Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ponto de Encontro

Para esta semana propõem-se as seguintes voltinhas:
- sábado, dia 07: Passeio de estrada com percurso a combinar. Confirmação necessária dependentes dos eventuais interessados. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 07: Voltinha das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 08: Voltinha domingueira habitual dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Não se esqueçam de se pronunciarem em relação ao eventual interesse na voltinha matinal de sábado.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

2009-10-25 Por trilhos do BY NIGHT

Reportagem de Ivo San
A hora muda, mas os hábitos, esses continuam iguais.

O dia desta vez amanheceu um pouquinho mais tarde devido à alteração para a hora de Inverno, mas mesmo assim a nossa família acordou com vontade de trepar montanhas, passear por vales, ouvir passarinhos, respirar ar puro, assobiar ou até mesmo declamar poesia…

Como a maratona do dia anterior não chegou para moer as pernas, (só deu para arranhar as mesmas com corta-matos feitos por cima de silvas), combinou-se uma voltinha em jeito de passeio pelos trilhos do nosso tão conhecido BY NIGHT, na companhia das “nossas” meninas, (leia-se esposas e bicicletas).

Desta feita, o ponto de encontro estava agendado para o cruzamento da Quinta do Peru, onde o primeiro grupo que chegasse esperava pelo restante pessoal.

Depois de várias demonstrações de pouco civismo por parte do pessoal das motas; eis que se vê ao fundo da estrada um aglomerado de gente vestida com roupinha nova. Cumprimentos efectuados, beijinhos e abraços dados, contagem do pessoal e lá fomos nós para o nosso “BY DAY”!

Saímos da Quinta do Peru em direcção à Apostiça, passando pela Aldeia de Irmãos até à estrada de Azeitão. Entrámos na Arrábida pela subida dos Picheleiros seguindo-se uma longa descida até ao parque de campismo, seguindo para Casais da Serra, entrando a subir no estradão das pedreiras.

Pelo caminho tivemos algumas paragens para reagrupamento. No regresso fizemos o percurso inverso.

Foi uma voltinha “bestialmente” bem animada, onde reinou desta vez o cor-de-rosa, não tivesse tido esta nossa voltinha um número elevado de senhoras com muita pedalada.
Parabéns a elas!!!
Volta com 35km e 671m de acumulado
Participantes: (20) Aspirante Sónia, Aspirante Dora, Aspirante Bela, Aspirante Sandra, Rute, Hugo, Helena San, Gina San, Marlene San, Marco San, Mimosa San, Ni San, Paulo Alex San, Nuno Lopes San, Tó Zé San, Felix San, Ivo San, Rui San, Cajo San e o Edgar
Video:

Imagens e edição Rui San

24h Monsanto 2010 - 19 e 20 de Junho

A edição de 2010 dos 24h Monsanto já tem data marcada - 19 e 20 de Junho. As inscrições ainda não abertas, embora estejam anunciadas a promoção de vários períodos de inscrição especiais onde se poderá usufruir de descontos especiais.

Até lá, somente os titulares de cartões EA (Escola Aventura), poderão inscrever-se.

Poderá consultar mais informações em: link.

A lista de preços também já foi anunciada:
- solo (1 Atleta): 40 € / 32 € (c/ desconto)
- Equipa 2 (2x40€): 80 € / 64 € (c/ desconto)
- Equipa 4 (4X40€): 160 € / 128 € (c/ desconto)
- Equipa 8 (8x40€): 320 € / 256 € (c/ desconto)

PARTICIPAÇÕES PAPA TRILHOS
1. Rikybike San *
2. Rui San
3. Paulo Alex San
4. Ni San *


* pago

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Festa de Aniversário Papa Trilhos - #1 - abertura de inscrições

Os dias não param e estamos quase a celebrar mais um aniversário do nosso site Papa Trilhos. À semelhança do ano passado, vamos iniciar os preparativos para a organização da nossa festa através de um jantar convívio.

Como já vem sendo habitual, vamos dividir o processo em várias fases:
- até 2009-11-05: sugestão de restaurantes
- até 2009-11-10: votação nos restaurantes
- dia 2009-11-11: verificação das ementas e reserva do restaurante
- até 2009-12-03: inscrições para a festa/jantar

A reserva do restaurante será da responsabilidade de quem o sugerir.

O jantar, como vem sendo habitual, é aberto a qualquer interessado que queira desfrutar do nosso convívio.

A data de aniversário é 20 de Novembro. Atendendo aos compromissos de alguns passeios já assumidos pelos Papa Trilhos no fim de semana seguinte , sugere-se que o jantar seja no dia 05 de Dezembro - sábado.

Ficam desde já abertas as inscrições para a festa/jantar e sugestão de restaurantes. As inscrições devem ser efectuadas através do seguinte link - formulário.

Quem quiser recordar alguns momentos do convívio que foi o ano passado, poderá visitar o seguinte link - clicar aqui.

A consulta das inscrições e restaurantes sugeridos poderá ser consulta aqui.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Maratona de Santarém - 2009-10-24 - 48Km

Os Papa Trilhos estavam de regresso às maratonas. E à semelhança do ano passado, a romaria tinha como destino a maior festa de 2 rodas pedalantes em Portugal que é o FestivalBike em Santarém.

A alvorada foi bem cedo, com a preparação do transporte. Os Papa Trilhos haviam fretado um autocarro para levar toda a comitiva e era necessário acondicionar tudo - bikes, sacos e, claro, as estrelas do evento, nós!

A partida do Parque das Lagoas foi às 06.30h em ponto (até estranhámos a pontualidade!) e a chegada a Santarém aconteceu com bastantes olhares curiosos - um autocarro para a maratona! Nós gostamos do que fazemos e temos o privilégio de poder contar com o apoio das nossas famílias. Tudo isso traduz-se num ambiente de festa, diversão (com alguma loucura à mistura)... e nós gostamos!

Voltando à maratona... os trajes já estavam vestidos e fomos alinhar para a zona de partida. Mas antes ainda aproveitámos para registar a formatura dos nossos atletas.

A partida estava marcada para as 09.30h e, após um espectáculo de paraquedistas protagonizado pelo Exercito Português, foram dadas as primeiras pedaladas com cerca de 5 minutos de atraso. A saída do recinto da feira foi logo iniciada com uma bela subidinha por alcatrão que permitiu estender os participantes e observar os primeiros que já levavam a bike à mão. Demos umas voltinhas pelas ruas da cidade com alguma assistência, sem passar despercebida a presença da policia em TODOS os cruzamentos.

Alguns Kms mais tarde ingressámos nos primeiros trilhos do percurso. Embora o tempo estivesse óptimo para a prática do BTT, com uma temperatura bastante agradável, o céu ligeiramente coberto e uma brisa matinal refrescante, as chuvas que cairam durante a semana haviam deixado as suas marcas nos trilhos, com algumas poças de água e lama.

A primeira parte da maratona não apresentava grande dificuldade, sendo só de referir a 1ª subida depois da partida e o engarrafamento após entrarmos nos trilhos seguido de um curto cai de costas onde a maioria preferiu fazer a pé.

O percurso contou com 2 abastecimentos na distância de 40Km (que bem medidos esticaram para os 48Km). Os abastecimentos eram abundantes, com água, fruta, queques, gel e muitos voluntários a ajudar os participantes. Não posso deixar de referir a falta de civismo de MUITOS participantes que com tanto saco de lixo (inclusive com separação para reciclagem) disponibilizados pela organização, deitavam as garrafas e outros apetrechos para chão, inundando os metros de trilho logo após os abastecimentos de algo em que nada dignifica aquilo que o BTT representa de defende - a Natureza!

A 2ª metade do percurso contou com mais dificuldades, apresentando mais subidas e alguma lama. Podemos constatar a eficiência da marcação do percurso, com muitas fitas e na maioria dos locais chave (viragens, cruzamentos), assistidos por elementos da organização e em outras situações, pela GNR.

Após algumas dezenas de minutos começaram a chegar à meta os Papa Trilhos, assistidos por uma claque com fôlego suficiente para nos acalorar e orgulhar daquilo que somos - Papa Trilhos.

A organização da prova não deixou ao acaso a nossa participação e conseguiu satisfazer a curiosidade de conhecer o CaJo, pois o cartaz "viram o CaJo", não lhes passou despercebido. Até teve direito a entrevista.

A confraternização ainda foi brindada com o encontro, dos também praticantes de BTT, o Nelson e o Sérgio, dos Anjos, a quem a nossa jornalista fez o balanço deste evento.

Depois dos banhos (bikes e atletas), fomos à procura do nosso reforço alimentar. Optámos por não aderir ao almoço da organização, que no ano passado não deixou boas recordações (segundo alguns participantes, este ano também deixou muito a desejar). Fomos para as tasquinhas mesmo ao lado, dentro do recinto da feira. E que belas eram as sandes de presunto e queijo!

Fomos depois visitar a feira e ver as novidades de 2 rodas que as várias marcas tinham para apresentar.

Passámos também pelo stand da COFIDES, empresa que confeccionou os nossos equipamentos, onde trocámos algumas conversas com o Pedro Teixeira. A visita foi mais uma invasão laranja que tomou conta do stand!

No final demos por positivo o balanço do evento. Uma maratona bem organizada com um staff muito prestável e um percurso com dificuldade q.b. A feira foi interessante (à que saber onde vamos gastar os poucos €€€ que poupamos), mas com um ambiente muito quente (alguém se esqueceu de ligar os aparelhos de ar condicionado).

Fica como último registo, a excelente participação dos atletas Papa Trilhos. A estreante Anabela Neves protagonizou o 8º lugar feminino e nem sequer levou bicicleta!

Foram 48Km com 1.080m de acumulado de subidas.



View Larger Map

Passeio Solidário pelo David a 01 de Novembro

A pedido do Papa Trilho CaJo San, passa-se a divulgar um passeio de solidariedade que realizar-se-à a 01 de Novembro na Cova da Piedade.

O passeio terá a distância de 40Km através do concelho de Almada cuja inscrição é através de um donativo ao critério de cada um que inclui seguro e abastecimento.


As inscrições poderão ser efectuadas através do mail indicado no cartaz com a indicação do nome, BI e data de nascimento para o seguro, enviando o comprovativo do donativo.

Mais informações, em www.aesorriso.org

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Romaria a Fátima - 5 e 6 de Setembro 2009

Deixo aqui uma reportagem elaborada pelo Papa Trilho Mimosa San que aguardava a ilustração com algumas fotos do evento. Como não foi possível anexar as fotos, publica-se somente o texto.

Reportagem de Mimosa San


Depois de diversas conversações com uma equipa concorrente e amiga “BTT ORANGE” lá me alistei e, sem grande sacrifício, como devem calcular, com o nosso colega PapaTrilho Riky San para mais uma romaria ao Santuario de Fatima.

No primeiro dia “5 Setembro” começou a minha jornada pelas 5h da manhã. Dia fresco mas só aquelas horas e ala que aí vai ele em direcção há Quinta do Conde para me encontrar com mais alguns romeiros.

Primeira etapa do dia estação da REFER em Coina, bonito de ver, mais parecia uma procissão nocturna tal era o numero de luzes em andamento. Após a chegada do nosso transporte “comboio” tivemos que nos dividir por todas as carruagens, pois o numero de bykes era grande e punha em risco os habituais utentes. Mas correu tudo da melhor forma. Após a chegada deste grupo a Lisboa que foi crescendo ao longo do percurso com entradas de mais romeiros noutras estações, rumámos até Sacavem. Aí já montados nas nossas amigas fomos junto ao Rio Trancão, onde se deu a fusão final de uns de carro e outros de byke. Lá se reuniu um grupo com a módica quantia de 29 romeiros.

Feitas as respectivas apresentações e fotos para a posteridade fizemo-nos ao caminho, pois já se fazia tarde e havia muito que pedalar até ao destino final do dia - “nascente do rio Alviela”. A um ritmo muito vivo lá fomos todos contentes e bem dispostos e sem percalços. Eis que quando estamos já perto de Santarém e com um calor intenso, um romeiro do grupo Orange começa a acusar as DORES de uma queda que tinha dado neste mesmo dia logo ao sair de casa.

Fizemos a respectiva paragem para o mesmo se poder recompor e para minha sorte, mesmo junto a uma seara de TOMATES - que belo pequeno almoço eu tive mesmo sem azeite ou vinagre devorei dois maravilhosos frutos procedido do Ryky e de mais não sei quantos colegas acabando por fazer com que o dono dos mesmos tivesse menos trabalho na apanha. Mas não fiquei por aqui pois as cepas tambem foram vindimadas por mim quer tintas quer brancas. Após a chegada a Santarém, fizemo-nos ao almoço. Uns optaram por Bifanas e outros como foi o meu caso preferi uma bela e quente Sopa que me recompôs as forças para o resto da etapa. Aqui teve que terminar a sua prestação o nosso colega da queda pois não se encontrava em condições de prosseguir.

Até há nossa chegada ao Alviela nada de anormal e digno de registo se passou pois a boa disposição continuava a imperar e as pedaladas apesar do esforço despendido até aí continuavam, mas agora com um ritmo mais lento até porque a paisagem também tinha que ser contemplada.

Quando chegamos ao destino e ainda com um calor abrasador, foi necessario e obrigatorio refrescar os corpos e, aí nada melhor que a bela PRAIA Fluvial que lá existe. Para mim e mais uns quantos nem foi preciso vestir calções de banho pois foi directo com a roupa da bicla e tudo.

Chegada a hora do merecido jantar lá nos fizemos ao mesmo que para não variar estava muito bom. Desta vez foi uma GRELHADA Mista com Massa, Salada, e Batatas Fritas.

Dia 6 Setembro

Alvorada marcada para as 7h da manhã e o pequeno almoço para as 7h45m desta vez volante e com direito a cereais.

Já com a barriguinha composta e as biclas afinadas lá começamos mais uma apetitosa jornada ciclistica “mais dura do que a anterior, não pelos Kms, mas por aquilo que se tinha de subir e o terreno seria muito mais duro”.

Novamente a boa disposição em cima, mesmo com as dores nas zonas mais massacradas - ”NALGAS e PERNAS” ainda a percistirem do dia anterior.

Mais uma vez andamento bem vivo ”apanágio do Grupo Orange”. Sem percalços eis que chegámos ao nosso destino FÁTIMA.

Foi a festa com as Famílias à espera - os beijos os abraços e o prazer de se ter cumprido mais uma rumaria ao maior Santuario do País.

Banhos tomados e as meninas arrumadas, dirigimo-nos ao Restaurante "Tres Pastorinhos" para um belo almoço servido com muita cordialidade e simpatia tal como o que tinha sido aquando da nossa Rumaria Papa Trilhos.

No final o saldo foi bastante positivo pois fizemos X kms com uma altimetria de X metros em conjunto com o acumulado das dores no corpo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ponto de Encontro

ACTUALIZAÇÃO:
Depois da votação para decisão da hora da Voltinha das Aspirantes, a opção que recebeu mais votos foi as das 15.00h. Neste sentido, a hora definitiva para a voltinha das Aspirantes ao sábado é às 15.00h.

Depois da maratona de Santarém, voltamos às nossas voltinhas habituais.

Para este semana, fica aberta a discussão, com o seguinte programa das festas:
- sábado, dia 31: fica aberta a discussão para combinar algum eventual passeio de estrada
- sábado, dia 31: Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro no Parque das Lagoas - hora em discussão.
- sábado, dia 31: 1º Passeio Nocturno Superbikes.
- domingo, dia 1: voltinha domingueira habitual dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Notas:
- atendendo à mudança para a hora de inverno no último fim de semana e tendo em consideração a temperatura matinal nesta época do ano, as voltinhas domingueiras passam ser às 08.30h.

VOLTINHA DAS ASPIRANTES

Foi sugerido pela Bela a alteração da voltinha das Aspirantes para os sábados de manhã. Dado que esta alteração envolve todos(as) os que costumam pedalar nesta voltinha, será submetida à votação a alteração, ou não, da hora. Foi colocada na barra lateral direita do site a votação para esta alteração. As opções são as seguintes: (1) voltinha aos sábados à tarde - 15.00h; ou (2) voltinha aos sábados de manhã - 09.00h.

A votação estará aberta até 5ª feira ao final do dia, altura que ficará definida a hora definitiva da voltinha das Aspirantes, para este sábado e seguintes.

1º PASSEIO NOCTURNO SUPERBIKES
Qta do Conde

Passeio com inicio junto à loja Superbikes da Qta do Conde.
Concentração às 20.30h
Inicio do passeio às 21.00h
Abastecimento com Pão com Chouriço e Caldo Verde no Parque das Merendas da Arrábida.
O passeio tem o custo de 7,5€ que poderá ser efectuado antecipadamente numa das lojas da Superbikes ou antes da partida do passeio.



A dedicação de um Papa Trilho

Enquanto a reportagem da maratona de Santarém esta em preparação, não resisti em publicar aqui uma foto que mostra a pura dedicação de ajuda de um Papa Trilho.

A foto foi descoberta pelo Rui San e é digna de um programa de Apanhados!

domingo, 25 de outubro de 2009

1º Passeio Nocturno SuperBikes

A Superbikes está a organizar um passeio nocturno para o próximo dia 31 de Outubro, sábado. O passeio tem a distância de 40Km com uma dificuldade fácil/média.

As inscrições devem ser efectuadas on-line através do seguinte link - clicar aqui.
O preço de inscrição é de 7,5€ e inclui caldo verde, pão com chouriço e seguro.

O passeio tem inicio na Quinta do Conde.

Mais informações no site da SuperBikes.

Existem Papa Trilhos interessados em participar neste passeio?

Espera-se brevemente apresentar mais detalhes sobre este passeio, aqui no site.

PARTICIPAÇÃO PARA TRILHOS: