ECOPISTA do DÃO - 16 e 17 de Setembro - ABERTAS AS INSCRIÇÕES.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações e inscrições.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Subidas e afins - 2016-02-28 - 55Km

Reportagem por Paulo Alex

Depois de uma semana molhada, as expectativas para a voltinha domingueira não eram animadoras, mas os senhores e senhoras do tempo prenunciaram-se e deliberaram que a manhã de domingo estaria praticamente ausente de chuva, pelo menos para esta zona. Houve pessoal que não acreditou e precaveu-se com uns utensílios de vestuário impermeáveis. Mas mesmo assim o grupo foi bem composto, com saída do Parque das Lagoas e reforço de rodas na Quinta do Conde. Pela aritmética do Feliz, apesar de ele ter-se baldado hoje, contavam-se 22 rodas.

Como seria previsível que a Serra estaria com mais lama que o habitual, o guia, após auscultação do grupo pedalaste, orientou o pelotão para uma voltinha mista. Seguimos para Azeitão, infelizmente sem paragem nas tortas, Qta da Califórnia, sem paragem no moscatel, trilho das raízes e descida do paraíso. Seguimos depois até à Estrada dos Picheleiros, mas só durante poucos metros, pois mais à frente virámos para a tão solicitada subida da Morena. Uns passaram pela ponte, mas um Papa Trilho, destemido e dando exemplo de coragem passou o ribeiro, numa incursão no desconhecido, sem qualquer previsão de profundidade ou corrente. Mais ninguém lhe seguiu o exemplo. Mas voltando à subida, se alguém estava com frio, ficou curado.

Descemos depois até ao Vale da Rasca e em vez de seguirmos pela estrada principal, fomos pela estrada antiga, serpenteando as casas típicas da aldeia que até parecia parada no tempo, tal era a calmaria! O destino estava traçado e seria a passagem pelo Portinho. Para esticar um pouco as pernas, fizemos uns poucos Kms em alcatrão. Na abordagem ao Portinho apreciavam-se as vistas, pois apesar do vento, o mar estava calmo brindado com o reflexo do sol, assemelhando esta magnifica baía aos postais das Caraíbas.

A foto de grupo neste local era indiscutível, mas o que se seguia era uma bela subida. Antes ainda tentámos sensibilizar alguns motards para a uma boleia, amigos do Vitor Rebelo, mas fomos obrigados a seguir também em 2 rodas, mas sem motor.

Fizemos a interminável subida do Solitário (as coisas que se aprende no Strava!). Eram 2,3Km até ao cruzamento da Estrada da Arrábida. O pelotão esticou-se um pouco, mas lá em cima retemperámos forças e seguimos para o trilho do Vale. Antes da entrada no trilho o grupo separou-se, os que não queriam sujar a bike foram por alcatrão; os que ainda estavam a precisar de tratamento de lama (efeitos psicológicos que um BTTista não consegue explicar), seguiu pelo trilho. E prometido cumpriu-se... bastantes poças de água, uns quantos aglomerados de lama que se transfiram em jeito de estampagem para o equipamento (só de alguns!) e para as bikes!

Chegámos por fim ao estradão de Casais da Serra para depois atravessarmos em direcção ao Estradão da Qta do Perú a partir da Maçã. O acumulado e o vento já começavam a fazer efeito como se de um fármaco se tratasse. Mas com um efeito estranho, que diminuía a transferência de potência para as pernas. Houve até quem evocasse o recente dopping mecânico de uma atleta Belga - Femke Van den Driessche, no campeonato de mundo na Bélgica. Que jeito faria!

Mas na ausência desta, temos de confiar nas nossas perninhas. Fizemos o estradão da Qta do Perú e depois de mais uma separação do restante grupo, uns seguiram para a Qta do Conde e outros de regresso ao ponto de partida, Fernão Ferro. Acumulámos 55Km, ultrapassando os 900m de acumulado positivo. Para a semana há mais... pelo menos assim esperamos!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arrábida - Tanque - 2016-02-21 - 47Km

Reportagem por Arcângelo

Mais um domingo, portanto dia de dar ao pedal. Bela manhã de sol e certamente a temperatura subir, por isso optei por ir de calções e jersey, ao principio custa um pouco , mas depois compensa.....

08h45 na bomba da galp e aos poucos o pessoal ia chegando, hoje com dois "Amigos" que pela primeira vês iam partilhar a manhã de domingo a pedalar com os Papa trilhos.

Depois dos respectivos abraços e beijos, estes poucos pois dos elementos femininos só a Gina compareceu, calmamente se seguiu pela estrada dos quatro castelos e pela via Amélia até São Gonçalo. Como o tempo continuava fresco, o "guia" decidiu e bem dar uma ajudinha, levando-nos a subir a serra de são Francisco e depois pela esquerda descendo o "cai de costas" onde se fez uma breve paragem. Aqui já ninguém tinha frio e já se tiravam algumas peças do vestuário. Uns pelo "fio dental", outros pelo estradão, o ponto de encontro seria nas "oliveiras".

Como o tempo estava "primaveril" havia várias dezenas de "bttistas" a desfrutar dos belos trilhos e paisagens que a serra oferece. Seguimos pela estrada do vale dos barris e depois subimos à direita até ao moinho da páscoa na serra dos gaiteiros. Magnifica vista sobre Setúbal e breve descida para voltar a subir em direcção ao posto de vigia. Ainda pensei que iríamos ao alto, mas atendendo ao estado físico do Dias, foi decidido seguir para a igreja de São Luis onde se tirou a foto de grupo.

Fotos tiradas e retemperadas as forças, fez-se a descida acentuada e depois o single track que dá acesso ao estradão do "tanque", por onde passamos directos e "estranhamente" nem a Gina e o Paulo tiveram vontade de ir ao banho. Voltando à esquerda, fez-se a longa descida e rapidamente se chegou à estrada das oliveiras e de seguida a igreja do Alcube, mais um ponto de encontro dos "bttistas" domingueiros.

A hora de almoço aproximava-se, por isso seguimos rápido por Vendas de Azeitão em direcção à Quinta do Conde, onde ainda houve tempo de passar por casa do Victor Rebelo, que fez questão de nos oferecer umas minis frescas e uns belos bolinhos. Aqui cada um seguiu o seu destino, e assim se passou mais uma excelente manhã de domingo.

Fizeram-se cerca de 47km certamente com mais de 500 m de acumulado.

Estiveram presentes : Gina, Paulo, Carlos Prazeres, Arcângelo, Dias, Daniel, Luis Saiote, João Vieira,Victor Rebelo, Ni, Pena, Paulo Alex, Pacheco, Paulo Felix, Pedro Felix e os dois "novos" Amigos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ponto de Encontro - Semana 09

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 27: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 28: Volta domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Quinta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- abertas as inscrições para a Travessia Papa Trilhos Vila Velha de Rodão/Fernão Ferro. Prazo exclusivo para Papa Trilhos até 13 de Março. Nº de vagas limitada a 20 pedalantes, sendo que após este número de vagas, estará sujeito à disponibilidade dos locais de alojamento. Mais informações e inscrições na mensagem no site.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Ponto de Encontro - Semana 08

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 20: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 21: Volta domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Quinta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- abertas as inscrições para a Travessia Papa Trilhos Vila Velha de Rodão/Fernão Ferro. Prazo exclusivo para Papa Trilhos até 13 de Março. Nº de vagas limitada a 20 pedalantes, sendo que após este número de vagas estará sujeito à disponibilidade dos locais de alojamento. Mais informações e inscrições na mensagem no site.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Aniversário Junior de Gonçalo Francisco - 2016-02-16

Hoje temos um aniversariante Júnior. Parabéns para o Gonçalo Francisco.


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A clássica do dia de Carnaval " Volta do Cristo Rei " - 2016-02-09 - 59Km

Reportagem por Fernando Dias

Cheguei ao Parque das Lagoas às 08H20, ainda não se encontrava ninguém, foi só tomar um café e de seguida, chegou o resto do pessoal éramos 7. À hora marcada saí-mos em direcção ao Cristo Rei, com passagem pela Apostiça.

Daí seguimos por Santa Marta de Corroios, Feijó, descida das Barrocas ate à Cova da Piedade. Aí tivemos direito a uma paragem para tomar um café que pagou o Vitor Rebelo.

Reparei que tinha um furo na roda da frente, nada de grave que não desse para seguir o resto da viagem. Em direcção a Cacilhas, passeio do ginjal, junto ao elevador tirámos a foto de grupo.

De seguida veio a dureza, subida para o Cristo Rei, uma paragem junto ao mesmo e seguimos em direcção ao Monte da Caparica até começarmos a descer para a Trafaria, Costa da Caparica, passeio marítimo.

Direcção à Fonte da Telha, Marisol, Apostiça, Fernão Ferro, com direito a reabastecimento no Parisiense.

Neste passeio estiveram presentes: Eu - Fernando Dias, Ni, Paulo Alex, Vitor Rebelo, João Vieira, Felix junior e Felix senior. Foram percorridos 59KM.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Travessia Papa Trilhos Vila Velha de Rodão/Fernão Ferro

VERSÃO DE ACTUALIZAÇÃO: V1.6
alterações versão 1.6 - 2016-06-06:
- abertura de 1 vaga devido a desistência.
alterações versão 1.5 - 2016-05-09:
- modo da travessia: não é em autonomia (entrega de 1 saco ou mochila no dia anterior)
alterações versão 1.4 - 2016-04-26:
- publicação de ementas
- alteração do nº de pedalantes para 28 (não será possível abrir mais vagas por sobre-lotação dos locais de alojamento)
alterações versão 1.3 - 2016-04-15:
- actualizados percursos e gráficos de altimetria
alterações versão 1.2 - 2016-03-29:
- actualizados percursos e adicionados gráficos de altimetria
- aumento do nº de vagas para pedalantes
- actualização das condições de alojamento em Ponte de Sôr
-----------------------------------------------------------------------------------
O evento Papa Trilhos programado para 2016 será a Travessia desde Vila Velha de Rodão até Fernão Ferro. As data agendadas serão 10, 11 e 12 de Junho, ou seja, vamos ter uma travessia distribuída por 3 etapas. No total, as 3 etapas deverão totalizar cerca de 250Km com uns 2500m de acumulado D+.

A travessia terá inicio em Vila Velha de Rodão com vista para a beleza natural "Portas de Rodão", no dia 10 de Julho. O transporte até lá será de autocarro, com saída ao final da madrugada de forma a iniciarmos a 1ª etapa ao inicio da manhã. A etapa terminará em Ponte de Sôr para depois no 2º dia pedalarmos até Coruche. A 3ª e ultima etapa será até ao Parque das Lagoas, em Fernão Ferro com jantar incluído. A inscrição prevê que os participantes possam também inscrever acompanhantes para o jantar em Fernão Ferro. A inscrição incluirá os jantares em Ponte de Sôr, Coruche e Fernão Ferro, e os alojamentos (incluindo pequeno almoço) em Ponte de Sôr (hotel em quartos com beliches) e Coruche (hotel em quarto duplo). As inscrições estarão limitadas a 20 pedalantes. Todas as restantes inscrições ficarão em lista de espera e sujeitas a disponibilidade dos alojamentos. As inscrições estarão limitadas a 27 28 pedalantes que corresponde à lotação dos locais de alojamento.

A travessia não será efectuada em autonomia. Cada pedalante poderá providenciar 1 saco ou mochila (atenção às dimensões) que será transportado numa viatura que irá ter a Ponte de Sôr. No 2º dia, levará o saco/mochila para Coruche e no último dia para Fernão Ferro. Isto significa que para o 1º dia, cada pedalante só necessitará de levar o que precisar para o decorrer da etapa desse dia (Vila Velha de Ródão/Ponte de Sôr).

O percurso tem poucas sombras, pelo que recomenda-se, tendo em atenção as datas da travessia com previsão de calor, que cada um previna-se com protecção solar e a respectiva hidratação (líquidos e sólidos).


O programa do evento é o seguinte:
DIA #0 - 09 JUNHO, 5ª feira
- (horário a anunciar) entrega dos sacos ou mochilas para transporte para Ponte de Sôr. Cada pedalante poderá entregar 1 saco ou 1 mochila de dimensões normais de forma a que a travessia não seja efectuada em autonomia.

DIA #1 - 10 JUNHO, 6ª feira
Vila Velha de Rodão/Ponte de Sôr, 70Km, 1100m D+ (*1)
- 05.00h: ponto de encontro no Parque das Lagoas para acondicionamento das bicicletas no autocarro
- 05.30h: saída do autocarro em direcção a Vila Velha de Rodão (cerca de 240Km)
- 08.30h: previsão de chegada a Vila Velha de Rodão
- 09.00h: inicio da 1º etapa
- final da tarde: chegada a Ponte de Sôr. Alojamento na Casa da Fonte. (*2)
- 20.00h: jantar (*3) (incluído no preço)

DIA #2 - 11 JUNHO, sábado
Ponte de Sôr/Coruche, 87Km, 1100m D+ (*1)
- 08.30h: pequeno almoço (incluído no preço)
- 09.00h: inicio da 2ª etapa
- final da tarde: chegada a Coruche. Alojamento no Hotel Coruche.
- 20.00h: jantar (*3) (incluído no preço)

DIA #3 - 12 JUNHO, domingo
Coruche/Fernão Ferro, 100Km, 1000m D+ (*1)
- 08.00h: pequeno almoço (incluído no preço)
- 08.30h: inicio da 3ª etapa
- final da tarde: chegada a Fernão Ferro, Parque das Lagoas
- 20.00h: jantar (*3) (incluído no preço). Jantar com acompanhantes, conforme a inscrição.

(*1) valores de distâncias e altimetrias calculadas de acordo com os dados dos tracks disponíveis, sujeitas a alterações;
(*3) ementas em elaboração

Percurso no Google Maps (provisório):



EMENTAS (incluidas na inscrição):
Ponte de Sôr:
- restaurante: Barril
MENU
- entradas
- prato principal: Migas de coentros com carne d'alguidar.
- bebidas
- sobremesa
- café
Coruche:
- restaurante: O Farnel
MENU
- entradas
- sopa de legumes
- prato principal: Nacos de porco no tacho com migas de couve, batata frita e salada mista.
- bebidas
- sobremesa
- café
Fernão Ferro:
- restaurante: Sabores dos Kykos
MENU
- entradas
- prato principal: Tábua Terra&Mar
- bebidas
- sobremesa
- café

PREÇOS:
- pedalante: 110€
- desconto Papa Trilho: -5€ (desconto aplicável a Papa Trilhos com cotas de Junho 2016 regularizadas)
- jantar para acompanhantes em Fernão Ferro:
     - adultos (maiores de 14 anos): 15€
     - acompanhantes crianças (4 a 13 anos, inclusive): 7,5€
     - acompanhantes bebés (até 4 anos): 0€
Os pagamentos devem ser efectuados após inscrição em prestações mensais de 25€ (Fevereiro a Junho). A última prestação será do restante valor.
NIB 0036.0202.99100079286.89 (Montepio Geral)
Cada inscrição deverá ser sinalizada com o valor de 25€ (1ª prestação). Caso não seja efectuada até 3 dias após a inscrição, esta será automaticamente anulada.
Prazo de limite de pagamento para a última prestação: 05 de Junho.

Incluído no preço (pedalante): transporte de autocarro (pedalante + bicicleta) de Fernão Ferro, Parque das Lagoas, até Vila Velha de Rodão, alojamento em regime APA em Ponte de Sôr e Coruche, jantares em Ponte de Sôr, Coruche e Fernão Ferro.
Incluído no preço (acompanhantes): jantar em Fernão Ferro.

PRAZOS:
- até 13 de Março: inscrições exclusivas para Papa Trilhos
- de 14 de Março a 31 de Maio: inscrições livres
A realização do evento está condicionada à ocupação mínima de 20 pedalantes. Caso este requisito não seja cumprido até 31 de Março, o evento será anulado ou ajustado o preço.

LOTAÇÕES:
- nº de pedalantes: 27 28. Após 20 pedalantes, a inscrição ficará em lista de espera ficando condicionada a disponibilidade de alojamentoAs inscrições estarão limitadas a 27 28 pedalantes que corresponde à lotação dos locais de alojamento.

PERCURSO:
(valores não definitivos)
- distância total (3 etapas): 267Km
- acumulado de subidas total: 3200m D+
- dificuldade física: 4 (de 1 a 5)
- dificuldade técnica: 3 (de 1 a 5)


Condições do evento:
- pagamento: por transferência bancária para o NIB 0036.0202.99100079286.89 (Montepio Geral) e enviar o respectivo comprovativo por mail (papatrilhosbtt@papatrilhos.com).
- cada pedalante terá de providenciar um cobertor ou manta para acondicionamento da bike no porão do autocarro. A manta ou cobertor é para levar aquando da entrada no autocarro. As mantas ou cobertores, depois do autocarro deixar-nos em Vila Velha de Ródão, virão no autocarro e serão depois distribuídas no jantar em Fernão Ferro ou outro dia a combinar.
- cada pedalante é responsável pela sua condição física para a participação no evento.
- cada pedalante é responsável pelo seu seguro.
- desistências: até 31 Março - devolução integral do valor pago; a partir de 01 Abril - sem devoluções.
- EQUIPAMENTO PAPA TRILHOS: obrigatório para Papa Trilhos, na 3ª etapa.
- qualquer duvida sobre o evento ou alguma situação não prevista nesta mensagem, deverá ser apresentada por escrito através do mail papatrilhosbtt@papatrilhos.com.

LINKS:
- inscrever - 1 VAGA. Após preenchidas as 27 28 vagas, as novas inscrições ficarão em lista de espera. (*2)
- consulta de inscrição

(*2) no alojamento de Ponte de Sôr - Casa da Fonte, de forma a compatibilizar a lotação com as inscrições, as 2 últimas inscrições serão com dormida em colchão no chão nos quartos com espaço para o efeito.

(esta mensagem irá sendo actualizada sempre que se justifique. Ver versão de actualização no topo da mensagem)

Aniversário de Fernando Borda D'Água - 2016-02-13

Hoje temos um aniversariante Papa Trilho. Parabéns para o Fernando Borda D'Água.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mini volta do Sado - 2016-02-07 - 75Km

Reportagem por Ni

Dia de volta havia o primeiro ponto de encontro em Fernão ferro e outro na Quinta do Conde. Já no caminho tivemos a surpresa de dois pedalantes que estavam desaparecidos à algum tempo.

Depois dos cumprimentos era hora de pedalar; em principio estava a pensar numa volta tranquila sem ir para a serra pois tinha chovido imenso no dia anterior.

Tinha apontado as tropas para o Pinhal Novo, mas em Venda do Alcaide virámos de rumo direito às Praias do Sado. Entretanto nas redondezas do cemitério de Setúbal tirámos a foto de grupo, pois tínhamos dois fugitivos que tinham que vir mais cedo para casa.

Mais uns quilómetros tivemos que ligar ao Mimosa pois estava a demorar, pois o sr teve um encontro com a lama. Todos reunidos continuamos direitos a Setúbal atravessamos pelo largo do Bocage para a baixa de Palmela, subimos a cobra ai deixamos a família Mimosa. Estava-se a fazer tarde daí para frente foi sempre a dar ao pedal até a Fernão Ferro. Mais um bela manhã passada e com uma dor de pernas pois o vento não ajudou, ao todo foram 75 Kms.

Os participantes foram, Carlos Prazeres, João vieira, Mimosa, Gina, Daniel Lourenço, Pena, Ni, Kimbikes, Fernando Dias, Fernando Borda D´Agua, Rick, Mónica, Lino, Pedro Lourenço, Luis Saiote.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Voltinha pela Serra da Arrábida 2016-02-03 - 36Km

Reportagem por Sandra Francisco

Bom mais uma vez fomos dar uma voltinha durante a semana desta vez quarta-feira visto que só trabalho à tarde para recomeçar a andar aos domingos de manhã.


Bom lá fui ter novamente com a minha companheira a Gina onde tivemos o privilegio da companhia do Arcângelo.


Começando a volta decidimos ir subir, então fomos direitos a subido do cai de costas onde descemos pro estradão virando à esquerda, seguindo o vale de barris descemos a lagartixa, claro fomos direitos a cobra.


Depois já estamos em palmela para fazer o regresso a casa pela quinta do Anjo onde passamos para abastecer no Anjo Doce continuando pelo estradão Coca-Cola até a Quinta do Conde.

Participantes: Sandra, Gina e o Arcângelo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Aniversário de Fernando Lapa San - 2016-02-08

Hoje temos um aniversariante Papa Trilho de parabéns - Fernando Lapa San!


domingo, 7 de fevereiro de 2016

Ponto de Encontro - Semana 07

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 3ª feira, dia 09, CARNAVAL: Voltinha Papa Trilhos de Carnaval - ida e volta até ao Cristo Rei. Ponto de encontro ÚNICO, às 08.30h no Parque das Lagoas. Quem quiser pode vir mascarado ;-)
- sábado, dia 13: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 14: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

Cabo Espichel - 2016-02-05 - 60Km

Reportagem por António Arcângelo

Manhã um pouco fria mas com sol, portanto excelente para um passeio de BTT.

08H20, segui em ritmo acelerado pelo Pinhal do General em direcção ao Parque das Lagoas, onde cheguei já sem frio e tendo à espera a Sandra e a Gina. Cafés tomados, o destino era cabo Espichel.

No Marco do Grilo descemos pelo pinhal e ao fundo decidimos ir pela estrada de Sesimbra, uma vez que as bermas são mais largas e portanto menos perigosas. Pedalando tranquilamente, chegamos à rotunda da Carrasqueira, seguindo pela direita passamos no parque do Cabedal, onde fizemos uma breve paragem para apreciar o mesmo.

Depois da Aduana de Cima, e como a Sandra queria treinar subidas, fomos por Alfarim, e antes do Meco voltamos à esquerda para subir todo o estradão que vai até à N.379. Já no alto, e com o vento a favor foi rápido até chegar ao destino. No cabo, sempre ventoso, mas nunca é demais apreciar a bela paisagem. Tiradas as fotos da praxe, era hora de regressar. Seguindo em direcção ao farol, viemos pelos trilhos da serra da Azoia.

Como é do conhecimento geral, existem alguns obstáculos, (não naturais) terrenos lavrados, vedações com ramos e pedras, mas gingando ou com as bikes às costas lá chegamos à aldeia Nova onde a Sandra e Gina aproveitaram para "comprar" algumas plantas no mercado local. Atravessamos a nacional junto ao hotel dos Zimbros, e atá Alfarim foi sempre a descer. Já não era muito cedo, mas ainda deu para repor umas calorias provando uns doces numa pastelaria local.

Agora sim, vamos para casa que o almoço já espera, e seguimos pela N. 377 em ritmo rápido e com a Sandra a puxar. Tal era a potência que junto ao portão da Apostiça e enquanto se decidia por que lado seguir, e certamente para testar os mecânicos, a Sandra resolveu partir a corrente da bike. A Gina não se atrapalhou e deitou mãos à obra, abrindo o estojo que o Paulo cuidadosamente lhe tinha preparado, sacou um elo e rapidamente resolveu o problema. E assim chegamos a Fernão Ferro, após uma manhã bem passada e com 60 km feitos. Estiveram presentes: Sandra, Gina e Arcângelo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

2ª feira também vale - 2016-02-01 - 34Km

Reportagem por Gina

Pois é...

Por norma a segunda feira para a maioria dos mortais é dia de trabalho mas para alguns também é dia de disfrutar de um passeio de Byke.

E foi precisamente o que aconteceu comigo e com a minha companheira Sandra e o escudeiro Lino.

Já não muito cedo liguei há Sandra a convida-la para uma voltinha pois tinha combinado com o Lino no dia anterior e eis que ela acedeu e veio até minha casa de onde partimos.

Direcção Palmela por isso passamos pela Makro, urbanização "o seu nome", e saimos perto do Lidl de Palmela daí seguimos para os moinhos mas pela parte de baixo até ao cai de costas descemos para as Cabanas e rumo a casa que já se fazia tarde e a fome apertava.

Ao todo se as contas estiverem certas fizemos 34km.

Ponto de Encontro - Semana 06

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 06: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 07: Volta domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Quinta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Moinho do Cuco e Palmela - 2016-01-31 - 52Km

Reportagem por Vitor Rebelo

Olá a todos, cá estou eu....novíssimo Papa Trilho a fazer a minha primeira reportagem.

Pois tudo começou, como normalmente começa em Fernão Ferro, onde alguns Papa Trilhos se vão juntar a outros tantos que os aguardam, na Quinta do Conde.

Mas antes de começarmos a pedalar quero salientar dois assuntos, o primeiro menos bom, foi a ausência de elementos femininos. Meninas não nos façam isso, é essencial a vossa presença. O segundo aspecto a salientar, este é bom, foi a presença do Daniel e do Arcangelo, depois de ausência motivada por lesões e do Dias depois de uma ausência que nem ele sabe bem explicar. Sejam bem (re)vindos.

Lá começamos a pedalar e depressa começamos a descer escadas para entrar num trilho que nos levou junto da campo de futebol da Qta. do Conde. A direcção era aquela que todos desejam, Arrábida e lá vamos nós, passámos pelas antigas fontes de Negreiros, Casal Bolinhos e entrámos perto de Oleiros com as primeiras subiditas no horizonte. Depois passamos à Qta. da Califórnia, mas dali...só as vistas, porque nem o cheiro tivemos daquele maravilhoso néctar.

Mais pedra, menos pedra, mais raiz, menos raiz, um vai por aqui, outro pelo trilho do lado e lá estávamos nós nos Moinhos dos Cucos, onde a hora de ponta BTTísta estava no auge. Como não havia sequer espaço para encostar as nossas queridas, chegámos um pouco mais à frente e ali tínhamos um moinho só para os Papa Trilhos. Foi mesmo ali que saiu a foto de grupo.

​Como é preciso pedalar, vamos embora em direcção ao Alto das Necessidades, onde mais uma vez o tráfego era muito. Havia pessoal, de outros grupos, a passar as bicicletas por cima dos rails de protecção, porque não queriam ficar à espera da vez deles, para passar.

Não nos fizemos velhos por ali e continuamos pelo Sobe e Desce a caminho do Cai de Costas. A descida foi feita com muito cuidadinho, porque a quantidade de pedra solta torna aquele troço bastante perigoso.

Uns pelo Fio Dental, outros pelo estradão, seguimos para Vale de Barris, descemos a Lagartixa e claro está..... a Cobra estava à nossa espera. Sem grandes demoras, desembrulhamos a Cobra e cá estávamos em Palmela para abastecer.... de água.

Ali mesmo no jardim em Palmela, ainda tivemos tempo para descobrir uma lavagem para bicicletas.

​Depois, já de regresso e em direcção ao almoço, fomos passar pelas traseiras da Quinta do Anjo, atravessámos a Urbanização "Diga-me o seu nome" e antes da recta da Makro ainda tentei ensinar uma "pendura" de um enlatado de como se deve respeitar os condutores de bicicleta e das novas regras, mas ela..... não quis aprender.

Passada a Makro o pessoal começou a deixar o pelotão e cada um foi ao seu destino.

Participaram; os Papa Trilho: Paulo Alex, Ni, Pena, Mimosa, Dias, Arcangelo, Carlos Prazeres, Pedro, Daniel, Fernando Borda D'água, Rui Inácio, João Vieira e Vitor Rebelo. Tivemos a presença de mais dois amigos, que vão-me desculpar, não sei/lembro o nome.

video-reportagem por Rui Inácio

Uma boa semana para todos e não se esqueçam que o próximo é fim de semana de Carnaval.