BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

quarta-feira, 31 de março de 2010

2010-03-28 - Ao passar a ribeirinha pus o pé 55km

Reportagem de Marco San
E a hora que não mudou… 07:45 toca o despertador levanto-me para me preparar para mais uma voltinha domingueira.
08:15, que estranho toca o meu telemóvel para meu espanto Paulo Félix, o que será? está a chover ??? já não vão andar?
Atendo o telemóvel e o amigo Félix questiona, então não vens andar? Eu repondo com prontidão, claro que vou, mas ainda são 08:15.
O Félix com grande admiração responde são 09:16 após alguns comentário de fundo e como eu ainda estava longe do ponto de encontro a família San decide passar a minha porta, a última vez que isso aconteceu foi por outro motivo o amigo Cajó precisava urgentemente de um imodium.
Agora sim, vou relatar mais uma magnífica voltinha, o tempo ajudava embora de início não tivesse um sol radiante não estava frio o que é bastante agradável.
Parte da família San saiu do Parque das Lagoas em direcção as bombas de abastecimento Galp da Quinta do Conde, e após passagem pela minha casa, fomos em direcção a Serra, passando pelo Pinhal de Negreiros, Brejos de Azeitão local onde houve que não resistisse a comer a bela da tortinha de Azeitão.
Após reposição dos níveis de açúcar no sangue começamos a subir em direcção à Serra.
O grande momento da manhã, íamos passando um a um, do outro lado da ribeira brava os espectadores iam aumentado uns secos outros nem por isso, iam aguardando a passagem de cada elemento do grupo com grande furor, o entusiasmo era tão grande que até de maquina em punho registavam o momento.
Seguimos em direcção ao Parque das Merendas com muita lama a mistura.
Enfim chegamos ao Parque das Merendas, onde o nosso amigo Luís Ferreira San se junta ao grupo “limpinho” vai-se lá saber porquê?
Comemos umas barrinhas e tiramos a foto de grupo.
Entretanto o Jorge Góis neste ponto ruma em sentido contrário pois tem que estar mais cedo em casa.
Fomos em direcção a Setúbal porque será ? A nossa amiga subida Cobra estava a nossa espera.
Subimos pela Cobra até Palmela onde o Rikybike se junta também ao grupo.
O Rui San teve um furo, já reparado, o GPS orientava regresso a casa, deixamos o Mimosa no entroncamento que segue para o Vale de Coina.
Na Quinta do Conde fiquei eu e o Rikybike e os restantes elementos continuaram em direcção a Fernão Ferro.
Mais uma manhã de Domingo bem passada.
Participantes: Cajó San, Helena San, Luís Ferreira San, Paulo Alex San, Dora, Carlos Prazeres San, Zé Luis, Mário San, Isabel, Mimosa San, Bela, Rui San, Jorge Gois, Tó Zé San, Ni San, Marco San, Paulo Félix San, Fernando Lapa e Vitor.

terça-feira, 30 de março de 2010

Ponto de Encontro

Aqui vão as propostas de voltinhas para esta semana:

- 6ª feira, dia 02 (feriado): Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 03: Passeio Avançado das Aspirantes III. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 04: Passeio da Páscoa dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.


PASSEIO AVANÇADO DAS ASPIRANTES III
Vendas Novas

Mais uma etapa para as Aspirantes na sua preparação para a peregrinação a Fátima. Para este passeio, teríamos como objectivo ir a Vendas Novas petiscar uma bifana (ou mais, dependendo do apetite!) e voltar.

O percurso tem cerca de 140Km e é exclusivo por estrada. Mais pormenores, podem visitar reportagens anteriores com este percurso:
- dia 2008-09-28
- dia 2008-09-06

PASSEIO DA PÁSCOA DOS PAPA TRILHOS

Em dia de Páscoa, vamos efectuar uma pequena voltinha para comemorar este dia dedicado à Família. Neste sentido, a voltinha será mais pequena que os habituais passeios domingueiros, por forma a podermos estar de regresso antes do almoço e com tempo de cada um ir almoçar com as respectivas Famílias. Aceitam-se sugestões para o percurso.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O Equinócio dos Papa Trilhos - 2010-03-21 - 39Km

O Equinócio chegou a Fernão Ferro, e nada melhor para celebrar do que, num belo dia de sol, uma voltinha pelos trilhos das redondezas. A definição de Equinócio, deriva do latim aequus e nox que significa - noites iguais, ou seja, acontece quando a noite é igual ao dia, ou seja, o sol está no plano do equador do nosso planeta. Tudo isto para dizer que estamos na Primavera!
A Primavera dos Papa Trilhos começou com o encontro no Parque das Lagoas de onde seguimos até à Qta do Conde para nos juntarmos ao resto do pessoal. Era uma manhã com algum nevoeiro que não condizia com o inicio da Primavera. Como não poderia deixar de ser, passámos pelo já habitual fetiche do Riky. Desta vez, uma grande maioria passou de bike.
Depois deste feito, continuamos as nossas pedaladas em direcção a Cabanas. Subimos até ao inicio do Cai de Costas. Mas deixamos-o estar lá bem sossegado e descemos até ao Vale de Barrios. Disfrutámos do estradão até ao Alto das Necessidades. Com o sol a dar a sua graça, alguns participantes encalorados tiraram os casacos e outras vestes para se sentirem mais confortáveis.
Depois de passarmos a estrada, passámos junto aos moinhos e fizemos uma ligeira pausa no largo junto ao inicio da descida do Paraiso. Foi neste sitio com o poletão todo em formatura que tirámos a foto de grupo.
Com algumas quedas pelo meio, onde a Paula tentou desesperadamente protagonizar o record absoluto detido pelo Felix San, seguimos por trilho até Azeitão para a paragem obrigatória nas tortas. Estranhamente, apesar da maioria optar por fazer ali o abastecimento (no estabelecimento, está claro!) o Papa Trilho CaJo San conseguiu controlar a tentação.
Já com o regresso à vista, fizemos o estradão da Qta do Peru para antes de chegarmos a casa, visitarmos uma quinta abandonada. Uma optima escolha para a sede dos Papa Trilhos. Um lugar de outros tempos, mas que nos deixou maravilhados pela envolvência...
Chegámos a Fernão Ferro depois de 39Km.
Participantes: Paulo Alex San, Rui San, Pedro, Carlos Prazeres San, Helena San, Ivo San, Jorge Nunes, Mimosa San, Luis Ferreira San, Riky San, Mário San, Felix San, CaJo San, Ni San, Dora, Marlene San, Bela, Paula, Marco San, Fernando Lapa, Isabel, To Ze San.

sexta-feira, 26 de março de 2010

2010-03-19 Comenda 51km

Alguns pingos a cair e a dar ideia de que não iríamos ter sorte com o tempo como nos 2 dias anteriores.
Mas puro erro, não passou de uns ameaços, apesar da certeza de que às 11 horas iria chover.
Saímos do Parque das Lagoas em direcção a Cabanas, passando pela Qtª do Perú e a Qtª do Conde.
Chegados a Cabanas, efectuou-se uma pequena paragem para um café.
Café tomado e era hora de prosseguirmos a nossa volta, subindo até ao Cai de Costas descendo pelo estradão até ao Vale.
Seguimos pelo estradão do Vale onde houve uma separação no grupo, pois o Cajo San e a Helena San tinham que regressar mais cedo a casa, os restantes prosseguiram com a volta normalmente.
Enquanto o Cajo San e a Helena seguiram até Palmela, os restantes seguiram pela estrada que habitualmente percorremos quando vamos ao Posto de Vigia, era de ver a cara de “aflição”, “vou ter de fazer aquela subida?!!!”, mas não pelo estradão que vai dar ao tanque e continuamos a descer o mesmo estradão até à EN10, percurso que habitualmente efectuamos em sentido contrário.
Chegados à EN10, percorremos alguns metros desta estrada e descemos até à Comenda onde efectuámos uma pequena paragem para reabastecimento e, ao mesmo tempo levantava-se a dúvida, será que vamos pela Figueirinha?
Não, não fomos pela Figueirinha, seguimos pelo Outão e subimos até ao Vale da Rasca, fazendo o percurso inverso do dia anterior.
Virámos em direcção a Picheleiros e efectuou-se depois a subida que nos levaria até à rotunda no alto de Picheleiros.
Daqui seguimos até Azeitão, Qtª do Conde e ponto de partida desta volta, o Parque das Lagoas.
Participantes: (4) Helena San, Cajo San, Rui San e Isabel

quinta-feira, 25 de março de 2010

2010-03-18 Vale do Paraíso 51km

Grupo reunido à hora marcada e lá fomos para mais uma voltinha.
Saímos do Parque das Lagoas em direcção à Qtª do Perú, prosseguimos até junto da EN10 e paralelamente a esta fomos até Azeitão, até onde Paulo Alex San nos acompanhou e fez ponto de viragem para o seu regresso a casa.
Mesmo sem a presença do Cajo San, efectuou-se uma paragem nas tortas para café, desta vez foram as meninas que assim o desejaram.
Café tomado era hora de seguir com a volta e, subimos até ao alto de Picheleiros, passámos junto da Qtª da Califórnia até ao alto do Paraíso.
Descemos ao Vale do Paraíso para posteriormente subir e fazermos esse estradão até à estrada. Seguimos por esta estrada, subindo até ao Vale da Rasca e seguindo até ao desvio para a Figueirinha, sempre a descer, como alguns gostam, aqui ainda houve algumas “ameaças” que se iria efectuar a subida da Figueirinha, mas não fomos até à Comenda.
Daqui subimos até à EN10 e entrámos pela estrada velha das Necessidades até junto do estradão que vai até às oliveiras no Vale de Barrios.
Nesta subida tivemos o momento do dia, a queda da Gina San
Continuamos subindo até ao Cai de Costas e seguimos até Cabanas, passando pela Qtª do Conde até ao ponto de partida, no Parque das Lagoas.
Participantes: (5) Tó Zé San, Helena San, Rui San, Gina San e Paula

quarta-feira, 24 de março de 2010

2010-03-17 Alto das Necessidades 41km

Ponto de Encontro no Parque das Lagoas como habitual
Dia amanheceu com sol, coisa que não acontecia há muito tempo, pois o sol tem andado envergonhado este ano, o que nos proporcionou uma excelente manhã para mais uma voltinha para alguns Papa Trilhos.
Saímos do Parque das Lagoas em direcção à Qtª Perú, até junto da EN10, com destino até Brejos dos Clérigos e prosseguirmos até ao Alto das Necessidades, passando ainda por Pinheiros de Azeitão e Vendas de Azeitão.
Aqui chegados seguimos pela Cumeada, estradão que vai até ao Cai de Costas, com algum sobe, desce e sobe e ao mesmo tempo proporcionando-nos uma excelente vista sobre o Vale que habitualmente percorrermos nas nossas voltas.
Sensivelmente a meio desviamos e começamos a descer até S. Gonçalo, seguindo pela Coca-Cola, em direcção à Makro, onde o Rikybike nos aguardava para um suposto café, mas de café nem o cheiro.
Visita feita, hora de regresso ao Parque das Lagoas, não sem antes fazermos uma visita à loja de bikes da Qtª do Conde, a Bile Clinic e posteriormente retomarmos o nosso percurso de regresso.
Participantes: (5) Cajo San, Helena San, Rui San, Paula e Dora

Ponto de Encontro

Para esta semana, voltamos às voltinhas normais. Assim, propõe-se o seguinte:
- sábado, dia 27: Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 28: Voltinha Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Não esquecer que na noite de sábado para domingo, a hora muda para o horário de verão, ou seja, deverão adiantar os vossos relógios em 1h.

domingo, 21 de março de 2010

Aniversário de To Ze San - 2010-03-21

Aqui temos mais um Papa Trilho aniversariante. Desde que comprou a sua nova bike e ingressou no prestigiado grupo das LaPierre, as rodas ganharam asas!

Pelas 49 primaveras, PARABÉNS GRANDE TO ZE!!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Porco Preto Imaginário - 2010-03-14 - 60Km

Reportagem por Ni San

Mais uma manhã com o sol, até que enfim um fim-de-semana com brilho solar. Encontrámos no local combinado em Fernão Ferro, mas como tínhamos outro ponto de encontro às 8h35m metemos os pés no pedal e toca de dar ao pedal para irmos ao encontro do resto do pessoal.

Ao chegar à Quinta do Conde estava um Papa trilho que à muito tempo não andava com o pessoal - o Sérgio San (que 5ª feira tudo corra bem para a mãe e para o novo mini-Papa Trilho que vai nascer).

Metemos-nos a caminho com o Rick a comandar o pelotão e, como não podia faltar o fetiche dele, lá tivemos de passar a ponte de madeira e ir pelas hortas. Subimos ao lado da linha do comboio para Covas de Coina e lá fomos andando por entre quintas e mais quintas até que fomos dar ao Pinhal Novo onde tivemos uma pequena paragem para beber um café.

Repostas as energias, uma voltinha pelo Pinhal Novo para ir em direcção a Venda de Alcaide onde vimos um porco preto e começamos a imagina-lo no espeto, mas como era só imaginação, lá tivemos que pedalar pois tínhamos que subir para Palmela (onde as meninas portaram-se lindamente).

Mais uma paragem para atestarmos de água. Depois da foto da praxe seguimos pela parte debaixo dos moinhos, até ao cai costas. Descemos para Cabanas seguindo o caminho de regresso para passar pela Marko, Quinta do Conde, onde deixamos os elementos que fomos buscar. Depois dos comprimentos ainda faltava mais uma etapa até Fernão Ferro.

Foi uma volta de 60 km sempre com a melhor disposição.

Os Papa trilhos que embarcaram nesta aventura:
Ni San, Mário San, Bela, Fernando Lapa, Sérgio San, Mimosa San, Paulo Félix San, Carlos Prazeres San, Marco San, Rikybike San, Isabel, Jorge Gois, Nuno Lopes San, Sérgio - amigo do Ricardo