. . CANCELADO - 12 a 13 SETEMBRO - BTT PETISCOS MARVÃO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





quarta-feira, 8 de junho de 2011

Volta Saloia - 2011-06-04 - 63Km

Reportagem por Ni San

Ponto encontro no parque das Lagoas 8h em ponto. Já estavam outros Papa Trilhos prontos para arrancar para Quinta do Conde onde estariam mais uns elementos para uma voltinha calma, pensava eu! Depois dos comprimentos, para onde vamos? O Mário queria ir a Alcochete mas havia malta que tinha regressar cedo. Como havia um destino já traçado, mas alguns Papa Trilhos tinham feito essa volta á pouco tempo, decidiu-se que alguns iriam a Alcochete e outros iriam dar uma volta sem destino. Assim separámo-nos em dois grupos.

Falando da volta, saímos da Quinta do Conde, Quinta da Areia, subimos rotunda da auto-estrada,  descemos em direcção à Barra Cheia... volta ali volta acolá, saímos no Pinhal Novo.  Estando no Pinhal Novo, tínhamos de marcar o ponto na pastelaria Mafraria.

Com abastecimento já no bucho, seguimos para Venda Alcaide, Volta da Pedra, subimos para Palmela pelo lado dos bombeiros, mais uns ss's na vila e, como é lógico descemos. Tomamos o rumo do estradão por baixo dos moinhos até cai de costas. Já adivinharam para onde fomos, logicamente que o subimos. Lá no alto fomos sair às necessidades passando pelo moinho dos cucos, sempre a subir até onde não havia mais.

Mas já havia falta de agua e tínhamos de descer para Azeitão. Abastecidos, estava na hora do regresso directos Quinta do Conde, Fernão Ferro. No total foram 63 kms a altitude não sei, mas houve quem se queixou-se das pernas. Os participantes desta volta saloia foram o Rick, Fernando Lapa, Kimbikes, Ni e  dois colegas do Rick.

terça-feira, 7 de junho de 2011

2011-06-04_05 Caminho de Fátima 198 km

Reportagem por Rui San

05h20, hora de saída de Benfica até à Arroja (Odivelas), ponto de encontro e de partida para o Caminho de Fátima 2011 do Passatempo Bike Team.A este hora eu e o Zé percorremos ruas desertas, mas que nos levavam à máxima concentração para não haver alguma surpresa.Chegados ao ponto de encontro junto ao café Passatempo, local "sede" do grupo tratamos da logística para as carrinhas que nos iriam dar apoio ao longo destes 2 dias.Partimos com um ligeiro atraso em relação à hora programada e, lá fomos nós para o Caminho até Fátima via Golegã, em que nesta primeira fase do percurso era coincidente com o tradicional, entre Alpriate e Vila Franca de Xira.É aqui que se separa, pois atravessámos para a margem direita do rio Tejo, percorrendo a Lezíria de Vila Franca, passando por Benavente, Salvaterra de Magos até Muge onde efectuámos a nossa paragem para reabastecimento (almoço) com umas belas bifanas.Restabelecidos, prosseguimos em direcção a Santarém, onde não entrámos, passando ao lado seguindo em busca de Vale de Figueira, Azinhaga até à Golegã, onde chegámos antes das 17h00.Após noite de recuperação com um sobressalto por causa de um incêndio nas imediações onde estávamos, para o 2º dia estavam guardadas as subidas na Serra D´Aire e Candeeiros após um primeiro dia muito rolante.Saímos da Golegã em direcção a Torres Novas, passando por várias propriedades agrícolas e eis que entrámos em pleno Parque Natural da Serra D´Aire e Candeeiros fazendo um zigue e zague e um sobe e desce constante entre estradões rápidos e estradões e caminhos de pedra solta até Fátima.Foram 2 dias de muito btt e pouco alcatrão, especialmente no 2º dia. Excelente companhia que me fez lembrar o nosso grupo.Quero agradecer o convite do Passatempo Bike Team na pessoa do Zé, o convite que me fizeram para os acompanhar, assim como a todos os que me ligaram ou mandaram mensagens a dar força para o Caminho.Percurso com 190 km e um grupo de 30 pedalantes.

Alcochete - 2011-06-04 - 86Km

Reportagem por Nelson San e Bela San

Alcochete : Pré-teste Santiago Compostela verificação técnica-mecânica (86 KM)

À hora marcada, lá estávamos no Parque das Lagoas. Saímos em direção à Quinta do Conde onde estavam mais bttistas. Aqui dividimo-nos, pois nós estavamos decididos a ir a Alcochete, e como amigo não empata amigo, lá fomos nós, e amigos como sempre.

Sem perder tempo avançámos a uma velocidade média de 25km/h pedalando em direção a Moita da Ribatejo, passando por Sarilhos Grandes ou Pequenos, chegando ao nosso destino Alcochete.

Aqui tirámos a nossa foto de praxe e tomámos o nosso cafezinho na Pastelaria habitual (há que registar o pedido do sr. deste estabelecimento, que solicitou o jornal Record todos os domingos pela manhã). Aqui neste local o nosso companheiro Paulo Félix foi premiado com um pacotito de açucar no capacete. Este não deu por ele durante todo o percurso de regresso. Será que notou algo de estranho quando chegou a casa!? Aguardamos… ups GOOOOOLLLLLO (52m 46s – Helder Postiga em jogada normal marca o golo de Portugal – relato on -line).

Com a devida cafeína, já ninguém nos parou, e tipo FlashGordon voámos até Fernão Ferro à velocidade constante de 28 Km/hora, em que as subidas pareciam descidas.

Há que registar que hoje tivemos o substituto do Fugas, tivemos o Fuguinhas – Paulo Félix San

Partcipantes: Bela San, Sandra, Mário San, Nelson San e Paulo Félix San.

Ponto de Encontro - Semana 24

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 5ª feira, dia 09: Peregrinação Papa Trilhos a Santiago de Compostela.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

PEREGRINAÇÃO PAPA TRILHOS A SANTIAGO DE COMPOSTELA
Fernão Ferro/Braga/Santiago

Esta semana temos a tão aguardada Peregrinação a Santiago de Compostela. Para esta "aventura", temos programadas 3 etapas que terão inicio em Braga.

Todas as informações sobre as etapas, alojamentos e outras considerações, estão disponíveis na mensagem do site.

Ponto de Encontro:
- dia 09 de Junho, 17.30h: "check-in" no autocarro e acondicionamento da bikes, Parque das Lagoas
Logo que tenhamos as bikes todas arrumadas e os pedalantes no autocarro, iniciaremos a viagem em direcção a Braga. Solicita-se a todos que estejam no Parque das Lagoas o mais cedo possível (a partir das 17.30h) para que possamos antecipar ao máximo a saída do autocarro.

Resumo das etapas:
1. Braga/Valença: 70Km, 1570m acumulado
2. Valença/Pontevedra: 52Km, 980m acumulado
3. Pontevedra/Santiago: 65Km, 1150m acumulado
TOTAL: 187Km, 3700m acumulado

Notas:
- não esquecer de levar cobertor/manta para acondicionamento da bike no autocarro.
- uso obrigatório de equipamento Papa Trilhos na última etapa - Pontevedra/Santiago.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rota a Mil... - 2011-06-01 - 33Km

Reportagem por Paulo Alex San

O desafio estava lançado e era noite de mais uma rota do choco, como já lhe chamam. A fama não correspondeu aos participantes, onde somente comparecerem no habitual ponto de encontro, 2 Papa Trilhos – estes ainda não levaram qualquer falta no que toca aos nocturnos gastronómicos!

E com o grupo feito, resolveu-se fazer a voltinha habitual, mas em sentido contrário. É óbvio que havia uma razão, mas mais à frente falaremos do assunto. De saída da Qta dos FF's, fomos direitinhos à entrada da Apostiça, junto à Valenciana.

Atravessámos a Apostiça e com os dias mais longos, ou melhor, com a luz do dia a pernoitar mais tarde, fizemos ainda todo este troço sem recurso à luz artificial. Chegados ao outro lado, gingámos pelas ruas e travessas de Belverde, Qta dos Fanqueiros e fomos até à Cruz de Pau.

O sol já não se via, mas o seu reflexo no céu era suficiente para nos guiar sem grandes trabalhos. A 1ª paragem estava à vista. Depois da descida que habitualmente subimos, fizemos uma manobra de estacionamento e pedimos o cardápio. Estávamos no Brasil Burguer e o nosso pedido de choco frito estava feito. Enquanto esperávamos, e como somos impacientes (rebeldias do nosso estômago!!!), decidimos degustar uns caracóis devidamente acompanhados, não de brasileiras, mas de umas lourinhas.

Estava aprovado! E já com a barriguinha aconchegada, fizemos-nos à estrada, descendo até à Amora e fazendo toda a marginal até ao Seixal. Com o centro estágio do SLB mesmo ali ao lado, seguimos pelo trilho até Paio Pires. A noite já era dona do céu, e as centrais de luzes guiaram-nos por mais um trilho, até a Arrentela, para mais à frente irmos desaguar à EN10.

Bem... estava-se mesmo a ver o que ia acontecer. Para adoçar o regresso já previsto quando decidimos fazer a voltinha ao contrário, fizemos a 2ª paragem da noite – a fábrica dos bolos. Não sei como há gente que resiste a tamanha tentação... sim, estou a falar daqueles “mil-folhas” que desequilibram todas as calorias queimadas.

Foi também aqui que tirámos a nosso foto de grupo, já com o petisco terminado e prontinhos para tentar chegar a casa.

Daqui até ali, foi um instantinho. Entenda-se por ali, as devidas habitações de cada Papa Trilho que honrou este passeio. No total, sem contabilizar as calorias (gastas ou ganhas, são pormenores que não são para aqui chamados), foram 33Km.

Nota especial: na altura que estava no acto de teclar esta reportagem, Lisboa já ia a cerca a uns bons milhares de Kms distância com um acumulado a condizer. Será que os estatutos permitem contabilizar estes Kms? Não são por alcatrão, e também não posso dizer que sejam por trilhos... bem, acho melhor descer à terra e parar de andar nas nuvens!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

2011-05-29 Volta do Sado 92km

Reportagem por Rui San

Para este domingo estava agendada a Volta do Sado, e mesmo com a mudança da hora para a saída das nossas voltas o Parque das Lagoas teve um enorme colorido tal não era a vontade de pedalar nesta volta.À hora marcada seguimos em direcção à Qtª do Conde onde nos aguardavam mais uns quantos elementos e, com todos reunidos chegámos ao bonito número de 31 participantes.Prosseguimos em direcção à Venda do Alcaide passando pelo Makro e Palmela Village num bom ritmo sempre com o Sado no nosso pensamento.Daqui seguimos num serpentear extenso espalhando um colorido dos nossos equipamentos por estradões até à Portucel e, durante este troço o Jorge Nunes e o Rui San deitaram-se um pouco na areia a descansar um pouco.Aqui virámos para junto do rio e sempre junto ao Sado seguimos até junto dos Ferry´s para Troia onde efectuámos uma pequena paragem para reabastecimento.Reabastecimento efectuado e chegava a hora de irmos em direcção à Baixa de Palmela onde nos aguardava a subida da Cobra.Com toda a gente a efectuar a subida e grupo reunido haveria que fazer o regresso ao Parque das Lagoas.Uma volta muito agradável efectuada num bom ritmo, com um excelente número de participantes e 92km.Uma palavra final para os nossos amigos Jaime e Carla que nos acompanharam e também fizeram um reportagem da volta em http://pedalandoateasestrelas.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Equipamentos Papa Trilhos - Encomenda 2011

VERSÃO DE ACTUALIZAÇÃO: V2.0 - 2011-07-07
alterações na última versão:
- actualização preço manguitos
- cancelamento da peça blusão
--------------------------------------------------------------------------------------------
Tendo em consideração a vontade de alguns Papa Trilhos pretenderem renovar o seu guarda roupa, decidiu-se abrir as inscrições para uma eventual encomenda de equipamentos Papa Trilhos.

Os equipamentos disponíveis para encomenda serão os de verão e inverno, além de manguitos. A personalização do equipamento é opcional e consiste na gravação na gola do jersey ou do blusão com o nome e o grupo de sangue.

A encomenda somente será possível com o mínimo de 10 peças por tipo (ver notas).

PREÇOS:
Equipamentos de Verão:
- jersey de manga curta com meio fecho: 26€
- jersey de manga curta com fecho inteiro: 27€
- calção com alças: 35€
- calção sem alças: 33€
Equipamentos de Inverno:
- blusão: 45€ (cancelado)
- calças com alças: 38€
- calças sem alças: 35€
Outros:
- manguitos: 15€ (actualizado)
- personalização de jersey ou blusão - nome e grupo de sangue na gola (por peça): 3€
- desconto para Papa Trilhos: -4€

O design dos equipamentos será o mesmo das encomendas anteriores.

Equipamento de verão:
(sem a componente de manga comprida)

Equipamento de inverno:
(com a componente de manga comprida)

PAGAMENTOS:
Os pagamentos poderão ser efectuados em 2 prestações de acordo com o seguinte agendamento:
- 1º pagamento: imediato - 20€/pedido;
- 2º pagamento: até 31 de Julho de 2011 no restante valor.
Os pagamentos deverão ser efectuados através de transferência bancária para o NIB 0007.0000.00614890276.23 (BES) e enviar o respectivo comprovativo por mail para papatrilhosbtt@papatrilhos.com.

PRAZOS:
- inscrições para encomenda: até 18 de Junho de 2011. Prolongamento do prazo até 03 de Julho.
- previsão de entrega dos equipamentos: 1ª quinzena de Agosto de 2011.

LINKS:
- pedido de encomenda
- consulta da listagem

Notas:
- os tamanhos do fabricante são mais pequenos que o normal, pelo que será conveniente encomendar 1 tamanho acima do normal. Poderão comparar com as últimas encomendas e os que encomendam pela 1ª vez, poderão comparar com algum Papa Trilho da mesma estatura.
- o desconto aplicável a Papa Trilhos é por membro, independentemente do nº de pedidos efectuados através da inscrição na encomenda (aplicado à 1ª encomenda). O desconto é extensível a descendentes directos de Papa Trilhos, mas somente aplicado à 1ª encomenda - Papa Trilho ou descendentes. O desconto apenas é considerado para membros com cotas regularizadas até Junho 2011, inclusive.
- a encomenda somente será colocada caso hajam inscrições para o mínimo de 10 peças por tipo, ou seja, para manter os preços apresentados, terão de ser cumpridas as seguintes quantidades mínimas:
> jersey de manga curta com meio fecho: 10 unidades
> jersey de manga curta com fecho inteiro: 10 unidades
> calção com alças + calção sem alças: 10 unidades
> blusão: 10 unidades
> calças com alças + calças sem alças: 10 unidades
> manguitos: 10 unidades
- a presente mensagem será actualizada sempre que necessário. Qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser enviada para papatrilhosbtt@papatrilhos.com

2011-05-28 O que mais falta acontecer? 52km

Reportagem por Rui San

08h00, Parque das Lagoas, a poucos dias da nossa Peregrinação a Santiago de Compostela, agendou-se para este sábado mais uma voltinha no sentido de fazer mais uns km´s para quem necessita-se mas apenas 2 elementos compareceram, Tó Zé San e o Rui San.Esperámos um pouco e seguimos em direcção à Qtª do Conde e ao chegarmos à Pavil, começa a aventura, pffffff, furo.Paragem para verificar e câmara de ar com gel que não vedava, solução – troca de câmara de ar – pensámos nós, mas nada, pois a bomba não enchia nada. Consequência Tó Zé San regressa a casa apanhar uma bomba. Chegada da nova bomba e nada na mesma, a câmara de ar não enchia, resultado Tó Zé teve de fornecer a sua câmara de ar suplente e funcionou.Problema resolvido e prosseguimos nossa viagem até à Qtª do Conde e a meio caminho já vinham ao nosso encontro o Mimosa San, Ivo San e o Riky San.Seguimos pela Qtª do Conde até S. Simão subindo até perto do Moinho do Cuco virando em direcção ao Alto das Necessidades.Atravessámos as Necessidades e fizemos o estradão na cumeada até meio, estradão este que vai dar até ao Cai de Costas.Aqui reagrupámos e após uma pequena descida e mais uma pequena subida prosseguimos por um single track “fechado” onde se registou a queda do Rui San (eu mesmo) numa pequena ravina, não fosse o arbusto e mais abaixo ia parar.Entre risos e gargalhadas prosseguimos descendo até S. Gonçalo, Cabanas para uma paragem para um café.Café tomado e seguimos agora por um caminho novo, muito giro até darmos com o estradão que vai para os moinhos de Palmela, seguindo num serpentear entre sobe e desce constante e muito engraçado.Com isto tudo faziam-se horas do nosso regresso e, assim fizemos, descendo até à Qtª do Anjo, Qtª do Conde, Coina até ao Parque das Lagoas.Volta com 52km e um acumulado de 789m de acumulado.
Participantes: (5) Rikybike San, Tó Zé San, Rui San, Ivo San e Mimosa San

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ponto de Encontro - Semana 23

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 01: Voltinha nocturna. Ponto de encontro às 20.30h o Parque das Lagoas.
- domingo dia 05: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Dia Internacional da Criança - 01 de Junho

Hoje é dia 01 de Junho e comemora-se o Dia Internacional da Criança. O nosso site, e os Papa Trilhos, não poderiam deixar despercebido este dia, pois as nossas crianças têm tido um grande dinamismo nas actividades do grupo e é justo reconhecermos esta dedicação e dar-lhes os parabéns por este e todos os dias em que temos a companhia deles.

Por isso, esta mensagem é-lhes inteiramente dedicada.

Meninos e meninas... muito obrigado!