PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 6 de março de 2011

Furologia - 2011-03-06 - 51Km

Definição de Furologia: s. m.; profissão; a arte de furar; prática dos furólogos; actividade de furar várias vezes consecutivas, estudo do objecto furo.

Tudo começou num dia de chuva prometida. A manhã, embora com alguns raios de sol meio envergonhados, rompiam num horizonte bem escuro, premeditando uma inevitável molha. Estávamos psicologicamente preparados para tal, e muitos acautelaram-se devidamente fardados de impermeável. Saímos do Parque das Lagoas e, com a bomba da gasolina da Qta do Conde já à vista, somos forçados a uma paragem técnica. O Furólogo do dia iniciava a sua actividade, com um furo de pico alcatroado, perpendicular ao plano de pedalar, com penetração de 0,4mm. Esta precisão obrigou-nos a uma pequena pausa, com dissertação desta actividade inovadora.

Resolvida a questão, seguimos viagem, para uns metros à frente, aumentarmos os elementos do grupo. A direcção seria a Arrábida, mas até lá, várias povoações foram privilegiadas com a nossa passagem. Já em Azeitão, fomos para a subida da Qta da Califórnia.

Apanhámos depois o trilho até ao Moinho dos Cucos, com o céu a dissipar as nuvens que antes ameaçavam o duche prematuro.

Continuámos em trilho até ao Altos das Necessidades, e descemos até ao Vale de Barrios, para lá bem mais à frente virarmos para a Baixa de Palmela, pois a Cobra já não nos via à uma semana. Depois da Cobra, o miradouro de Palmela foi abrilhantado com nossa foto de grupo.

Avançados de hora, iniciámos o regresso, em grande velocidez. Ainda intimidados pela sabedoria do nosso Furólogo, fomos novamente surpreendidos em mais uma das suas demonstrações. Desta vez com uma variante rara, mas muito bem demonstrada, que incluía um milimétrico rasgo no pneu. Fomos alertados como tal rasgo pode provocar um furo, e como proceder em circunstâncias semelhantes, com recursos limitados. A câmara de ar danificada foi reutilizada para reforço do pneu, mas com uso obrigatório de carrapeta amarela para demarcar a especificidade do furo.

Impressionados com esta demonstração no terreno, continuámos viagem em direcção à Qta do Conde, passando pela Autoeuropa. O Riky, que nos guiava, teve a sua satisfação plena ao passarmos pela fonte fetiche, já com saudades nossas.

O que ao inicio era certo, acabou por dissipar-se ao longo dos 51Km com 652m de acumulado. Molha, só o duche na casa de cada um! E o Furólogo? Consultas, workshops, seminários, artigos e assistência, com acreditação reconhecida ISO9001, com o doutorado nesta arte, Rui San.

1 comentário:

  1. Que sorte a vossa . Eu saí do val dos lençois e fui espreitar o tempo pela janela , que está virada a oeste , onde vi um negrão que metia medo , assim e com medo que a dita agua para o duche começasse a cair voltei ao val . Engano meu quando dei conta estava um dia cheio de sol e nem agua para o duche .
    Na proxima nem que caía picaretes saio de casa na mesma .
    Abraço
    KBKS

    ResponderEliminar