Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





sábado, 19 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Passeio de estrada - 2009-12-08

Reportagem de CaJo San

Juntámo-nos no Parque das Lagoas por volta das 08H30. Constituíamos dois grupos: um queria fazer estrada e o outro essencialmente feminino (as nossas aspirantes) com destino ao BTT. Depois de trocadas algumas animosidades, trajectos mais ou menos definidos e ala que se faz tarde.

Irei relatar o treino por estrada, visto ter sido esse em que me inclui, tendo montando previamente rodas de estrada como os demais fizeram. Saímos então por voltas das 08H40, com direcção à estação de serviço da Galp na Quinta do Conde, local onde éramos aguardados pelo Edgar e pelo Paulo Semião. Juntos rumámos à EN n.º 10 na direcção do Casal do Marco. Virámos à direita no cruzamento para a Siderurgia Nacional junto ao Centro de Bricolage Izzi, para virarmos um pouco mais à frente à esquerda passando junto ao estaleiro do nosso amigo Guimarães (Ai o porco no espeto, hum, que saudades).

Subimos para a Amora e deixando à esquerda a Veloprof fomos em direcção ao Aterro Sanitário, lá para os lados da Verdizela. Foros d’Amora, Pinhal Verde, descendo a estrada que dá acesso às praias até à Costa da Caparica (Estrada Florestal da Fonte da Telha).

Junto a uma das entradas laterais do Parque de Campismo do CCCA, iniciámos o paredão até à Costa da Caparica, abrindo caminho no emaranhado de pessoas no seu jogging matinal e outros grupos de bttistas, que não eram poucos aqueles com que nos cruzámos ao longo de todo o percurso. O tempo estava óptimo para a prática desportiva e lazer, a temperatura estava também agradável. Logicamente que tivemos de nos esticar à Rua dos Pescadores, para nos refastelarmo-nos com um bolo regional (sardinha) e um cafezinho. É que já algum tempo que me vinham a azucrinar o miolo com umas empadas de galinha no restaurante de um amigo do Ni, que eram um espectáculo, mas não parámos.

Detivemo-nos por ali por pouco tempo e saímos com direcção à Trafaria pela ciclovia. Virámos à direita para a EN n.º 377, encetando aquela subidinha jeitosa até ao Pragal, descendo depois para a estação do Pragal, contornando o monumento dedicado à Lisnave, que se encontra bem no meio de uma rotunda que dá acesso à A2. Aqui fomos uns por um lado e o Paulo Semião e o Ricardo Chasqueira por outro. Contactámo-nos telefonicamente e lá voltaram eles para trás. Dirigimo-nos então para a Sobreda, Corroios, passando por Vale de Milhaços junto às piscinas municipais, tomámos o caminho para a Arrentela, descendo para a baía do Seixal. Subimos por trás do Centro Comercial Rio Sul rumo ao Casal do Marco. Será que o Cajó quererá um bolinho? Pensou o Mário. Então fomos de encontro àquela pastelaria que está aberta a qualquer hora, mas de bolos estávamos nós cheios e passando junto à Estação de Coina dissemos adeus ao Paulo Semião e ao Edgar.

Combinámos encontrarmo-nos na casa do Mário por volta das 16H00 com o intuito de acertarmos pormenores e ultimarmos os detalhes para o evento que se aproxima a passos largos, o famoso Tróia Sagres, na sua vigésima edição. Entrámos nos Foros da Catrapona com direcção a Fernão Ferro. Pelo meio despedimo-nos do Pedro (amigo do Ricardo Chasqueira), passando por casa do Mário. Procedemos ainda à entrega do Tó Zé. Ainda houve tempo para receber uma quantas tangerinas das mãos da Dª Maria, mãe da Marlene e do Nelson, que tinham sido acabadinhas de apanhar, que delicia.

Dissemos um até já ao Ni e ficámos na conversa do Parque das Lagoas, eu e o Nelson. Passado pouco tempo, 12H50, mais ou menos, eis que não quando chega o grupo que tinha ido fazer o passeio de btt, as nossas aspirantes, acompanhadas pelo Sr. Joaquim, o Fernando Lapa, o Arsénio e o já famoso Personal Treiner (Mister Rui). Pela descrição do Rui, depreendi que foi algo duro para elas, mas temos de ter cuidado, nós homens, porque quando menos esperarmos, elas lá estão a passamo-nos à roda e a comermos a sua poeira. Acho que o Personal Treiner anda a fazer um excelente trabalho. É uma troca de favores, por um lado ele ajuda-as nos passeios e alimenta-lhes o espírito, com palavrinhas de incentivo, por outro lado elas alimentam-lhe o físico a ele (a comidinha), claro. Até se dá ao luxo de escolher a casa onde vai se refastelar. Mais parece o Sr. Abade.

Foram integrantes neste grupo de estrada, os seguintes elementos que passo a descriminar: Paulo Félix, Tó Zé, Ni, Nelson, Paulo Semião, Edgar, Mário, Ricardo Chasqueira, Pedro e Cajó. Da volta direccionada para a vertente BTT, terá de ser outra pessoa a comentar, em virtude de eu não ser omnipresente, tendo só a dizer que houve três baixas de vulto, que não foram pedalar: Gina, Marlene e Helena, todas elas debilitadas por mau estar físico e febris. De assinalar que não treinámos como tínhamos já encetado na volta que fizemos a Vendas Novas, em fila única, com um a “puxar” mantendo uma velocidade constante e acessível a todos os Papa Trilhos, mas sim mantivemo-nos em “parelhas” muitas vezes e “atenção ao carro”, bastantes vezes. Aguardemos serenamente por Sábado, porque o tempo promete.

Obrigado a todos pela vossa participação, força, camaradagem e perseverança neste passeio e já agora façam o favor de serem felizes.

Over and out

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ponto de Encontro

O último fim de semana foi de grandes feitos para os Papa Trilhos e agora à que restabelecer as forças.

Para isso e, para festejar a quadra que estamos a aproximar, nada melhor que um passeio de Natal.

Programa para esta semana:
- sábado, dia 19: Voltinha das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 20: Passeio de Natal dos Papa Trilhos.

PASSEIO DE NATAL DOS PAPA TRILHOS
Fernão Ferro

À semelhança do ano anterior, vamos fazer o nosso Passeio de Natal. Para participar, é obrigatório o uso de barrete de Natal, além do imprescindível capacete.

Este passeio é aberto a todos os que queiram pedalar.

Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Festa de Aniversário Papa Trilhos - 2009-12-05

Estava tudo preparado para mais uma celebração dos Papa Trilhos. Desta vez a desculpa era o aniversário do nosso blog que esteve de parabéns alguns dias antes. O local escolhido foi o Restaurante Manuela Borges que nos acolheu com muito carinho.

A partir das 20.00h começaram a chegar os primeiros clientes. As mesas já estavam postas e a exposição temática também - cortesia do Papa Trilho Mimosa San.

Os cumprimentos habituais ocuparam os momentos iniciais antes de sermos servidos com algumas entradas - tínhamos queijo, chouriço e outras coisas saudáveis. O jantar era acompanhado pela passagem na televisão de alguns dos nossos momentos e com uma musica para acompanhar.

Depois de nos deliciarmos com a ementa escolhida - um belíssimo arroz de tamboril e um lombinho de porco no forno, fomos presenteados por um pequeno vídeo com muitas fotos do ano de 2009 - cortesia do Rui San.

A noite ainda agora havia começado e vindo de muito longe tivemos a visita de alguém que os faz reviver o nossos tempos de crianças.

O saco vinha cheio. Foram muitos Kms da Lapónia até aqui, mas acho que valeu a pena o esforço.

O Pai Natal só se esqueceu do CaJo San... mas ficou prometido que na noite de Natal iria ter uma recompensa extra.

Uma festa de aniversário tem de ter um bolo. E ele ali estava, dedicado ao grupo e aos 2 anos de convívio.

A noite continuou com um pézinho de dança no salão principal do restaurante, onde estava uma banda a actuar. Passo para ali, voltinha para acolá, cada um à sua maneira, fomos nos divertindo pela noite fora.

Já com roupa transpirada - até parecia que tínhamos acabado de pedalar, lá demos por concluída a nossa festa. Foram momentos muito divertidos, com muitas surpresas e com os Papa Trilhos a demonstrarem o seu espírito de Família!

Obrigado a TODOS!



Video: edição pelo Rui San

sábado, 12 de dezembro de 2009

Aniversário de Fernando San - 2009-12-12

Aqui temos mais um Papa Trilho que está de aniversário. O nosso Amigo Fernando San faz hoje anos. Embora tenha andado um pouco desaparecido nas últimas voltinhas, aqui ficam os Parabéns dos Papa Trilhos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FPCUB e CP Lisboa celebram parceria para bikes

A CP Lisboa e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) estão a trabalhar em parceria no sentido de atrair os utilizadores de bicicletas aos comboios na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Além da gratuitidade do transporte sem quaisquer restrições de horários, a CP Lisboa tem agora um plano para alargar os estacionamentos das bicicletas junto às estações, de modo a incentivar as deslocações pendulares Casa/Escola, Casa/Trabalho ou Lazer, em bicicleta. Neste sentido, a FPCUB foi convidada para dar um parecer sobre as estações onde instalar novos estacionamentos, lançando um desafio a todos os seus sócios e população em geral: quais as estações onde gostariam de deixar a sua bicicleta antes de utilizar o comboio. Esta parceria está em vigor nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado.Para participar, basta apenas enviar as respostas para o mail: fpcub@fpcub.pt.

Informação retirada deste link.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

2009-11-14 Pelas estradas de Alcochete

Reportagem por Edgar

São 8h09 numa bela manhã fria de Outono. Encontro-me à porta do Mimosa San, ainda sentado ao volante do meu automóvel com a fiel companheira de duas rodas ainda montada no suporte no tejadilho. Cheguei cedo. A hora de encontro combinada era às 8h30. Enquanto aguardo dentro do carro, o meu olhar deriva pela paisagem circundante.

Os pisos molhados prestam testemunho da chuva caída durante a noite e o céu coberto por nuvens cinzentas oferece uma promessa de novos aguaceiros que não viria a concretizar-se ao longo da manhã. Ao de longe vejo Palmela e o relevo enublado do Parque Natural da Arrábida, e contemplo com entusiasmo o prospecto de um passeio pelas encostas das suas serras e o desfruto de um cenário de vales verdes e nuvens rasgadas pelos cumes montanhosos. Mas esse passeio não será para esta manhã.

O passeio combinado para este dia será por estrada, um treino de preparação para o longo percurso do Tróia-Sagres. Já falta menos de um mês para este célebre passeio anual, cuja data este ano coincidirá com o meu aniversário, e apesar de aguardar ansiosamente a minha estreia pelas estradas do Alentejo rumo ao Algarve sinto que não possuo ainda a preparação física necessária para tal empreendimento. Durante as próximas 4 semanas terei de treinar com afinco no sentido de aumentar a minha resistência. Hoje irei ter essa oportunidade.

O tempo voa sem dar por isso. Já são 8h35 quando o Mimosa San aparece à porta. Após uma rápida troca de cumprimentos ele revela os detalhes da volta planeada para hoje. O objectivo é Alcochete e as terras circundantes. Seremos um grupo pequeno, de apenas 4 pessoas. Arrancamos os dois em direcção à estação de serviço da BP perto da casa do Mimosa San, onde o Tó Zé San e o Rui San em breve irão encontrar-se connosco. 10 minutos depois o grupo está completo. Abalamos todos juntos em direcção à Penalva. O Mimosa San é o guia desta volta e leva-nos em direcção à Moita, passando pela Fonte do Feto e pelo Cabeço Verde. Impõe-se desde cedo um ritmo rápido, sempre acima dos 20 Km/h, aproveitando a inclinação favorável desde o Cabeço Verde até à Moita para elevar acima dos 30 Km/h. Rapidamente senti as vantagens dos meus novos pneus slick 1.25, adquiridos há uma semana atrás, em piso de alcatrão. Este andamento manter-se-ia ao longo de toda a volta, com alguns intervalos de ritmo mais moderado para facilitar que eu, o elemento menos experiente, recuperasse do esforço investido. Chegados à Moita, e de modo a evitar o trânsito na estrada, desviamos em direcção ao Rosário e deste seguimos até Sarilhos Pequenos, apanhando o atalho que passa pelo bar Vela Latina junto ao rio para chegar a Sarilhos Grandes. Aqui novamente apanhamos a estrada principal e
seguimos em direcção ao Montijo. Por volta das 10h00 chegamos à entrada do Montijo. Sucede então aquele que seria o único percalço decorrido durante este passeio: um pneu furado na roda dianteira da bicicleta do Mimosa San. Equipada com pneus de estrada, e tendo trazido por lapso uma câmara de ar para pneus btt, o Mimosa San é forçado a remendar a câmara de ar. Receando que o remendo não suporte a pressão elevada do pneu de estrada, o grupo decide parar de caminho na loja de bicicletas Mais Pedal no Montijo para que o Mimosa San possa comprar uma câmara de ar adequada. Por sorte, o remendo viria a aguentar o caminho todo não tendo sido necessário proceder à troca.

Retomando o nosso caminho, em breve entramos em Alcochete. Enquanto desfruto da beleza arquitectónica da zona antiga desta característica vila portuguesa, plantada junto ao Rio Tejo, ganho consciência da principal desvantagem dos pneus de estrada. Com o seu perfil baixo e a sua pressão elevada, todas as imperfeições das ruas empedradas do centro de Alcochete são-me transmitidas pelas vibrações da bicicleta. Após esta breve incursão por dentro da vila, passamos pelo Freeport para apanhar a estrada para Pegões. Poucos quilómetros depois, chegamos à rotunda da Estrada Nacional 4, que liga a Atalaia a Pegões. Decidimos não seguir nenhum destes sentidos, optando por enveredar por uma estrada paralela à Auto-Estrada A12 para em seguida entrar na Estrada Nacional 5 em direcção a Rio-Frio. Chegados a Rio-Frio, viramos em direcção à Lagoa da Palha e à entrada desta localidade prosseguimos rumo ao Pinhal Novo.

À saída do Pinhal Novo fazemos uma breve pausa para que o Mimosa San possa ajustar os seus travões. Desde o início do passeio que um dos discos está continuamente a roçar numa das pastilhas, travando constantemente a roda ao longo dos mais de 50 Km percorridos até então. Resolvida a questão, arrancamos em direcção à Quinta do Anjo, passando pelo cruzamento com a Estrada dos Restauradores de Palmela, situado à saída dos Olhos de Água e à entrada para a Lagoinha. Nova paragem logo à frente, para reabastecer de água os nossos cantis na fonte situada a seguir a este cruzamento.

Sendo quase meio-dia, optamos por não prolongar muito mais a volta e cortamos em direcção à Quinta da Marquesa e à Auto-Europa, passando pelo Bairro da Assunção no regresso à casa do Mimosa San. O Mimosa San e eu terminamos assim o nosso passeio, por volta do meio dia e meia, com cerca de 68 Km percorridos, aos quais o Tó Zé San e o Rui San já tinham somado meia dúzia ao vir ao nosso encontro e iriam somar outros tantos no seu caminho de regresso a casa.

E assim se passou mais uma agradável manhã a pedalar por campos verdes na companhia dos Papa Trilhos. Para terminar o dia em beleza, só faltava regressar a casa e arrumar o material, tomar um belo duche quente, almoçar bem e redigir esta reportagem. Com um sorriso nos lábios, pondero no que irei escrever durante o caminho para casa...

Participantes: Mimosa San, Tó Zé San, Rui San e Edgar

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ponto de Encontro

A festa Papa Trilhos abasteceu-nos de calorias, e com o Troia-Sagres à vista, temos que nos dedicar às nossas voltinhas.

Assim, o ponto de encontro desta semana propõe o seguinte:
- 3ª feira, dia 8: voltinha Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.
- 3ª feira, dia 8: volta de estrada. Ponto de encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal.
- 5ª feira, dia 10: volta de estrada. Ponto de
encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal.
- sábado, dia 12: Troia-Sagres.

TROIA-SAGRES

Os Papa Trilhos vão participar em mais uma edição do Troia-Sagres. A logística está preparada e a prontos para esta grande aventura.

O objectivo será começarmos a pedalar o mais cedo possível, para aproveitarmos todo o dia para chegarmos a Sagres.

Para chegarmos a Troia, onde começa a nossa aventura, temos de apanhar o barco em Setúbal. O horário dos barcos indica que temos um barco às 06.15h, onde a tarifa ainda é gratuita para as bikes.

Neste sentido, os pontos de encontro serão o seguinte:
- 05.00h no Parque das Lagoas.
- 05.15h na GALP da Qta do Conde.
- 06.00h no cais de embraque para Troia, em Setúbal.

O percurso conta com cerca de 200Km e 1230m de acumulado de subidas. O track e outros dados podem ser consultados neste link. Poderá ser consultada uma simulação do percurso com os dados de distância e acumulados em cada ponto do percurso, neste link.

A 1ª paragem para abastecimento será em Sines (+/- 66Km com 325m de acumulado). As paragens seguintes serão de acordo com as necessidades, sendo que o desejável em períodos de 50Km.

O jantar está agendado para as 21.30h num restaurante em Lagos, com a seguinte ementa:
- entradas (3)
- prato de peixe: bacalhau com natas
- prato de carne: pernil de porco
- bebidas
(será também confeccionada espaguete para acompanhamento do prato de carne, para reposição dos hidratos de carbono)
O preço da refeição é de 20€ por pessoa adulta (a pagar no final da refeição). As crianças dos 7 aos 15 anos pagam 10€.

O alojamento está confirmado para os Papa Trilhos e acompanhantes inscritos no Meia Praia Beach Club (noite de sábado para domingo).


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Festa de Aniversário Papa Trilhos - #6 - preços finais

Faltam poucos dias para a nossa Festa de Aniversário Papa Trilhos. Dia 05 de Dezembros, lá vamos nós sem ser a pedalar, até ao Restaurante Manuela Borges.

Entretanto, surgiram algumas alterações em relação ao que estava definido inicialmente. Os preços e as idades a pagar foram renegociadas, tendo-se chegado aos seguintes acordos:
- preço adulto: 24€ (foram retirados da ementa os aperitivos).
- as crianças só pagam a partir dos 6 anos (inicialmente era a partir dos 4). O preço para as crianças é de 50% do valor dos adultos. São consideradas crianças dos 6 aos 10 anos.

O ponto de encontro será no restaurante às 19.45h.

Assim, a ementa será a seguinte:

ENTRADAS
- queijos regionais
- enchidos de Portugal
- pão caseiro, manteiga, azeitonas

SOPA
- canja de galinha do campo
- sopa de legumes

PEIXE
- arroz de Tamboril com camarão

CARNE
- lombo de porco lardeado com ameixa e assado no forno

SOBREMESAS
- salada de fruta
- delicia do Solar da Musica
- Profritroles com chocolate

BEBIDAS
- vinhos brancos e tintos "Terras do Sado"
- águas, sumos, cervejas, sangria

O mapa de localização do restaurante é o seguinte:

Ver Restaurante Manuela Borges num mapa maior

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

À conquista do monta e desmonta - Cabo Espichel - 2009-11-21 - 20Km

Reportagem de Marlene San

O Cabo Espichel está localizado em Portugal, a ocidente da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Na sua extremidade, vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.

Isto penso que todos já nós sabemos, o que alguns não sabem é que no dia 21 de Novembro o Cabo foi invadido por 10 magnificas personagens, 14 rodas femininas e 9 rodas masculinas, (uma destas 2 rodas masculinas não sei como definir muito bem, pois era homem com nome de mulher e ainda o chamavam de Anjo? Verde? !!!! ) Fenómenos à parte e tudo preparado para a invasão lá fomos nós seguindo as deficientes marcações de percurso.

A mancha laranja e azul foi-se desvanecendo por entre pedras e calhaus e ao ritmo de cada um, o Rui San que foi fazer os 40km só o vi na partida, depois nunca mais o vi… Quem estava com energia para dar e vender era a nossa Vovó Gina San que também desapareceu no horizonte. Seguidora de tal energia era a Helena San, (sempre a bombar para a Gina alcançar…).

As aspirantes Anabela e Sónia era vê-las pedalar entre covas e vales, iriam ai a uns 250Km/hora, com a ajuda do vento claro… Mais atrás e acompanhadas por duas figuras ilustres Nelson San e Mimosa San (este último com nome de Paula Cristina Crespo e apelidado de Anjo… Verde!), as restantes 6 rodas femininas, Aspirantes Sandra, Dora e eu…

Entre subidas e descidas, quedas e risotas lá fomos nós conquistando os 20Km. Chegados à meta, a festa a que já nos habituamos, ruidosa e cheia de boa disposição.

Quero aqui deixar duas notas:
- Aos Papa Trilhos que por razões diversas não estiveram presentes fisicamente, quero dizer-vos que estiveram SIM.
- À nossa claque que embora inexperiente na “coisa”, esteve 200%. Só não perdoo o CaJo, então os Pompons???