BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Passeio de despedida de 2012 - 2012-12-30 - 38Km

Reportagem por Paulo Alex San

Depois de mais 1 ano a pedalar, eis que chegamos ao fim de 2012. Foi um ano com algumas novas experiências e uns quantos percalços (eu que o diga!), mas também permitiu olhar para o grupo de uma outra perspectiva. No culminar de tudo, resolvemos fazer um passeio informal de despedida de 2012. E seria um dia especial... pois iria aliar a companhia de amigos, com o meu aniversário.

Não tínhamos percurso definido, pelo menos que eu soubesse, mas algo seria certo, a visita, ou despedida do ano, na nossa Serra da Arrábida. Aproveitando esta referência, no próximo domingo, dia 6, irá passar na SIC às 12.15h um documentário sobre a Serra da Arrábida. Julgo que será uma produção de valor e quem não poder ver, agende a box, gravador e afins para verem mais tarde.

Continuando... depois dos comprimentos habituais, saímos do Parque das Lagoas. Fizemos um compasso de espera para ver se chegaria mais alguém, aproveitando para desfrutar dos raios de sol que prometiam abrilhantar esta manhã para desfrutar em pleno da prática do BTT. A paragem seguinte foi na Qta do Conde, onde o grupo ficou completo. Eram tantas rodas que até o Felix teve dificuldade em contá-las... e eu comecei logo a fazer contas... café para esta gente toda... ui ui!

Mas a satisfação de pedalar com estes amigos, predominava. E lá fomos nós. Os 1ºs Kms foram por Alcatrão, com algumas buzinadelas pelo caminho. Não percebi se eram para nos cumprimentar, se eram para me dar os parabéns ou se simplesmente porque íamos a ocupar a estrada. Entrámos nos trilhos lá mais à frente, junto à recta dos aceleras, a seguir à Makro. A Serra já estava à vista... entrámos no seu domínio pela Qta do Anjo e pouco depois já estávamos a subir. As primeiras eram curtas, mas as seguintes já faziam mossa. O terreno estava escorregadio um com uma lama superficial que fazia "gingar" a bike.

Fizemos o trilho que vem dos moinhos de Palmela, até ao Cai de Costas. A subida tinha sido prometida na semana passada e não escapámos. Obviamente todos a fizemos, e com a bike! A diferença foi que uns foram montados nela e outros com ela à mão (resolvi substituir o "à" em vez do "na" para bons entendimentos no português).

Lá de cima, a vista era fenomenal. E o dia estava a ajudar. Sol e céu limpo que permitia uns bons Kms de visualização. Seguimos para as Necessidades com um sobe e desce constante e depois para o moinho do cuco. Breve paragem para agrupamento, ameaça para a foto de grupo, mas o guia assim não o quis... "Ali mais à frente temos um trilho novo com um melhor local para a foto" - dizia ele. Acatámos a sugestão, e lá fomos nós. Alinhadinhos e cumpridores das indicações dadas.

Mas... o que se passa ali? Mesa posta... biscoitos na mesa, pendoricos nas árvores, e outras caras conhecidas! Surpresa! Lá estavam as nossas conhecidas meninas - Marlene, Isabel, Xana e Rute com um pequeno abastecimento surpresa de aniversário à minha pessoa.

Depois do cantar da praxe, do provar do néctar eleito acompanhado de alguns doces, era ali o local da foto de grupo... ou de várias fotos de grupo. Não resisto em comentar a fenomenal pose para uma 1ª foto com o Papa Trilho Lapa...

... e então depois, a foto a rigor para memória futura.

Dali, fomos direitinhos para casa, passando por Azeitão, e fazendo o estradão de Aldeia de Irmãos até à Qta do Peru. Este foi o local de separação do grupo, com as despedidas, também da praxe... "Um bom Ano Novo!".

Chegámos à Qta dos FF's ainda antes das 12.30h, após 38Km e um acumulado de 404m (a mim pareceram mais...). Antes de chegarmos a casa, ainda houve quem tivesse a oportunidade de lavar a bike, para que chegasse a casa imaculada.

Foi uma voltinha muito agradável, num dia, para mim, especial. Uma bela manhã de BTT, na companhia de amigos com quem partilho muito do meu feitio e outros "aferes". Não poderia ter desejado melhor. Os meus agradecimentos. E já agora... um bom ano novo para todos!

Bom Ano Novo

Os Papa Trilhos desejam um Feliz Ano Novo de 2013 para todos Familiares e Amigos. Que o próximo ano nos traga muitos Kms de saudáveis e alegres pedaladas!

domingo, 30 de dezembro de 2012

Aniversário de Paulo Alex San - 2012-12-30

E o último Papa Trilho aniversariante do ano é o... Paulo Alex San.

sábado, 29 de dezembro de 2012

A voltinha friorenta - 2012-12-22 - 14Km

Reportagem por Leandro e Gonçalo

Era uma tarde fria, mas decidimos ir andar de bicicleta porque nem o frio nos faz parar de andar de bicicleta. Desta vez éramos só nossos os 4, nem mais uma pessoa.

Começamos pelos Foros da Catrapona, de seguida pelo Casal do Marco, Pinhal de Frades e chegámos à Quinta da Laranjeiras e por fim fomos para casa.

Mesmo com frio hà quem ande, por isso venham andar connosco.

Participantes: Gonçalo, Leandro, Sandra e Nelson.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Passeio de Natal - 2012-12-23 - 45Km

Reportagem por Paulo Alex San

Estávamos em ante-véspera de Natal, e embebidos no espirito de Natal, fomos fazer uma voltinha domingueiro sob o mesmo pretexto. Os participantes foram convidados a exibir alguns adereços alusivos ao tema. Entre algumas renas e Pais Natal, saímos do Parque das Lagoas para aumentar o grupo na Qta do Conde.

Não havia percurso pré-definido. Por isso, resolvemos ir em direcção a Azeitão e subirmos os Picheleiros. Logo a seguir, enfiámos-nos por um single que foi desaguar junto à Qta da Califórina.

Os donos ao verem os Papa Trilhos, fecharam logo a porta da Qta, para não correrem riscos de esvaziarmos a adega... assim sendo, seguimos viagem por trilhos até às Necessidades e depois embicámos para o Vale de Barrios. A meio do vale, expulsámos mais umas calorias (aquelas que iríamos ganhar no Natal... ou não!) na subida até ao Cai de Costas.

Após alguma ponderação, descemos até à Qta do Anjo, depois a Duende Gina fazer uma distribuição de bom-bons aos participantes por bom comportamento. Depois de re-agruparmos na Qta do Anjo, atravessámos a estrada e fizemos umas quantas ruelas na zona até irmos sair junto ao parque de merendas na Igreja de S. Gonçalo.

Lá, estavam à nossa espera as Duendes-Mor Marlene, Isabel e Xana com uma bela mesa recheada de calorias que tínhamos gasto na subida para o Cai de Costas.

Depois de umas quantas fatias de Bolo Rei aconchegadas com moscatel ou sumo, conforme os gostos, a muito custo, conseguimos tirar a foto de grupo...

Com as calorias repostas, iniciámos o regresso a casa, sem antes lavrarmos uns quantos pastos "apantanados" por uns campos não identificados.

Após 45Km, demos por concluída a nossa voltinha de Natal com os votos de Boas Festas a todos os Papa Trilhos, Familiares e Amigos.


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 52

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 29: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 30: Voltinha Papa Trilhos de fim de ano. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- 3ª feira, dia 25: Fim de inscrições e pagamento para o seguro da FPCUB. Mais informações neste link.
- nova hora da voltinha dos adolescentes aos sábados - 15.00h.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ponto de Encontro - Semana 51

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 22: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.30h.
- domingo, dia 23: Passeio de Natal Papa Trilhos.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

PASSEIO DE NATAL PAPA TRILHOS
Fernão Ferro, Domingo, 23 de Dezembro

Os Papa Trilhos irão comemorar a época natalicia com um Passeio de Natal. Não será mais que uma tradicional voltinha domingueira Papa Trilhos, onde solicita-se aos participantes o seguinte:
- uso de um (ou mais) adereço de Natal (usem a Vossa imaginação);
- além do(s) adereço(s), uso preferencial do equipamento Papa Trilhos.

Ponto de encontro:
- 08.30h: Parque das Lagoas, Fernão Ferro
- 08.50h: GALP Qta do Conde

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Uma Volta Doce - 2012-12-16 - 50Km

Reportagem por Ni San

Manhã cinzenta, mas era dia de volta domingueira dos Papa Trilhos. No primeiro ponto encontro em Fernão Ferro apareceram alguns elementos. Seguimos para o segundo ponto onde estavam mais alguns Papa Trilhos na Quinta do Conde. Saímos da Quinta do Conde pelo Pingo Doce direitos à ponte fetiche do Ricky, onde passámos por baixo da ponte da auto estrada direitos à Quinta da Machada, onde demos uma volta pelo concelho do Barreiro.

Parámos no abastecimento para comermos uns bolos leves e beber um café. Seguimos pelo Barreiro, virámos para Santo António onde entrámos para Quinta da Machada ao lado do condomínio fechado e saímos ao pé da casa do Mimosa onde fomos deixá-lo em casa.

Descemos para a Quinta da Areia onde mais uma vez passámos pela ponte para chegarmos à Quinta do Conde onde despedimos do Ricky. Subimos depois para Quinta dos FF's.

Uma volta rolante de 50 kms, bem disposta e com umas colorias, se calhar a mais...

Os Participantes que se levantaram para esta odisseia gulosa foram, Ricky; Mimosa, Gina, Mário, Bela, Paulo Alex, Amaro, Fernando Dias, Ni, Rui, António Bord'Água, David, Sobrinho do Toni e um amigo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aniversário de Isabel Santos - 2012-12-17

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns para a Isabel Santos.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Aniversário de Ze Luis San - 2012-12-16

Hoje temos mais um Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para o Zé Luis San.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Volta do Sado - 2012-12-09 - 76Km

Reportagem por Paulo Alex San

Já em pleno Dezembro e com o tempo a condizer, eu estava de regresso às voltinhas dos Papa Trilhos após mais de 1 mês de ausência. Apesar de estar nublado, o frio não era tão grande como o prometido... e tínhamos negociado tréguas com a chuva. Assim sendo, estava tudo preparado para o inicio da voltinha domingueira. Pouco depois das 08.30h (da manhã), saímos do Parque das Lagoas para ir ter com o resto do pessoal que nos aguardava na Qta do Conde.

Grupo reunido, o Rikybike assumiu a liderança da volta, sem sabermos muito bem o que nos aguardava (pelo menos eu!). Fizemos um pouco por alcatrão, e depois uns trilhos em direcção a Palmela. Pelo caminho, direccionámos as pedaladas para a Venda do Alcaide, onde passámos a linha do comboio.

O ritmo, embora não fosse elevado, e o percurso ser essencialmente rolante, a verdade é que não era compatível com o meu estado físico  ou seja, era inversamente proporcional a este. As paragens foram muito poucas e só bem depois de metade do percurso é que me apercebi que a voltinha eleita era a do Sado, embora em versão reduzida. Ou seja, empeno garantido.

Depois de fazermos a recta de Setúbal, vindo do estuário do Sado, fizemos uma breve paragem na estação de serviço de Setúbal. A partir daí era direitinhos a casa. Mas até lá ainda tínhamos de dobrar a Cobra. Essa maldita deu-me bastante luta... não me lembro de ter sido tão difícil de a domar, mas lá cheguei ao cimo, já com o pessoal todo à minha espera e com o relógio a entrar na hora de almoço (sorry!).

No jardim de Palmela tirámos a foto de grupo e seguimos por alcatrão em direcção à Qta do Conde (com alguns pequenos desvios pelo caminho para encurtar caminho). Finalmente chegámos a Fernão Ferro... após uns 76Km e uns míseros 617m de acumulado de subidas.

Entretanto, para que o empeno não se repita, esta semana já coloquei a bike na oficina para ver o que se passava, pois fez-me cansar muito as pernas.... :)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Aniversário de Daniel Felix - 2012-12-12

Hoje temos um aniversariante Papa Trilho Junior. O Daniel Felix está de parabéns!

Aniversário de Fernando San - 2012-12-12

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o Fernando San.

Ponto de Encontro - Semana 50

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 15: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.30h.
- sábado, dia 15: Tróia/Sagres 2012.
- domingo, dia 16: Voltinha domingueira Papa TrilhosPonto de encontro às  08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.



Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

TROIA/SAGRES 2012
sábado, 15 de Dezembro

A edição deste ano do Troia/Sagres é já no próximo sábado. Para não variar, a participação Papa Trilhos será assegurada por alguns elementos, embora ainda não haja a confirmação de quantos.

Quem quiser aprofundar um pouco mais a história deste evento ou verificar o track, pode consultar o site da Ciclonatur.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Maratona de Canha - 2012-12-02 - 30Km

Reportagem por Joaquim Pena San

Um dia de sol e céu limpo veio contrastar com os as chuvadas que caíram nos dias anteriores. A organização colocou à disposição dos participantes 2 distâncias: 30Km e 50Km.

Eu participei no percurso de 30Km que no meu conta quilómetros marcou 32Km. Com mais de 600 inscritos a partida apresentava-se bastante compacta e longa. Eu tinha a intenção de neste evento partir da primeira linha, mas tal não foi possível porque quando cheguei à zona da partida já quase todos os participantes lá se encontravam.

Na parte inicial percorremos as ruas da vila onde existiram alguns engarrafamentos devido ao grande numero de participante a também porque as ruas são estreitas. Algumas zonas dos trilhos estavam algo difíceis devido à lama e às diversas passagens de água, mesmo assim podemos disfrutar de boas paisagens e de um percurso bastante interessante.

Em alguns eventos participo para disfrutar dos abastecimentos e do convívio durante o percurso, outros como foi o caso deste, para demorar o menos tempo possível pondo à prova a minha capacidade física.

Nesta minha participação obtive o 10º lugar em 172 classificados dos 30Km. A organização ofereceu um troféu bastante engraçado a todos os participantes fabricado pela CERCIMA Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Montijo e Alcochete), contribuindo os atletas para uma causa de importância social.

Em 2013 se tudo correr bem lá estarei para mais uma edição que será no dia 1 de Dezembro.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Esta semana a volta foi uma Merida!!!! - 2012-12-02 - 50Km

Reportagem por José Amaro

Reunidos do local do costume, numa manhã sem chuva mas com um frio dos diabos, lá partimos José Amaro, Fernando Lapa, Kimbikes, Carlos Prazeres, Isabel Santos, Ni e Nuno, um convidado que fez a pela primeira vez uma aventura com os PT, e lá fomos ao encontro do resto do pelotão que já nos aguardava na Quinta do Conde – Mimosa, Rikybike, Fernando “Perninhas”, João, Borda-D’Águas e um casal simpático já habitué que não tenho o nome de cor.

Seguimos em direcção à Quinta do Peru e fizemos todo o caminho até chegarmos à EN379, daí fizemos alguns metros e virámos à esquerda já em direcção à Arrábida via zona do Calhariz tendo andado em vários trilhos com muita água e lama, muita pedra mas sempre a subir até chegarmos à EN379-1...

Aí fizemos um single trak paralelo a essa EN também como muita pedra, escorregadio e vegetação a desbastar com fartura… o chamado caminho de MERida!!!

Descemos a Nacional até ao Casais da Serra e viramos à direita em direcção à Ramada, sendo que nos cruzamos com um passeio pedestre da malta do SAL (consultar o site http://www.sal.pt/ que vale mesmo a pena e são do distrito) descendo depois até encontrar novamente à EN379-1 e daí a caminho já de Vila Nogueira de Azeitão em direcção a Vendas e virando à esquerda para a Rua da Cosider em direcção à Jardia, com paragem para a foto de grupo, Quinta do Conde e FF novamente.

Não sei bem quantos Km fizemos, mas devem ter sido à volta dos 50Km, sendo que o fato do dia foi ver o Rikibikes com um alegria imensa, pois o lobby das bikes Mérida está a aumentar, na volta iam 3…. As Giant, Focus, Specialized, Lapierre que se ponham a pau!!!!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Renovação FPCUB 2013

A FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, abriu as inscrições e  renovações para o ano de 2013 (seguro e sócio).

De forma a incentivar os membros Papa Trilhos a renovarem o seguro ou a efectuar uma nova inscrição para 2013, à semelhança dos anos anteriores, disponibiliza-se que este seja efectuado centralizadamente através dos Papa Trilhos. Após terminar o prazo de inscrições, as mesmas serão enviadas para a FPCUB e respectivo pagamento, ficando assim todos os inscritos abrangidos pelo seguro a partir do 1º dia de 2013.

As inscrições, exclusivas para Papa Trilhos, deverão ser efectuadas até 25 de Dezembro de 2012, assim como o respectivo pagamento. O pagamento deverá ser efectuado através de transferência bancária para o NIB 0007.0000.00614890276.23 (conta BES Papa Trilhos) até dia 25 de Dezembro e enviado o respectivo comprovativo por mail - papatrilhosbtt@papatrilhos.com. As inscrições efectuadas e não pagas dentro do prazo definido, serão anuladas. Não serão aceites inscrições depois do prazo definido.

Preços:
- preço FPCUB: 28,50€
- desconto Papa Trilhos: -2,50€ (o desconto será aplicado a quem tiver as cotas regularizadas até Dezembro de 2012, inclusivé; o desconto não é aplicável a Papa Trilhos Juniores, por estes estarem isentos de cotas)

Relembra-se a importância do seguro na nossa actividade, havendo exemplos no passado onde foi necessário activar o seguro para cobertura das despesas médicas. O seguro está previsto nos estatutos dos Papa Trilhos como obrigatório e da responsabilidade do Papa Trilho.

Mais informações no site da FPCUB. A descrição do seguro pode ser efectuada aqui.

Quem preferir, poderá tratar do seguro directamente na FPCUB, através da formulário online para novas inscrições e renovações, não havendo desconto Papa Trilho. Os preços anunciados pela FPCUB são de 28,50€ para renovações/inscrições até 31 de Dezembro de 2012 e de 29,50€ após esta data.

LINKS:
- inscrição/renovação para Papa Trilhos
- consulta da inscrição/renovação Papa Trilhos


Ponto de Encontro - Semana 49

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 08: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.30h.
- domingo, dia 09: Voltinha domingueira Papa TrilhosPonto de encontro às  08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.



Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Aniversário de Mariana Baptista - 2012-12-03

Hoje temos uma aniversariante Papa Trilho Junior. A Mariana está de parabéns!