BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

by night 2017

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Regresso do Perninhas - 2015-06-21 - 57Km

Reportagem por Daniel Lourenço

No ponto de encontro do Casal do Marco, às 07:45 lá estava o Perninhas de regresso na companhia da Dulce, seguindo-se a chegada dos Bordas D’Agua. Seguimos os 5 para as bombas da Galp da Quinta do Conde onde o pelotão foi engrossando em direção à nossa serra, com entrada pela Aldeia Rica.

Por lá fizemos uns trilhos, com especial relevo para aquela “parede” de rocha que apenas o Borda D’Água parece ter adquirido o Kit de unhas para subir. Fomos “desembarcar” na parte de cima da estrada do Herman onde entrámos na quinta da Califórnia…

Seguimos em direção ao Moinho dos Cucos, Alto das Necessidades, onde “El Presidente” furou. Solucionado o furo lá nos fizemos ao Sobe e Desce, Cai de Costas, Fio Dental e Palmela, onde abastecemos os depósitos e tirámos a foto de grupo.

O regresso foi feito pela parte de cima dos moinhos descendo de seguida para a Quinta do Anjo.

Ainda a destacar o mortal encarpado com bike que o Borda D’Água decidiu executar já perto das bombas da Prio (Antigas Cipol)… dizem as más línguas que antes deste, o mesmo senhor já tinha ido ao tapete anteriormente…

Mais uma manhã bem passada e que serviu de preparação para as jornadas que se aproximam... By Night e Fátima!

Participaram na volta (por ordem alfabética): António Arcângelo, António Borda D’Água, António Pacheco, Daniel Lourenço, Fernando Borda D’Água, Fernando Vítor, Mimosa, Joaquim Barreto, Paulo Félix, Paulo Morais e Pedro Félix (Papa Trilhos).

Ainda fizeram parte do pelotão a Dulce, João Branco e mais 3 amigos que não sei o nome…


Aniversário de Rute Penteado - 2015-06-26

Hoje temos uma Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para a Rute Penteado.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dia da Juventude - 28 Junho


Voltinha até a lagoa de Albufeira e Alfarim - 2015-06-18 - 40Km

Reportagem por Sandra Francisco

Uma voltinha diferente com uma manhã de sol decidimos dar uma voltinha de bicicleta com o destino diferente passando pela Lagoa de Albufeira descendo lá baixo onde tirámos algumas fotos e reabastecemos as calorias.

Em seguida decidimos subir mais um pouco passando por Alfarim seguindo até a rotunda de Alfarim.

Como estava a ficar calor decidimos voltar para trás fazendo o regresso pelo mesmo trajeto até ao Parque das Lagoas. Uma manhã muito bem passada e tempo de férias.

Participantes: Leandro e Sandra Francisco

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Costa da Caparica - 2015-06-14

Reportagem por Fernando Dias

Às 08H00 estávamos quatro elementos para sair do Parque das Lagoas em direcção à Quinta do Conde, quando chegou o Ni atrasado. A caminho da Quinta da Conde, depois de passarmos a Pavil, o Presidente gritou que vinha um carro, o Ni assustou-se, desviou-se de repente e eu embrulhei-me com ele e fomos os dois ao chão; umas dores, uns arranhões, mas lá fomos até à Galp na Quinta Do Conde.

Ao Chegarmos à galp encontravam-se o Borda Agua Sénior e o Júnior e o Vitor Rebelo. O Ni não se estava a sentir bem, regressámos a Fernão Ferro e ele ficou mais o Paulo para mais tarde ir ao Hospital. Seguimos em direcção à Costa da Caparica pela Apostiça.

Chegamos ao fim da mata da Apostiça tivemos de saltar a rede

Depois de passarmos este obstáculo seguimos viagem ate à Fonte da Telha em direcção à Costa da Caparica. Já na Costa percorreremos o paredão ate ao fim.

Já na Costa tirámos a foto de grupo com ameaça da chuva.

Por fim regressámos a Fernão Ferro passamos Belverde e Marisol, de seguida entrámos novamente na Apostiça até chegarmos à Valenciana. Aí o Grupo dividi-se eu e o Rebelo viemos em direcção a Fernão Ferro. Fomos fazer uma visita ao Ni já ele tinha ido ao hospital e parecia uma múmia todo ligado.

Participantes do passei o Eu (Dias), Borda D Agua sénior, Borda D Agua Junior, Vitor Rebelo e mais dois amigos que eu não sei o nome. O Ni e o Paulo Alex tiveram de ficar em Fernão Ferro devido ao acidente.

Nota: reportagem enviada a 23 Junho, ou seja, depois do prazo para a respectiva contabilização.

Aniversário de Dora San - 2015-06-24

Hoje temos uma Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para a Dora San.


terça-feira, 23 de junho de 2015

Ponto de Encontro - Semana 26

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 27: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.30h.
- domingo, dia 28: Voltinha domingueira ESPECIAL Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde. VER DESCRIÇÃO.
- domingo, dia 28: Dia da Juventude de Fernão Ferro.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.
- domingo, dia 28: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.

DIA DA JUVENTUDE DE FERNÃO FERRO
domingo, 28 de Junho

Como vem sendo habitual, a Junta de Freguesia de Fernão Ferro irá organizar o Dia da Juventude, Esta festa será caracterizada por uma diversidade de actividades no Parque da Lagoas e tem data marcada para 28 de Junho, domingo.

Os Papa Trilhos foram convidados a participar através da organização da "gincana de bicicletas". Para o efeito, neste dia, teremos de marcar o circuito e preparar a actividade na parte da manhã. Iremos manter a voltinha domingueira neste dia, mas a acabar mais cedo no Parque das Lagoas, para termos tempo de preparar a actividade. A seguir à voltinha domingueira e à preparação da actividade, iremos organizar um almoço simples para o qual cada participante e/ou acompanhante terá de efectuar a respectiva inscrição com um custo simbólico. O almoço será na mesma linha do que temos efectuado no 25 de Abril, ou seja, entremeadas, bifanas e bebidas (água, cerveja, sumos). O almoço terá o custo por pessoa adulta (maior que 18 anos, inclusive) de 5€ (Papa Trilhos, amigos e familiares). Os pagamentos devem ser efectuados até 6ª feira, através de transferência bancária para o NIB 0036.0202.99100079286.89 (conta MG Papa Trilhos). Enviar comprovativo para papatrilhosbtt@papatrilhos.com.

O programa Papa Trilhos para este dia será o seguinte:
domingo, 28 de Junho
- 08.00h: voltinha domingueira. Inicio no Parque das Lagoas
- 08.20h: ponto de encontro 2 para a voltinha domingueira, na GALP da Qta do Conde
- 11.30h: fim da voltinha domingueira no Parque das Lagoas
- 11.30h: preparação da actividade "gincana de bicicletas"
- 12.30h: almoço no Parque das Lagoas
- 14.00h: inicio da festa do Dia da Juventude
- 18.30h: hora prevista para o final da festa

As actividades previstas para o Dia da Juventude, serão, entre outras:
- gincana de bicicletas
- workshop de bolachas
- insuflável
- slide
- parede de escalada
- pinturas faciais
- 2ª eliminatória da Iniciativa FF (palco principal)

LINKS:

Aniversário de Joaquim Pena San - 2015-06-23

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Joaquim Pena San.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Parque da Verdizela - 2015-06-13 - 21Km

Reportagem por Leandro e Sandra Francisco

Como vai sendo habitual o ponto de encontro no Parque das Lagoas as 16 horas. Com um dia nublado com alguns aguaceiros da parte da manhã e prometendo para mais tarde.


Mas decidimos dar a nossa voltinha, lá fomos nós em direcção ao Parque das Lagoas, onde tivemos a companhia do Pedro e da Sofia e mais tarde apareceu o Amaro e o António, sendo esta a estreia do António.


Seguimos em direcção a Apostiça onde o António teve um furo, furo remendado podemos continuar em direcção a Apostiça num ritmo calmo, de seguida fomos até ao Parque da Verdizela onde reposemos as calorias e tiramos a foto de grupo.


Fazendo o regresso pelo colégio do Guadalupe, direito a Apostiça onde o António quis mostrar a escola de Fernão Ferro de Baixo que ele frequenta, onde começou a cair uns salpicos tivemos de adaptar um ritmo mais acelerado pois estava a cair com mais intensidade, chegando ao Parque das Lagoas cada um seguiu o seu caminho.


Participantes: Leandro, Gonçalo, Sofia, António, Amaro, Sandra e o Pedro.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ponto de Encontro - Semana 25

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 20: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 21: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dia de Camões com direito a pastel de nata - 2015-06-10 - 57Km

Reportagem por Kimbikes

Informação Wikipédia
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país, comemorado com um feriado nacional. Durante o Estado Novo, de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

Sendo assim e como é feriado, os Papa Trilhos deram-se ao luxo de ter uma voltinha semanal extra. Partida Fernão Ferro , direção Quinta do Conde, beijinhos e abraços e ála que se faz tarde e com o friozinho matinal precisávamos de aquecer.

Estrada da Coca Cola, Cabanas e a 1ª subida aí estava à nossa espera, subimos até à serra dos Gaiteiros trilhos dos moínhos e num piscar de olhos estavamos no jardim de Palmela.

Mais uma sudidita até aos bombeiros de Palmela, desta vez descemos pela estrada de terra até à nova rotunda. Subimos e descemos as pontes pedonais do comboio em direcção ao Pinhal Novo, onde nos aguardava o delicioso pastel de nata.

Reposta a energia estava na hora do regresso a casa. Foto do grupo e deixamos a Gina em casa e também nós fizemos o mesmo, ainda deu tempo para passarmos a ponte “fetiche” do Ricardo.

Mais uma voltinha extra bem passado com os que puderam ir ... Kimbikes, Paulo Alex, Ni, Joaquim Pena, Nelson, Daniel, Pacheco, Pedro, e as meninas Sandra, Gina e Carla Baião.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Apostiça - 2015-06-06 - 30Km

Reportagem Gonçalo Francisco

Com uma bela tarde de sol decidimos ir dar a nossa voltinha como costume.

Saímos do parque das lagoas em direção à Apostiça - Belverde por um trilho novo para mim onde se encontra uma urbanização nova.

De seguida fomos em direção aos Foros Amora entrando novamente para o Apostiça e Quinta das Laranjeiras até à casa do Pedro de onde fizemos o regresso até casa.

Participantes: Sandra, Nelson, Gonçalo, Leandro e Pedro Félix

Arrábida/Sesimbra sob calor intenso... - 2015-06-07 - 50Km

Reportagem por Maria de Fátima

Enquanto uns participavam na maratona de Tábua, outros juntavam-se nos pontos de encontro habituais para mais uma manhã de boas e divertidas pedaladas.

Sem rota definida, saimos da Qta do Conde em direção a Brejos de Azeitão para começarmos a subir direitos à Arrábida, passámos pelo parque de campismo e Casais da Serra.

Com o calor a apertar e a água a escassear, havia a necessidade de encher os bidons, decidimos fazê-lo a caminho das pedreiras para seguir até Sesimbra.

Iniciámos o regresso pela rotunda do Castelo, Santana, Maçã atravessando a tão famosa Qta do Perú para no final tirarmos a foto de grupo.

Participaram os seguinte Papa Trilhos: Fátima, António, Quim, Carla, Paulo Félix, Pedro Félix, Arcangelo, Nelson, Daniel, Pacheco, Dias e Pedro

terça-feira, 9 de junho de 2015

10ª Maratona de Tábua - 2015-06-07 - 40Km

Reportagem por Paulo Alex

Haviam já passado 6 meses desde a inscrição nesta maratona. Mas para perceber este tempo todo, há que detalhar alguns pormenores. As inscrições abriram a 2 de Janeiro para a 9ª Maratona de Tábua... e esgotaram em 30min. Nesta 1ª fase foram 1000 inscrições. No dia seguinte abriram mais 200 e esgotaram logo depois. Entre os felizardos que conseguira se inscrever, estava o Pena, que após mostrar alguns videos e fotos da preparação deste evento convenceu mais uns quantos com a expectativa de estarmos diante de um dos melhores eventos de BTT do país. Após muitos pedidos à organização, decidiram fazer a 10ª no fim de semana seguinte e abriram mais 1200 inscrições... e foi assim que conseguimos a desejada inscrição. O Pena conseguiu alterar a sua inscrição para o fim de semana seguinte para irmos todos juntos: eu (Paulo Alex), Pena, Ni, Borda D'Água e o cunhado do Pena.

Estes 6 meses passaram rapidamente e quando demos conta, já estamos de viagem para Tábua. Resolvermos ir no dia anterior, com paragem obrigatória junto a Coimbra para um almoço no Rui dos Leitões.

Seguimos depois viagem até Tábua onde levantámos os dorsais e após fazermos o check-in no hotel, fomos até à albufeira da barragem da Agueira para uns mergulhos na praia fluvial da Senhora da Ribeira. E que bem que soube com o calor que estava - 37º.

O dia seguinte adivinhava ainda um calor maior. Depois da alvorada e do pequeno almoço tomado, lá fomos até Tábua para os desejados trilhos. A grelha de partida estava dividida em 3 boxes com inícios diferenciados em 20min a partir das 09h, para que os participantes não se atrapalharem nos mais de 20Km de single tracks prometidos para este evento. Nós estávamos na box 2 com partida às 09.20h.

E partimos... primeiros kms nas estradadas da vila de Tábua, para depois entrarmos nos trilhos. O calor já apertava e era preciso irmos hidratando constantemente. Mas o que torna esta maratona diferente das outras? A qualidade da organização, o trabalho que tiveram a construir os trilhos, as pontes, os resguardos, as sinalizações (em cada subida estava 1 placa com a distância da subida e a respectiva dificuldade), a identificação dos trilhos, a animação (grupo folclórico, banda dos bombeiros, grupos de musica) ao longo do percurso, a comunidade, os abastecimentos..., enfim, o trabalho somente a pensar nos participantes.

Começámos com o Trilho do Inglês, o trilho SmAvA, Trilho da Toupeira, Trilho dos Cáparos, Trilho dos Gaios, Vale Perdido, Trilho do General. O mais emblemático era o aguardado Trilho dos Gaios onde iríamos atravessar várias pontes de tábuas, circulando ao longo de uma ribeira a atravessando-a várias vezes. simplesmente espectacular. Foram mais de 3,5Km no que o BTT tem de melhor.

O percurso era uma espécie de "8", onde teríamos passar no meio até às 12.50h para sermos autorizados a seguir para os 75Km, caso contrário éramos encaminhados para os percurso de 40Km. Foi o que acabou por acontecer. Passámos às 13.10h e já não conseguimos ir para o percurso maior... os 20min de atraso com que saímos na partida por estarmos na box 2 foram suficientes para abreviar a nossa participação. Mas não ficámos arrependidos, pois a esta hora já estavam 40º e ainda faltariam 700m de acumulado para refazer os 1.600m em apenas cerca de 35Km.

Ficou por registar algumas filmagens do percurso, pois depois de um curso intensivo do Borda D'Água de utilização da GoPro, no momento da verdade faltou... a bateria!

Depois de tomarmos banho no novíssimo pavilhão multiusos de Tábua, fomos almoçar no mesmo local para depois regressarmos, pois ainda tínhamos mais 280Km para chegar a Fernão Ferro.

Em jeito de conclusão, este foi provavelmente o melhor evento de BTT em que participámos. Foram 40Km com 900m de acumulado, num percurso onde não dava para descansar, pois ou estávamos a subir, ou estávamos a descer, onde as descidas eram bastante técnicas e tinham de ser feitas com a máxima concentração. Infelizmente, a organização ditou que seria a ultima maratona organizada por eles, motivo pelo qual este ano fizeram duas maratonas em fins de semana consecutivos. Estamos na esperança de para o ano sermos brindados com uma nova maratona de Tábua, pois queremos fazer os restantes 35Km. Parabéns à MK Makinas por este "paraíso do BTT".

 
À falta de filmagens próprias, fomos pesquisar no youtube videos do Trilho dos Gaios. Aqui fica um:

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ponto de Encontro - Semana 24

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 4ª feira, dia 10, feriado: Volta extra de feriado - Dia de Portugal. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.
- sábado, dia 13: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 14: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Riacho-Fatima-Lisboa - 2015-05-30 e 31 - 206 Km

Reportagem por Nelson Francisco

Após o convite e persistência do amigo Evaristo para esta voltinha que nunca tinha feito, lá fui eu para mais um desafio. Assim lá estava na casa do Evaristo para ir apanhar o comboio da Fertagus para Lisboa e de seguida seguirmos até à gare do Oriente para apanhar o comboio da CP com destino a Riachos para dar inicio a este passeio.

À nossa espera estava estava o João que nos ia acompanhar neste dia pois tinha de regressar mais tarde a Lisboa. Após o café da ordem, estávamos prontos para arrancar, tirámos a foto da praxe e lá seguimos através dos trilhos.

Chegámos a Fatima por volta da hora de almoço e nada melhor que uma bela bifana e uma média a acompanhar.

Após esta paragem lá seguimos para a segunda parte do dia Fatima-Alviela onde íamos pernoitar, mas antes ainda tínhamos a bela subida de Minde que das últimas vezes era a descer e a prespectiva é muito diferente……….

Na descida pelos trilhos o Jesus perdeu o GPS (infelizmente) mas com esta paragem fomos até ao café para refrescar e comer uns caracóis, e por incrível que pareça encontrei um ex-colega que não via à algum tempo que estava a fazer o percurso em sentido inverso Lisboa-Fatima.

Sem o GPS lá seguimos em direção a Alviela onde chegámos por volta da 18h. Com o banho tomado lá fomos jantar mas desta vez o restaurante era em Amiais de Baixo já conhecido dos Papa Trilhos, mas com o serviço de transporte particular (taxi – João pois eram só 5 min de carro). Com todos os elementos à mesa lá veio o jantar o belo do pernil, bacalhau e tinto para acompanhar.

Com este belo jantar fizemos o percurso de regresso, uns com o serviço de taxi e outros fomos a pé para ajudar na digestão. Na hora prevista para a saída fomos em direcção a Amiais de Baixo para tomar o pequeno-almoço antes de iniciar o segundo dia desta aventura. Com o pequeno almoço tomado seguimos a nossa viagem onde nos esperava as bifanas para o almoço.

Com o estômago composto, retornarmos ao percurso em direção a Vila Franca de Xira e por fim Parque das Nações onde o grupo tirou a foto de grupo e foi dado por terminado este passeio, onde tenho mais uma vezes agradecer o convite que me foi feito e o companheirismo durante todo o passeio - obrigado Evaristo e todo o pessoal e até à próxima……

Participantes: Antonio, Bruno, Domingos, Evaristo, Francisco, João, Lourenço, Paulo, Silverio, Vitor e Nelson San.