Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

5º Passeio "Por Trilhos da Afeiteira" a 7 de Março - Vendas Novas

O Papa Trilhos Jorge Gois mencionou nas um passeio nas "conversas online" que irá-se realizar em Vendas Novas que passa-se a divulgar.

Trata-se do 5º passeio de BTT "Por Trilhos da Afeiteira" que terá lugar no dia 07 de Março de 2010.

O passeio terá 2 percursos disponíveis:
- 30Km guiados
- 60Km livres

As inscrições podem ser efectuadas através da ficha de inscrição disponível neste link e enviar por mail para btt-gdra@gmail.com.

As inscrições estão limitadas a 1000 participantes e têm os seguintes preços:
- 18€: passeio e almoço
- 12€: almoço acompanhantes
- 8€: só passeio

Mais informações e regulamento no site do Grupo Desportivo e Recreativo da Afeiteira.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

2º Passeio Amigos da Pinga - Campo Maior em 06 de Março

Passa-se a divulgar um passeio em Campo Maior a pedido do Papa Trilho CaJo San.

Os Amigos da Pinga estão a promover o seu 2º passeio de BTT. Este passeio é em Campo Maior no dia 06 de Março de 2010.

As inscrições estão limitadas a 100 participantes e têm o preço de 15€.

Mais informações em btt-campomaior.blogspot.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estrela à Vista - 2010-02-07 - 31Km

Dia 07 de Fevereiro de 2010... 07.30h... Seia... Papa Trilhos... o pátio estava a ser invadido por uns seres estranhos nestas bandas. Vestidos de laranja e azul, com umas coisas de 2 rodas com pedais, arregalavam os olhos dos hospedes da Qta do Crestelo em Seia.

O céu estava meio cinzento, mas começavam-se a observar algumas abertas no horizonte. Tudo estava preparado para a subida a pedalar até ao ponto mais alto de Portugal Continental - a Serra da Estrela. Registámos o momento antes, pois o depois poderia estar impróprio para consumo.

E lá fomos nós. Primeiro atravessámos a cidade de Seia, com alguns olhares curiosos, e lá começámos a subir. As estatísticas diziam que nos esperava cerca de 30Km a subir.

Era necessario gerir bem o esforço e para isso não podíamos começar logo a puxar. Fomos subindo ao ritmo de cada um, por aquela serra fora. Como já sabíamos o que nos esperava, nada melhor que desfrutar das vistas para aliviar a mente.

Cerca de 10Km depois, avistámos um oásis... uma descida! Estávamos a entrar em Sabugueiro, onde efectuámos uma paragem para descontrair. Tomámos um café e algumas barras energéticas, pois a vista para o outro lado não era animadora.

Com as energias respostas, recomeçámos a pedalar. Estávamos na subida mais exigente de todo o percurso, desde o Sabugueiro até à Lagoa Comprida. Pedalada após pedalada, nem tínhamos pensamento para a brisa fria que nos rebatia no corpo. Já era também possível ver os primeiros indícios de gelo espalhados na paisagem.

Pelo caminho íamos travando monólogos próprios de quem poderia estar num sitio mais quente e confortável, pois já todos teríamos idade para ter juízo! Mas não... estávamos ali para conquistar mais um trofeu pessoal para juntar a tantos outros que melhor guardamos nas nossas memórias. Ouvíamos também palavras de incentivos de pessoas que passavam por nós, também a subir a Serra... mas de carro!

Depois da Lagoa Cumprida, a subida continuou. Avistávamos uma curva e surgia no pensamento que a seguir viria algo menos inclinado para podermos descansar um pouco. Mas não... curva após curva, nada mudava, a não ser a altitude.

Por fim, avista-se a Torre. Pensamos: "está quase!". Mas este quase ainda estava separado de alguns Kms. Com a paisagem completamente branca, estávamos prestes a alcançar mais um grande feito do currículo dos Papa Trilhos. Não era inédito, pois no ano passado alguns Papa Trilhos já haviam conquistado a Torre, mas para a maioria, era a 1ª vez!

À chegada, além da confusão de muitos carros e seres Terráqueos, as nossas famílias lá estavam para nos premiar do esforço de alcançarmos mais um objectivo, após 31Km e 1766m de acumulado de subida.

Os Papa Trilhos nos quase 2000m de altitude.

Participantes (7): Paulo Alex San, Ni San, Rui San, Marco San, Rikybike San, Mário San, Fernando Lapa.

Ponto de Encontro

Depois de alguns Papa Trilho terem hibernado lá para os lados da Serra da Estrela, voltamos às nossas voltinhas habituais de fim de semana.

- sábado, dia 13: Voltinha das Aspirantes. Ponto de Encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 14: Voltinha Papa Trilhos do Dia dos Namorados. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Voltinha Papa Trilhos do Dia dos Namorados

Dia 14, domingo, é dia dos Namorados. Não estando indiferentes a esta data, vamos organizar um passeio onde as nossas meninas (bikes e esposas/companheiras) possam também desfrutar de uma manhã de BTT pela Serra da Arrábida. Neste sentido, o ponto de encontro é às 08.30h no Parque das Lagoas.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

2010-01-30 Antenas a dobrar 59km

Sábado, manhã a ameaçar chuva, mas a vontade de dar uma volta de bike prevaleceu sob a dita ameaça.
À hora combinada o Zé San e o Rui San começaram a pedalar com destino à Serra da Arrábida, mais propriamente dito até às Antenas.
Seguimos até junto da Quinta do Perú, fazendo o estradão que delimita a mesma zona até virar-mos para Azeitão.
Prosseguimos por estrada, até Casais da Serra, onde começámos a subir até ao desvio que vai para o Portinho da Arrábida, passámos este desvio e seguimos até ao Convento, o que significava subir mais um pouco. Aqui chegamos continuamos em direcção ao nosso objectivo, as Antenas, e prosseguimos até chegarmos a elas para depois efectuarmos o percurso descendente.
Ao efectuarmos esta descida cruzamos com o Fernando Lapa, que efectuava o percurso ascendente.
Descida feita e rumámos até à Figueirinha, onde efectuámos uma pequena pausa.
Faziam-se horas para o regresso e iniciamos esse mesmo regresso fazendo-o desde a Figueirinha até ao desvio para o Portinho, fazendo mais essa subida, fazendo posteriormente o percurso do 2º By Night até ao Parque das Lagoas.
Volta com 59 km e um acumulado de 1184m
Participantes: (2) Zé San e Rui San

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aniversário de Fernando Lapa - 2010-02-08

Hoje temos mais um Papa Trilhos de aniversário. O Fernando Lapa está de parabéns!


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aniversário de Ivo San - 2010-02-07

Depois de uma 1ª tentativa falhada, hoje é que é!

O 1º aniversariante do mês está aí. Parabéns ao Papa Trilho Ivo San!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ponto de Encontro

Para esta semana temos mais uma aventura Papa Trilhos lá para os lados da Serra da Estrela. De qualquer forma, irão-se manter as voltinhas habituais para quem ficar por cá.

Assim, o programa das festas para esta semana é o seguinte:
- sábado, dia 06: Voltinha das Aspirantes. Ponto de Encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 06: Subida Serra da Estrela.
- domingo, dia 07: Voltinha Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.


Subida Serra da Estrela
Seia

Para os Papa Trilhos que vão até Seia, a subida ao ponto mais alto de Portugal Continental irá ser no sábado de manhã.

As previsões do tempo para a Guarda (local com previsões de tempo mais próximo de Seia) são as seguintes:


Ou seja, avizinha-se muito frio e alguma chuva. O desafio de suportar o frio irá ser maior ao da dureza da subida!

Para quem fica por cá, aqui está a previsão do tempo:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

1º OriFotoBTT - 2010-01-31 - 24Km

A maior participação Papa Trilhos iniciou a sua digressão numa prova experimental de orientação - o ORIFOTOBTT organizado pela Orange. Representámos os Papa Trilhos com 7 equipas, no total de 27 pedalantes. Uma participação de peso!

Com as máquinas bem afinadas e vestidos a rigor, saímos do Parque das Lagoas para o ponto de inicio da prova - Parque das Merendas em Casais da Serra. O Felix San fez o favor de providenciar o transporte da maioria das bikes (obrigado Felix!).

No Parque das Merendas, a agitação já era bem visível. Entre levantar os dorsais e o roadbook, cumprimentos e preparativos de última hora, as várias equipas iam discutindo a estratégia a seguir: 4-4-1, 3-4-2, pontapé naquele, biqueirada no outro...

Às 08.00h começaram a sair as primeiras equipas, intervaladas de períodos de 4 minutos. Estavam prometidos 24Km com várias paragens pelo caminho para fotos obrigatórias e caças a tesouros escondidos. A equipa "Aspa & Papa Trilhos" alinhou-se também na linha de partida. Já alguns Papa Trilhos haviam partido e estava quase a chegar a nossa vez. Uma equipa de valor, representada pelos Papa Trilhos Paulo Alex San, CaJo San e as Aspirantes Bela e Sónia.

3... 2... 1... partida! E lá fomos nós de papel em punho para vermos se não nos enganávamos onde virar. Com os primeiros metros em alcatrão, virámos logo para dentro da serra. O trilho era a subir... e que subida, curta mas deu luta! Com alguns obstáculos pelo caminho lá fomos transpondo árvores, portões e outros derivados. Tudo com os olhos postos no itinerário e a contar muito bem os Kms.

Chegámos ao 1º ponto de controlo e a foto tinha de apanhar a fonte de água. Aprontámos-nos, ajeitámos as gravatas e a maquilhagem e... click! Já está!

A subir mais um pouco, chegámos ao largo da Aldeia da Piedade e voltámos aos trilhos. Pouco tempo depois chegámos ao 2º local de foto, desta vez junto a uma casa abandonada. Não se percebe bem, mas a Sónia está sentada numa sanita. Companheiros como nós somos estamos a ajuda-la na árdua tarefa de...

Seguimos viagem de roadbook em punho... segue por ali... vira ali... 7 passos para norte... 20 para oeste... e lá encontrámos o 3º ponto de controlo. Era junto a uma igreja e a missa estava em preparação, por isso, não podíamos fazer barulho...

Não resisto em deixar aqui a foto neste local dos nossos "adversários" da equipa "Papa Trilhos Vanessa Team".

Voltámos à serra e seguimos viagem sempre de olhos postos nas indicações do nosso roadbook. Pelo caminho íamos encontrando outras equipas em plena satisfação por estarmos a passar uma manhã de domingo diferente! Alguns Kms mais tarde, fomos até ao miradouro sobre o mar, onde embora o sol estivesse envergonhado, dava para disfrutar da vista. Ahhh... e foi aqui que também encontrámos o 1º tesouro e local de foto obrigatória para o posto de controlo.

Voltámos aos Casais da Serra para entrarmos nos trilhos até uma casa abandonada onde nos esperava o 2º tesouro. Mais um posto de controlo e seguimos até ao campo de jogos junto ao Parque de Campismo. A descida era perigosa e tivemos quem não resistisse em mergulhar. Mas desta vez com consequências mais sérias. A Paula da nossa equipa "Papa Trilhos Vanessa Team" teve uma queda algo complicada e partiu a cabeça. Mas não foi isso que a impediu de continuar a pedalar. Lá seguiu o passeio e nós sempre na cola deles... (as melhoras para a Paula!). Chegados ao largo dos escuteiros, tinhamos mais um ponto de controlo. Encontrámos o smile escondido numa das muitas árvores com "4" e... mais uma foto!

Já com a chegada à vista, tínhamos ainda de ultrapassar alguns trilhos com muita lama e poças de água. A Sónia pediu para pararmos um pouco para poder lavar a sua bike, pois o Marco não a deixa lavar em casa - diz que o lava loiça não é para essas coisas! Nós, como bons companheiros que somos, registámos o momento.

A chegada foi com a passagem de uma pequena ribeira (onde eu lavei os meus sapatinhos brancos - eehhe!), depois de 24Km com 498m de acumulado de subidas.

Foi uma manhã muito divertida onde desfrutámos de uma forma diferente de andar de bicicleta. Para uma prova experimental, não posso deixar de dar os parabéns à organização que tinha vários elementos ao longo do percurso e algumas tabletas para complementar as indicações do roadbook.

Uma ideia original a repetir!

ACTUALIZAÇÃO:
2010-02-03

No site da Orange já saíram as classificações. Podem ser consultadas neste link.

Resumo das classificações Papa Trilhos:
10º - Bike Papa Trilhos, 94 pontos
11º - Papa Trilhos Tizicos, 93 pontos
12º - Aspa & Papa Trilhos, 82 pontos
13º - Papa Trilhos Extreme Foto Team, 81 pontos
14º - Papa Trilhos Vanessa Team, 80 pontos
16º - Papa Trilhos Arrebenta, 80 pontos
17º - Papa Trilhos Fotogenios, 80 pontos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VI Edição Trilhos & Courelas - Vendas Novas em 11 de Abril

O ADN trilhos vai este ano promover a 6ª edição do Trilhos & Courelas. Existiram 3 percursos com grau de dificuldade em tudo semelhante ao de anos anteriores com algumas alterações, matendo o local de partida e chegada coincidentes com o ultimo ano.

O preços serão os seguintes:
- 8€ sem almoço
- 18€ com almoço
- 10€ para o almoço do acompanhante

No valor da inscrição está incluído T-shirt, lembranças, café da manhã e seguro.

O tradicional almoço do porco no espeto também faz parte do cartaz. Este ano serão oferecidos vales de desconto a utilizar no café "A Planicie" onde se poderá saborear a tradicional bifana de Vendas Novas.

As inscrições limitadas a 1000 participantes. O dorsal será atribuido após a recepção do comprovativo de pagamento a enviar pelos participantes por mail ou fax com a indentificação dos inscritos.

Os 3 percursos disponíveis são:
- curto: 20 a 28Km
- médio: 50 a 60Km
- longo: 80 a 90 Km

Mais informações em adntrilhos.net

Links:
- inscrições
- lista de inscritos

PARTICIPAÇÕES PAPA TRILHOS:
- Mário San

- Bela,
- Rui San,
- Paula Crespo
- Paulo Alex San
- Marlene San
- Dora Felix
- Felix San
- Mimosa San
- Marco San
- Carlos Prazeres San
- Isabel
- Ni San
- Luis Ferreira San
- To Ze San