Recomendações: proteja-se a si e à sua família e amigos. Use máscara em locais fechados. Lave as mãos com frequência. . . .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Renovação Seguro FPCUB para 2020 - consulta.
- TransAlgarve 2020 by Papa Trilhos - CANCELADO.





sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Peregrinação a Santiago de Compostela - Ponte de Lima-Pontevedra - 2009-10-04 89km

Manhã cinzenta, saída da Pousada da Juventude pelas 08h30.

Para o dia de hoje estava programada a ligação de Ponte de Lima a Pontevedra.
Para começar e, logo à saída de Ponte de Lima, tínhamos a Labruja, como elo de ligação até Rubiães e posteriormente até S. Bento de Porta Aberta.


Lá fomos nós em direcção à Labruja e pouco km´s depois o Rui San furou, uma pequena paragem para troca de câmara de ar e continuámos em direcção à primeira dificuldade do dia.


Fomos prosseguindo maioritariamente por trilhos e larga beleza e hoje com uma característica de que em várias zonas estava abafado e, uma dessas zonas, a Labruja.
Subimos, passámos a Cruz das Almas e, no topo da subida registamos o momento.

Chegados a Rubiães, o Paulo Marques e o Barros aguardavam a nossa passagem.

Continuámos percurso sempre com ameaça de chuva e subimos mais um pouco até S. Bento de Porta Aberta, aqui diziamos, a grande dificuldade está feita (será?).

De S. Bento de Porta Aberta a Valença foi um percorrer de trilhos a descer e alguns estradões, passando por pequenas aldeias até entrarmos no núcleo urbano de Valença onde decidimos fazer um reforço mais consistente ou seja almoçar (quase todos).

Reabastecimento efectuado e seguimos percurso, passando para o lado de Espanha para Tuy através da Ponte Internacional sobre o Rio Minho.

Estávamos nós sensivelmente a meio desta nossa "etapa".

Com esta passagem também se registou a mudança horária de mais 1 hora e que nos criou algumas dificuldades de conseguirmos o carimbo para as nossas credenciais, mas lá conseguimos e retomámos ao que nos levou até ali.

Prosseguimos por trilhos e estradões muito bonito de pequenos bosques até bem perto de Porrino e, qual nosso espanto e grande surpresa, aqui chegados tínhamos o Paulo Marques à nossa espera para integrar o grupo e pedalar até Pontevedra.

Deixamos Porrino para trás e, a constante ameaça de chuva transformou-se em realidade, começou a cair e acompanhou-nos até ao fim.

Passámos por Redondela, onde paramos junto ao albergue local e dali até Pontevedra foi um andar constante para podermos chegar antes do encerramento do albergue, pois havia dúvidas a que horas encerrava, se estaria ainda com o horário de verão e assim é.

Chegámos a Pontevedra cerca das 19h00, todos encharcados, mas chegámos bem , animados e bem dispostos.

Ligação com 89km e um acumulado de 1838m


Participantes:(8) Rui San, Zé Santos, Miguel, Joca, Peixoto, Neves, Paulo Marques e o Barros
Video

Imagens e edição Rui San

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Peregrinação a Santiago de Compostela - Porto-Ponte de Lima - 2009-10-03 88km

Concentração junto à Sé do Porto e, local de partida para esta Peregrinação dividida em 3 "étapas".

Para o dia de hoje estava programada a ligação da Sé do Porto a Ponte de Lima.

Foto de grupo tirada e saída da Sé às 10h00, passando por ruelas, ruas e avenidas do Porto com as indicações do Caminho bem visiveis.

A saída da cidade foi efectuada com mais atenção devido ao tráfego automóvel que se registava neste dia.
Atravessada esta fase do percurso seguimos em direcção a S. Pedro de Rates, onde estava progamada uma paragem, para reabastecimento e carimbo das credenciais.

Passámos por Viso de Cima, Araújo (junto a Leça do Balio), junto à Maia, Vilar, sempre por asfalto até um pouco antes de Ponte d´Ave, em que começamos a percorrer mais caminhos rurais, alguns com muitas pedras soltas ou trilhos até S. pedro de Rates.

Reabastecimento efectuado e carimbo nas credenciais lá seguimos em direcção a Barcelos, onde os caminhos rurais começavam a predominar dando mais brio ao caminho, tirando aquela monotonia que as estradas criam.

Chegados a Barcelos, dirigimo-nos ao Posto de Turismo local que estava encerrado, mas que abria às 14h00 e abriu mesmo à hora certa. Como era hora de almoço, decidiu-se procurar lugar para reabastecer de forma mais consistente para o que restava do Caminho.

Pelas 15h30 regressámos ao que nos tinhamos proposto, prosseguindo por trilhos, estradas, sempre com uma excelente temperatura e sem chover, apesar de esta estar a ameação que nos iria acompanhar a qualquer momento, e assim foi, a cerca de 5 km e coincidencia ou nao com a queda do Barros a chuva apareceu e acompanhou-nos até Ponte de Lima.

Chegados a Ponte de Lima dirigimo-nos ao albergue dos Peregrinos e, para nosso espanto pediram-nos 12 euros por pessoa para ali pernoitarmos, resultado, fomos pernoitar na Pousada da Juventude, mais barata e com direito a pequeno almoço.

Esta ligação teve uma distância de 88km e um acumulado de 1507m.
Participantes: (8) Rui San, Zé Santos, Paulo Marques, Joca, Peixoto, Barros, Neves e o Miguel

Video:

Imagens e edição Rui San

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Rota das Adegas

Dia 22 de Novembro o BTTLAGOADOCALVO juntamente com a Sociedade Recreativa e Instrutiva 1º de Janeiro da Lagoa do Calvo, organizam pelo 2º ano consecutivo o evento Rota das Adegas.Este passeio tem uma extensão de cerca de 30 kms e inclui passagem por algumas adegas da região da zona do Poceirão e com provas do precioso nectar dos deuses!
O valor de inscrição dos participantes é de 15 pedaladas e dos acompanhantes de 10 pedaladas.
Inclui:
Seguro, dorsal, t-shirt alusiva ao evento, lanche, banhos e almoço.
A concentração é às 8:00 junto da sede da Sociedade Recreativa e a partida será às 9 horas.
As inscrições abrem hoje, dia 7 de Outubro e são efectuadas em:
http://www.bttlagoadocalvo.blogspot.com/

Moinhos - Palmela 2009-10-04

Reportagem de Tó Zé San

08h00, Parque das Lagoas local de culto dos Papa Trilhos ao Domingo e mesmo com o nevoeiro que se fazia sentir não foi motivo para ficarmos em casa, assim sendo partimos rumo à Quinta do Conde onde nos esperavam mais elementos.

Saímos da Quinta do Conde rumo à Arrábida, e eis que surge no caminho o Ivo San e o Edgar que estavam atrasados, depois de uma curta espera lá seguimos viagem para a nossa serra e aí subimos até ao cai de costas e viramos à esquerda para irmos até aos moinhos.

Nos moinhos um pequeno abastecimento e a respectiva foto de grupo, tudo preparado para iniciar a descida algo complicada e depois de duas curvas em cotovelo eis que se dá a aparatosa queda do Paulo Félix San, que ficou um bocado mal tratado, primeiros socorros dados no local e telefonamos para a Dora o vir buscar e leva-lo ao hospital para ser observado, descemos a pé até à estrada junto à Quinta do Anjo e a esperamos pelo carro de apoio.

Depois desta situação o nosso estado de espírito já não era o mesmo mas tínhamos de continuar e lá fomos estrada fora entramos num trilho junto à Quinta da Marquesa com passagem pela Barra Cheia até chegarmos a Penalva ai viramos a direita por um trilho junto à linha do comboio com passagem na já famosa ponte baloiço para sair junto à Quinta do Conde, aqui ficaram alguns elementos com os restantes a seguirem para Fernão Ferro.


Foram 50 Quilómetros com 11 participantes: Gina San; Mimosa San; Ni San; Rikybike San; Marco San; Carlos Prazeres San; Paulo Félix San; Ivo San; Fernando Lapa; Tozé San e o Edgar.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ponto de Encontro

O ponto de encontro desta semana fica aberto para a discussão das voltinhas que se pretendam fazer.

Não tendo havido voltinha nocturna à 5ª feira, quem quiser combinar algum passeio nocturno, poderá fazê-lo.

Programa para esta semana:
- sábado, dia 10: passeio das Aspirantes.
Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 11: voltinha domingueira dos Papa Trilhos.
Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Trilhos do Zêzere - Prova de Resistência 4h

Chegou ao nosso site o pedido de divulgação de uma prova de resistência de BTT em Abrantes.

Mais informações no o site da prova em: www.srs.org.pt e no fórum btt,

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aniversário de Ze San - 2009-10-02

O nosso Pastor Zé San está hoje de parabéns. Tem andado um pouco desaparecido das pedaladas, mas lá o vamos vendo na loja onde trocamos algumas conversas e aperfeiçoamos as nossas meninas, leiam-se, bikes.


Para ele, o desejo de um óptimo dia de aniversário.

Parabéns!