Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2021 - consulta.





sexta-feira, 3 de maio de 2013

Aniversário de Sandra San - 2012-05-03

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns à Sandra San.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Por Terras do Sr. Prior - 2013-05-25 e 27 - 60 + 45 Km

Reportagem por José Amaro

Nesta semana aproveitei o fim de semana prolongado e alguns dias de férias por gozar ainda do ano passado, para ir para fora cá dentro, e assim fui eu para a zona de Portalegre, mais concretamente Alpalhão fazer uns dias de merecido descanso!!!.

Na impossibilidade de participar nas voltinhas agendadas dos Papa Trilhos tanto para o 25 de Abril, como a etapa de preparação para Santiago programada no Domingo até Alcochete, achei por bem ir “munido com a minha arma” também para fazer alguma preparação que é necessária, pois a grande etapa peregrinatória aproxima-se a passos largos…

Por coincidência nesse fim de semana andavam também na zona o Arcanjelo (conhecido localmente por “Bandido”) e o Passinhas amigos do pedal que têm feito vários Km com os Papa Trilhos, e que pertencem ao grupo “Alter Real BTT” de Alter do Chão, tendo sido convidado por eles para participar na prova de comemoração do 25 de Abril no Crato (60 Km) esta por estrada e passando em todas as Freguesias do Concelho (Crato, Aldeia da Mata, Gáfete, Monte da Pedra e Vale Peso).

No Sábado 27 de Abril também na companhia do “Alter Real BTT” participamos na prova “5.ª Trilhos do Peso” em Vale Peso, deste vez em BTT e com cerca de 45 Km onde passamos por caminhos e paisagens deslumbrantes, num circuito de dificuldade moderada mas com algumas armadilhas e zonas mais técnicas que obrigavam a algum cuidado, pois as quedas ainda forma algumas.

Zona de Partida:

Eu e o amigo Arcangelo:

Grande ciclista!!!

Estas participações permitiu desfrutar paisagens deslumbrantes do Norte Alentejano em dois dias de pedalada intensa que totalizaram cerca de 105Km na companhia de pessoas simpáticas e acolhedoras, em que foi um orgulho vestir a camisola do Papa Trilhos …

Um grande obrigado aos amigos Arcanjelo e Passinhas pela hospitalidade e integração no seu grupo “Real Alter BTT”.

Volta de Alcochete - 2013-04-28 - 84Km

Reportagem por David Capela

Belo Domingo de sol (embora surpreendentemente frio) para umas pedaladas. Como estava em falta já havia umas semanas, acordei com a pica toda para me juntar à malta e fazer uns Km´s. Estava marcada a habitual volta anual a Alcochete, essa bela Vila de origem Árabe, com tradição na criação de gado bravo, sal-gema, agricultura e mais recentemente de pequenos Sportinguistas.

Reunido o pelotão (52 rodas) arrancámos da Quinta do Conde pelas 8:30. Tínhamos 80Km pela frente e não havia tempo a perder. Seguimos em direcção à Penalva em ritmo moderado onde voltámos a reagrupar.

Seguimos a todo o vapor enfrentando os fortes ventos Espanhóis que se faziam sentir (nem todos….pois andar na roda de meninos com mais de 100 Kg dá um certo jeito não é??). O trajecto passou pela Moita, terra de gado bravo e toureiros. Mas como a nossa lide era outra seguimos pela zona ribeirinha até ao Rosário.

Passámos por Sarilhos Pequenos e Grandes (neste caso para a malta que resolveu levar a roda fininha, pois tivemos uma breve incursão por fora de estrada). Nesta fase rolávamos em ritmo moderado (17 a 20 Km/h) pois o vento não dava tréguas.

Após 32 Km chegámos a Alcochete onde carregámos baterias para os seguintes 50Km. Aproveitámos para ir até ao pontão de Alcochete para tirar a foto de grupo (….irra que frio e vento lá estava).

Cumpridas as formalidades arrancámos em direcção ao Pinhal Novo, em pelotão felizes e contentes.

Nesta fase estamos a rolar a 32 km/h com algumas meninas a reclamarem que o Perninhas estava travar o andamento.

Rapidamente chegámos à Quinta do Anjo, onde infelizmente tive de me separar do grupo, pois tinha ordens para às 13:00 horas estar na casa da minha querida sogra (fazia anos). Caso contrário esperava-me um belo rolo da massa.

No fim tudo correu bem…

Alguns dados da volta: 84km com 515m de acumulado e 5552 calorias gastas.

terça-feira, 30 de abril de 2013

19º Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro - 2013-04-25 - 19Km

Reportagem por Paulo Alex San

Como vem sendo habitual, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro organizou o passeio de cicloturismo alusivo ao dia de 25 de Abril e inserido no programa de comemorações do mesmo. Os Papa Trilhos, mais uma vez, participaram neste passeio, criando uma autêntica mancha laranja (sem qualquer referência politica, apenas porque é a cor dos nossos equipamentos), no meio de algumas boas milhares de pessoas que também quiseram pedalar neste passeio.

O 1º ponto de encontro foi no Parque das Lagoas antes de irmos para o local de inicio do passeio, que era na Av. da Igreja, onde já haviam começado alguns actos simbólicos alusivos ao dia. O passeio estava como uma muito boa afluência e o dia também estava a condizer com uns belos raios de sol.

Poucos minutos depois das 10h, hora programada de inicio do passeio, começámos a pedalar. Optámos por ficar no final do pelotão e lá fomos nós. Durante o percurso, passávamos por bastantes populares que apreciavam a grande comitiva de pedalantes.

O percurso passou por várias artérias da freguesia e para surpresa nossa, os momentos de paragem foram bastante breves. A média de andamento também foi bastante baixa, o que permitia a participação de qualquer pessoa. Foi isso mesmo que os Papa Trilhos fizeram, na companhia das suas crianças, equipadas a rigor e com um grande sentido de responsabilidade.

Após 19Km e 162m de acumulado, chegámos ao Parque das Lagoas, onde estava tudo preparado para cumprir o resto do programa das festas, com actuações de alguns grupos populares locais, iniciativas e demonstrações desportivas.

Convém ainda realçar alguns pontos importantes que merecem uma atenção mais cuidada por parte da organização:
- independentemente de ser uma passeio de lazer, julga-se que deveria ser obrigatório o uso de capacete. Esta peça é fundamental para a segurança de qualquer pedalante, e nem sequer era referenciada nos regulamentos do passeio. Mais de 90% dos participantes não usaram capacete!!!
- os regulamentos do passeio deveriam ser actualizados de acordo com a realidade do mesmo. A distância não está correcta, pois o percurso tem cerca de 19Km e não 25Km como anunciado. A dificuldade do percurso está longe de ser média/elevada, pois a distância e o acumulado medidos demonstram que a dificuldade é muito baixa.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ponto de Encontro - Semana 18

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 01: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.
- 4ª feira, dia 01, feriado: Voltinha Papa Trilhos do Dia do TrabalhadorPonto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- sábado, dia 04: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.30h.
- domingo, dia 05: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

sábado, 27 de abril de 2013

Apostiça - 2013-04-20 - 31Km

Reportagem por Pedro Felix

Estávamos todos reunidos no Parque das Lagoas às 15:30 pois a hora tinha mudado. Fomos em direcção à Apostiça e em vez de seguir o caminho habitual, fomos por outro por trás da ETAR porque o outro caminho parecia que tinha estado um tractor a lavrar o caminho.

No caminho que seguimos havia muita areia e era muito perigoso pois tinha muitas valetas e isso tornou o percurso mais difícil.

A partir da ETAR fomos pelo caminho habitual pela Apostiça em direcção à Fonte da Telha, mas não descemos até à praia apesar de apetecer. Fizemos o primeiro abastecimento e convívio quando saímos da Apostiça e a Sandra pôs em prática os seus dotes de cabeleireira e fez uma trança à minha mãe. Também tirámos a foto de grupo.

Voltámos direito à Verdizela e como estava muito calor tivemos de ir abastecer de água no Parque da Verdizela onde aproveitámos para comer e regressámos ao Parque das Lagoas (os outros porque nós ficámos logo em casa).

Participantes: Pedro, Leandro, Gonçalo, Joana, Dora, Sandra, Nelson, Félix, Paulo Alex, Amaro, Borda d`Água e filho.

PS: Não vou contar que o meu pai fez batota.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Olha a Comenda... - 2013-04-21 - 56Km

Reportagem por Paulo Alex San

O dia prometia um tipico dia de Primavera com temperaturas a tocar já no Verão. E nós, os Papa Trilhos, seguindo a tradição domingueira, seguimos o chamamento das bikes com a romaria a iniciar-se pouco depois das 08.30h no Parque das Lagoas e uns minutos mais tarde, na Qta do Conde. Quem fez a contagem dizia que eram 23.

Sem destino definido, fomos exercitar as bikes para os lados da Arrábida. O aquecimento foi na subida da Qta do Anjo até à base do Cai de Costas. Apesar de calor apelar ao uso do fio-dental, optámos por descer mesmo ao lado até ao Vale de Barrios e virarmos um pouco mais à frente para o Trilho das Oliveiras.

Até aqui, tudo bem! Mas depois de entrarmos no alcatrão, junto à EN10, um malabarismo atipico, fez o Fernando Borda d'Agua ir ao chão. Nem tudo parecia mau, umas esfoladelas aqui e acolá. Mas não era bem assim. A queda foi mais grave e a familia Borda d'Água optou por fazer agulha até casa. À data da presente escrita, sabe-se que depois de uma visita ao hospital e uns quantos diagnósticos contraditórios, não hà nada partido, mas mesmo assim, afastará o Fernando algumas semanas da prática do BTT.

Os restantes, seguiram pelo Trilho da Comenda até à dita. Foi onde fizemos o abastecimento. Já se viam uns quantos fogareiros acessos, muitas mesas postas, mas ninguém se chegou à frente para privilegiar o abastecimento de tão famoso grupo...

O regresso teve passagem por Setúbal e visita a outro highlight, a Cobra. No jardim de Palmela tirámos a foto de grupo para a posteridade e seguimos caminho por entre trilhos, estradões e estradas até Fernão Ferro com passagem pela Qta do Conde.

O GPS marcou 56Km e 851m de acumulado. Foi um bom treino para o passeio do 25 de Abril ;)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ponto de Encontro - Semana 17

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 5ª feira, dia 25, feriado: Passeio de Cicloturismo de Fernão Ferro.
- sábado, dia 27: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.30h.
- domingo, dia 28: Voltinha domingueira Papa Trilhos - Volta de Alcochete. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

PASSEIO DE CICLOTURISMO DE FERNÃO FERRO
5ª feira, 25 de Abril, Fernão Ferro

Os Papa Trilhos irão estar representados neste tradicional passeio organizado pela Junta de Freguesia de Fernão Ferro e integrado nas celebrações do aniversário do 25 de Abril. A listagem de inscrições efectuadas por Papa Trilhos, familiares e amigos pode ser consultada neste link.

O passeio irá percorrer algumas ruas da Freguesia, com o total de 19Km com 181m de acumulado o que lhe confere uma dificuldade fisica e técnica baixa.

Ponto de Encontro:
- 09.45h: Parque das Lagoas
- 10.00h: Junta de Freguesia de Fernão Ferro (Rua da Igreja). Local de inicio do passeio.

Percurso:


VOLTINHA DOMINGUEIRA DOS PAPA TRILHOS - VOLTA DE ALCOCHETE
domingo, 28 de Abril

Para este domingo, está agendada uma volta diferente. Iremos fazer a Volta de Alcochete. Esta volta é essencialmente rolante e será por estrada.

A última vez que efectuámos esta volta foi em Maio de 2011. Os dados técnicos foram os seguintes:
- distância: 81Km
- acumulado: 606m
- tempo total: 5h

Sendo esta uma volta de maior distância, será expectável que a hora de chegada possa ser mais tardia que o habitual.

Ponto de encontro:
- 08.00h: Parque das Lagoas
- 08.20h: GALP Qta do Conde


Lembretes desta semana:
- domingo, dia 28: NOVA HORA DA VOLTINHA DOMINGUEIRA - 08.00h.


sábado, 20 de abril de 2013

Regresso do To Zé - 30Km - 2013-04-13

Reportagem por Gonçalo e Leandro

Estávamos no Parque das Lagoas À espera de participantes quando apareceu To Zé para vir dar uma volta connosco - Até que em fim….

Partimos do Parque das Lagoas, fomos até à Quinta do Conde. Logo de seguida o Fernando assustou-se com a água e caiu. De seguida foi até à habitual casa das tortas mas estava fechada, por isso o pai levou-nos para uma mais à frente (que era igualmente boa).

Continuamos o nosso caminho e voltamos pela Quinta do Conde e terminamos no Parque das Lagoas.

Participantes: Leandro, Gonçalo, Tozé, Sandra, Nelson, Borda D’ Água, Fernando, Paulo e o “Chico”

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primavera!!! - 2013-04-14 - 58Km

Reportagem por Fernando Vitor

Finalmente chegou a primavera que ajudou na nossa volta de Domingo.Já tínhamos saudades. Após juntarmos-nos todos na bomba da gasolina da Quinta do Conde, o percurso começou.

Passámos por Vila Fresca, subimos ao lado da queijeira, passámos junto às antenas da Arrábida, Casais da Serra onde o sol já bronzeava.

No final foram 58Km positivos para ganharmos animo e boa disposição.

Participante: Ni, Mario, Nuno, Pacheco, Dias, Borda d'Agua, Nando, FVitor, Felix, Sandra, Nelson, Bela, Lapa, Marco, Carlos Prazeres, Isabel, Fátima e António.