Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





segunda-feira, 19 de outubro de 2009

2009-10-04 Passeio até ao Seixal

Sábado, 16H00 Parque das Lagoas, como de costume, ponto de encontro para mais uma voltinha, desta vez com destino diferente ao das voltas anteriores, ao Seixal.


Saímos do Parque das Lagoas em direcção fazendo o menos possível de estrada e seguimos para a Arrentela, onde verificamos partes do percurso destinado ao Contra-Relógio Nocturno a realizar-se nessa noite organizado pela Superbikes.


Continuando o nosso percurso fizemos alguns troços do percurso desse mesmo contra-relógio até junto do Centro de Estágio do Benfica.


Ao entrarmos no Seixal fizemos uma pequena pausa para reabastecimento.



Após o reforço alimentar era hora do regresso ao ponto de partida desta volta e aí começaram a acontecer algumas coisas.


Logo no principio da Avª Marginal no passeio a Mariana caiu, resultado, a manete das mudanças traseiras partida, o que a obrigou a um esforço maior no regresso.


Após restabelecimento da queda prosseguimos passando novamente pela Arrentela e ao atravessarmos a Avª 1º de Maio e numa pequena subida em terra, eis que uma pedalada com mais força e parte-se a corrente da bike da Aspirante Bela.


Nova paragem técnica para reparação e, seguimos e eis que momentos antes de chegarmos à EN10 e numa zona de areia, a Aspirante Bela cai.


Restabelecida da queda prosseguimos , agora num ritmo um pouco mais elevado, pois a noite começava a cair.


A Foto de grupo foi tirada junto à casa do aniversariante Arsénio San.

Foi um passeio com 30 km e um acumulado de 367m.
Participantes:(7) Aspirante Bela, Helena San, Mário San, Rui San e os juniores Pedro, Mariana e Hugo

Video:



Imagens e edição Rui San

domingo, 18 de outubro de 2009

Ponto de Encontro

ATENÇÃO

ALTERAÇÃO DA HORA DA VOLTINHA DE DOMINGO:
- 09.00H PARQUE DAS LAGOAS, OU
09.15H CRUZAMENTO DA QTA DO PERU.


Para este fim de semana temos mais uma participação Papa Trilhos em Maratonas.
Desta vez iremos até Santarém para mais uma maratona incluída no programa do Festivalbike.
O transporte será efectuado de autocarro.
Programa das festas para esta semana:
- sábado, dia 24: Maratona de Santarém
Ponto de encontro às 06h00 no Parque das Lagoas, para acondicionamento das bikes no autocarro - 06h30 partida no autocarro com destino a Santarém.
- domingo, dia 25, voltinha domingueira a combinar, ponto de encontro no Parque das Lagoas às 09h00.

Não esquecer de levar um cobertor ou manta e esticador para acondicionamento das bikes no autocarro

terça-feira, 13 de outubro de 2009

2009-10-05 Aspirantes na Comenda 15km

Reportagem do júnior Pedro

Olá malta!

A voltinha dos aspirantes foi muito diferente do habitual. Não se realizou no sábado devido aos anos do Leandro e da Isabel mas sim na 2ª-feira dia 5 de Outubro, por ser feriado. O ponto de encontro foi no parque de estacionamento do Modelo às 9h com as bicicletas em cima dos carros porque o destino era a Arrábida.


Deixámos os carros ao pé do restaurante “Choco Frito” e entrámos na serra. Pouco depois juntou-se a nós o Mimosa e o Ivo que também andavam por ali a treinar.

Seguimos em direcção à Comenda onde nos aguardava o Paulo Félix, que estava magoado da voltinha da véspera e não podia andar de bicicleta. Antes de parar junto dele fizemos uma boa subida para suar um pouco. Descemos e parámos na Comenda junto ao Paulo para conversar um pouco e comer


Já de barriga cheia montámos nas bikes e voltamos para trás por outros trilhos. O Mimosa e o Ivo foram fazer a Subida das Necessidades e nós fomos para a estrada. Encontramos montes de BTTistas que também andavam para ali.


Foi um passeio muito diferente e que todos gostámos muito, pois passámos por sítios muitos bonitos.


Participantes: (8) Aspirante Sónia, Aspirante Dora, Rikybike San, Ni San, Marco San e os juniores Daniela, Rute e Pedro

Ponto de Encontro - Semana 42

O ponto de encontro desta semana fica aberto para a discussão das voltinhas que se pretendam fazer.
Programa para esta semana:
- domingo, dia 17: voltinha domingueira dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas.

Caso haja interesse em combinar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

domingo, 11 de outubro de 2009

Peregrinação a Santiago de Compostela - Pontevedra-Santiago Compostela - 2009-10-05 67km

Alvorada pelas 07h00 para preparar material para esta última ligação, de Pontevedra a Santiago de Compostela e, a primeira reacção foi ver como estava o tempo, não estava a chover, mas enquanto tomávamos o pequeno almoço começou a chover e não mais parou o que levou alguns elementos fazerem alguns acertos no vestuário, os impermeáveis.

Saímos de Pontevedra por volta das 09h00 e seguimos para o centro da cidade em direcção ao rio, para podermos sair de Pontevedra e entrarmos mais em zona rural e aqui chegados, a chuva aumentou de intensidade e fizemos uma paragem para nos abrigarmos, pois não estava a ser seguro continuarmos debaixo daquela chuvada.
Após alguns minutos a chuva abrandou e prosseguimos em direcção a Caldas de Reyes onde iríamos efectuar uma paragem para reabastecimento e carimbarmos as credenciais, percursos efectuado por trilhos muito muito pesados, com muita lama e água, mas muito bonitos.
Em Caldas de Reyes a paragem foi breve pois as condições assim obrigavam que fosse e seguimos para Padrón, onde haveria nova paragem para reabastecimento.
Percurso efectuado por trilhos muito bonitos, até bem perto de Padrón, num serpentear a serra assim como um sobe e desce constante com uma beleza paisagística enorme.
Chegados a Padrón, a paragem programada tornou-se muito rápida, pois estávamos todos enchardos e não era aconselhável a paragem mais longa.

Reabastecimento rápido e carimbo na credencial e seguimos com destino final a Santiago de Compostela.
Poucos km´s depois de Padrón, pfffff, o Zé furou, o que obrigou a uma paragem técnica forçada.
Câmara de ar trocada, problema resolvido e seguimos, passando por Teo, e à medida que os km´s passavam e a distância diminuía começava-se a ver as torres da Catedral e o ânimo aumentou, mas antes ainda haveria de percorrer mais uns km´s com uma subida final que passa junto ao Hospital de fazer mossa em que já levava alguns bons km nas pernas.
Chegámos a Santiago de Compostela pelas 14h00 debaixo de chuva constante com um enorme motivo de orgulho e satisfação de termos ultrapassado as adversidades e dificuldades criadas quer pelas condições atmosféricas quer pelas condições físicas, assim como orgulhosos pelo grupo, pela camaradagem de todos os elementos e acima de tudo de todos terem chegado bem a Santiago de Compostela.
Ligação com 67km e um acumulado de 1253m
Participantes: (8) Rui San, Zé Santos, Neves, Miguel, Barros, Joca, Paulo Marques e o Peixoto
Video



Imagens e edição Rui San

Uma nota final de agradecimento pelo convite que me foi feito pelos elementos do Passatempobike team para os acompanhar nesta Peregrinação.

sábado, 10 de outubro de 2009

Aniversário de Arsénio San - 2009-10-10

Mais um Papa Trilho aniversariante neste mês de Outubro. O Arsénio San comemora hoje mais um aninho.

Parabéns!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Peregrinação a Santiago de Compostela - Ponte de Lima-Pontevedra - 2009-10-04 89km

Manhã cinzenta, saída da Pousada da Juventude pelas 08h30.

Para o dia de hoje estava programada a ligação de Ponte de Lima a Pontevedra.
Para começar e, logo à saída de Ponte de Lima, tínhamos a Labruja, como elo de ligação até Rubiães e posteriormente até S. Bento de Porta Aberta.


Lá fomos nós em direcção à Labruja e pouco km´s depois o Rui San furou, uma pequena paragem para troca de câmara de ar e continuámos em direcção à primeira dificuldade do dia.


Fomos prosseguindo maioritariamente por trilhos e larga beleza e hoje com uma característica de que em várias zonas estava abafado e, uma dessas zonas, a Labruja.
Subimos, passámos a Cruz das Almas e, no topo da subida registamos o momento.

Chegados a Rubiães, o Paulo Marques e o Barros aguardavam a nossa passagem.

Continuámos percurso sempre com ameaça de chuva e subimos mais um pouco até S. Bento de Porta Aberta, aqui diziamos, a grande dificuldade está feita (será?).

De S. Bento de Porta Aberta a Valença foi um percorrer de trilhos a descer e alguns estradões, passando por pequenas aldeias até entrarmos no núcleo urbano de Valença onde decidimos fazer um reforço mais consistente ou seja almoçar (quase todos).

Reabastecimento efectuado e seguimos percurso, passando para o lado de Espanha para Tuy através da Ponte Internacional sobre o Rio Minho.

Estávamos nós sensivelmente a meio desta nossa "etapa".

Com esta passagem também se registou a mudança horária de mais 1 hora e que nos criou algumas dificuldades de conseguirmos o carimbo para as nossas credenciais, mas lá conseguimos e retomámos ao que nos levou até ali.

Prosseguimos por trilhos e estradões muito bonito de pequenos bosques até bem perto de Porrino e, qual nosso espanto e grande surpresa, aqui chegados tínhamos o Paulo Marques à nossa espera para integrar o grupo e pedalar até Pontevedra.

Deixamos Porrino para trás e, a constante ameaça de chuva transformou-se em realidade, começou a cair e acompanhou-nos até ao fim.

Passámos por Redondela, onde paramos junto ao albergue local e dali até Pontevedra foi um andar constante para podermos chegar antes do encerramento do albergue, pois havia dúvidas a que horas encerrava, se estaria ainda com o horário de verão e assim é.

Chegámos a Pontevedra cerca das 19h00, todos encharcados, mas chegámos bem , animados e bem dispostos.

Ligação com 89km e um acumulado de 1838m


Participantes:(8) Rui San, Zé Santos, Miguel, Joca, Peixoto, Neves, Paulo Marques e o Barros
Video

Imagens e edição Rui San