SANTIAGO DE COMPOSTELA 2017 - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.o0h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Maratona BTT da Branca 23-02-2014 - 40km

Reportagem por Fernando Borda D’Água

Eram 8 da manhã, estava um belo dia de sol e já nós encontrava-mos nos Foros Da Branca. Pouco demorou até o nosso amigo Pena chegar, depois das bikes preparadas e os dorsais colocados, eram 8:45H, dirigimo-nos para o local da partida que estava marcada para as 9:00H e queríamos estar bem na frente.

Depois de quase 1H de atraso e já com muito frio, a partida lá se deu, com a normal confusão no arranque.


O percurso estava muito bem sinalizado, o terreno estava muito escorregadio, coberto de lama e possas enormes. Não senti muita segurança então decidi ir devagar.

O Pena já praticamente no final, a roda fugiu-lhe e deu uma valente queda, resultado, joelho e perna esfolada e um olho negro, contudo, nada de grave.


Depois das bikes lavadas fomos tomar banho e surpresa, não havia água quente, em seguida veio o almoço, muto bem servido.


Nesta participação a equipa Papa Trilhos obteve a seguinte classificação entre 249 classificados:

Joaquim Pena 51º na Geral e em 4º lugar na categoria Veteranos C - 02:14:25;
António Borda D’Água 52º na Geral e em 5º lugar na categoria Veteranos C - 02:14:28;
Fernando Borda D’Água 77º na Geral e em 9º lugar na categoria Masters - 02:28:05.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A queda! - 2014-02-23 - 50Km

Reportagem por Fernando Dias

Às 08H30 hora da partida em direcção à Quinta do Conde, esperamos mais uns minutos e como vem sendo habito vinha o Ni atrasado (depois que tomou posse como tesoureiro do grupo, nunca chegou a horas!). Lá fomos nós em direcção à Quinta do Conde onde estava o resto do grupo à espera. Uma pequena pausa porque o tesoureiro teve de por as contas em dia.

Partida em direcção a Azeitão, passagem pela quinta da Californiana (onde a Fátima recordou a queda de há uns tempos). A caminho dos moinhos dos Cucos um acidente com alguma gravidade; queda do Tiago que teve de regressar para casa acompanhado pelo Carlos Prazeres (FALTOU A MÓNICA PARA TOMAR CONTA DELE E ACONTECEU LOGO O ACIDENTE).

O resto do pessoal continuou o passeio. Logo de seguida encontramos um grupo de jovens que se divertia a ouvir musica e a beber umas bejecas (o ar estava pouco contaminado, mas nada que não se suportasse; alguns já queriam ficar para matar saudades dos tempos de juventude). Logo de seguida uma paragem junto da capela para repor energias. O Ni aproveitou a paragem para ligar à Isabel para ele ir buscar a bike do Tiago aos bombeiros de Azeitão.

Mais uma arrancada pelo estradão de Vale de Barris até às Oliveiras. Fomos depois em direcção ao estradão do tanque, onde tiramos a foto de grupo. Já de regresso a casa, passámos pela Quinta do Anjo e perto da Quinta do Conde uma grande "discussão" porque ninguém queria fazer a reportagem (mais uma vez tive de ser eu o repórter de serviço).

Antes de chegarmos à Quinta do Conde mais um acidente de percurso, a Gina teve um furo. Assim se passou mais uma manhã de domingo. Uma volta com cerca de 50Km. Participantes Ni, Prazeres, Tiago, Júlio, Fátima, Daniel, Amaro, Mário, Bela, Gina, Hugo, Félix, Pedro, Lapa, um elemento novo que não sei o nome, ele disse que era bombeiro Sapador, Dias o repórter.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ponto de Encontro - Semana 09

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 01: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 02: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- 6ª feira, dia 28: fim do prazo de inscrições exclusivas Papa Trilhos para o autocarro Porto Côvo e travessia FF/Lagos.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A voltinha dos ténis com lama - 15-02-2014 - 25km

Reportagem por Gonçalo Francisco

Começamos no Parque das Lagoas, como mais ninguém apareceu, fomos diretos á Quinta do Peru, seguindo em direção ao estradão das “pedras” passamos ao lado dos fetos com o objetivo de ir às tortas.


Passamos pela Aldeia dos Irmão e por fim as belas Tortas de Azeitão. Regressamos pelo estrada de alcatrão pois estava a ficar um pouco de frio e já estava um pouco cansado.


Participantes: Nelson, Gonçalo, Sandra e Leandro.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Sol voltou - 2014-02-16 - 75Km

Reportagem por Ni San

Dia de volta Domingueira e não é que estava Sol, no primeiro ponto de encontro já estavam alguns Papa Trilhos a apanhar os raios solares com que o Sº Pedro nos contemplou neste dia.

Na Quinta do Conde Já estava um belo grupo a nossa espera, esperamos mais um pouco pois o Riky estava um pouco atrasado, arrancámos para o lado da Quinta do Anjo sem destino, mas íamos fugindo ao lamaçal da serra.


Passamos por Vendas de Alcaide, estradão ao longo da linha férrea, estrada do Poceirão a caminho das praias do Sado.


Virámos para Setúbal, baixa de Palmela, subida da cobra, Palmela, Quinta do Anjo, reta da Makro, Quinta do Conde e por fim Quinta dos FFS com 75 Kms andados e um rico dia de sol e com boa disposição.


Os Participantes foram: Fernando Lapa, Fernando Dias, Tiago, Mónica, Riky, Amaro, Pena, Ni, Daniel, Borda D`Agua, Nando Borda D´Agua, Fátima, António.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ponto de Encontro - Semana 08

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 22: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 23: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.
- domingo, dia 23: Maratona Branca/Coruche. Passeio previsto no Plano de Actividades 2014.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Aniversário Junior de Gonçalo Francisco - 2014-02-16

Hoje temos uma aniversariante Junior. Parabéns para o Gonçalo Francisco.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aniversário de Fernando Borda D'Água - 2014-02-13

Hoje temos uma aniversariante Papa Trilho. Parabéns para o Fernando Borda D'Água.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Voltinha domingueira Apostiça - 2014-02-09 - 40Km

Reportagem por Tiago Fonseca

Com previsões meteorológicas adversas, já se esperava a vitória da caminha e do sofá, no entanto, cinco bravos corajosos lá estavam, à hora marcada, no ponto de encontro habitual.

Para variar dos percursos habituais, o guia eleito por unanimidade direccionou a voltinha para a Apostiça. Lá fomos então pela Quinta do Perú a caminho dos Areeiros.

Pelo caminho só tivemos que desmontar uma vez, pois estava por ali uma árvore que tinha a mania que era cancela…

De volta à pedalada seguimos até à estrada de Sesimbra, onde depois de três quilómetros de alcatrão, voltámos a entrar na Apostiça, desta vez em direcção à estrada da Lagoa.

Foi entre a estrada da Lagoa e a Fonte da Telha que parámos para restabelecer alguma energia. Paragem que não demorou mais de cinco minutos, pois a chuva que ainda não tinha parado desde a Quinta do Conde, ameaçava agravar-se!

Arrancámos então em direcção à Fonte da Telha, estrada da NATO.

Rapidamente chegámos à Avenida do Mar, que nos levou à Aroeira, que depois de cruzada nos deixou no estradão que termina já em Fernão Ferro!

Aqui o pequeno grupo de resistentes dividiu-se, após cerca de 40Km, e voltámos para o tão desejado sofá, pois o dia clima não convidava a outra coisa!

Chuva constante e vento não desanimaram o pessoal! A roupa pesava 3x mais, mas vale sempre a pena! Prá semana há mais!

Participantes: Tiago Fonseca, Carlos Prazeres, António Borda d’Água, Fernando Borda d’Água e Daniel Lourenço

Ponto de Encontro - Semana 07

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 15: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 16: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- sábado, dia 15: fim de prazo das inscrições para equipamentos Papa Trilhos.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Aniversário de Fernando Lapa San - 2014-02-08

Hoje temos um aniversariante Papa Trilho de parabéns - Fernando Lapa San!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Volta dos 2 castelos 2014-02-02 – 59Km

Reportagem por Joaquim Pena San

Saímos de Fernão Ferro 7 pedalantes em direção ao 2º ponto de encontro para efetuarmos a 1ª voltinha domingueira do mês.

Saímos da Quinta do Conde em direção à Makro, seguindo a estrada que vai dar à urbanização de cabanas.

A partir dai rumamos a Palmela onde encontramos a primeira subida do dia foi por um trilho de terra que termina junto aos bombeiro voluntários.


Após o reagrupamento continuamos a subir até á Pousada Palmela.


Como neste local não podia-mos subir mais, descemos pela calçada romana até à baixa de Palmela.


Rolamos até Setúbal com o objetivo de apreciarmos as vistas a partir da Pousada São Filipe.


Da Pousada de São Filipe subimos atá à quinta dos Moinhos, depois descemos atá à Comenda para abastecer de água. Na descida a maioria foi pela esquerda em direção ao alcatrão, os restantes foram em frente e subiram para apreciar as vistas de Troia a partir das “varandas”.


O regresso a casa foi feito pelo single junto ribeira da Comenda, o qual tinha algumas poças com lama, mas que julguei estar em muito pior estado.


Como sempre foi uma volta muito boa e divertida.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O regresso das Voltinhas do Sábado - 2014-02-01 - 20km

Reportagem por Leandro

Passado muito tempo decidimos ir dar uma voltinha que já fazia tempo que não íamos.


Partimos do Parque das Lagoas e fomos em direção ao Cruzamento da Quinta do Peru, seguimos pelo estradão da Quinta do Peru em direção a Lago dos Patos, quando começou a chover apenas umas pingas nada de preocupante, seguimos pela estrada nacional, quando íamos passar reparamos que o portão estava fechado mas alguns de nós ligaram mais a outras coisas segundo o que me foi contado havia la um garrafa de champanhe e dois copos.


Até que chegamos ao pé da estrada velha de Sesimbra, onde foi tirada a foto de grupo. O caminho depois da subida estava bastante mau cheio de lama e molhado, seguimos para casa pela estrada sabendo que agora não se pode andar a pares.


Participantes: Leandro, Nelson, Gonçalo e a Sandra.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ponto de Encontro - Semana 06

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 8: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 9: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
-N/A

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Travessia Papa Trilhos Fernão Ferro/Lagos - 07 a 10 Junho 2014

VERSÃO DE ACTUALIZAÇÃO: V1.2
alterações na última versão: 2014-04-13
- actualização de distâncias e restaurantes
- INSCRIÇÕES PEDALANTES ESGOTADAS. Qualquer inscrição efectuada, ficará em lista de espera.
----------------------------------------------------------------------------
A 1ª travessia Papa Trilhos de 2014, irá ser a Fernão Ferro/Lagos. Será uma estreia neste percurso, e como tal, uma novidade para a maioria. A travessia será efectuada em 3 etapas, mais 1 de regresso, nas seguintes datas: de 07 de Junho a 10 de Junho de 2014. Toda a travessia será efectuada em autonomia.

O programa do evento é o seguinte:
(as distâncias e elevações são estimadas)
DIA #1 - 07 DE JUNHO
Fernão Ferro/Almograve - 163Km, 1323m
(inclui FF/Setúbal e distância da travessia de barco)
(Troia/Amograve - 129Km, 1053m)
- inicio da manhã: inicio da Travessia- 1ª etapa
- final da tarde: chegada a Almograve
- alojamento em regime APA na Pousada da Juventude de Almograve (em regime de camarata)
- jantar (incluído no preço): restaurante "O Lavrador"
Menu: entradas, sopa, prato principal - carne de vaca guisada com esparguete, bebidas (água, sumos, cerveja, vinho da casa), sobremesa, café.

DIA #2 - 08 DE JUNHO
Almograve/Arrifana - 85Km, 1390m
- inicio da manhã (hora a combinar): inicio da 2ª etapa
- final da tarde: chegada a Arrifana
- alojamento em regime APA na Pousada da Juventude de Arrifana (em regime de camarata)
- jantar (incluído no preço): restaurante "O Oceano"
Menu: entradas, prato principal - massada de tamboril, bebidas (água, sumos, cerveja), sobremesa, café.

DIA #3 - 09 DE JUNHO
Arrifana/Sagres/Lagos - 106Km, 2203m
- inicio da manhã (hora a combinar): inicio da 3ª etapa
- inicio da tarde: chegada a Lagos
- alojamento em regime APA na Pousada da Juventude de Lagos (em regime de camarata)
- jantar em local a definir (incluído no preço)

DIA #4 - 10 DE JUNHO
Lagos/Fernão Ferro
- pequeno almoço na Pousada (incluído no preço)
- manhã livre
- almoço em Lagos (não incluído no preço)
- tarde: regresso a Fernão Ferro
- inicio da madrugada: chegada a Fernão Ferro - Parque das Lagoas

PREÇOS:
(nota: os preços são provisórios, dado ainda estarem a decorrer negociações)
- pedalante: 100€
- desconto Papa Trilho: -5
(desconto aplicável a Papa Trilhos pedalantes com cotas de Junho 2014 regularizadas)
- acompanhantes adultos: 10€
- acompanhantes crianças: 2€
Os pagamentos devem ser efectuados após inscrição em prestações mensais de 20€ (Fevereiro a Junho). A prestação de Junho será do restante valor. NIB 0036.0202.99100079286.89 (Montepio Geral)
Incluído no preço (pedalante): transporte no autocarro + transporte da bike no autocarro Lagos/Fernão Ferro; bilhete barco Setúbal/Tróia; alojamentos com pequeno almoço (Almograve, Arrifana e Lagos - Pousadas da Juventude); jantares em Almograve, Arrifana e Lagos.

PRAZOS:
- até 28 de Fevereiro: inscrições exclusivas para Papa Trilhos
- de 01 de Março a 31 Maio: inscrições livres
A realização do evento está condicionada à ocupação mínima de 26 pedalantes. Caso este requisito não seja cumprido até 30 de Abril, o evento será anulado.

PERCURSO:
- distância total: 355Km
- acumulado de subidas total: 4916m
- dificuldade física: 4 (de 1 a 5)
- dificuldade técnica: 3 (de 1 a 5)

Condições do evento:
- pagamento: por transferência bancária para o NIB 0036.0202.99100079286.89 (Montepio Geral) e enviar o respectivo comprovativo por mail (papatrilhosbtt@papatrilhos.com).
- a Travessia será efectuada em autonomia, pelo que cada pedalante terá de providenciar tudo o que achar necessário para efectuar a totalidade do percurso (em alforges ou mochila).
- lotação: 26 pedalantes + 16 acompanhantes.
- a estadia nas Pousadas da Juventude obriga a cada um ser titular do respectivo cartão. Está-se a avaliar junto das pousadas a possibilidade de cartão de grupo.
- cada pedalante terá de providenciar um cobertor ou manta para acondicionamento da bike no porão do autocarro (a entregar antes da Travessia em local, data, hora a combinar).
- cada pedalante é responsável pela sua condição física para a participação no evento.
- cada pedalante é responsável pelo seu seguro.
- desistências: até 15 de Março - devolução integral do valor pago; a partir de 16 Março - conforme condições dos alojamentos e restaurantes; após 01 de Maio - sem devoluções.
- qualquer duvida sobre o evento ou alguma situação não prevista nesta mensagem, deverá ser apresentada por escrito através do mail papatrilhosbtt@papatrilhos.com.

LINKS:
- inscrever
- consulta de inscrição

(esta mensagem irá sendo actualizada sempre que se justifique. Ver versão de actualização no topo da mensagem)