PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sábado, 24 de maio de 2014

Raid Alvalade-Porto Covo - 2014-05-18 - 70Km

Reportagem por Paulo Alex San

A voltinha domingueira desta semana iria ter outros contornos... uma visita às terras alentejanas para o mítico Alvalade - Porto Covo. Os preparativos obrigaram a uma alvorada mais cedo que o normal, pois o Ponto de Encontro exigia a nossa presença às 05.00h no Parque das Lagoas. Bicicletas carregadas no autocarro e lá fomos nós até Alvalade do Sado.

A vila havia sido inundada por seres de 2 rodas. Eles apareciam do todos os lados! Eram mais de 2500 BTTistas! A partida aconteceu à hora marcada - 09.00h, e como seria de esperar, os 1ºs Kms rolavam bem devagarinho, até sairmos da vila. Depois, entrámos por estradões onde a nuvem de pó erguia-se, como se de uma camada de nevoeiro se tratasse.

O percurso era bastante rolante e até chegarmos à barragem de Campilhas não tivemos grandes dificuldades. Pelo caminho, passámos por um abastecimento, serpenteámos alguns arrozais da zona, e após cerca de 40Km, esperava-nos a conhecida sandes de carne assada. Um breve recuperar de fôlego nesta zona de abastecimento junto à barragem, onde também estavam os nossos acompanhantes.

Já faltava menos de metade do percurso, mas seria a partir daqui que o anunciado acumulado iria começar a aumentar. Logo à saída, tivemos a 1ª subida digna desse nome. Passou-se mais um abastecimento e depois de passarmos o Cercal, lá vinha aquela que nos levaria até ao ponto mais alto. Era uma subida longa, de vários patamares, que culminava num ultimo esforço com umas poucas pedras soltas e onde nos esperava oportuno ponto de assistência mecânico, assim como um mini-abastecimento de líquidos.

A partir daqui era sempre a descer... já só faltavam menos de 15Km e ainda não se via Porto Covo. No meio da serra surge um dos pontos altos deste Raid, a baptizada Amazónia. Um single track paralelo a um curso de água, que termina numa ponte improvisava de paletes de madeira e uma das ultimas subidas.

Com Porto Covo já no horizonte, os últimos estadões eram para rolar a grande velocidade... nem parecia que já tínhamos mais de 60Km no bucho (e outros tantos de pó). Estes estradões desaguaram mesmo junto ao mar para fazermos a ultima subida do dia. Era aqui que víamos se realmente a sandes era boa ou não.

A meta era no meio da vila, por entre uma fileira de restaurantes que nos prevaricavam com uns odores gastronómicos que nos abria ainda mais o apetite. Terminámos após 70Km num passeio que, mais uma vez se destaca pela sua organização. É verdade que nem tudo correu bem, pois os últimos que passaram na  barragem já não tiveram sandes de carne, mas o balanço geral foi bastante positivo. Recomenda-se!

Os Papa Trilhos ainda não tinham terminado a sua digressão. Depois do banho (água quente!), fizemos um piquenique para repor as forças e o "combíbio", antes de iniciarmos o regresso a Fernão Ferro.

Um agradecimento à organização que nos recebeu muito bem, com tratamento especial no levantamento dos dorsais e lembranças. Agradecimentos também para os nossos acompanhantes, que mais uma vez nos apoiaram e participaram, à sua maneira, numa das maiores festas do BTT nacional.

Encontrámos neste raid alguns amigos que já não víamos à algum tempo. Caso do João e Nuno do BTT-TV que elegeram os Papa Trilhos para algumas fotos modelo. Fizeram também um video bastante interessante sobre o Raid que merece ser visto, com imagens espectaculares do percurso e da multidão de participantes, e também bastante revelador, principalmente para alguns protagonistas na subida do Cercal ;-)

créditos do video: BTT-TV

Sem comentários:

Enviar um comentário