SANTIAGO DE COMPOSTELA 2017 - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aniversário Júnior de Leandro Francisco - 2013-09-30

Hoje temos um aniversariante Júnior. Parabéns ao Leandro!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

II Pedalada pela Baía do Seixal - 2013-09-22 - 49Km

Reportagem por Paulo Alex

No âmbito da Semana da Mobilidade, a Câmara Municipal do Seixal promoveu uma série de iniciativas, incluindo a re-edição da Pedalada pela Baía do Seixal. O percurso previsto seria diferente do ano anterior, mantendo a distância aproximada.


A concentração estava agendada para as 10.00h junto ao terminal fluvial do Seixal. Nós já vínhamos a pedalar desde Fernão Ferro, de onde saímos ainda antes das 09.00h. Quando chegámos ao Seixal, ainda não estavam muitos participantes, pelo que a organização iniciou a chamada pelos elementos no nosso grupo e a respetiva entrega de brindes. Aproveitámos ainda para tirar a foto de grupo. A nossa participação estava muito bem composta, incluindo alguns Papa Trilhos Juniores.


O inicio do passeio foi pontual. Saímos pelo trilho paralelo ao Centro de Estágio do Benfica, virando depois para Paio Pires e regressando novamente ao Seixal. Fizemos toda a marginal do Seixal, pela estrada, e entrámos no passeio/ciclovia na marginal da Amora. O ritmo era de passeio, não oferecendo grandes dificuldades.


Na Amora, entrámos por um dos portões do recinto da Festa do Avante, subindo a avenida principal (1ª subida!) e saímos junto à Cruz de Pau. O grupo neste troço dispersou um pouco mais, pelo que fizemos um reagrupamento para depois irmos até ao Parque do Serrado, para abastecimento.


A organização disponibilizou para o abastecimento água e fruta. Antes do reinício, foram ainda sorteados alguns brindes. Aos Papa Trilhos, que representavam quase metade dos participantes, foram atribuídos 2 brindes. Os felizardos foram o Félix e a Sandra! (temos de ter uma conversa com o Gonçalo!!!)


Já com mais de metade do percurso feito, regressámos ao Seixal onde chegámos dentro do horário previsto, cerca das 12.00h. Estava terminado o passeio.


No entanto, a maioria dos Papa Trilhos ainda tinha de regressar até Fernão Ferro. Saímos do Seixal, para uns metros mais à frente pararmos novamente... não, ninguém teve furos, ou avarias, ou quedas, foi mesmo o cheiro a courato no Seixal F.C. Paragem obrigatória!


O grelhador foi abastecido várias vezes - couratos, entremeadas, e grade de minis em cima da mesa. Foi um abastecimento à Papa Trilhos.


Depois de todos devidamente aconchegados, regressámos a Fernão Ferro com 49Km pedalados.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 39

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 28: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.30h.
- domingo, dia 29 Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

sábado, 21 de setembro de 2013

Voltinha com gente nova - 2013-09-14 - 25Km

Reportagem por Leandro

Quando chegamos ao Parque das Lagoas já lá estava gente. Depois estivemos à espera que chegassem mais pessoas.

Fomos em direcção à Apostiça, Amora e passámos pelo Paulo da Super Bikes para fazer uma reparação - trocar um cabo da bicicleta da Sandra.

Enquanto esperávamos pela bike, estivemos à conversa e a beber umas bebidas no café ao lado.

Depois fomos pela estrada nacional até casa do Pedro para deixar um dos dois Pedros em casa e de seguida fomos em direcção ao Parque das Lagoas.

Participantes: Leandro, Pedro Félix, Gonçalo, Pedro Miguel, Nelson, Sandra e mais um amigo que não recordo o nome.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Voltinha a Palmela – 2013-09-15 – 52 Km

Reportagem por David Capela

Após algumas semanas de ausência a vontade de voltar às pedaladas era muita. Por isso às 7:40 já estava no ponto de encontro habitual da malta do Seixal.

Daí até à Quinta do Conde foi sempre a abrir atrás do João, o que foi um grande erro pois fiquei logo a adivinhar uma jornada de sofrimento.

Pelas 8:30 já com toda a malta reunida lá partimos a ritmo moderado rumo a Palmela.

O ritmo moderado, logo passou a parado pois o amigo Amaro tinha uma recordação de Fátima. Um belo pico que logo o arrumou. Os Nossos mecânicos de serviço entraram logo em ação e rapidamente estávamos de volta à estrada.


Esta foi uma boa oportunidade de passar pela minha quinta, onde tenho uma bela criação de galinhas.


Já perto de Palmela, começámos a ouvir a anunciar a nossa passagem. Eram uns cachorros em cima do telhado??????? Se não fosse a foto pensaria que estava sob efeito de algo que não tomei na noite passada.


Chegámos a Palmela e subimos até ao miradouro. Uma boa oportunidade de visualizar o que nos aguardava. A branquinha.


De seguida foi sempre a descer (a uma velocidade vertiginosa) até ao inicio da Branquinha.


Branquinha que se revelou mais uma vez um grande parte pernas. O Ni bem que desfrutou do sofrimento da malta, mas ele estava cheio de vontade de a subir e não podíamos deixar mal um companheiro.


Depois da Branquinha seguiu-se um belo passeio até ao Cai de Costas (felizmente não o subimos, pois regresso a estas lides estava a ser difícil).


O bem que me tentei safar de mais uma subida, e tresmalhei-me mais o João. Aqui está a prova da minha falha, com a multa aplicada de uma grade de minis.


Seguiu-se o regresso a casa após mais uma bela manhã passada com os amigos Papa Trilhos.



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 38

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 21: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.30h.
- domingo, dia 22: II Pedalada pela Baía do Seixal.
Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 22: Reunião Geral Papa Trilhos. Mais informações, consultar mail.

II PEDALADA PELA BAIA DO SEIXAL
domingo, 22 de Setembro, Seixal

Ao contrário do que foi anunciado inicialmente, o percurso deste passeio foi alterado. De acordo com as novas informações disponíveis no site da Camara Municipal do Seixal, o percurso é o seguinte:
Estação Fluvial da Transtejo > Passagem pelos Moinhos de Maré dos Paulistas > percurso lateral à Quinta do Álamo > Quinta da Trindade > Frente Ribeirinha Seixal > Arrentela > Ponte da Fraternidade > Frente Ribeirinha da Amora > Interior da Festa do Avante > Parque do Serrado e retorno ao Seixal.

Ou seja, o inicio e fim do passeio será no terminal fluvial do Seixal. O percurso terá a distância aproximada de 20Km. A esta distância iremos somar a ida e volta de/para Fernão Ferro.

Ponto de encontro:
- 08.45h: Parque das Lagoas, saída em direcção ao Seixal
- 09.50h: Seixal, junto ao terminal fluvial do Seixal
- 10.00h: inicio do passeio.

(clicar nas imagens para ampliar)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Massagens só para alguns! - 2013-09-08 - 52Km

Reportagem por Fernando Dias

O primeiro passeio depois das férias, alguns sentiram dores nas pernas, 08h00, Parque das Lagoas, Fernão Ferro. À minha chegada encontravam-se lá o Mário, Bela, Paulo, Marlene, mais tarde chega o Ni - ele gosta de ser o ultimo, pois sente-se importante com toda a gente à espera dele.

De seguida saímos em direcção à Galp na Quinta do Conde. No local já se encontravam mais uns poucos com vontade de pedalar. Lá vamos nós em direcção a Azeitão, subimos até ao Alto dos Picheleiros, ai tivemos o primeiro contra tempo, furo (melhor... rebentamento de pneu, normalmente acontece por excesso de peso, não sei se é o caso).

Problema resolvido,  continuamos a volta em direcção à Quinta da Califórnia. Pelo caminho já alguém se queixava das pernas, mas continuámos o percurso até aos Moinhos, Capela da N. Senhora das Necessidades, Estradão em direcção a Palmela. A meio do caminho virámos à direita para depois subirmos a cobra em direcção a Palmela e na chegada ao topo alguém precisava de umas massagens.

Aproveitámos para tirar a foto de grupo onde alguém quis mostrar os seus dotes. De seguida, começámos o percurso de regresso a casa.  Mal arrancamos, uma avaria no sistema de travões do Lapa e logo o Borda de Agua entrou em acção (sempre pronto ajudar e a pôr os seus dotes de mecânico - dá sempre jeito).

Resolvido o problema, começámos o caminho de regresso a casa. Alguns iam ficando pelo caminho e o ultimo grupo fez uma paragem no caminho para repor líquidos na churrasqueira dos redondos.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ponto de Encontro - Semana 37

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 14: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 16.30h.
- domingo, dia 15: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 15: fim de inscrições Papa Trilhos para a II Pedalada pela Baía do Seixal. Mais informações e inscrições neste link.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Voltinha Extra - 2013-08-28

Reportagem por Pedro Felix

Estávamos no Parque das Lagoas a hora combinada o Pedro, a Sandra, o Nelson, o Leandro e o Gonçalo, e estão a pensar, se o Pedro foi, o Paulo também foi, mas estão enganados, ele ficou a dormir a sesta.

Fomos em direcção à Fonte da Telha, mas o caminho estava cheio de areia e por isso dificultou a nossa pedalada.

Depois fomos em direcção ao Guadalupe onde tiramos a foto de grupo e decidimos quem era a fazer a reportagem.

Depois o Nelson deixou-me em casa e eles foram para o Parque das Lagoas.

Participantes: Pedro, Sandra, Nelson, Leandro e o Gonçalo

Aniversário de Nelson San - 2013-09-09

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o Nelson San.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Peregrinação Papa Trilhos a Fátima - 2013-08-31 e 01 - 192Km

Reportagem por Paulo Alex

(clicar nas imagens para ampliar)


(clicar nas imagens para ampliar)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

II Pedalada pela Baía do Seixal - 22 de Setembro

ACTUALIZAÇÃO - 2013-09-17

Os Papa Trilhos receberam a informação da Camara Municipal do Seixal com a divulgação deste passeio onde o percurso foi alterado ao inicialmente anunciado. O inicio e fim do passeio será no terminal fluvial do Seixal, com o seguinte percurso:
Estação Fluvial da Transtejo > Passagem pelos Moinhos de Maré dos Paulistas > percurso lateral à Quinta do Álamo > Quinta da Trindade > Frente Ribeirinha Seixal > Arrentela > Ponte da Fraternidade > Frente Ribeirinha da Amora > Interior da Festa do Avante > Parque do Serrado e retorno ao Seixal

Folheto:
(clicar nas imagens para ampliar)




No âmbito das comemorações do Semana Europeia da Mobilidade, o Município do Seixal aderiu a esta iniciativa através da promoção de várias actividades que visem a mobilidade sustentável.

Uma destas actividades será um passeio de bicicletas - "Pedalada pela Baía do Seixal", no dia 22 de Setembro, domingo. Este passeio, aberto à população, terá inicio no Seixal (Qta dos Franceses) e término em Corroios (Moinho da Maré). O inicio do passeio será às 10.00h, com a extensão aproximada de 16Km. O regresso será efectuado por nossa conta, acrescentando mais 20Km. (o percurso que efectuámos o ano passado desde FF, incluindo regresso, foi aproximadamente de 50Km)

A participação Papa Trilhos terá inscrição obrigatória através dos links abaixo, para efeitos de envio único à Câmara do Seixal para o seguro. Os links de inscrições Papa Trilhos é exclusivo para Papa Trilhos, Familiares e Amigos. Inscrições até 15 de Setembro, domingo.

Mais informações sobre o programa da Semana Europeia da Mobilidade neste link.

A organização do passeio é da Câmara Municipal do Seixal.

LINKS:
- inscrições Papa Trilhos
- consulta de inscrições

BTT, Estrada e Praia...3 em 1 – 2013-09-01 – 70Km

Reportagem por Pedro Santos

Quando grande parte do grupo Papa Trilhos se movimentava na peregrinação a Fátima, as espectactivas de algum elemento mais tresmalhado, que não tivesse ido em busca de milagres, eram bastante baixas. Até porque a noite anterior, com Xutos a convidar até altas horas, não deixava grande margem para descanso.

No entanto, foi ainda exibida uma esperança de algum transviado mais resistente, coisa que não aconteceu. Cá estava eu e a Carla Baião, cheios de pica, a ver o tempo passar, mas ciclistas, népia. Eram já perto das 8:40 e lá nos rendemos às evidências que pouco mais haveria a fazer que conformarmo-nos de que seriamos apenas nós, “ambos os dois”, os únicos representantes dos Papa Trilhos, nesse domingo! Ora, na hora de decidir o destino, houve apenas um critério: Ir à Praia da Figueirinha.

Tendo sido eleito guia, mais por exclusão de partes do que por mérito, aplicámos o critério de manter o Sol às nossas 9/10 horas (à esquerda)! De certo, que estando ele posicionado a Este e a mover-se para sul, haveríamos de chegar lá para esses lados... mais coisa menos coisa. Pelo caminho, optámos por ingerir alguns anti-oxidantes. Optamos por amoras silvestres, uma vez que estavam mesmo “à mão de semear”.

A coisa resultou, chegámos à praia! Mas a factura foi a de termos bastantes subidas, o que embora desgastante, até foi interessante, pois à chegada da praia de Portinho da Arrábida (falhamos propositadamente a Figueirinha...), desfrutámos de cerca de 2 horas de praia, para relaxar e recuperar as energias. Por estarmos cansados, totalmente contra a nossa vontade, fomos forçados a consumir bebidas energéticas de cevada, para aumentar a absorção de Hidratos (não devem é ter sido de carbono).

Ao momento, fica também o registo da Foto de Grupo. A água estava divinal! Cristalina e a uma temperatura de fazer inveja à do Algarve!

Para a viagem de volta, dado o avançar da hora e o calor que se fazia sentir, decidimos vir por estrada. Mais uma vez, aplicamos o critério de manter o Sol às 6 horas (atrás). Haveríamos de chegar a algum sítio que depois reconhecêssemos. Foi sempre a abrir! Como chegámos a casa, embora mais mortos que vivos, foi a prova de que resultou. Mais uma vez, pagámos a factura de muitas subidas. Enfim, foram um pouco mais de 70 Km de muito exercício, com algum lazer pelo meio! Cansados mas felizes, como acontece sempre que os Papa Trilhos saem com as bicicletas para a rua!

O agradecimento à fotógrafa de serviço, que registou para a prosperidade, alguns dos momentos da volta.