terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Cobra e Lagartixa - 2019-01-13 - 50Km/549mD+

Reportagem por Luis Painço

Ninguém esperava que num dia tão frio com uma temperatura mínima de 0ºC a adesão de tantos Papa Trilhos e amigos fosse tão grande. E já à partida de Fernao Ferro, no Parque das Lagoas, éramos 10 aficionados do BTT. À chegada à Quinta do Conde lá estavam mais 10 bicicletas e seus condutores. O guia eleito foi o Victor Rebelo e este após se recompor do choque lá iníciou o passeio. Passámos por Casal Bolinhos em direcção à Serra da Arrábida e chegando a Azeitão fomos até à subida da Rua dos Picheleiros onde pudemos começar a sentir o calor da primeira subida a sério.

Com a temperatura ambiente fria ultrapassada lá fomos passando pela Quinta da Califórnia à entrada do Paraíso e em vez de descermos esta fomos até ao Moinho tirar a foto de grupo. Aqui ficam duas fotos que exemplificam (além do convívio proporcionado por tão bem disposto grupo tão cedo de manhã) uma das razões porque saímos mesmo com este clima que mais parece que vamos andar de bike até á Suécia !!!

Daqui foi um pulinho a descer até ao Alto das Necessidades e daí mais um pulinho a descer até á Estrada do Vale dos Barris. No cruzamento para o Cai de Costas perdemos 2 elementos que acharam que o passeio já ia longo e seguiram por outro caminho. Passámos assim a 18 pedalantes que foram por ali fora até á descida da “Lagartixa” (Rua da Ribeira) e fazendo essa Rua até ao fim chegámos à entrada da Estrada da Cobra (Descemos mesmo só para poder ter o prazer de subir. O Victor nisto não falha !!!). Ultrapassada a Estrada da Cobra e chegando a Palmela lá fizemos mais uma pausa. Aí encontramos o nosso Papa Trilho Félix que se juntou a nós passando o grupo a totalizar 19 elementos para nos lançarmos de novo à estrada já em direcção a casa, passando pelo Palmela Village, descendo até á recta da Makro, Quinta do Conde e finalmente Fernão Ferro.

Os pedalantes foram:
Alvinho, António Júlio, Eduardo Semedo, Filipe Campos, Gina, Isabel Santos, João Vieira, Jorge Bulhão, Luis Painço, Luis Saiote, Maria de Fatima, Manuel Pereira, Ni Penteado, Pacheco, Paulo Alex, Paulo Guerreiro, Paulo Félix, Perninhas, Quimbikes e Vitor Rebelo, em 52 km de distância em velocidade de passeio.