Os Papa Trilhos estavam de regresso às maratonas. E à semelhança do ano passado, a romaria tinha como destino a maior festa de 2 rodas pedalantes em Portugal que é o FestivalBike em Santarém.
A alvorada foi bem cedo, com a preparação do transporte. Os Papa Trilhos haviam fretado um autocarro para levar toda a comitiva e era necessário acondicionar tudo - bikes, sacos e, claro, as estrelas do evento, nós!

A partida do Parque das Lagoas foi às 06.30h em ponto (até estranhámos a pontualidade!) e a chegada a Santarém aconteceu com bastantes olhares curiosos - um autocarro para a maratona! Nós gostamos do que fazemos e temos o privilégio de poder contar com o apoio das nossas famílias. Tudo isso traduz-se num ambiente de festa, diversão (com alguma loucura à mistura)... e nós gostamos!

Voltando à maratona... os trajes já estavam vestidos e fomos alinhar para a zona de partida. Mas antes ainda aproveitámos para registar a formatura dos nossos atletas.

A partida estava marcada para as 09.30h e, após um espectáculo de paraquedistas protagonizado pelo Exercito Português, foram dadas as primeiras pedaladas com cerca de 5 minutos de atraso. A saída do recinto da feira foi logo iniciada com uma bela subidinha por alcatrão que permitiu estender os participantes e observar os primeiros que já levavam a bike à mão. Demos umas voltinhas pelas ruas da cidade com alguma assistência, sem passar despercebida a presença da policia em TODOS os cruzamentos.

Alguns Kms mais tarde ingressámos nos primeiros trilhos do percurso. Embora o tempo estivesse óptimo para a prática do BTT, com uma temperatura bastante agradável, o céu ligeiramente coberto e uma brisa matinal refrescante, as chuvas que cairam durante a semana haviam deixado as suas marcas nos trilhos, com algumas poças de água e lama.

A primeira parte da maratona não apresentava grande dificuldade, sendo só de referir a 1ª subida depois da partida e o engarrafamento após entrarmos nos trilhos seguido de um curto cai de costas onde a maioria preferiu fazer a pé.

O percurso contou com 2 abastecimentos na distância de 40Km (que bem medidos esticaram para os 48Km). Os abastecimentos eram abundantes, com água, fruta, queques, gel e muitos voluntários a ajudar os participantes. Não posso deixar de referir a falta de civismo de MUITOS participantes que com tanto saco de lixo (inclusive com separação para reciclagem) disponibilizados pela organização, deitavam as garrafas e outros apetrechos para chão, inundando os metros de trilho logo após os abastecimentos de algo em que nada dignifica aquilo que o BTT representa de defende - a Natureza!

A 2ª metade do percurso contou com mais dificuldades, apresentando mais subidas e alguma lama. Podemos constatar a eficiência da marcação do percurso, com muitas fitas e na maioria dos locais chave (viragens, cruzamentos), assistidos por elementos da organização e em outras situações, pela GNR.

Após algumas dezenas de minutos começaram a chegar à meta os Papa Trilhos, assistidos por uma claque com fôlego suficiente para nos acalorar e orgulhar daquilo que somos - Papa Trilhos.

A organização da prova não deixou ao acaso a nossa participação e conseguiu satisfazer a curiosidade de conhecer o CaJo, pois o cartaz "viram o CaJo", não lhes passou despercebido. Até teve direito a entrevista.
A confraternização ainda foi brindada com o encontro, dos também praticantes de BTT, o Nelson e o Sérgio, dos Anjos, a quem a nossa jornalista fez o balanço deste evento.

Depois dos banhos (bikes e atletas), fomos à procura do nosso reforço alimentar. Optámos por não aderir ao almoço da organização, que no ano passado não deixou boas recordações (segundo alguns participantes, este ano também deixou muito a desejar). Fomos para as tasquinhas mesmo ao lado, dentro do recinto da feira. E que belas eram as sandes de presunto e queijo!

Fomos depois visitar a feira e ver as novidades de 2 rodas que as várias marcas tinham para apresentar.

Passámos também pelo stand da COFIDES, empresa que confeccionou os nossos equipamentos, onde trocámos algumas conversas com o Pedro Teixeira. A visita foi mais uma invasão laranja que tomou conta do stand!

No final demos por positivo o balanço do evento. Uma maratona bem organizada com um staff muito prestável e um percurso com dificuldade q.b. A feira foi interessante (à que saber onde vamos gastar os poucos €€€ que poupamos), mas com um ambiente muito quente (alguém se esqueceu de ligar os aparelhos de ar condicionado).

Fica como último registo, a excelente participação dos atletas Papa Trilhos. A estreante Anabela Neves protagonizou o 8º lugar feminino e nem sequer levou bicicleta!
Foram 48Km com 1.080m de acumulado de subidas.
View Larger Map