SANTIAGO DE COMPOSTELA 2017 - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Passagem pela Comenda - 2015-05-24 - 64Km

Reportagem por Fernando Borda D'Água

Manhã domingueira de sol e calor, lá se juntaram os amantes do pedal no ponto de encontro da Galp. Depois dos cumprimentos e de uma breve analise à bike nova do Pedro Felix, lá nos lançamos em direção aos trilhos. Passado uma semana das subidas e pedras de Marvão, os nossos guias ainda estavam com o “bichinho”, então lá subimos a morena.

Descemos até à estrada de alcatrão, e virámos para o trilho da comenda, Depois dos depósitos atestados e do abastecimento feito, subimos até quinta dos moinhos onde tirámos a foto de grupo.



Seguimos em direção à baixa de Palmela, subimos a Cobra, aonde o calor já apertava, e seguimos até Quinta do conde, pela estrada da Makro .

Foi uma bela manhã de trilhos na companhia dos pedalantes: Mimosa; Ní; Rui; Pacheco; Fátima; António; Daniel; Bordas D’água; Isabel; Kimbikes; Amaro; Paulo; Dias; Carlos Prazeres; Félix Pai; Félix filho; Pedro; e os restantes amigos que não sei o nome.

Esta semana, temos 2 videos a documentar a voltinha domingueira.

Video do Rui Inácio:

Video do António Borda D'Água:

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ponto de Encontro - Semana 22

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 30: Passeio do Dia da CriançaPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 31: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.

PASSEIO DO DIA DA CRIANÇA
sábado, 30 de Maio 2015

O Dia Mundial da Criança é já na próxima 2ª feira, dia 01 de Junho. Os Papa Trilhos, como vem sendo habitual, irão celebrar este dia com um passeio dedicado às crianças no próximo sábado, em substituição da voltinha dos adolescentes.

Assim, as crianças estão convidadas para este passeio de dificuldade baixa, com ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.

domingo, 24 de maio de 2015

Aventura em Marvão, parte 2 - 2015-05-17 - 40Km

Reportagem por Paulo Alex

E a aventura continua. Depois do SPA do dia anterior, entenda-se por massagem natural da fricção do corpo em cima da bicicleta pelos abundantes pedregulhos, os nossos guias, Luis e Conchinha antecipavam um grupo menor. Era evidente que não conheciam os Papa Trilhos! À hora marcada, depois do pequeno almoço, estávamos todos preparados para a 2ª parte do SPA personalizado.

Este percurso iria levar-nos pelas Calçadas Romanas, foi o que nos disseram. Saímos da aldeia e pouco depois lá estávamos a testar as suspensões das bikes. E elas até se portaram muito bem, sem problemas mecânicos de maior, sem furos, estavam no espírito do passeio, divertimento e boa disposição. É claro que este pensamento era interrompido por alguns declives mais acentuados e que nos faziam meditar nos motivos da pratica do BTT, mas logo a seguir alguém nos fazia um reset e estávamos prontos para a próxima, sim, porque havia sempre uma próxima.

E com Castelo de Vide na rota do nosso percurso, fomos informados de um cruzamento especial, que segundo os guias, separaria os homens dos meninos. Eu não sei se me enganei a virar no cruzamento, mas a verdade é que ainda descemos mais um bom bocado, o que não era bom sinal, pois significaria que a subida seria maior.

A subida era a calçada romana para a Sra da Penha, e embora o início até nem fosse complicado, lá mais para a frente entendemos o porquê dos comentários dos guias. Uma calçada bastante técnica e com uma inclinação que aumentava exponencialmente. Com a transmissão na avózinha (porque não havia mais) lá se conseguiu chegar até lá cima, sempre a pedalar. Ufa......

No cimo, encontrámos-nos todos e seguimos para o miradouro sobre Castelo de Vide, onde as paisagens revitalizaram o corpo e a mente. Tirámos mais uma foto de grupo para o álbum e a paragem seguinte seria em Castelo de Vide. Até lá, uma descida muito técnica, seguida de uns degraus para entrarmos na vila. Fomos até ao largo e parámos num café para abastecimento com uns pasteis de nata de tamanho familiar.

Repostas as calorias, o ritmo de regresso aumentou. Já com os petiscos em mente, depressa chegámos à aldeia onde aguardava-nos a última sessão dos gastronómica, um rancho bem aprumado para a despedida de Marvão. Como podem verificar, o grau de dificuldade associado ao acumulado dos petiscos era bastante elevado, mas conseguimos superà-lo!

Mas o dia ainda não havia terminado, mas a essa parte já lá vamos... Temos de fazer justiça ao fim de semana e ao modo que fomos recebidos numa aldeia onde só se ouve o barulho das estrelas. O Luis e o Conchinha da BikeSpirit, brindaram-nos com a arte de bem receber, num conceito de turismo bastante interessante. Alojamento em casas da aldeia, dispersas, muito apromadinhas e confortáveis. Sobre os petiscos, a reportagem diz tudo e o nome da aventura também. Mais uma vez a gastronomia portuguesa soube fazer jus ao seu bom nome.

Faltava o regresso a Fernão Ferro. Bicicletas novamente no autocarro e viagem com o ouvido no estádio do Guimarães. E terminamos com a cereja no topo do bolo, o Benfica Campeão! A Dulce lá terá de fazer um upgrade ao cachecol para 34!


FOTOS:
- ALBUM 1
- ALBUM 2
- ALBUM 3
- ALBUM 4


sábado, 23 de maio de 2015

Aventura em Marvão, parte 1 - 2015-05-16 - 38Km + 10Km

Reportagem por Paulo Alex

Para este fim de semana estava programada a 1ª aventura Papa Trilhos de 2015 - a muito aguardada visita aos trilhos de Marvão. Depois de nos deliciarmos com alguns vídeos e fotos que fomos vendo na net, havia chegado o momento em que iríamos aferir na primeira pessoa a qualidade dos trilhos e petiscos, não fosse o nome do passeio de Papa Trilhos Marvão BTT & Petiscos. No fundo, a parte do BTT era só uma desculpa para os petiscos... Será?

Bem, o programa começou logo na 6ª feira, com o ponto de encontro ao final da tarde no Parque das Lagoas. Bicicletas arrumadas, check-in feito, lá fomos "papar" uns bons Kms de asfalto até à aldeia de Beirã, mesmo no coração da Serra de S. Mamede.

Pelo caminho, parámos na estação de serviço de Montemor para o primeiro abastecimento do programa. Em jeito de pique-nique fizemos desaparecer uns quantos frangos assados e umas mais minis para a preparação do prometido acumulado do dia seguinte. Chegámos a Beirã já perto da meia noite onde o nosso anfitrião da BikeSpirt, Luis Catarino, estava em prontidão para nos receber.

Bicicletas retiradas do autocarro, quartos distribuídos, era tempo para umas horas de sono.

O sábado amanheceu a condizer com a boa disposição dos Papa Trilhos. Um sol que antevia algum calor e com um percurso que nos iria levar pelos trilhos das Rotas do Contrabando. Pelo menos foi o que nos disseram. Depois do pequeno almoço, as primeiras pedaladas foram em direcção a Marvão. Os trilhos iniciais não tinham exigência técnica, mas logo cedo começámos a degustar o tipo de caminhos que iria protagonizar o fim de semana. Trilhos de pedras e rochas, bem diferentes dos que estamos habituados na nossa Arrábida. E as subidas... A primeira digna de registo e que não passou despercebida a ninguém, foi a calçada romana até ao castelo de Marvão.

Durante a dolorosa subida, partilhámos o caminho de calçada com os atletas do Ultra Trail de S. Mamede. O último patamar da subida, levou-nos à entrada da muralha para depois nos deliciarmos, não com as vistas (ainda não) mas com um licor de castanha. Depois, sim, as vistas. E valeu a pena o esforço e os desabafos no esforço da subida.

Aproveitámos para a foto de grupo da praxe. Como não dava para subir mais, só podíamos descer. E assim foi, descida brutal até ao fundo do vale, com uns trilhos mais técnicos e umas curvas manhosas a apelar para a nossa maior concentração. Muito divertida.

Fomos somando alguns kms, muito devagarinho, pois as pedras eram muitas e não nos permitiam ritmos maiores. Mas as paisagens, essas inspiravam-nos de força para o acumulado que não parava de aumentar. Passámos alguns riachos para refrescar de um dia de calor alentejano e com a hora de almoço já no horizonte, os nossos guias abreviaram caminho para cumprirmos o programa dos petiscos.

Depois de 39Kms e cerca de 900m de acumulado de subidas, estávamos em modo esfomeados para o belo almoço que nos aguardava. Umas tábuas de enchidos e queijo para entradas, seguido de uma carne de porco à alentejana a condizer com os belos trilhos e paisagens da voltinha de manhã.

O resto da tarde foi para descontrair até à nova hora dos petiscos, ou seja, o jantar, com novas entradas e uma massa de vegetais com camarão para preparar os mais resistentes para o passeio nocturno.

O passeio nocturno começou cerca das 21.30h, para um percurso de 10Kms pelas estradas e caminhos mais próximos da aldeia. Alguns Papa Trilhos optaram por fazer gazeta do nocturno e foram para uma caminhada até ao café da aldeia. A registar mais uns bons trilhos e uma queda mais aparatosa da Dulce, mas sem consequências de maior (a bicicleta ficou bem!).

E ficámos por aqui... Amanhã há mais!



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Aniversário de Mário San - 2015-05-21

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Mário San.


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ponto de Encontro - Semana 21

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 23: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 24: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:

inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Castelo de Sesimbra - 2015-05-17 - 48Km

Reportagem por Rui Inácio

Com a principal força Papa Trilhos em manobras pelo Alentejo coube ao binómio Pacheco/Inácio abrir as hostilidades de mais um ataque aos trilhos.

Reunido o pelotão na Quinta do Conde e traçado o plano, lá partiram cinco bravos em direcção ao objectivo, o Castelo de Sesimbra.

Não fosse o IN estar à nossa espera, decidimos uma manobra de aproximação mais arrojada e dirigimo-nos para Azeitão.

Subimos ao parque dos Picheleiros e depois pelo estradão em direcção às pedreiras.

O objectivo estava agora à vista.


Atravessámos a nacional e os trilhos que levavam à rota final de aproximação.

Conquistado o objectivo, tempo para o reabastecimento e foto da praxe.


O regresso, e como o amigo João estava apertado de tempo, foi feito por alcatrão, até ao QG onde ainda deu para comemorar mais uma conquista.


Participaram, para além dos Papa Trilhos António Pacheco e Rui Inácio, três habituais amigos aos quais agradecemos a sua coragem.

Aniversário de Daniel Lourenço - 2015-05-19

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Daniel.


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Aniversário da Junior Inês Leão - 2015-05-15

Hoje temos uma aniversariante Junior. A Inês Leão está de parabéns.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

O regresso da Dora às voltas de sábado - 2015-05-09 - 30Km

Reportagem por Pedro Felix

A família Francisco veio ter ao encontro da família Felix em casa da família Felix. Em seguida fomos em direção ao Pinhal dos Frades onde a Dora teve uma avaria das pastilhas que tinham pouco uso, com problema mais ou menos resolvido seguimos em frente com destino à Fonte da Telha.

Entrámos na Apostiça em direção ao parque da Verdizela, mas fomos por um caminho diferente que foi dar às vivendas da Apostiça. Depois fomos sair ao parque das merendas onde tirámos a fotos de grupo.

No regresso viemos pela Apostiça mas pelo lado da nato e por fim fizemos a estrada velha de Sesimbra.

Participantes: Pedro; Dora; Paulo; Sandra: Gonçalo; Leandro; Arcangêlo.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ponto de Encontro - Semana 20

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 6ª feira, dia 15: Papa Trilhos Marvão BTT & Petiscos.
- domingo, dia 17: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.

PAPA TRILHOS MARVÃO BTT & PETISCOS
de 15 a 17 de Maio

Este fim de semana teremos o 1º evento Papa Trilhos com uma visita aos trilhos de Marvão. A saída para a aldeia de Beirã será na 6ª feira ao final da tarde. No total estão previstos 3 passeios, onde 1 deles será nocturno, por isso, não esquecer de levar luzes. Cada pedalante deverá também levar um cobertor ou manta para acondicionamento da bicicleta no porão do autocarro.

Ponto de Encontro:
6ª feira, dia 15:
- 18.30h: chegada do autocarro ao Parque das Lagoas. Acondicionamento das bicicletas no autocarro.
- 19.00h: partida do autocarro em direcção à aldeia de Beirã em Marvão.

LINKS:
- mapa de inscrições e pagamentos
- mensagem do evento, incluindo programa


Aniversário de Maria de Fátima - 2015-05-13

Hoje temos uma Papa Trilhos aniversariante. Parabéns para a Maria de Fátima.


terça-feira, 12 de maio de 2015

Aniversário de Carlos Prazeres San - 2015-05-12

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Carlos Prazeres San.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Prometido e cumprido - 2015-02-03 - 49Km

Reportagem por Bela

Mais um domingo, e lá se cumpre o ritual semanal. Encontro no Parque das Lagoas, e bombas da Galp na Quinta do Conde.

Com as trinta e seis rodas alinhadas, pedalámos em direção à nossa serra, sempre com um mistério no ar: "Será que o Ni vai cumprir com o prometido?". Eu e o Mário não entendíamos qual seria a promessa, mas depressa começámos a entender...

Subida em direção às Necessidades e descida rápida pela estrada velha das Necessidades virando à direita para o trilho das oliveiras. Já se estava adivinhar o que aí vinha: vamos pedalar por aquela maravilhosa subidinha ali à direita, que nos leva até ao tanque. Bem pensado, e lá vamos nós não só até o tanque como também à Capela de São Luís. Como se não bastasse, bora lá até ao posto de vigia.

Mas afinal o que é passava hoje? - É só subir, subir, subir? Socorro Ni, vou morrer!!! - Eu avisei na sexta-feira que, domingo era para subir! E prometido é devido!

Do posto de vigia começámos a fazer o regresso por Vale de Barrios, Cabanas, Quinta do Conde e por fim Fernão Ferro.

Foi um domingo (molhado) divertido e suado, na companhia de: Bela, Mário, Paulo Alex, Amaro, Pedro, Mimosa, Carlos Prazeres, Isabel, Ni, Arcanjo, Bord'Água, Fernando, Daniel e Mano, mais todos aqueles que estão na foto de grupo.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pedreiras de Sesimbra - 2015-05-02 - 34Km

Reportagem por Leandro Francisco

Saindo na hora marcada do Parque das Lagoas, já com o Pedro e com o Paulo Felix e sem o Gonçalo que ficou a descansar, decidimos fazer uma volta um pouco maior e diferente do que é normal ao sábado à tarde.

Seguindo em direção ao Estradão da Quinta do Peru, até a Maçã, onde viramos a direita em direção a estrada nacional que tem como destino Sesimbra, antes de chegar a Sesimbra virámos no portão grande a esquerda continuando até as pedreiras de Sesimbra.

De regresso viemos pela estrada de Sesimbra até à Maçã onde já tínhamos estado e seguimos até ao Parque das Lagoas pela mesma rota.

Participantes: Leandro, Sandra, Pedro, Paulo Felix e o Nelson.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ponto de Encontro - Semana 19

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 09: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.00h.
- domingo, dia 10: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- até 6ª feira, 08 de Maio: fim do prazo de pagamento para o evento Papa Trilhos Marvão & Petiscos. Mais informações sobre o evento, neste link.
inscrições livres para a 6ª Peregrinação a Fátima, via atlântico, a realizar nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. Mais informações sobre o evento e inscrições, neste link.
- domingo, dia 10: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, ver mail.

Aniversário do Junior Gonçalo Leão - 2015-05-06

Hoje temos um aniversariante Júnior e grande atleta. Parabéns para o Gonçalo Leão.


Aniversário de Marco San - 2015-05-06

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns ao Marco San.


terça-feira, 5 de maio de 2015

Voltinha das Romanas... - 2015-05-01 - 50Km

Reportagem por António Julio

Aproveitando o feriado do dia do Trabalhador, os Papa Trilhos sairam do segundo ponto de encontro para mais uma aventura. Seguimos direitos a Cabanas para a primeira subida da manhã rumo ao fio dental... uns aventuraram-se por ele outros menos afoitos seguiram pelo estradão, juntando-se no final do trilho.

Pela serra do Louro fomos trilhando caminhos, até encontrármos uma equipa de filmagem; ainda pensámos que era desta que os Papa Trilhos íam ser as Estrelas da próxima novela televisiva, mas não... Não nos passaram cartuxo...

Como a nossa oportunidade "já era", subimos o trilho "romano" até ao portão do posto de vigia, mas como só o Papa Trilho Amaro estava poderosíssimo ao ponto de começar a subir sem ninguém dar por ele, tivemos que lhe ligar para voltar para trás e juntar-se ao grupo, desta forma decidimos deixar o posto de vigia para a próxima volta. Descemos direitos a EN para voltar-mos a subir a tão famosa estrada romana que era o nosso objectivo.

Na comenda repusemos energias, e decidimos o regresso pelo trilho, subida do Herman até Azeitão onde tirámos a foto de Grupo.

Foto tirada, rumámos a casa, estava assim concluida mais uma manhã em boa companhia.

Participaram: Fátima, António, Gina, Mimosa, Ni, Quim, Carla, Paulo Alex, António Borda d´Agua, Pacheco, Arcangêlo, Daniel, Amaro, Victor Rebelo, Pedro Lourenço e um casal que não sei o nome.