GALA PAPA TRILHOS 2017 - 10º ANIVERSÁRIO - 01 de Dezembro. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações. CANCELADO


segunda-feira, 30 de julho de 2012

2012-07-28 By Night 2012 44km

Video de Rui San
Fica aqui um video com algumas das imagens por nós vividas ao longo do percurso do By Night.
Parabéns a todos os participantes, dando uma palavra especial ao pessoal do Staff que uma vez mais esteve exemplar dispendendo o seu tempo com a maior dedicação aos pedalantes para que nada faltasse.

By Night 2012 por ruijoao

domingo, 29 de julho de 2012

Voltinha dos Adolescentes - 2012-07-21 - 25Km

Reportagem por Daniel Félix

Mais um sábado e com não podia deixar de ser, mais uma volta dos adolescentes. Desta vez houve um regresso ( Eu e o Pedro), pois já tinhamos saudades de dar umas pedaladas na bicicleta, uma vez que está aí uma prova à porta (Vidigueira) e não nos podiamos enferrugar.

Às 16h, hora marcada, lá partimos nós em direcção à Quinta do Perú, onde houve um acidente, pois o Pedro não sabe mudar as mudanças. Quando continuávamos a nossa pedalada até Vila Nogueira de Azeitão, uma matilha de cães tentou atacar a mim, ao Pedro e ao Leandro. A sorte foi que pedalamos com todas as nossas forças e conseguimos fugir. Em Vila Nogueira de Azeitão, parámos junto a uma fonte onde aproveitámos para meter água nos bidões, porque a sede já apertava devido ao intenso calor que se vez notar nesse dia.

Já no regresso a casa, perto da Aldeia de Irmãos, o meu irmão (Pedro), penso que tinha um grande equilíbrio, mas mesmo assim mandou-se para cima do Leandro, aleijando-se assim no joelho.

Seguimos em direcção a uma ponte e a partir daí fomos em direcção as nossas casas.

Os participantes foram: Pedro, Daniel, Dora San, Nélson San, Sandra San, Leandro e Gonçalo.

Nota: a reportagem foi recebida por mail nos prazos estipulados (1 semana). Por motivos de preparação do by night, não foi possível publicar a mesma ontem.

sábado, 28 de julho de 2012

A Verificação - 2012-07-27 - 44Km

Reportagem por Nelson San

Quando estávamos a 24 horas de mais um passeio organizado até ao ultimo pormenor pelos Papa Trilhos só nos restava uma ultima verificação do terreno.

Por isso as 19:30 os guias e alguns elementos do staff se juntaram para o teste final. Á hora marcada lá fomos nós. Percorrer os 44 Km.

Após a verificação do percurso e só nos faltava o teste final a preparação da ceia, verificar se tudo estava ok, como sempre a 100 %.

Sobre o passeio não digo mais que ………….. Supresa até amanhã.

Participantes: Ze Luis, Ni, Kimbikes, Carlos Prazeres, Nelson, To Ze, Marco, Pena, Mário, Riky, Rui.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ponto de Encontro - Semana 30

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 21:  PAPA TRILHOS BY NIGHT 2012.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- Guias e STAFF do by night 2012: ver mail.


PAPA TRILHOS BY NIGHT 2012
Fernão Ferro, sábado, dia 28 de Julho

O passeio será guiado e terá a extensão aproximada de 44Km. O percurso terá inicio e fim em Fernão Ferro, no Parque das Lagoas, estando previstos alguns trilhos na Serra da Arrábida. A dificuldade do passeio fisica e técnica é média, devendo-se ter em atenção que esta classificação é adequada para BTTistas praticantes regulares de BTT (distância 44Km, acumulado de subidas 700m).

PROGRAMA
28 de Julho de 2012 (sábado)
- 18:30h - abertura do secretariado, concentração no Parque das Lagoas - Fernão Ferro
- 19:20h - fecho do secretariado, briefing do passeio
- 19.30h - inicio do passeio
- 00.00h - chegada prevista do passeio ao Parque das Lagoas
- 00.10h - ceia

Solicita-se a todos os participantes o cumprimento dos horário definidos, para que não existam atrasos no inicio do Passeio.

O percurso terá a distância de 44Km com 700m de acumulado de subidas. O gráfico da altimetria é o seguinte:

LINKS:
- regulamento
- consultar inscrições
- local de concentração e secretariado (recinto das festas populares de Fernão Ferro)
- minuta do termo de responsabilidade para menores

NOTAS IMPORTANTES:
- é obrigatório o uso de capacete, luzes frontais e traseiras. O não cumprimento deste ponto exclui automaticamente a participação do passeio.
- junto com as lembranças serão distribuídas pulseiras para as inscrições com ceia (participantes no passeio e acompanhantes) que deverão ser colocadas. Estas pulseiras identificarão junto do local da ceia para acesso livre à comida e bebidas.
- o passeio terá inicio às 19.30h, não sendo a a organização responsável pela não presença dos participantes a esta hora.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Arrábida - 2012-07-22 - 50Km

Reportagem por Ni San

Mais um Domingo dia para uma volta dos Papa trilhos. No local da partida encontraram-se alguns elementos, mais uns amigos que vinham com vontade de pedalar. Na hora da partida soubemos que o casal Baptista estava atrasado, fomos andando devagar, pois havia outro ponto de encontro.

Já todos juntos, começamos a volta na direcção de Azeitão. No Alto da Pina, a Helena sentiu-se mal, pois tinha falta de ar e tivemos que chamar o soldado de serviço Cajó para uma respiração boca a boca - não sei se realizou-se, mas o soldado mandou o grupo seguir, que eles voltavam para casa.

Seguindo pela Quinta da Califórnia, Moinho do Cuco, Alto das Necessidades, estradão de Palmela e subimos até cruzamento do Cai de Costas com o fio dental. Já havia pessoal com falta de agua. Tínhamos de ir a uma fonte e fomos pela estrada dos moinhos, só que descemos até uma quinta para meter agua e alguém tomou banho e descansou para fazer o resto da volta.

Abastecidos de líquidos, continuámos pelos estradões da Quinta do Anjo até a estrada de alcatrão de Palmela, descemos e virámos logo a direita. Como era ainda cedo, fizemos uns estradões planos, mas com alguma areia, onde passámos na Barra Cheia e saímos na rotunda da Auto Europa.


Na rotunda junto à casa do Mimosa tirámos a foto de grupo e deixámos o Mimosa em casa. Descemos para quinta da areia para passar pela famosa ponte (qualquer dia tem portagem!). Chegados à Quinta do Conde, despedimos do pessoal que lá ficou e seguimos pela estrada a cima, não sei se cheirava bem ou se era da fome que a apertava,  pois houve alguns elementos que nunca mais pus a vista em cima.

No meio disto tudo foi 50 kms bem divertidos.

Os participantes foram: Fernando Lapa, Nelson, Sandra, Paulo Felix, Dora, Mário, Bela, Ni, Riky, Mimosa, Marco, Fernando Vitor, Carlos Prazeres, Isabel, Kimbykes, Tio do Mario, e mais uns amigos que não lembro o nome, Helena e Cajo uma parte do percurso.

domingo, 22 de julho de 2012

Aniversário de Nuno Lopes San - 2012-07-22

Mais um aniversariante Papa Trilho. O Nuno Lopes San está de parabéns.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

À Conquista dos 3 Castelos - 2012-07-14 - 110Km

Reportagem por Kimbikes San

Exagerar um bocadinho, construir castelos no ar, não dizer exactamente o quê e como se passou, são pequenas falhas que toda a gente tem. Assim e para contar toda a verdade, incumbiram-me de escrever sobre a conquista da era moderna dos 3 castelos.

- 7h30m Parque das Lagoas foi o local de saída para a dita conquista. Daqui saíram cinco guerreiros para o próximo local de conspiração, Quinta do Conde onde se juntaram mais 3. Logo de seguida, o Nelson,  que se tinha atrasado.

- 1ª conquista: ataque ao castelo de Palmela, começamos a subir e fomos atacados aí mesmo pelo inimigo. Resultado o alazão do Zé Luis espanta-se e prega com ele no chão. Repelido o ataque, lá conseguimos conquistar o castelo sem mais problemas porque as pernas estavam frescas e a altimetria ainda era baixa. Foto do grupo para memória futura.

Descemos a cobra para logo de seguida subirmos a branquinha. No inicio da mesma foi o meu alazão que se espantou e claro fez-me morder o pó da estrada, mas como não há duas sem três, no final dessa subida vou ao chão outra vez. Corria tudo bem para a próxima conquista, eis que surge mas um ataque, desta vez ao alazão do Lapa na descida em direcção à estrada romana, a pata dianteira do alazão sofre um corte profundo. Valeu a pericia para segurar sem cair e depois o serviço de pronto socorro feito por todos (cortamos, colámos e a coisa até deu para o resto da viagem).

- 2ª conquista: estrada romana e eis que chegamos à fortaleza de Setúbal na qual entramos de surpresa e a vitória mais uma vez foi nossa. Mais umas fotos e ala que se faz tarde.

Descida até às varandas de Tróia, mais umas fotos para depois continuarmos a descer até à Comenda. Demos de beber a nós, pois os nossos alazões não tinham sede. Lá seguimos pelo o trilho da Comenda até à estrada. Uns metros mais à frente, subimos em direcção ao paraíso, mas não subimos, voltamos à esquerda para subir mais um bocadinho e novamente descer até ao parque de campismo.

Passámos pelo trilho do velho das saias e aí já se notava algum cansaço nas pernas, não do alazão, mas de quem ia a pedalar, até porque já se fazia sentir algum calor e alguma fome de bifanas, coisa que o Ni já tinha providenciado. E de repente já estava-mos no café a saborear as ditas bifanas, umas minis e coca-colas.

Surpresa nossa quando vemos chegar o nosso Presidente, esposa e a familia do Ni. Depois do banquete das bifanas e minis faltava a 3ª conquista.

- 3ª conquista: castelo de Sesimbra. Seguimos em direcção às pedreiras e lá no alto à nossa vista lá estava a próxima conquista. Depois de algumas hesitações sobre qual seria a melhor maneira de a fazer, decidimos ir por alcatrão até à parte nascente, subindo pela calçada pedestre. E zás, já está, uns a pé, outros montados, lá entramos pela porta pequena do castelo.

Mas como nem tudo podia ser sempre bom, eis que tivemos a primeira baixa. O Dias sentou-se no banco de pedra e disse: daqui não saio sem ser em direcção a casa. Mais umas fotos e lá fomos nós. Descemos pelo trilho até à doca pesca de Sesimbra para depois subir, subir, subir até ao Zambujal. Daí até ao Cabo Espichel foi sempre a rodar, mesmo com o vento. Mais umas fotos, mais água e ala que já se fazia tarde. Depois de tanto subir, lá rumámos ao Meco, Alfarim e Fernão Ferro para uns e Qta. do Conde para os restantes.

A reportagem pode ser extensa mas penso que o deveria de fazer assim, senão vejamos, entre subidas e descidas, com paragens, fizemos mais de 7horas de bike.

Foi um dia muito bem passado onde reinou a boa disposição, o companheirismo e acima de tudo, a entre-ajuda para que no final ficássemos com vontade de repetir.

Participantes: Kimbikes, Ni, Nelson, Ricardo, Zé Luis, Fernando Lapa, Dias, Rui e o Diogo amigo do Ni.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Voltinha das praias – 2012-07-15 – 70Km

Reportagem de Dora San e Félix San

O dia prometia ser fantástico com muito calor e nada melhor do que ir á praia. Não sei se foi isso que o Carlos pensou, mas foi isso que decidiu. Sim, o Prazeres foi o nosso guia de hoje.

Assim, pouco passava das 8h quando fomos ao encontro do resto do grupo que nos aguardava na Quinta do Conde.

Subimos a Quinta do Perú, depois subimos o estradão das Pedreiras e continuámos a subir até ao cruzamento que dá para as praias.

Descemos até ao Portinho da Arrábida e só pensava no regresso pois a seguir a uma grande descida vem sempre uma subida. Mas valeu a pena lá ir porque é sem dúvida uma zona de beleza estonteante.

Lá em baixo seguimos junto à praia e sem mais demora lá estava ela – a subida mais inclinada do dia. Subimos e viemos sair ao pé da CECIL. Seguimos até á praia da Figueirinha onde o Amaro teve um furo que rapidamente foi resolvido.

Depois de termos tomado conta do passeio da praia com as nossas bikes, com o grupo todo reunido e a paisagem espectacular, estavam reunidas as condições para a foto de grupo. Partimos em direção à Comenda onde reabastecemos os cantis e seguimos para Setúbal para subir a estrada da Cobra até Palmela.

Como já era hora de almoço voltámos a toda a velocidade para Fernão Ferro, via estrada da Makro.

Foi uma manhã muito agradável com uma paisagem diferente do habitual. Muito bem escolhida. No total, fizemos 70Km com 897m de acumulado.

Participantes: Dora, Paulo, Sandra, Nelson, Helena, Cajó, Isabel, Carlos, Tiago, Gina, Mimosa, Marlene, Ni, Marco, Nuno, Ricardo, Rui, Fernando, Amaro, Paxeco, Tio do Mário e o resto não sei o nome…desculpem mas eram 48 rodas.

Ponto de Encontro - Semana 29

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 21:  Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 22: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- Guias do by night 2012: ver mail.

terça-feira, 17 de julho de 2012

A Estreia - 2012-07-14 - 25Km

Reportagem por Mariana

Eu e a minha mãe Helena San saímos de casa para começar a voltinha, por volta das 15H00. Eu estreei a minha bicicleta coluer, já traz cassete de 10 velocidades. É branca, verde e preta. É muito gira.

Acontece porém, que a Sandra ainda não tinha saído do seu trabalho. Aguardámos na casa da Marlene. Quando ela chegou, fomos então para o Parque das Lagoas por volta das 16H15 onde já se encontrava o Pedro e o Paulo Félix. Partimos em direção à Quinta da Valenciana.

Depois de uma grande subida chegámos a uma cancela de entrada na Apostiça. Passámos e entrámos. Eu, o Leandro e o Pedro íamos à frente por aqueles estradões fora…

Saímos da Apostiça e chegámos à Verdizela. Íamos com muito cuidado porque estávamos a circular pela estrada. Fizemos uma paragem no parque da Verdizela para pôr água nos nossos bidons e aproveitámos para tirar uma foto de grupo.

Continuámos o nosso passeio e passámos em frente ao Colégio Guadalupe. Já de regresso a Fernão Ferro entrámos novamente na Quinta Apostiça e viemos sair próximos da Quinta da Valenciana, mas sempre por alcatrão. Quando chegámos à estrada nacional 378 atravessámos com direcção ao Pinhal de Frades. Subimos muito e inclinada que era aquela subida.

Fomos dar ao cruzamento do Bazar da Lena. Seguimos em frente e mais à frente estávamos na casa do Félix. Fizemos mais uma paragem, desta feita no Minimercado a Colmeia para comermos um geladinho. Estava calor e estava mesmo a pedir. O gelado deu-nos força para chegarmos ao Parque das Lagoas.

O passeio teve aproximadamente 25 Km.

Participantes: Sandra San, Helena San, Félix San, Mariana, Pedro, Leandro e Gonçalo.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aniversário de Kimbikes San - 2012-07-16

O Kimbikes San celebra hoje mais um aniversário. Muitos parabéns!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Voltinha do Sado - 2012-07-08 - 84Km

Reportagem por Sandra San

Após as apresentações e cumprimentos matinais e já com um grupo de amigos do pedal, seguimos para o segundo ponto de encontro, a Galp da Quinta do Conde onde já se encontravam os restantes elementos prontos para o desafio da semana… mais um passeio em boa companhia.

Com o objetivo traçado, Praias do Sado, seguimos em direcção à Quinta do Anjo pela estrada da Makro até ao Pinhal Novo. Onde de novo, o amigo Rui lá partiu um raio da roda traseira (porque será que parte tantos?????). O Fernando que estava a testar a sua nova maquina, mas foi tirar uma foto ao pé do camião - será que também é nova maquina ????

Após a reparação e reagrupamento de todos os elementos que hoje éramos 29 dos quais eram 7 femininos e 22 masculinos, pois tivemos alguns regressos de amigos do pedal que têm estado ausentes dos passeios domingueiros. Mas hoje lá estavam para esticar as pernas. Após isto, lá seguimos pela baixa de Aires e saída de Setúbal onde tiramos a foto de grupo. Partindo agora em direção da Praias do Sado passando pelos viveiros e Setúbal.

Iniciando o regresso a casa pela já familiar estrada da Cobra até Palmela onde podemos reabastecer no bebedouro do jardim. Já com todos os elementos juntos, iniciámos o regresso a casa, antes de chegar ao Parque das Lagoas, dois dos elementos o Ni e Ricardo ainda foram à praia de Sesimbra - será que o passeio foi curto????? 84 Km, pois pelo que sei ainda fizeram mais 40 Km mas tiveram que ir refrescar.

Mas para mim já chegava por hoje tinha que ir preparar o almoço…

Quero dar os parabéns a todas as meninas pois senão formos nós a nos elogiar estamos mal, mas penso que nos portamos muito bem.

Participantes femininos: Dora, Marlene, Sandra, Isabel, Gina, Bela e Helena.

Participantes masculinos: Nelson, Mário, Ricardo, Ni, Rui, Fernando (Perninhas), Zé Luís, Marco, Paulo Semião (Mimosa), Carlos Prazeres, Paulo Félix, Nuno, Jorge Nunes, Cajo , Kimbikes, José Amaro e peço desculpa mas não me recordo do nome dos restantes companheiros do pedal,  fica para a próxima reportagem …

Aniversário de Gina San - 2012-07-12

hoje temos uma Papa Trilhos de aniversário. A Gina San está de parabéns.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ponto de Encontro - Semana 28

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado dia 14: Volta dos 3 Castelos. Ponto de encontro às 07.30h no Parque das Lagoas, ou às 07.50h na GALP da Qta do Conde.
- sábado, dia 14:  Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 16.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 15: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.


Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 15: prazo limite para pagamento da prestação de Julho da Travessia Fernão Ferro - Badajoz.

domingo, 8 de julho de 2012

Dia da Juventude de Fernão Ferro - 2012-07-07

Reportagem por Paulo Alex San

O Parque das Lagoas foi palco de uma iniciativa organizada por um Grupo de Trabalho constituído por várias Associações, Clubes, Instituições e Grupos de Fernão Ferro, sob a coordenação da Junta de Freguesia de Fernão Ferro - a 1ª edição do DIA DA JUVENTUDE de Fernão Ferro.

Foram desenvolvidas diversas actividades vocacionadas para as crianças e jovens, mas também extensíveis a quem de espirito se sentisse apto para diversos desafios: danças, jogos tradicionais, jogos de alimentação saudável, cavalos, pinturas faciais, futsal, insufláveis, workshop de musica, exibição cinotécnica... e claro, a Gincana de BTT organizada pelos Papa Trilhos.

As actividades abriram a sua exibição às 14.30h e prologaram-se até 19.00h. Foram 4.30h intensas, com a participação de muitas crianças e jovens que não nos deram qualquer descanso.

A Gincana de bicicletas foi implementada num percurso a simular o BTT, com uma descida radical, subidas curtas, zonas de areia e diversos obstáculos para testar a destreza dos participantes. E estes foram muitos os que fizeram o percurso de cerca de 300m de distância, muitos deles, várias vezes. Foram mais de duas centenas de incursões no percurso, onde quase não se conseguia dar vazão a tanta solicitação.

No final, o balanço foi positivo, com a população mais jovem a manifestar o sucesso deste evento, tudo organizado em regime de voluntariado.

Para quem não foi, aqui fica um pequeno video da Gincana dos Papa Trilhos.


Video por Paulo Alex, duração 1m07s

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Por trilhos de Palmela - 2012-07-02 – 57Kms

Reportagem Marco San

08:20H já estava nas Bombas da Galp. Mais uns minutos e começa a chegar o restante grupo oriundo de Fernão Ferro.

Reuniram-se-se um grupo de 21 elementos cheio de vontade de pedalar. Se não estou errado, o maior número de pedalantes este ano.

Para minha surpresa e satisfação, o Cajó vinha a pedalar, é verdade, mas por um motivo de força maior, teve que abandonar o grupo logo de início. Não sei se temos foto, para provar a sua aparição.

Pedalámos até às casas de Azeitão, subimos pela vinha, passámos pelas Necessidades, fizemos o estradão das Oliveiras e seguimos até ao Tanque.

Estava na hora de virarmos para Palmela e no jardim local tirámos a foto de grupo.

Estava na hora do regresso a casa. Fomos por Cabanas, Quinta do Conde, onde ficaram alguns elementos e o restante grupo continuou até Fernão Ferro.

Para não variar foi uma volta cheia de alegria, amizade, companheirismo e os mais diversos adjectivos que possam imaginar, para descrever o enorme prazer que tenho em andar de bicicleta com um grupo tão fantástico.

Muito obrigado.

Os participantes estão espelhados na foto de grupo, todos sorridentes.