ECOPISTA do DÃO - 16 e 17 de Setembro - ABERTAS AS INSCRIÇÕES.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações e inscrições.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Passeio 6º Aniversário Papa Trilhos - 2013-11-24 - 25Km

Reportagem por Paulo Alex

Os Papa Trilhos estão a comemorar o 6º aniversário. Por isso, o passeio agendado para este domingo iria ser especial. Um passeio mais light de forma a abranger qualquer um que quisesse vir pedalar. O ponto de encontro estava agendado para as 08.50h no Parque das Lagoas para sairmos às 09.00h. Foram chegando dos vários pedalantes a conta-gotas, com alguns regressos. Aproveitámos para tirar a 1ª foto de grupo no principal ponto de encontro dos Papa Trilhos, o Parque das Lagoas.

O percurso já estava definido e fomos em direcção à Qta do Perú. O guia dos kms iniciais era o Júnior Gonçalo. Continuámos até Brejos de Azeitão, e fizemos o trilho junto à variante Azeitão/Santana, até à Aldeia de Irmãos. Depois passámos junto à Qta dos Catralvos.

Quando chegámos junto à entrada do trilho dos fetos, estava tudo remexido. O terreno foi lavrado, restando apenas arbustos partidos e muita terra, não sendo possível passar de bike. Contornámos o trilho até apanharmos o estradão principal que vem da Aldeia de Irmãos. Junto à cancela, tínhamos as Papa trilhos Isabel Penteado e Marlene com a mesa armada e recheada de calorias para um agradável abastecimento. Sumos, moscatel, bolos e claro, o bolo de aniversário.

Depois da cantiga de parabéns da praxe, aconchegámos-nos para a foto de grupo (estava frio!), para depois fazemos os últimos kms até Fernão Ferro.

No total éramos 23 pedalantes, onde 4 eram Juniores. Talvez o frio tenha intimidado os restantes Papa Trilhos... No final do passeio, acumulámos 25Km. Um agradecimento às Papa Trilhos Isabel Penteado e Marlene pela disponibilidade do abastecimento.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 48

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 30: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 01: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

Aniversário Junior de Tiago Leão - 2013-11-27

Hoje temos um Papa Trilho Junior aniversariante. Parabéns para o Tiago Leão.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Aniversário de Pedro Santos - 2013-11-25

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o Pedro Santos.

sábado, 23 de novembro de 2013

Voltinha das quedas e furos - 2013-11-16 - 25Km

Reportagem por Pedro Felix

Estavam todos no Parque das Lagoas e foram embora em direcção ao cruzamento da Quinta do Conde onde eu foi lá ter porque estava atrasado e estava o Nelson à minha espera... e assim foi.

Seguimos em direcção ao cruzamento do lago dos patos, mas em vez de ir para o lago dos patos, fomos em frente.

À vinda para cá, eu caí, mas levantei-me logo porque estava quente e não tive dor nenhuma e continuámos. Mais à frente, o Leandro caiu para cima dos picos e também não se aleijou - ”só alguns picos “ - mas nada de grave.

Quando tiramos a foto de grupo e íamos a sair eu estava furado. Mudamos o pneu e andei uns 50m e estava furado novamente. Foi assim durante 4 furos seguidos e a minha mãe teve de me ir buscar ao cruzamento da Quinta do Conde.

Participantes: Pedro, Leandro, Gonçalo, Sofia, Nelson, Sandra, mãe da sofia.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O frio voltou - 2013-11-17 - 50Km

Reportagem por Ni

Por volta da hora combinada lá fomos juntando as bikes para mais uma volta, mas os artistas estavam encolhidos e arrepiados pois o frio voltou para nos acompanhar, ao passarmos aquele vale para Quinta do Conde acho, que gelou os ossos.

Já todos juntos, pés nos pedais, pois o tempo estava fresco e tínhamos que aquecer. Saímos pelo lado da Boa Água, atravessamos a estrada em direcção a Vila Fresca, nada mais para aquecer até ao cimo das Necessidades.

Ao descermos pelo estradão, deparamos com um enorme grupo pedestre. No cruzamento das oliveiras, o sr. António deve ter tido uma visão ao longe, por isso perdemos muito tempo... uns agradeceram, pois estava tudo encaminhado para irmos ao ponto de vigia. Subimos pela estrada dos cães, onde reunimos todos.

Descemos para baixa de Palmela onde tirámos a foto de grupo, estrada da largatixa e voltamos para trás, subimos o fio dental, descemos para Cabanas (ai houve gato para mim, acho que o Tiago anda sabotar os sapatos da Mónica, desculpa lá mas isso está mal explicado). Era hora de voltar para casa Quinta do Conde, Quinta dos FF's.

Mais uma manhã bem passada, mas com frio, os últimos sobreviventes foram beber uma cervejinha geladinha para aquecer, ao fim de 50 kms.

Os participantes Nelson, Sandra, Carlos Prazeres, Isabel, Mário, Bela, Kimbikes, Riky, António, Fátima, Gina, Ni, David Capela, Félix, Borda D`Àgua, e mais uns amigos que gostam de pedalar connosco.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aveiro bike Tour - 2013-11-17 - 42Km

Reportagem por Paulo Alex

Este fim de semana, a bicicleta acompanhou-me por outras aventuras. Após umas poucas centenas de Kms deitada no carro, a manhã de domingo convidava a umas pedaladas sob um sol de inverno. O guia por um tour por Aveiro e arredores era o meu amigo Mário, que também já nos fez algumas vezes companhia em voltinhas dos Papa Trilhos pela Serra da Arrábida.

O plano era irmos comer um pastel de nata - natinha como se diz por estas paragens, numa explanada na Barra. O percurso era quase sempre plano, bom para esticar as pernas e desfrutar do sol. Atravessámos a cidade de Aveiro, junto ao canal principal e seguimos até à Gafanha da Nazaré.

Na chegada à barra, fomos até ao Farol do Molhe sul onde tirámos a foto de grupo. Seguimos junto à praia e depois junto à Ria, até à prometida natinha.

Depois de repostas as calorias, fizemos o regresso a um bom ritmo. No final, totalizámos 42Km e uma manhã bastante agradável. É sempre bom regressar a Aveiro e sentir o dinamismo de uma cidade com projectos inovadores bastante interessantes.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 47


Esta semana teremos um Ponto de Encontro que sairá da rotina habitual. Como estamos em semana de aniversário Papa Trilhos, a voltinha domingueira terá um formato especial, abrangendo todos os Papa Trilhos, incluindo os Juniores, ou seja, com um percurso mais acessível em termos de distância e dificuldade. Assim, não será agendada a voltinha de adolescentes para sábado. Ter também em atenção que o passeio de domingo terá ponto de encontro único no Parque das Lagoas.

Ponto de Encontro para esta semana:
- domingo, dia 24: Passeio informal de Aniversário Papa Trilhos. Ponto de encontro único no Parque das Lagoas às 08.50h. Inicio das pedaladas às 09.00h.

6º Aniversário Papa Trilhos

Hoje estamos de Parabéns. Os Papa Trilhos celebram o 6º aniversário.

Já passaram 6 anos desde que iniciámos um projecto, sem qualquer tipo de ambição de crescimento, apenas com o objectivo de partilharmos as nossas aventuras, divulgando as várias actividades do Grupo através do nosso site. É assim que expomos aquilo que fazemos - passeios, fotos, voltinhas, travessias e muitas outras actividades..

Integrado no programa de comemorações deste 6º aniversário, iremos efectuar um passeio informal no próximo domingo, dia 24, e a Gala Papa Trilhos 2013 com data agendada para 14 de Dezembro. As inscrições para a Gala estão abertas. Podem consultar a respectiva informação e efectuar as inscrições neste link.

O último ano foi protagonizado com 2 grandes eventos Papa Trilhos: a Peregrinação a Santiago de Compostela e a Peregrinação a Fátima, ambas com percursos novos. Partilhámos momentos inesquecíveis e ultrapassámos obstáculos que nos fortaleceram como grupo.

Organizámos mais uma edição do "by night", integrado nas Festas Populares de Fernão Ferro, com lotação esgotada.

Estivemos também representados em vários passeios oficiais: Maratona Branca-Coruche, Passeio Glória do Ribatejo, Passeio "por terras do Sr. Prior", Passeio Cicloturismo de Fernão Ferro, Raid Alvalade - Porto Covo, Maratona da Gardunha, Trilhos do Baco, II Pedalada pela Baía do Seixal, IX Maratona Trilhos da Raia, Maratona Tasca do Xico. Foram através destes eventos que o nome Papa Trilhos percorreu grande parte do País, desde Idanha-a-Nova, até às terras Alentejanas de Porto Covo.

A integração social na comunidade também não passou despercebida, com a participação na organização de mais uma edição do Dia da Juventude de Fernão Ferro com uma grande aderência pela população na actividade dos Papa Trilhos - a Gincana de Bicicletas.

O nosso site, com um público maioritariamente nacional, ultrapassa também as fronteiras com leitores de vários países:
- Portugal: 92,6%
- França: 3,2%
- Brasil: 2%
- EUA: 2%
- Espanha: 0,2%
- outros: Inglaterra, Suiça, Angola.

O projecto Papa Trilhos continua a assumir um papel relevante na definição dos conceitos de Amizade e Família, que orgulhosamente nos distingue. Num contexto social cada vez mais exigente, o conceito de grupo será solicitado com uma maior assiduidade, o que exigirá o envolvimento e participação de todos. Estamos cá para nos superarmos e dignificar o nome Papa Trilhos.

A todos os Papa Trilhos: muitos parabéns!
Obrigado a todos os Familiares e Amigos!

Saudações,

Paulo Morais


domingo, 17 de novembro de 2013

Comenda - 2013-11-10 - 57Km

Reportagem por Isabel Santos

Mais uma voltinha,
Mais um carrocel,
Esta reportagem
Calhou à Isabel!

O domingo começou
Com um pequeno percalço,
O pneu do Ni não estava bom.
Mais vale isso, que vir descalço!

Depois desta reparação,
E um bocadinho atrasados,
Lá fomos para a Quinta do Conde
Todos muito acelerados!

Por vários trilhos e caminhos airosos,
Lá pedalámos nesta manhã aprazível,
Pela arrábida e até à Comenda,
Com um percurso de alto nível!

Cruzámo-nos com uma prova,
Que decorria em sentido contrário,
A palavra de ordem foi “encosta”!!!
Não fosse alguém atropelar o Mário!

Claro que só falei no Mário,
Para não estragar o meu verso,
Mas em vez de “sentido contrário”,
Também podia ter dito “sentido inverso”!

Claro que para voltarmos,
Tivemos que subir, subir, subir,
Com a “cobra” a fazer parte,
Do caminho a seguir!

No final, na reta da Makro,
Alguns ainda quiseram brincar
“quem consegue não perder o comboio”?
Foi pedalar até rebentar!!!

Foram 2 dúzias de pessoal animado,
Como, aliás, já vem sendo habitual,
E se alguém disser o contrário,
Esse alguém é que está mal!


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Regresso da Dora 2013-11-09 - 20Km

Reportagem por Leandro

Chegamos ao Parque das Lagoas já só faltava a Dora pois tínhamos sido informados que vinha, mas chegou atrasada pois não tinha ar na suspensão (deve ser da utilização???).

Depois tivemos de ir a casa do Paulo para colocarmos ar no amortecedor da bike da Dora pois estava praticamente vazio.


Fomos em direção a Quinta do Peru pelo estradão das pedras, já no cruzamento estávamos todos a descansar, mas quando começamos a andar, o Félix reparou que tinha um furo no pneu de trás mas quem o mudou foi a Dora e Sandra estiveram a ter formação.


Depois fomos em direção ao Lago dos Patos para acabarmos a voltinha com a subida da velha estrada de Sesimbra, quando passamos a cancela o Félix chamou-nos a atenção pois o Carlos e a Isabel estavam atrás de nós. Depois quando chegou a horas de ir embora o Pedro queria ir de carro com o pai mas este acabou de ir com a Dora para esta não ir sozinha para casa.


Participantes: Leandro, Pedro, Gonçalo, Paulo Félix, Dora, Sandra e o Nelson.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 46

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 16: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 17: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

Aniversário de Paulo Felix San - 2013-11-13

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o Paulo Felix.

sábado, 9 de novembro de 2013

Record domingueiro - 2013-10-03 - 50Km

Reportagem por Paulo Alex San

Ainda antes do horário agendado no Ponto de Encontro, já o café junto ao Parque das Lagoas registava um grande movimento. A verdade é que antes das 08.30h, já estavam todos presentes e preparados para o inicio de mais uma voltinha domingueira. Estranho?!?

E assim, sem atrasos, lá fomos nós para o 2º ponto de encontro, lá para os lados da Quinta do Conde. A bomba de gasolina foi literalmente invadida... eram bicicletas por todo o lado (o Felix ainda começou a contar as rodas). Já por volta das 09.00h, iniciámos a voltinha com o Ni a liderar o pelotão.

O destino era obviamente a Arrábida. E a entrada na serra seria por Cabanas. Pelo caminho, ainda se juntaram mais 2 pedalantes, o Riky e o Paulo, reforçando o record de participantes numa voltinha domingueira Papa Trilhos: 32!!! Lá subimos até ao inicio do Cai de Costas para depois descermos para o Vale de Barrios.

Continuámos a nosso odisseia pelo meio da Serra, como se uma peregrinação se tratasse, não fossemos nós tirar a foto de grupo na Capela de S. Luís.

Saímos da Capela pelo trilho do Posto de Vigia, ou seja, a subir... mas o guias foram amigos e não fomos ver as vistas lá de cima... virámos novamente em direcção ao Vale de Barrios para iniciarmos o regresso e fazermos o estradão até ao Alto das Necessidades.

Após 50Km e 864m de acumulado de subidas, chegámos à Quinta dos FF's. Foi uma voltinha bastante agradável por trilhos que já não fazíamos à algum tempo. O tempo também ajudou, pois deu para compensar a transpiração do acumulado de subidas.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Voltinha das Cabanas - 2013-11-02 - 25Km

Reportagem por Pedro Felix

Partimos do parque das lagoas as três horas.

Partimos em direção a quinta na do conde onde passamos por trás do campo da bola e fomos em direção a brejos de azeitão onde paramos para comer.


De seguida fomos em direção à Venda de Azeitão e só paramos em Cabanas onde tiramos a foto de grupo, o Gonçalo foi brincar no parque.


Passamos pela fábrica do coca-cola e fomos dar à Quinta do Conde e fomos até ao parque das lagoas.

Participantes: Sofia, Pedro, Leandro, Borda D’Água, mãe da Sofia (Não me lembro do nome, desculpem), Nélson, Sandra, Gonçalo, Paulo Félix.

Aniversário Junior de Pedro Felix - 2013-11-08

Hoje temos um aniversariante Papa Trilho Junior. Parabéns para o Pedro Felix.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 45

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 09: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 10: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Maratona Tasca Du Xico 2013-10-27 45 km

Reportagem por António Borda D'Água

Depois de uma semana bastante chuvosa eis que temos um dia cheio de sol, um dia perfeito para pedalar.


Cheguei ao Pinhal Novo as 8.00, comecei por cumprimentar muita malta amiga que se aprontavam para participar no evento, levantei o dorsal e num abrir e fechar de olhos estava tudo no controle zero, escusado será informar que parti cá bem atrás junto com os meus amigos.


A partida foi dada as 9.30, percorremos os primeiros km no Pinhal Novo seguindo depois por estradões até á serra, e foi aí que começaram as dificuldades para alguns dos participantes. Depois de alguns atletas se desmontarem, formou-se uma fila enorme de betetistas, a pé, até ao final da subida.


Depois fomos em direção a Palmela pela estrada abaixo dos moinhos, des cemos pela estrada de vale de Barris, onde saímos à esquerda como quem vai para a branquinha e fizemos um trilho bastante lamacento e picante (Silvas com fartura); voltámos à estrada de Vale de Barris e daí para a frente foi sempre a rolar até ao cai de costas, mais umas subidas mais umas descidas e regressámos ao Pinhal Novo pelo mesmo estradão de acesso à serra.


À chegada tínhamos brindes, lavagem das bikes, banho e um belo almoço acompanhado por muitos amigos.


Parabéns à organização, foi um dia bem passado e para ano lá estarei outra vez.

sábado, 2 de novembro de 2013

Na Rota do Javali - 2013-10-27 - 44Km

Reportagem por Lapa San

Foi mais um domingo com alguma frescura matinal. Os Papa Trilhos & Friends foram-se acumulando pelos lados da Galp da Quinta do Conde e após algumas cafézadas, muito linguaredo e cumprimentos efectuados, lá fomos pedalando à aventura em direcção a Azeitão passando pela mata da fonte de Negreiros, Quinta do Picão e outras que se seguiram até chegarmos junto da Aldeia de Irmãos.

Entretanto, virámos por ali à esquerda e fomos em direcção ao caminho dos fetos na mata que desemboca junto à quinta do Maló, aquele super- dentista que produz umas Belas “pomadas” (será que é com algumas delas que ele anestesia o pessoal lá nas suas clinicas ?).

Sem tempo para tirar essa dúvida, seguimos por ali acima até à Aldeia da Piedade onde me lembrei de sugerir ao Guia-Mor de seu nome Ni San que seria interessante rumarmos ali para o lado das Pedreiras de Sesimbra onde existe uma bela duma subidinha que vai dar a uma varanda com uma paisagem magnífica, por onde já não passamos há muito tempo. Sugestão aceite e seguimos então pela estrada do Parral abaixo e acima continuando até apanharmos a ligação de Casais da Serra a Calhariz.

Continuámos por ali fora, entrando depois à esquerda por aqueles caminhos que ligam a Serra da Arrábida às Pedreiras. Foi aí que por forças maiores entenderam entregar o rumo da comitiva a um Super-Despistado Guia que gosta de ir à descoberta por esses caminhos fora e com um GPS ultra-desactualizado, mas desenrascado que baste.

E assim, depois de entrarmos pelo single track empedrado e algo enlameado que segue em direcção às Pedreiras, quando o Guia indicou o caminho por um single à esquerda muito simpático, embora alguns pusessem algumas reservas sobre o rumo que levávamos, lá seguiram todos por ali fora, com o novo Guia lá bem atrás!!!!???

Após algumas centenas de metros nesse trilho bastante agradável, apesar de algo escorregadio e com uma paisagem lindíssima e sempre a subir, depois de uma clareira óptima para uma foto de Grupo, acabava a parte ciclável e o pouco espécie de trilho existente era pelo meio dos arbustos de menor ou maior densidade.

Como os pedalantes que vinham na frente estavam crentes que o guia os tinha aconselhado bem, por ali dentro foram desbravando mato com as biclas a servirem de catana e moto-serra para ultrapassarem a mata cada vez mais densa; e se ninguém voltava para trás, era sinal que aquilo haveria de ter saída! Depois de muitos obstáculos ultrapassados, de muitos arranhões e de milhentos impropérios desabafados, concluiu-se que aquilo não tinha saída!

Se a coisa tinha sido difícil até ali, voltar para trás foi um sacrifício maior e com muitas promessas de fazer a folha ao malfadado guia. Aproveitou-se a bela da clareira para a foto de grupo, onde dificilmente outro grupo de BTT terá algum registo fotográfico por via de terem melhores GPS(s).

Lá regressámos via Pedreiras, Maçã e trilho da Quinta do Perú até às respectivas casas de cada um com uma aventura diferente para mais tarde recordar!

Conclusões:
-Há certos guias nos quais não convém confiarem muito;
-Existem locais na Serra que por muito recônditos que sejam, não são muito seguros para namoriscar (a qualquer momento podem aparecer por lá um bando de gentes com bicicletas a desbravar terreno e a estragar o momento);
-Um passeio pedestre de vez em quando não faz mal a ninguém;
-Foi um belo passeio de duatlo (BTT e corta-mato);
-Também poderia ser triatlo (com a água que o guia meteu se não nadaram foi por que não quiseram!!);

E foi assim que se passou mais uma bela manhã de Domingo.  Para a semana há mais!

Participantes: Nós todos , é só conferirem pela foto de grupo.