT com prova de vinhos na referida quinta. Bem eu diria que foi bem mais que uma prova…


Bem, mas desengana-se quem pense que os Papa Trilhos andam aos domingos com um pensamento alcoólico, porque conseguimos resistir e não entrar, passámos as cascatas e o portão da quinta, tudo com o mesmo nome e então toca a dar à perna para subir as Necessidades Velhas.

Chegados cá em cima, paramos por pouco tempo, só para “respirar” um pouco, pois o pessoal estava com pressa para regressar a casa, por isso vamos descer para as Vendas de Azeitão e nem os nomes sugestivos de “Café o Calinas”, ou “Cantinhos das Tentações”, ali mesmo junto dos semáforos, nos fizeram parar.

Foi sempre a acelerar pela zona Nascente dos Brejos de Azeitão, até entrarmos na Quinta do Conde junto do campo da bola…começamos as despedidas e fomos em direção ao Pinhal do General e dali para Fernão Ferro.

Foram cerca de 40 km de diversão pedalante e os participantes foram:

Isabel Santos – Maria de Fátima – António Júlio – Ni – Pacheco – Luís Saiote – António Sá – Filipe Campos – Luís Painço – João Branco – Manuel Pereira - Vítor Rebelo.

Para a semana há mais! Vamos lá a participar que o ano lectivo está a terminar e a Gala a chegar.

Chuva? Foi tão pouca que nem merece ser artigo de reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário