. . CANCELADO - 12 a 13 SETEMBRO - BTT PETISCOS MARVÃO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





sábado, 23 de abril de 2011

2011-04-16 Volta a Azeitão 41km

Reportagem por Rui San

Após a reunião geral na noite anterior, na manhã seguinte novo encontro dos Papa Trilhos mas desta vez com bikes no Parque das Lagoas, daqui seguimos até à Qtª do Conde onde aguardavam mais Papa Trilhos para se juntarem ao grupo.Prosseguimos até perto do Alto do Paraíso passando pelas casas de Azeitão, estradões e vinhas.
Pequena paragem de reagrupamento e reabastecimento e seguimos até à Qtª da Califórnia, fazendo um sobe e desce sempre em redor de Azeitão por trilhos e estradões, como que se tratasse da volta a Azeitão em btt.O tempo passava e era hora do nosso regresso até ao Parque das Lagoas passando pela Qtª da Catralvos e estradão da Qtª do Peru.Percurso muito agradável e simpático numa manhã com 41 km numa manhã cheia de sol.Participantes: (14) Paula San, Sandra, Mimosa San, Ni San, Helena San, Marco San, Rikybike San, Sónia, Dora San, Rui San, Tó Zé San, Nelson San, Felix San e Kimbikes

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ponto de Encontro - Semana 17

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 6ª feira, dia 22: Voltinha pelos trilhos de Monsanto. Ponto de encontro às 07.50h no Parque das Lagoas ou às 08.20h junto à entrada dos Pupilos do Exercito, edifício de Monsanto.
- domingo, dia 24: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Esta voltinha será mais curta que o habitual de forma a chegarmos mais cedo a casa por ser dia de Pascoa. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.
- 2ª feira, dia 25: Passeio Cicloturismo de Fernão Ferro.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

PASSEIO CICLOTURISMO DE FERNÃO FERRO

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a junta de Freguesia de Fernão Ferro vai organizar mais um passeio de cicloturismo. Este passeio terá uma distância aproximada de 20Km com inicio na junto à Junta de Freguesia. Tratando-se de um passeio oficial, é obrigatório o uso de equipamento Papa Trilhos (para os que têm, obviamente).

Os pontos de encontro para os Papa Trilhos serão os seguintes:
- 09.50h: Parque das Lagoas
- 10.00h: Junta de Freguesia

Percurso:

Adicionalmente, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro elaborou um programa cultural para comemoração do 37º aniversário do 25 de Abril:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

2011-04-10 Por Terras Alentejanas 48 km

Reportagem de Dora San

Mais um domingo, mais um dia de passeio para os Papa Trilhos, mas desta vez estávamos longe – Beja. O Paulo tinha tudo planeado, levou o equipamento e a bike, mas eu só decidi acompanha-lo à ultima hora, então pedi emprestado um equipamento ao papá e a bike ao filho, e lá partimos nós.

Tínhamos como destino a Vidigueira e um bolo folhado com gila para o abastecimento, passámos por são Matias e parámos no cruzamento para as primeiras fotos.

Com o vento sempre de frente lá chegámos nós ao nosso destino e fomos por dentro da vila até á pastelaria, pois queria passar à rua onde vivi 20 anos. Azar dos azares - estava fechada. Fiquei tão desiludida, foi como se tivesse ido a Vendas Novas e não comer bifanas.

Aproveitámos para tirar a foto de grupo, que neste caso era de duo, no jardim, comemos o que tínhamos nos bolsos e iniciámos o regresso a casa.

Quando chegámos à rotunda de Beja encontrámos o grupo do meu pai que também tinham ido dar a sua voltinha domingueira. Conversámos um pouco, tirámos algumas fotos e voltámos para casa.

Foi um passeio muito agradável por terras alentejanas.

Participantes: Felix San e Dora San

domingo, 17 de abril de 2011

Daqui até ali, passando pelo Tanque - 2011-04-17 - 47Km

Reportagem por Paulo Alex San

O Parque das Lagoas amanheceu de palco montado, já para a festa do 25 de Abril, e uns belíssimos raios de sol, embora com um pouco de vento. A partir das 08.30h, este recinto começou a ser populado por uma espécie animal que habita naquelas bandas e caracterizada por se moverem em dispositivos de 2 rodas, vestes várias com a predominância do laranja e protecção de cabeça de cores e feitios diversificados.

Dada a ordem de partida, os primeiros Kms foram de Fernão Ferro para a Qta do Conde onde estariam mais outros espécimes para o ajuntamento final. E assim aconteceu, outros tantos ou talvez mais, formaram um grupo de 44 rodas. A voltinha em jeito de passeio de BTT, continuou em direcção Cabanas, para depois entrarmos na Serra da Arrábida, a subir, até ao trilho dos Moinhos de Palmela.

Depois foi sempre a rolar em sobe e desce até ao Foi Dental que estava em hora de ponta, pois o congestionamento obrigou a várias paragens onde a paisagem envolvente enriquecia as vistas de quem por ali passava.

O Vale de Barrios foi logo a seguir para virarmos mais à frente em direcção ao trilho do Posto de Vigia. O acumulado de subidas ia aumentando, arriscando-me a dizer, como que directamente proporcional à boa disposição instalada. Já quase no final da subida, no último patamar intermédio, o Lapa San recebeu uma chamada da assistência em viagem e tivemos de continuar sem a companhia dele.

Subimos mais um pouco (que cansaço!) e um furo obrigou-nos a uma paragem mais prolongada, Tira roda, tira câmara de ar, põe desmontas, enche câmara de ar, blá bla blá... foi o furo da Marlene San. Felizmente o Felix San não se debruçou neste azafamo, apesar da sua insistência! Certamente que demoraríamos um pouco mais!

Problema resolvido, solucionado e concluído, iniciou-se a descida até à Capela de S. Luis onde além de tirarmos a foto de grupo, alguns Papa Trilhos tiveram abastecimento reforçado. Dizem que sabia a queijo e pão, mas para a maioria nem cheiro! Mas ficou prometida nova visita ao local, dia 30 de Abril para prova gastronómica na festa local.

Continuámos por trilho até ao estradão de Tanque, que seria o objectivo do passeio. A visita estava prometida à minha pessoa, e o nosso guia Riky tratou do resto. Mas apesar do calor, não nos foi possível refrescar, pois o tanque estava completamente vazio! Falha da organização!

Já com a hora avançada, iniciámos o regresso com subidas várias e outros desníveis inclinados, até ao Vale de Barrios e a última grande subida até ao inicio do Cai de Costas. O grupo aqui estendeu-se um pouco e vários poliglotas do pedal, insistiram em experimentar o Cai de Costas. Os restantes, devidamente acumudados, aguardavam voz de comando para continuar.

Descemos novamente até Cabanas e depois foi sempre a rolar em grande "velocidez" até à Qta do Conde, com os vários espécimes a deixar o grupo conforme as suas tocas. A chegada a Fernão Ferro concluiu este belo passeio, com o sumatório de 4 dezenas de Kms acrescentados de 7 metros e um acumulado rigorosamente medido com recurso aos mais recentes métodos tecnológicos de 628m.


Não percam mais um passeio dos Papa Trilhos, num qualquer trilho próximo de si.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

2011-04-09 Sobe e desce pela Arrábida 48 Km

Reportagem por Marco San & Sónia

Numa manhã em que o Sol estava com alguma vergonha, pedalámos até ao cruzamento da Quinta do Peru para nos encontrarmos com o restante grupo que vinha de Fernão Ferro.
Com o grupo formado rolámos em direção a Serra da Arrábida pelo estradão que dá ligação a Maçã.
Atravessámos a estrada para o outro lado e continuámos em direcção à Serra da Arrábida. Chegando às pedreiras foi começar a subir, subir e subir.
Descemos a uma velocidade simpática acima dos 30km/h (houve quem marcasse 59,6km/h). Depois subirmos à Quinta El Carmo onde tirámos a foto de grupo e algumas fotos artísticas.
Não sei muito bem qual era o líquido que o Paulo Alex San tentava tirar mas que se esforçou, esforçou…
Lanço aqui um desafio…Quem será a estilista que lançou uma nova linha de luvas? Muito à frente. Se a moda pega ui ui… É melhor registar a patente.
Descemos mais um pouco, para subirmos os Picheleiros seguindo em direção a Azeitão, onde ainda houve tempo para lavar as Bikes num ribeiro com o Rikybike San a ajudar a identificar o melhor sítio de passagem.
Chegámos a estrada que dá acesso à Quinta do Peru.
Após as despedidas seguimos para a Quinta do Conde e o restante grupo para Fernão Ferro.
Volta com bastante acumulado de amizade, boa disposição e entreajuda que nos caracteriza, volta após volta.
Participantes (11): Ni San, Rui San, Marlene San, Sandra, Rikybike San, Paulo Alex San, Felix San, Sónia, Dora Félix, Marco San e To Ze San.

Noticia Comércio Seixal e Sesimbra


in Comércio Seixal e Sesimbra de 15 Abril 2011

2011-04-06 Em busca do courato "light" 36km

Reportagem de Helena San
Encontro no local habitual e, quando cheguei ao Parque das Lagoas a Marlene San já andava a fazer um pequeno aquecimento, logo em seguida chegavam o Ni San e a Paula San.Tudo pronto, formalidades cumpridas com os devidos cumprimentos, o Ni tomava o comando do pelotão e saímos em direcção à Qtª das Laranjeiras onde se juntou a nós a Bela San.Tal como a Paula San tinha sugerido fomos em busca do courato light, pedalamos em direcção ao Parque Industrial, passamos pelo Centro de Estágio do Benfica e chegados ao local do courato, "que é deles?" "light", muito pouco ou nada?.Não havia nem um, lá tivemos de saborear uma barrita repondo algumas "energias", retomando as peda ladas de seguida.Percorremos a baía do Seixal, Amora, Foros da Amora, Apostiça até ao nosso ponto de partida em que o nosso comandante Ni, foi efectuando a "distribuição" das participantes pelas suas habitações.Só me resta agradecer ao Ni San pela sua disponibilidade e às meninas pela boa disposição tornando esta volta ainda mais agradável.Foi uma volta fixe em que fomos em busca do courato e que havemos de fazer novamente a procura do courato light.Participantes: (5) Helena San. Bela San, Marlene San, Paula San e Ni San

quinta-feira, 14 de abril de 2011

À Terceira é de Vez - 2011-04-13 - 37Km

Reportagem por Bela San

À terceira é (ou deve ser) de vez!!!

Por volta das 20h10/20h15h passo à tua porta.” - Mas tal só aconteceu já passava das 20h30 e a culpa foi de quem? Do Cajó, claro!

Vamos lá ver se ainda chegamos a tempo do courato ou da bifana!” – exclamou o Ni já com um ar um pouco esmorecido (como quem diz: será que é hoje?).

Partida dada, fomos em direção ao parque indústrial do Seixal, alguns já de pernocas e braços ao léu. Estava uma noite excelente para a prática deste desporto.

De seguida rumamos à Baía do Seixal, passando por trás do centro de estágio do Benfica e, aqui mesmo, encontrámos os portões fechados. Mas não eram os do centro de estágio, eram mesmo aqueles que davam acesso à maravilhosa bifana/courato. Pode ser que à terceira seja de vez, já que na semana passada quando aqui chegámos os portões estavam abertos, mas as sandes nem cheirá-las quanto mais vê-las.

De barriguinha cheia de barritas (a minha e a do meu mori estavam cheias mas era de um/dois belo(s) prego(s) elaborados pelo cozinheiro mor de lá de casa) contornámos a Baía do Seixal, Cruz de Pau e seguimos a direcção a Belverde.

Aqui, após a tradicional foto de grupo, entrámos na Quinta da Apostiça.  E se há sitio que são necessárias luzes é mesmo aqui e para isso tivemos os nossos holofotes particulares móveis na LaPierre X-Control 310 – 2008.

Seguimos para a Quinta da Valenciana, em direção ao Parque das Lagoas, atravessando a estrada de Sesimbra não nos esquecendo de desviar da figueira plantada pela Dora San.

Foi uma voltinha animada já com cheirinho a verão e fica a questão no ar: Será que a terceira é de vez? (Não desanimes Ni, acredito que sim!)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ponto de Encontro - Semana 16

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 6ª feira, dia 15: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.
- domingo, dia 17: Voltinha domingueira dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Aniversário de Mimosa San - 2011-04-13

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Mimosa San.