Reportagem por Paulo Alex San
O Parque das Lagoas amanheceu de palco montado, já para a festa do 25 de Abril, e uns belíssimos raios de sol, embora com um pouco de vento. A partir das 08.30h, este recinto começou a ser populado por uma espécie animal que habita naquelas bandas e caracterizada por se moverem em dispositivos de 2 rodas, vestes várias com a predominância do laranja e protecção de cabeça de cores e feitios diversificados.
Dada a ordem de partida, os primeiros Kms foram de Fernão Ferro para a Qta do Conde onde estariam mais outros espécimes para o ajuntamento final. E assim aconteceu, outros tantos ou talvez mais, formaram um grupo de 44 rodas. A voltinha em jeito de passeio de BTT, continuou em direcção Cabanas, para depois entrarmos na Serra da Arrábida, a subir, até ao trilho dos Moinhos de Palmela.
Depois foi sempre a rolar em sobe e desce até ao Foi Dental que estava em hora de ponta, pois o congestionamento obrigou a várias paragens onde a paisagem envolvente enriquecia as vistas de quem por ali passava.
O Vale de Barrios foi logo a seguir para virarmos mais à frente em direcção ao trilho do Posto de Vigia. O acumulado de subidas ia aumentando, arriscando-me a dizer, como que directamente proporcional à boa disposição instalada. Já quase no final da subida, no último patamar intermédio, o Lapa San recebeu uma chamada da assistência em viagem e tivemos de continuar sem a companhia dele.
Subimos mais um pouco (que cansaço!) e um furo obrigou-nos a uma paragem mais prolongada, Tira roda, tira câmara de ar, põe desmontas, enche câmara de ar, blá bla blá... foi o furo da Marlene San. Felizmente o Felix San não se debruçou neste azafamo, apesar da sua insistência! Certamente que demoraríamos um pouco mais!
Problema resolvido, solucionado e concluído, iniciou-se a descida até à Capela de S. Luis onde além de tirarmos a foto de grupo, alguns Papa Trilhos tiveram abastecimento reforçado. Dizem que sabia a queijo e pão, mas para a maioria nem cheiro! Mas ficou prometida nova visita ao local, dia 30 de Abril para prova gastronómica na festa local.
Continuámos por trilho até ao estradão de Tanque, que seria o objectivo do passeio. A visita estava prometida à minha pessoa, e o nosso guia Riky tratou do resto. Mas apesar do calor, não nos foi possível refrescar, pois o tanque estava completamente vazio! Falha da organização!
Já com a hora avançada, iniciámos o regresso com subidas várias e outros desníveis inclinados, até ao Vale de Barrios e a última grande subida até ao inicio do Cai de Costas. O grupo aqui estendeu-se um pouco e vários poliglotas do pedal, insistiram em experimentar o Cai de Costas. Os restantes, devidamente acumudados, aguardavam voz de comando para continuar.
Descemos novamente até Cabanas e depois foi sempre a rolar em grande "
velocidez" até à Qta do Conde, com os vários espécimes a deixar o grupo conforme as suas tocas. A chegada a Fernão Ferro concluiu este belo passeio, com o sumatório de 4 dezenas de Kms acrescentados de 7 metros e um acumulado rigorosamente medido com recurso aos mais recentes métodos tecnológicos de 628m.
Não percam mais um passeio dos Papa Trilhos, num qualquer trilho próximo de si.