PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

domingo, 13 de abril de 2008

Passeio do ISCPSI - 2008-04-13 - 35Km

Tal como programado, hoje os Papa Trilhos iam participar no passeio do ISCPSI, em Lisboa - no total éramos 14+2 (este 2 eram as Aspirantes...). O ponto de encontro era às 07.30h no Parque das Lagoas. Depois de tudo estar acondicionado (bikes e participantes), lá nos fizemos à estrada em direcção a Lisboa. As expectativas eram grandes, já que estava prometida a passagem pelo Aqueduto das águas livres. Depois da carga de água que caiu durante a noite, era previsível que o percurso estivesse mais dificultado.

Chegados a Alcântara, fomos já de bike em direcção ao Calvário, onde era o inicio do passeio. A chuva começou a querer aparecer, mas não passou de umas pequenas pingas.

Saídos do Calvário, fomos pelas docas, sempre junto ao rio até ao estádio Nacional, onde deram-se algumas voltinhas na mata do Jamor.

Saímos do estádio e fomos por uns trilhos onde o piso estava com muita lama. O cuidado teria de ser redobrado para que tudo corresse bem. Nesta altura já tínhamos o primeiro empano do dia, com a corrente do To Ze San a partir. As habilidades mecânicas do To Ze San e do Nelson San resolveram rapidamente o problema e já com algum atraso, prosseguíram o passeio. O Arséno também furou um pouco mais atrás, junto a Belém.

Tal como anunciado pela organização, estava a aguardar pelos participantes a passagem de uma ribeira. E assim foi. A fila para a zona de melhor passagem já era bastante grande, e alguns optavam por outras soluções, passando a ribeira um pouco mais atrás, mas a pé. Também se aproveitava para lavar um pouco os pneus, pois a lama já era muita e já dificultava o andamento e a aderência. Tal como era de esperar, alguns Papa Trilhos saíram deste "obstáculo" com os pés, não molhados, mas encharcados!

Paragem para o 1º mini-abastecimento onde foram servidos umas sandes de leitão, torresmos, e umas cervejinhas... não, isto não foi aqui. Foram mesmo uns pãozinhos com chocolate tipo bolicau, que souberam a leitão!

Após uma pausa, mais umas pedaladas. Logo a seguir uma pequena subida e aqui foi a vez do Ze San partir a corrente. Sorte do Nelson San (novamente!) estar ali por perto e com um elo de ligação que trazia no seu camelbak, resolveu-se o problema. Mais um pequeno atraso que nos atirou para o fim do poletão, mas a boa disposição era muita e seguimos em direcção a Monsanto, onde nos aguardava o abastecimento.

De referir a escolta que os Papa Trilhos tiveram por um batedor da Policia, que nos foi abrindo caminho pela Alameda António Sérgio até à rotunda da Av. Gen. Norton de Matos, em Linda a Velha. Uma sensação em alta velocidade (55Km/h em bike já é uma velocidade considerável) agradável com a Policia à frente.

Abastecimento em Monsanto com umas belas sandes de leitão, torresmos, e umas cervejinhas... pois, parece que ainda não foi aqui... mas foram servidas umas sandes mistas, umas barrinhas, água energética, pães de chocolate e muitas laranjas. Aqui já contávamos com cerca de 20Km de percurso, faltando menos de metade para o fim.

Saímos para dentro de Monsanto, por alguns single tracks. Era uma boa ideia, mas com tanto pessoal, a espera por vezes era longa e as paragens muitas. Por vezes fazia-se alguns pequenos desvios por trilhos mais fluentes, para evitar os engarrafamentos.

O principal marco do passeio finalmente estava à vista - o Aqueduto. Aqui a entrada era em fila. Mesmo que fosse só por isto, o passeio já valia a pena (obviamente o passeio foi brindado por outros atractivos para além deste). A vista era bonita e o entusiasmo a fazer a travessia era enorme. Com uma palavra - espectacular! A travessia foi através da plataforma externa do Aqueduto.

Já no outro lado, desceu-se em direcção ao Alcântara pela Rua Maria Pia para o final do passeio.

Também de referir a participação das 2 Aspirantes Papa Trilhos - a Marlene e a Helena, não a pedalar mas a seguir o passeio em apoio aos Papa Trilhos, publicitando o nosso blog, fazendo alguns conhecimento com os agentes da autoridade (pelo menos era o que elas diziam) e com a belíssima reportagem fotográfica. Os parabéns também para elas!

Em conclusão, foi um passeio muito engraçado, com um percurso bonito, embora com um piso por vezes com muita lama e com muitas paragens devido a engarrafamentos. A passagem da ribeira, embora engraçada, atrasou em muito o passeio. A regulação do transito, embora na fase inicial do passeio estivesse bem organizada, já na fase final foi diferente, com alguns participantes a ouvirem algumas buzinadelas e comentários de condutores menos cívicos. De resto, correu tudo bem. Uma referência especial para algumas pessoas da organização que estavam ao longo do percurso a auxiliar os participantes, dando indicações, e a passar a ribeira. Um passeio a repetir, na esperança de um piso mais seco.


No total foram 35Km com 626m de acumulado de subidas.
Algumas estatísticas do passeio:
- tempo a andar: 2.51.39
- média de andamento: 12,3Km/h
- nº de paragens: 15
- tempo de paragens: 1.19.38
- distância a subir/plano/descer: 8,54Km/16,45Km/10,06Km
- altitude máxima: 149m

Percurso disponível aqui.

Ver mapa maior
Todas as fotos disponíveis aqui.


Participantes (14+2+1): Paulo Alex San, Ze San, To Ze San, Cajo San, Luis NitroBiker San, Luis Ferreira San, Nelson San, Ni San, Vitor San, Carlos Prazeres, Mário, Arsénio, Sérgio, Ricardo + Marlene e Helena + Pedro Cunha (colega do Paulo Alex San)

4 comentários:

  1. Aspirante Helena,
    A dupla feminina esforçou-se para acompanhar de perto a equipa dos Papa Trilhos. Gostei desta experiência e da companhia da Marlene (a outra Aspirante). Diverti-me bastante, que até me esqueci que tinha o joelho aleijado. Aguardo por novas emoções.

    ResponderEliminar
  2. passei pelo vosso blog para ver as novidades e acho que o vosso passeio de domingo deve ter sido mesmo espectacular. As fotos estão muito giras. Acho que devem continuar em força. Pois.... há certos prazeres na vida dos quais nunca devemos desistir...

    ResponderEliminar
  3. Viva Papa Trilhos, mas afinal houve sandes de leitão ou não :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. ..caros amigos passei por aqui só para dizer que de tal Cajo San... tem que ser por vós bem "massacrado" que tem uma pança que é obra, que coma menos e fumar já nem digo nada... ele sabe bem quem eu sou !!! lololololo

    Cumprimentos a todos e boas pedaladas
    Jorge Gambutas

    ResponderEliminar