SANTIAGO DE COMPOSTELA 2017 - ESGOTADO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

sábado, 30 de março de 2013

A voltinha das poças - 2013-03-23 - 31Km

Reportagem por Gonçalo e Leandro

Começamos no Parque das Lagoas e partimos já um pouco mais tarde porque estávamos à espera do Pedro.

Quando já estava a andar, o Kimbikes juntou-se ao grupo e lá seguimos em direcção à estrada de Sesimbra para entrar na Apostiça.

Fomos até à Fonte da Telha e regressámos passando pelo colégio, entrámos outra vez na Apostiça, seguindo até à Quinta das Laranjeiras onde o Kim nos deixou pois estava a fazer-se tarde. Fomos pôr o Pedro a casa e depois viemos para casa.

Participantes: Nelson, Gonçalo, Sandra, Leandro, Pedro e Kimbikes.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Passeio Glória do Ribatejo - 2013-03-24 - 35Km

Reportagem por Fernando Vitor

No dia 24 de março 2013 efectuei um passeio de BTT a Gloria do Ribatejo. A saída foi às 6h30m em direçcao a Gloria do Ribatejo com chegada às 8h45m de forma a eu e o Hugo estarmos prontos para a partida.

Foi um percurso com muita aventura, chuva e lama. Tivemos direito ao petisco da terra a meio da prova e a ver o "crocodilo"!!!!!.

Após a prova tivemos um almoço de convívio com todos os participantes em que o menu foi cozido ribatejano regado com bom vinho da terra.

Nota: nos 35 km - 222 participantes. A minha classificação foi no lugar 88 com o tempo de 2h30m com 10m de paragem no reforço.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Chegou a primavera… mas com muita timidez - 2013-03-24 - 52Km

Reportagem por Mário San e Bela San

Após uma semana de interregno devido à chuvita, lá voltámos nós ao nosso ponto de encontro domingueiro. Eram 8h35 quando partimos para o segundo ponto de encontro – Quinta do Conde. Cumprimentos feitos, rumámos para a nossa serra que parecia estar a ser brindada por uns belos raios de sol.

Seguimos em direcção à Capela do Alto das Necessidades e daqui descemos o estradão até Vale de Barris. “Para quê tanta descida? Nós gostamos é de subir!”- Seja feita a vontade e toca a virar na antiga loja de bicicletas rumo às antenas.

Grupo composto e sempre a bombar, descemos a Branquinha para logo a seguir subirmos a sinuosa Cobra. No cimo desta, somos brindados por uns chuviscos bem fresquinhos, que nos obrigaram a interromper o nosso momento de “conbibio”.

A “grande” velocidade, fizemos o regresso a casa, deixando a chuva, mas recebendo o forte vento. Este estava cada vez mais forte, parecendo que não queria que nós regressássemos ao nosso doce lar. Fizemos-lhe a vontade e parámos. A foto de grupo era o tema do momento e Quinta do Anjo foi a moldura escolhida para estes profissionais do pedal tirarem a sua foto.

Após a recta da Makro, reagrupámos no local habitual - parque de estacionamento da loja Philips - onde estava o Mimosa à nossa espera para bater dois dedos de conversa.

Findados os cumprimentos e desejos de rápidas melhoras, regressámos a casa com 52 km feitos, trazendo na memória aquelas maravilhosas papoilas que timidamente começam a brotar nos campos circundantes à nossa serra.

Participantes: Mário, Bela, Paulo Félix, Rui, Nelson, Sandra, Amaro, Pena, Carlos Prazeres, KimBikes, Gina, Fernando Júlio, Fátima, Marco, Lapa, Bord’água, Hugo, Capela e o seu amigo e o amigo do Dias.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ponto de Encontro - Semana 13

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- 6ª feira, dia 29, feriado: Voltinha extra - 6ª feira Santa. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.
- sábado, dia 30: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 31: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde. ATENÇÃO À MUDANÇA DA HORA.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 31, a hora muda, ou seja, os relógios devem adiantar 1 hora. A hora da voltinha domingueira mantém às 08.30h.
- domingo, dia 31: fim do prazo de inscrições exclusivas para Papa Trilhos, para a Peregrinação a Santiago de Compostela.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Para desanuviar - 2013-03-16 - 38Km

Reportagem por Daniel Felix

Não existe sábado sem a habitual volta dos adolescentes. Esta volta serviu para desanuviar um pouco, uma vez que a escola tinha acabado no dia antes desta volta e tínhamos de entrar no ritmo das férias, e que bem merecidas férias. Então lá partimos, eu, o Pedro e o meu pai a caminho do Parque das Lagoas, onde o resto da comitiva nos esperava para mas um passeio pelos trilhos da Margem Sul.

Partimos em direcção à Apostiça até chegarmos ao portão que vai dar acesso a Belverde, onde um senhor teve a gentileza de nos abrir esse tal portão para facilitar-nos a passagem para o outro lado. Durante esse caminho havia uma parte em que os amigos (picos) nos queriam arranhar.

Isso acabou por acontecer ao Pedro e ao Leandro que depois de atravessar esse caminho, pararam para tirar os picos que tinham espetado nas pernas. Quando chegamos a Belverde debaixo da via rápida nova, tivemos de passar para a outra margem em direcção aos Foros da Amora, até chegarmos junto à Polícia Judiciária do Seixal onde parámos e reparamos que o Pedro tinha um furo, e o pneu em baixo. E claro quem é que acham que teve o trabalho de reparar o remendo? O meu pai, sim, metemos o meu pai a trabalhar (Dá-lhe pai!!) .

Com o problema com a bicicleta resolvida, partimos com o destino de chegar à Baía do Seixal, onde tiramos a esperada foto de grupo.

O nosso caminho esta estava a mais de meio e lá fomos nós por dentro da Siderurgia Nacional e Paio Pires, onde nos separamos da Joana e do Borda d’Água pois não moram ou pé de nós.

Ah mas esqueci-me de dizer que o Pedro e Leandro pregaram uma partida ao Gonçalo e que o Borda d’Água deu um trambolhão de todo o tamanho. Depois desta aventura cada um chegou para as suas casas, e tinha acabado assim mais uma volta.

Participantes: Daniel e Pedro Félix, Félix San, Joana, Borda d’ Água, Gonçalo e Leandro Francisco, Nelson San e Sandra San. Kms: 38

quinta-feira, 21 de março de 2013

Aniversário de To Ze San - 2013-03-21

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o To Ze San.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ponto de Encontro - Semana 12

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 23: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 24: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

sábado, 16 de março de 2013

Volta do Areeiro - 2013-03-09 - 20Km

Reportagem por Pedro Felix

Eu e o meu pai saímos de carro porque estávamos atrasados. Quando chegámos, ficámos à espera do Borda d'Agua e da sua filha Joana e quando eles chegaram a Joana já estava um pouco cansada.

Partimos em direcção à Quinda do Conde e apanhamos o estradão e fomos parar no Areeiro onde eu e o Leandro parámos para ver a paisagem que era muito fixe e foi onde tirámos a foto de grupo.

Depois apanhámos a estrada que vem de Sesimbra e subimos a velha. Depois saímos no Marco do Grilo e fomos para o Parque das Lagoas onde nos despedimos.

Volta de 20km.

Participantes: Pedro; Leandro; Joana; Borda de água; Nélson; Sandra ;Paulo Félix

4ª Peregrinação Papa Trilhos a Fátima - 31 Agosto e 01 de Setembro

VERSÃO DE ACTUALIZAÇÃO: V1.2, 2013-08-15
alterações na última versão:
- tracks actualizados e respectivos dados
- prazo de pagamento
- PEDALANTES - 1 VAGA
----------------------------------------------------------------------------
Os Papa Trilhos irão organizar a 4ª Peregrinação desde Fernão Ferro até ao Santuário da N. Sra de Fátima. Esta Peregrinação será diferenciada das anteriores, pois o caminho a efectuar será via Golegã. As datas previstas no Plano de Actividades são o fim de semana de 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2013.

O programa será o seguinte:
DIA #1 - 31 DE AGOSTO
Fernão Ferro/Golegã - 140Km, 1200m
- Ponto de encontro 1 às 04.45h no Parque das Lagoas, com saída para o 1º comboio Fertagus para Lisboa.
- Ponto de encontro 2 às 05.15h na estação ferroviária de Coina.
- 05.33h - saída no comboio da Fertagus para Lisboa (link para consulta dos horários e paragens em outras estações).
- 06.06h - chegada prevista a Lisboa, na estação do Areeiro. Saída em direcção ao Parque das Nações.
- 07.00h - saída do Parque das Nações, junto à Torre Vasco da Gama.
- final da tarde - chegada ao local de alojamento *
- jantar * (jantar incluído no preço).
- track GPS

* o alojamento é em regime de camarata. Jantar em restaurante com ementa a definir.

DIA #2 - 01 DE SETEMBRO
Golegã/Fátima - 50Km, 800m
- 07.00h - pequeno almoço (incluído no preço).
- 07.30h - saída do local de alojamento em direcção a Fátima.
- final da manhã - chegada a Fátima.
- 14:00h - almoço em restaurante em Fátima (restaurante Pátio dos Pastorinhos - incluído no preço *).
- a seguir ao almoço, visita livre pelo Santuário.
- 17.00h - regresso de Fátima para Fernão Ferro.
- track GPS

Programa para acompanhantes:
DIA 01 de Setembro
- 08.40h - ponto de encontro no Parque das Lagoas. Hora de chegada do autocarro.
- 09.00h - saída do autocarro do Parque das Lagoas com destino directo a Fátima.

* incluido no almoço: pão, sopa, 1 prato principal, 1 bebida (sumo, água, cerveja ou vinho da casa), 1 sobremesa (fruta ou doce), 1 café. Restaurante tipo self-service com escolha entre vários pratos principais (ementa ainda não disponível).

Preços:
- pedalantes: 52€
- acompanhantes adultos (a partir dos 18 anos): 22€ (inclui almoço)
- acompanhantes crianças  (inclui almoço):
 > até 4 anos: 0€
 > dos 5 aos 12 anos: 11€
 > dos 13 aos 17 anos: 17€
- desconto Papa Trilhos: -5€
(desconto aplicável a Papa Trilhos pedalantes com cotas regularizadas até Setembro de 2013)
- opção bilhete Fertagus Coina/Lisboa: +3,15€

Incluído na inscrição:
PEDALANTES
- alojamento em camarata em regime de APA.
- opção de bilhete Fertagus Coina/Lisboa
- jantar 1º dia.
- almoço 2º dia
- regresso de autocarro.
- transporte no autocarro da bike no regresso.

ACOMPANHANTES
- transporte de autocarro de ida e regresso.
- almoço


Condições de inscrições:
- a realização deste evento está condicionada à inscrição minima de 37 pessoas (pedalantes + acompanhantes), até 15 de Junho.
- PRAZOS:
> até 31 de Maio: exclusivo para Papa Trilhos.
> de 01 de Junho a 15 de Agosto: livre.
- limite de transporte de bikes: 28.
- lotação do autocarro (pedalantes + acompanhantes): 48
(as 2 últimas filas do autocarro ficam reservadas para o transporte dos alforges, mochilas ou sacos)
- PAGAMENTOS: 10€ no acto da inscrição, prestações de 10€ mensais; última prestação com o restante valor.
- Os pagamentos devem ser efectuados através de transferência bancária para o NIB 0007.0000.00614890276.23 (conta Papa Trilhos BES) e enviar a informação/comprovativo da transferência efectuada para o mail papatrilhosbtt@papatrilhos.com, até 23 de Agosto.
- as 2 etapas são em completa autonomia, pelo que não haverá assistência durante o percurso. À semelhança dos anos anteriores, terá-se de levar tudo o que for necessário para pernoitar (roupa, produtos de higiene, etc).
- cada pedalante terá de providenciar um cobertor ou manta para acondicionamento da bike no porão do autocarro. Quem não levar cobertor ou manta, o acondicionamento da bike é da sua inteira responsabilidade.
- cada pedalante é responsável por ter seguro desportivo.
- desistências: até 30 de Abril - devolução integral do valor pago; até 30 de Junho - pagamento obrigatório de 50% do valor da inscrição; após 01 de Julho - sem devoluções.
- EQUIPAMENTO PAPA TRILHOS: uso recomendado para Papa Trilhos no 2º dia da peregrinação, domingo.
- qualquer duvida sobre o evento ou alguma situação não prevista nesta mensagem, deverá ser apresentada por escrito através do mail papatrilhosbtt@papatrilhos.com.

LINKS:
- inscrições
- consulta de inscrições e pagamentos
- peregrinações anteriores: 2009 - dia 1, 2009 - dia 22010, 2012.

 (esta mensagem irá sendo actualizada sempre que se justifique. Ver versão de actualização no topo da mensagem)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Arrábida - 2013-03-10 - 50Km

Reportagem por José Amaro

Mais uma manhã chuvosa depois de uma noite de temporal, o pessoal a medo lá se foi juntando no parque das lagoas, saindo de imediato em direcção à Quinta do Conde onde se apanhou o resto da companhia,

Seguimos em direcção à Jardia, Brejos de Azeitão, Cabanas e daí começamos a subir a Fonte dos Pintos a partir da EN379 em direcção ao Quebra Costas.

A malta ia animada e com vontade, por isso em vez de subirmos, descemos (mal sabia o pessoal o que os esperava) em direcção ao caminho de Vale de Barris e dai o caminho em direcção a Aldeia Grande/Quinta do Alcube, virando numa famosa subidinha em direcção ao "tanque", cuja agua estava bastante apetecível, não fosse a falta de tempo para o lazer!!

Do tanque foi decidido explorar um caminho “single track” em boa parte do percurso, menos conhecido pela generalidade da malta! Desbravar novos caminhos com o selo de garantia do mister Ricky Bikes...

A Malta andou, andou, andou até que o trilho ficou mais indefinido e sinuoso, souvadouro de javali aqui e ali e a malta desbastar mato, tal explorador do novo mundo a catanar capim com as suas belas bicicletas... Para frente é o caminho e biker que é biker nunca volta a traz!

A subir, a descer, e caminho nenhum … até que fomos obrigados a concluir que a natureza fez o seu papel e bem.... Tivemos mesmo que voltar para traz com as bikes entre as pernas e retomar outro caminho mais fiável ....

Retomado o Caminho lá fomos novamente em direcção ao caminho de vale barris, mas antes ainda apanhamos uma descida impossível e lamacenta que nos obrigou a fazer várias acrobacias para nos mantermos de pé.

Sempre a subir até as necessidades e a Bela a deixar um rasto de pó nas nossas caras, principalmente à sua cara metade e quando chegou lá acima ainda deu 5 voltas a capela!!

Sempre a bombar descemos até ao chafariz de Vendas onde o cheiro a petisco despertou os mais atentos, e descobrimos um grupo de ciclistas já num manjar dos deuses... Ficou a referencia!!! Bejos de Azeitao, quinta do conde e cá estávamos nos em Fernão Ferro depois de mais uma manha de pedal e natureza com cerca de 50 Km percorridos!!!

Para a semana encontramo-nos outra vez.... No local do costume e junto a família Papa Trilhos!!!

Os digníssimos atletas participantes foram: Sandra, Bela, Gina, M.ª de Fátima, Lapa, Dias, Ni, Nelson, Mário, António, Rikibiques, Pedro Santos, Marco, Capela, Borda- D’Água pai e Borda-D’Água filho e Amaro.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Ponto de Encontro - Semana 11

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 16: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 17: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

segunda-feira, 11 de março de 2013

Aniversário de Marlene San - 2013-03-11

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns para a Marlene San.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é registado como o Dia Internacional da Mulher. Com a celebração deste dia, é justo os Papa Trilhos denunciarem a importância que as mulheres têm tido na actividade do grupo, quer como pedalantes, quer como acompanhantes, assumindo também um ponto de equilíbrio no Grupo.

Parabéns a todas as mulheres Papa Trilhos estendido à restante comunidade feminina.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Volta ligeira - 2013-03-03 - 43Km

Reportagem por Ni San

Mais um Domingo, dia de dar umas voltas aos pedais das bikes. Na hora marcada chegavam algumas caras que já não se viam à algum tempo, o Nuno Lopes e o Marco. Demos uma pequena tolerância para os atrasados, mais uns minutos e fomos para o outro ponto de encontro, onde estava mais pessoal à nossa espera.

Deu-se o grito de partida e toca a rolar em direcção à Marko, a seguir à bomba de gasolina virámos metemo-nos pela Quinta da Marquesa IV até Quinta do Anjo, aí ouvi a voz da Fátima a dizer que nunca mais se subia, foi só atravessar a estrada e ai estava ela! Ouviu-se outra voz "é até aos moinhos".

A meio o Kimbikes diz-me que o Nuno Lopes e Marco deram de fuga, assustaram-se ao olhar para cima. Chegados ao estradão com alguns bafos deixados na subida, seguimos para o Cai de Costas para deixar mais uns pelo caminho, no cimo descemos logo pelo trilho à direita, fomos dar ao estradão, como estava frio subimos mais um pouco e seguimos pelo sobe e desce até à capela.

Como ainda era cedo decidimos ir pelo Moinho dos Cucos, onde estava um vento que não se podia! Parámos um pouco mais abaixo, abrigamo-nos pelos pinheiros e tirámos a foto de grupo.

Tirada a foto subimos pelas raízes, passámos pela Quinta que faz um licor maravilhoso e que a malta gosta, chegados à rotunda virámos para o lado do Herman, um pouco de alcatrão, para seguir pelo trilho a direita onde fomos dar ao Alto da Madalena. Se estávamos no alto, era só descer até à fonte para meter água onde iniciámos o regresso a casa pela Quinta do Peru, Quinta dos FF's e já estava mais uma volta terminada com 43 kms andados.

Os participantes desta volta domingueira foram: Fernando Lapa, Fernando Vítor, Gina, Bela, Mário, Isabel, Carlos Prazeres, Fátima, Júlio, António Borda D`Agua, Kimbikes, Amaro, Fernando Dias, Ni, Pena, Pedro Santos, Nando, Pacheco, mais três amigos que não sei o nome e meia volta para o Marco e Nuno.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Ponto de Encontro - Semana 10

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 09: Voltinha dos AdolescentesPonto de encontro no Parque das Lagoas às 15.00h.
- domingo, dia 10: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- N/A

sábado, 2 de março de 2013

Foros da Branca - 2013-02-24 - 40Km

Reportagem por António Borda d'Àgua

Depois de uma semana muito chuvosa e com muitos conselhos de alguns amigos betetistas com mais experiência, lá seguimos em direcção aos Foros da Branca para participar na maratona dos 40 kms.

Eu fazia a segunda participação em prova e o Nando a primeira, claro que todos os conselhos eram poucos ainda mais porque queríamos ficar juntos do amigo Pena e ele já tinha decidido que iria ficar nas primeiras filas da partida.

Tal como o nosso amigo Pena nos tinha dito durante a semana passada, a partida naquela fila exigia muita atenção, era muitas bikes juntas e todas queriam passar por todas, mas lá conseguimos passar a fase do arranque sem incidentes e com muita adrenalina.

De facto a nossa serra apresenta grandes subidas, mas eu aqui verifiquei que não é o lugar mais difícil para pedalar.

A prova não tinha grandes subidas nem grandes descidas, mas tinha terreno muito pesado, “mole”, muita lama e muita água, então não tinhas tempo para respirar tinhas que estar sempre a pedalar mas em esforço.

Por volta dos trinta kms estávamos fora do terreno mau e entrámos num estradão sempre a direito mas sempre a subir lentamente, durou até quase ao fim da prova, mas a parte mais frustrante foi por volta dos trinta e cinco kms ser ultrapassado por três concorrentes dos setenta kms. Primeiro o José Silva seguido pelo Ismael Graça e o Pedro Meltão - como é possível estes cavalôes fazerem sessenta e cinco enquanto eu faço trinta e cinco - é caso para dizer estou mesmo cota!

Foi um dia espetacular com uma bela manhã de puro BTT, seguido de um bom almoço onde nos juntámos com outras caras conhecidas lá do concelho onde eu e o Pena somos naturais.

Aniversário Junior Sofia Prazeres - 2013-03-02

Hoje temos a Papa Trilho Júnior Sofia Prazeres de parabéns!

Aniversário Junior Sara Prazeres - 2013-03-02

Hoje temos a Papa Trilho Júnior Sara Prazeres de parabéns!

sexta-feira, 1 de março de 2013

2013-02-23 A Voltinha do Vento 16km

Reportagem por: Leandro e Gonçalo
Estávamos no Parque das Lagoas a ver se vinha mas alguém e veio o Pedro e o Paulo Félix.
Com bastante vento seguimos para a Quinta da Escola com o objetivo de ir até á Verdizela.
Passamos o portão que para entrar na Apostiça e pedalar até ao portão ao pé da Verdizela mas em vez disso demos mais uma volta dentro da Apostiça voltamos para o ponto de partida porque estava muito vento, depois de passamos o portão tiramos a foto de grupo.
Por fim voltamos para o Parque das Lagoas e assim ficou feito o nosso sábado, em que a temperatura baixou bastante, para a semana logo se verá se está melhor.
 
Participantes: Leandro, Gonçalo, Sandra, Nelson, Pedro e Félix.