PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Maratona FestiBike - Santarém - 45Km

Ainda não tinha nascido o sol já estávamos no local da concentração para a nossa ida a Santarém. As nossas bikes já estavam preparadas de véspera e foi só fazermos-nos à estrada. Antes de chegarmos à ponte 25 de Abril, o Ni teve de voltar atrás para trocar de carrinha, pois estava a aquecer muito.

Fizemos uma paragem na zona de serviço de Aveiras para esperar pelo Ni e onde já estavam outros Papa Trilhos que iam ter aqui directamente.

A comitiva Papa Trilhos chegou a Santarém às 08.50h e começámos logo a preparar tudo. Descarregar as bikes, vestir as fatiotas, afinação aqui e outra acolá, umas voltinhas para aquecer, uns rissoizitos para aconchegar.... nada ficou ao acaso.

Viemos aqui para pedalar, por isso vamos lá até á zona de partida. A fila já era grande, ou melhor, enorme! Faltavam pouco minutos para a partida e reinava a boa disposição entre os cerca de 2.000 participantes neste evento.

Deu-se a partida e já os primeiros estavam a pedalar à cerca de 6 minutos quando nós passámos a zona de partida.

A partir daí foi sempre a pedalar. Começámos com uma voltinha pela cidade e uma bela subidinha em alcatrão para estender o pelotão. Os locais olhavam-nos curiosos e aplaudiam à nossa passagem... bonito, bonito!

O grupo Papa Trilhos foi-se repartindo, conforme os vários tipos de andamento, mas ninguém ia sozinho!

O percurso estavam bem sinalizado e sempre com alguns assistentes em vários pontos chave. Tivemos alguns Kms em alcatrão e os esperados trilhos chegaram com uma bela subidinha onde muita gente teve de desmontar. Aliás, as subidas eram bem dignas do nome, pois foram muitas as vezes em que tive de recorrer á pedaleira mais leve!

Chegados à 1ª zona de abastecimento tivemos uma recepção calorosa do nossos colegas Iguana e Anocas dos Cotonetes. Finalmente conhecemos-nos! Era um momento esperado e não ficámos decepcionados. Uma óptima disposição contagiante. Podem ver a reportagem dos Cotonetes que já está on-line.

Seguimos viagem... e após poucas centenas metros, o momento da participação dos Papa Trilhos. Uma queda aparatosa a mais de 60Km/h numa descida, do nosso colega e amigo Mimosa San. A situação não estava fácil e teve de ser evacuado de ambulância para o hospital. Felizmente ele reagiu bem (outra coisa não seria de esperar de um Papa Trilho), e a sua boa disposição fez superar o momento mais triste. No hospital fez alguns exames mas estava tudo no sitio! (agradecimentos especiais para a Nelly e a Paula, não esquecendo os restantes, que possibilitaram ao Mimosa uma atenção médica especial).

Voltando ao passeio, seguimos as nossas pedaladas mais tristes e preocupados, mas conscientes de que o nosso colega Mimosa estava bem entregue.

Os trilhos seguintes foram com paisagens bonitas que trouxeram o que identifica o BTT, desfrutar da Natureza.

Tivemos ainda mais uma zona de abastecimento. Os abastecimentos eram simples, mas bem recheados (fruta, barras, água, ...) e sem qualquer limitação. Este foi mais um ponto positivo.

Mas o melhor estava para vir. Quando atingimos o objectivo de finalizar a prova e estávamos quase a cortar a meta, uma grande claque com as famílias dos Papa Trilhos e os Papa Trilhos que já haviam terminado, receberam-nos com muito calor e carinho... foi emocionante (sniff, sniff...). E mais... um belo cartaz era apresentado com orgulho... não existem palavras para a emoção sentida no momento!

Foi um belo passeio, muito provavelmente com marcação na agenda dos Papa Trilhos para o próximo ano.

A organização foi boa, mas com um ponto fraco que não se justifica num evento deste tipo e desta dimensão - o almoço. Após os banhos, dirigimos-nos para almoçar e a ementa era empadão e bacalhau (2 pratos). O bacalhau já tinha acabado e o empadão deixava muito a desejar. Não me parece que após uma prova de BTT com mais de 1.000m de acumulado de subidas, seja de bom censo servir empadão aos atletas, com a agravante de que as senhas extras tinham o custo de 10€.

Antes de regressarmos, fomos visitar a feira, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Sr. Pedro Teixeira da COFIDES, empresa que fez as nossas belas fatiotas. Vimos também as belas máquinas (leia-se bikes) que estavam em exposição.

Terminámos o nosso dia com um belo jantar num restaurante em FF antes de irmos todos para a caminha (ou quase todos, pois havia alguém que ainda ia distribuir a imprensa do dia seguinte).

Próximo passeio: algumas horas depois...

Comitiva Papa Trilhos (28): Paulo Alex San, Marlene San, Rikybike San, Rui San, Carlos Prazeres San, Paula, Sofia, Sara, Marco San, Sónia, Mário San, Bela, Carlota, Martim, Ni San, Isabel, Xana, Rute, Mimosa San, Gina, To Ze San, Anita, Susana, Paulo Alhinho, Nelly, CaJo San, Helena San, Mariana.

Agradecimentos carinhosos de todos os Papa Trilhos às suas famílias pelo dia agradável proporcionado e o belo cartaz que nos fez encher de orgulho. Obrigado! Vocês é que são o nosso orgulho!

Foram 45Km com 1.020m de acumulado de subidas.

A classificação da prova poderá ser visualizada aqui.
Resumo da classificação Papa Trilhos:
159º - Rikybike San
213º - Rui San
437º - Carlos Prazeres San
543º - Marco San
824º - Paulo Alhinho
826º - To Ze San
827º - Ni San
875º - Mario San
877º - Nelly
938º - Paulo Alex San
939º - CaJo San


View Larger Map

8 comentários:

  1. Olá, foi a minha estreia em maratonas e achei espectacular, não cito aqui uma frase que o Rui me disse, que jamais me vou esquecer, concordo com o Paulo em marcarmos já na nossa agenda para o próximo ano a Maratona Festibike.
    Mas falando no presente, a camaradagem e o espírito de grupo, mais uma vez, não faltou nesta prova, graças a Deus, ou algo superior em que acreditem, o Mimosa teve uma aparatosa queda, mas sem consequências graves, pois no Domingo como poderão ver após publicação da voltinha, já estava em grande forma e com a sua boa disposição habitual.
    São momentos como estes que nos dão alegria e vontade de viver.
    Beijinhos e abraço para todos.

    ResponderEliminar
  2. Boas!

    Companheiro Mimosa, parece que a tua queda não teve consequências graves, ainda assim as melhoras para o que estiver por sarar!

    O próximo café é por minha conta ;)

    Este Domingo vou pedalar com a Santa Malta, de Lisboa a Mafra, por isso não estarei por cá!

    Na semana seguinte tenciono aparecer e pedalar com os Papatrilhos!

    Hasta
    Luis

    ResponderEliminar
  3. Coisas giras, .... e coisas com piada ?!

    Primeiro as giras:
    1-sermos apoiados por uma claque ( e com reforço alimentar ! )
    2-sermos reconhecidos públicamente !
    3-Não fomos os ultimos a chegar ! (apesar do intervalo de 45 min.)
    4-Os hematomas só doeram à tarde. (os meus claro)
    5-O espirito de equipa manteve-se mesmo na visita da feira. (apesar de nos perdermos, reencontravamo-nos logo)

    ... as com piada:

    1- A queda do Mimosa ?
    2- As fotos do estrago
    3- A qualidade do almoço
    4- O duche de água fria que tive que tomar
    5- A massagem de recuperação se encontrar apenas nos balnearios masculinos !

    Beijinhos

    Nelly

    ResponderEliminar
  4. Viva, agora que já sei o nome do Papa trilho em questão. Fica aqui um abraço e rápidas melhoras para o grande Mimosa.

    Foi um prazer finalmente conhecer o Paulo Alex San, tão simpático em pessoa como online :)

    Boas pedaladas
    Iguana (Os Cotonetes)

    ResponderEliminar
  5. Olá Pessoal
    Penso que o nosso amigo e companheiro Mimosa não leu o regulamento da Maratona de Santarém, pois lá dizia:
    "- Se pensar comer durante a maratona deverá sair da faixa de rodagem afim de se colocar em lugar segurança para a partica de mastigar.
    Caso Contrario poderá sofrer alguns ematomas e raspadelas no cromado..."
    Mimosa tem que lêr toda até ao fim.

    O importante é que já estás em recuperação e com a boa disposição que te é habitual.
    Força

    Marlene San

    ResponderEliminar
  6. Olá Amigos do Pedal.
    Apenas vós quero dizer que foi um Sábado muito bem passado.
    E a Claque feminina continua a surpreender os nossos atletas...
    Por isso:
    - Obrigada Nelly pelos primeiros socorros prestados, e pela tua magnifica prestação na maratona.

    -Obrigado Paula Cristina pelo dinamismo nos cuidados continuados no hospital.

    - Obrigado Bela pela dedicação e empenho na faixa dos nossos atletas.

    - Obrigado Gina por não teres caído para o lado.

    -Obrigado Isabel pela boa "paparoca"

    - Obrigada Helena por essa tua fantástica boa disposição.

    - Obrigada Anita pela tua sempre simpática presença.

    -Obrigada Sónia por estares conosco neste momento.

    - Obrigada Susana pelo empanho de segurares a faixa.

    - Obrigado Xana pelas espectaculares imagens.

    - Obrigado Rute pela tua disponibilidade e sensibilidade para babysister.

    - Obrigado aos nossos mais pequenitos,Mariana, Sara, Sofia, Carlota e Martin, que apesar de acordar cedo estiveram sempre muito animados.

    Um obrigado geral aos nossos atletas pois se não fossem eles não se vivia tantas emoções.

    Fiquem bem

    Marlene San

    ResponderEliminar
  7. BOAS.
    Gostei do comentario em especial da MARLENE SAN.
    Mas falta dizer obrigado pelo teu empenho,dedicaçao a todas causas papa trilhos.

    beijos e abraços
    MARIO FERREIRA SAN

    Tambem desejo as melhoras ao nosso pedaleiro MIMOSA.

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Então já alguém encontrou o nosso belíssimo cartaz?
    Saudações.

    ResponderEliminar