Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal
Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, . Vê a mensagem de "Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com
Iniciativas Papa Trilhos
sábado, 12 de dezembro de 2009
Aniversário de Fernando San - 2009-12-12
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
FPCUB e CP Lisboa celebram parceria para bikes
Para participar, basta apenas enviar as respostas para o mail: fpcub@fpcub.pt.Informação retirada deste link.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
2009-11-14 Pelas estradas de Alcochete
São 8h09 numa bela manhã fria de Outono. Encontro-me à porta do Mimosa San, ainda sentado ao volante do meu automóvel com a fiel companheira de duas rodas ainda montada no suporte no tejadilho. Cheguei cedo. A hora de encontro combinada era às 8h30. Enquanto aguardo dentro do carro, o meu olhar deriva pela paisagem circundante.
Os pisos molhados prestam testemunho da chuva caída durante a noite e o céu coberto por nuvens cinzentas oferece uma promessa de novos aguaceiros que não viria a concretizar-se ao longo da manhã. Ao de longe vejo Palmela e o relevo enublado do Parque Natural da Arrábida, e contemplo com entusiasmo o prospecto de um passeio pelas encostas das suas serras e o desfruto de um cenário de vales verdes e nuvens rasgadas pelos cumes montanhosos. Mas esse passeio não será para esta manhã.
O passeio combinado para este dia será por estrada, um treino de preparação para o longo percurso do Tróia-Sagres. Já falta menos de um mês para este célebre passeio anual, cuja data este ano coincidirá com o meu aniversário, e apesar de aguardar ansiosamente a minha estreia pelas estradas do Alentejo rumo ao Algarve sinto que não possuo ainda a preparação física necessária para tal empreendimento. Durante as próximas 4 semanas terei de treinar com afinco no sentido de aumentar a minha resistência. Hoje irei ter essa oportunidade.
O tempo voa sem dar por isso. Já são 8h35 quando o Mimosa San aparece à porta. Após uma rápida troca de cumprimentos ele revela os detalhes da volta planeada para hoje. O objectivo é Alcochete e as terras circundantes. Seremos um grupo pequeno, de apenas 4 pessoas. Arrancamos os dois em direcção à estação de serviço da BP perto da casa do Mimosa San, onde o Tó Zé San e o Rui San em breve irão encontrar-se connosco. 10 minutos depois o grupo está completo. Abalamos todos juntos em direcção à Penalva. O Mimosa San é o guia desta volta e leva-nos em direcção à Moita, passando pela Fonte do Feto e pelo Cabeço Verde. Impõe-se desde cedo um ritmo rápido, sempre acima dos 20 Km/h, aproveitando a inclinação favorável desde o Cabeço Verde até à Moita para elevar acima dos 30 Km/h. Rapidamente senti as vantagens dos meus novos pneus slick 1.25, adquiridos há uma semana atrás, em piso de alcatrão. Este andamento manter-se-ia ao longo de toda a volta, com alguns intervalos de ritmo mais moderado para facilitar que eu, o elemento menos experiente, recuperasse do esforço investido.
Chegados à Moita, e de modo a evitar o trânsito na estrada, desviamos em direcção ao Rosário e deste seguimos até Sarilhos Pequenos, apanhando o atalho que passa pelo bar Vela Latina junto ao rio para chegar a Sarilhos Grandes. Aqui novamente apanhamos a estrada principal e
seguimos em direcção ao Montijo.
Por volta das 10h00 chegamos à entrada do Montijo. Sucede então aquele que seria o único percalço decorrido durante este passeio: um pneu furado na roda dianteira da bicicleta do Mimosa San. Equipada com pneus de estrada, e tendo trazido por lapso uma câmara de ar para pneus btt, o Mimosa San é forçado a remendar a câmara de ar. Receando que o remendo não suporte a pressão elevada do pneu de estrada, o grupo decide parar de caminho na loja de bicicletas Mais Pedal no Montijo para que o Mimosa San possa comprar uma câmara de ar adequada. Por sorte, o remendo viria a aguentar o caminho todo não tendo sido necessário proceder à troca.
Retomando o nosso caminho, em breve entramos em Alcochete. Enquanto desfruto da beleza arquitectónica da zona antiga desta característica vila portuguesa, plantada junto ao Rio Tejo, ganho consciência da principal desvantagem dos pneus de estrada. Com o seu perfil baixo e a sua pressão elevada, todas as imperfeições das ruas empedradas do centro de Alcochete são-me transmitidas pelas vibrações da bicicleta. Após esta breve incursão por dentro da vila, passamos pelo Freeport para apanhar a estrada para Pegões. Poucos quilómetros depois, chegamos à rotunda da Estrada Nacional 4, que liga a Atalaia a Pegões. Decidimos não seguir nenhum destes sentidos, optando por enveredar por uma estrada paralela à Auto-Estrada A12 para em seguida entrar na Estrada Nacional 5 em direcção a Rio-Frio. Chegados a Rio-Frio, viramos em direcção à Lagoa da Palha e à entrada desta localidade prosseguimos rumo ao Pinhal Novo.
À saída do Pinhal Novo fazemos uma breve pausa para que o Mimosa San possa ajustar os seus travões. Desde o início do passeio que um dos discos está continuamente a roçar numa das pastilhas, travando constantemente a roda ao longo dos mais de 50 Km percorridos até então. Resolvida a questão, arrancamos em direcção à Quinta do Anjo, passando pelo cruzamento com a Estrada dos Restauradores de Palmela, situado à saída dos Olhos de Água e à entrada para a Lagoinha. Nova paragem logo à frente, para reabastecer de água os nossos cantis na fonte situada a seguir a este cruzamento.
Sendo quase meio-dia, optamos por não prolongar muito mais a volta e cortamos em direcção à Quinta da Marquesa e à Auto-Europa, passando pelo Bairro da Assunção no regresso à casa do Mimosa San. O Mimosa San e eu terminamos assim o nosso passeio, por volta do meio dia e meia, com cerca de 68 Km percorridos, aos quais o Tó Zé San e o Rui San já tinham somado meia dúzia ao vir ao nosso encontro e iriam somar outros tantos no seu caminho de regresso a casa.
E assim se passou mais uma agradável manhã a pedalar por campos verdes na companhia dos Papa Trilhos. Para terminar o dia em beleza, só faltava regressar a casa e arrumar o material, tomar um belo duche quente, almoçar bem e redigir esta reportagem. Com um sorriso nos lábios, pondero no que irei escrever durante o caminho para casa...
Participantes: Mimosa San, Tó Zé San, Rui San e Edgar
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Ponto de Encontro
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Festa de Aniversário Papa Trilhos - #6 - preços finais


terça-feira, 1 de dezembro de 2009
À conquista do monta e desmonta - Cabo Espichel - 2009-11-21 - 20Km
O Cabo Espichel está localizado em Portugal, a ocidente da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Na sua extremidade, vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros.
Isto penso que todos já nós sabemos, o que alguns não sabem é que no dia 21 de Novembro o Cabo foi invadido por 10 magnificas personagens, 14 rodas femininas e 9 rodas masculinas, (uma destas 2 rodas masculinas não sei como definir muito bem, pois era homem com nome de mulher e ainda o chamavam de Anjo? Verde? !!!! ) Fenómenos à parte e tudo preparado para a invasão lá fomos nós seguindo as deficientes marcações de percurso.
A mancha laranja e azul foi-se desvanecendo por entre pedras e calhaus e ao ritmo de cada um, o Rui San que foi fazer os 40km só o vi na partida, depois nunca mais o vi… Quem estava com energia para dar e vender era a nossa Vovó Gina San que também desapareceu no horizonte. Seguidora de tal energia era a Helena San, (sempre a bombar para a Gina alcançar…).
As aspirantes Anabela e Sónia era vê-las pedalar entre covas e vales, iriam ai a uns 250Km/hora, com a ajuda do vento claro… Mais atrás e acompanhadas por duas figuras ilustres Nelson San e Mimosa San (este último com nome de Paula Cristina Crespo e apelidado de Anjo… Verde!), as restantes 6 rodas femininas, Aspirantes Sandra, Dora e eu…
Entre subidas e descidas, quedas e risotas lá fomos nós conquistando os 20Km. Chegados à meta, a festa a que já nos habituamos, ruidosa e cheia de boa disposição.
Quero aqui deixar duas notas:
- Aos Papa Trilhos que por razões diversas não estiveram presentes fisicamente, quero dizer-vos que estiveram SIM.
- À nossa claque que embora inexperiente na “coisa”, esteve 200%. Só não perdoo o CaJo, então os Pompons???
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Ponto de Encontro

domingo, 29 de novembro de 2009
Rota das Adegas - 2009-11-23 - 38Km
A saída do Parque das Lagoas foi cedo. Às 07.30h estávamos já a caminho. Passámos pela Qta do Conde para agrupar com o resto do pessoal e, lá fomos nós com os carrinhos alinhados até à Lagoa do Calvo.
Chegados à Lagoa do Calvo, fomos ao secretariado levantar os nossos dorsais. Não havia qualquer confusão e estavam bem organizados. Uma mesa para as equipas e outra mesa para quem ia pedalar como individual. Começámos por aprontar as nossas máquinas e, já vestidos a rigor fomos para a formatura. A paragem da camioneta foi para homenagear o CaJo San...
Tirada a foto da praxe (e que bem que ficámos!), alinhámos para o inicio do passeio. Com um ligeiro atraso lá começámos a dar as 1ªs pedaladas. O ponto alto deste passeio não era nenhuma subida, mas as várias adegas da região que iríamos visitar. Para esta edição, estava prevista a passagem por 4 adegas.

O passeio era guiado e os anfitriões estavam a fazer um bom trabalho, ficando sempre um nos pontos de viragem e, nos cruzamentos com estradas alcatroadas, lá estava alguém da organização a controlar a nossa passagem. Os trilhos, apesar da chuva da tarde anterior, não estavam muito encharcados. Se não fosse assim, muitos haviam ficado atulhados na areia abundante durante quase todo o percurso.
Alguns kms mais tarde chegámos à primeira adega. Invadimos o espaço e depressa as mesas foram ficando vazias. Com muitos mais atletas em relação ao ano passado, a confusão também era maior, o que não permitiu desfrutar em pleno.

Adegas após adegas, lá íamos pedalando também um pouco. Ia-se assistindo a pedalantes com outras condições mais propiciais a outras actividades que não o BTT. O passeio terminou com um almoço de cozido.

Em relação ao evento do ano anterior, este, embora bem organizado, teve mais confusão, fruto da maior participação de BTTistas (e outros!). No entanto, não deixou de cumprir o objectivo com a visita às várias adegas de região.
Foram 38Km com 498m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.
View Larger Map
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Ponto de Encontro
Para esta semana, temos a proposta do seguinte programa das festas:
- 3ª feira, dia 24: voltinha nocturna no Parque Industrial do Seixal. Ponto de encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal.
- 5ª feira dia 26: voltinha nocturna no Parque Industrial do Seixal. Ponto de encontro às 21.00h no Parque Industrial do Seixal.
- sábado, dia 28: voltinha de estrada (a confirmar conforme os interessados). Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas
- sábado, dia 28: voltinha das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo dia 29: Objectivo Alcácer III.
OBJECTIVO ALCÁCER III - CANCELADO
Setúbal/Alcácer/Setúbal
Conforme sugerido aqui no blog, está agendado para dia 29 de Novembro um passeio/voltinha até Alcácer. Este passeio terá início em em Setúbal (junto aos ferry's) e final do mesmo local.
O percurso será aproximadamente 110Km e realizado em 2 fases. A 1ª fase será por estrada desde Setúbal até Alcácer, onde petiscaremos qualquer coisinha para aconchegar o estômago. A 2ª fase será de Alcácer até Setúbal por trilhos junto aos canais de água.
Dada a possibilidade de podermos chegar a Setúbal a anoitecer, aconselha-se a levar luzes (frontal e traseira).
Pontos de encontro:
- 07.00h, Parque das Lagoas (ida de carro para Setúbal)
- 07.10h, GALP da Qta do Conde (ida de carro para Setúbal)
- 07.45h, Setúbal - junto aos ferry's
- 08.00h - inicio do passeio
Aniversário de Jorge Gois - 2009-11-24
Parabéns!