GALA PAPA TRILHOS 2017 - 10º ANIVERSÁRIO - 01 de Dezembro. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações. CANCELADO


sábado, 31 de março de 2012

Voltinha de Apresentação - 2012-03-25 - 51Km

Reportagem por Nelson San

Mais um domingo, este com a mudança de hora, mas lá estávamos nós prontos para mais uma voltinha domingueira com uma novidade uma bike nova a ser apresentada…

Após os comprimentos e a conversa matinal, lá seguimos em direcção ao segundo ponto de encontro, bombas de gasolina da Quinta do Conde, de forma a aumentar o grupo para mais este passeio.

Começamos por passar pela famosa ponte do Ricardo para esta ser apresentada a alguns elementos que nos vieram fazer companhia nestas andanças (vizinhos do Carlos). À que salientar a prestação de assistência em viagem em mais uma troca de câmara de ar (com repetição), não por culpa dos intervenientes mas do material usado… servindo para aumentar a velocidade e performance da intervenção.

Tirámos a foto de grupo numa fonte que nos poderá saciar a sede, sendo esta de excelente qualidade e fresca.

O percurso foi bastante rolante e descontraído de modo a que o pessoal regressasse cedo a casa, tão cedo que nem houveram candidatos a jornalistas.

Participantes: Sandra , Bela , Gina , Isabel , Nelson , Ni , Marco , Paulo Felix , Fernando, Zé Luis , Tony, Mário , Ricardo, Carlos, João, Paulo Mimosa e os Vizinhos do Carlos (desculpem mas não me lembro do nome)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ponto de Encontro - Semana 13

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 31: Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 01: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.00h no Parque das Lagoas, ou às 08.20h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- sábado, dia 31: fim do prazo de inscrições exclusivas para Papa Trilhos para a Travessia Fernão Ferro - Badajoz.
- domingo, dia 01: dado já estarmos no horário de verão, o Ponto de Encontro tem nova hora para as voltinhas de domingo, ou seja, 08.00h no Parque das Lagoas ou 08.20h na Qta do Conde.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Matar Saudades da Serra a “solo” - 2012-03-24

Reportagem por Lapa San

Por impossibilidade de ir ao nosso passeio matinal domingueiro por motivos culinários, lá fui eu aproveitar algum tempo livre do Sábado para fazer um pouco do gosto à pedalada e por paisagens que gosto especialmente.

O percurso foi o seguinte: Redondos, Fernão Ferro, Quinta do Conde, Vila Amélia, Quinta do Anjo, Palmela, Baixa de Palmela, Setúbal; Comenda, Secil, Antenas e continuação… e foi aí que encontrei aquele Pássaro esquisito de uma asa só que levava consigo um homem pendurado! Como não tinha levado a caçadeira comigo limitei-me a vê-lo ser levado lá para longe e registei o momento.

Segui então por ali abaixo até Casais da Serra, Aldeia de Irmãos, Alto das Vinhas, Maçã, Cotovia e vvvvrrrrruuuuuuummmm... sempre a descer até à base da subida para o Marco do Grilo e ainda a subir, embalei até ao nosso F.F. a casa do nosso grande, grande, companheiro das pedaladas de seu nome Paulo Alex San, que vai estar de volta às lides bem rápido (afinal o tempo passa a correr e dois mesitos hão-de passar bem depressa), só é preciso um pouquinho de paciência, muitos Carinhos da Marlene e alguns moscatéis com os amigos, etc, etc.

E foi assim que se passou. Espero que gostem da reportagem fotográfica. Até Sempre!

Participantes: Eu e também aquele tipo que encontro todos os dias de manhã ensonado e esgadelhado na casa de banho no outo lado do espelho.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tarde Escura - 2012-03-17 - 17Km

Reportagem por Gonçalo Francisco

Nesta tarde escura mas sem lá fomos nós para mais uma voltinha dos pequenos com pouca assistência. Era eu e os meus pais, pois o Leandro não lhe apeteceu ir andar de bicicleta dizendo que está cansado.

Saindo do Parque das Lagoas em direcção aos Redondos e Casal do Marco onde iniciámos o regresso pelo Pinhal dos Frades passando pelas novas pontes e vendo as obras da estrada nova.

Ainda passei pelo meu avô para abastecer de água, seguindo até casa. No fim tínhamos feito 17 Km e estava pronto para um belo banho.

Participantes: Nelson, Sandra e Gonçalo

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ponto de Encontro - Semana 12

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 24: Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 25: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- domingo, dia 25: sendo o último domingo de Março, ocorre a mudança para a hora de verão, ou seja, os relógios devem adiantar 1 hora. Para esta semana mantém-se o mesmo horário das nossas voltinhas no Ponto de Encontro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Aniversário de To Ze San - 2012-03-21

Hoje temos um Papa Trilho aniversariante. Parabéns para o To Ze San.

terça-feira, 20 de março de 2012

A volta das atrevidas - 2012-03-18 - 55Km

Reportagem por Jorge Nunes

Companheiros do pedal! Coube-me a mim a tarefa de fazer esta reportagem, tendo em conta a minha ausência prolongada (a mais de 2 meses que não montava o rabo na bike) por motivos de saúde, finalmente chega o dia de voltar a desfrutar da agradável companhia da FAMÍLIA PAPA TRILHOS em mais um passeio de domingo pelos trilhos da Arrábida.

Como sempre, pelas 08.30h, lá uma parte do grupo começou a juntar-se no Parque das Lagoas. Depois de os bons dias entre todos, quando estávamos prontos para largar o nosso Presidente Paulo após avaliação do estado da sua mão, não se sentiu com coragem para continuar (ainda bem que não foi ….pois agora já se sabe que tem a mão engessada e vai ficar afastado por algum tempo…esperamos que seja curto).

O grupo seguiu o seu rumo em direcção à Quinta do Conde onde se juntou com mais alguns peladantes que por ali esperavam como é habitual. O número de rodas não sei... mas que eram muitas, eram. Seguimos direcção pela estrada nacional 10 a caminho da Arrábida. Mal estávamos em marcha, acontece uma coisa nunca visto... passa um carro pelo grupo com umas garinas lá dentro e uma delas estica a manita e crava uma palmada na nalga do nosso amigo Mimosa!!! Ele bem tentou ir atrás delas mas não as apanhou. Será que queria levar outra ?????? lolol.

Continuámos o nosso caminho passando por Vendas de Azeitão e subimos a serra junto de uma vinha e descemos o estradão do Vale do Paraíso em direcção a estrada de alcatrão dos Picheleiros. Entrámos no famoso caminho até à Comenda onde o tráfego de bicicletas fazia lembrar a IC19 lolol. Algures pelo meio do trilho da Comenda o nosso amigo camionista teve um encontro com o chão. Nada de grave… faz parte do oficio…

Chegados à Comenda, pausa para meter água e toca a marchar que alguns dos pedalantes queriam chegar cedo a casa. Algures no cimo de um estradão onde foi tirada a foto do grupo dá-se a divisão do grupo em 3 partes (grupo 1, Ricky e o Paulo; grupo 2, Eu, Isabel, Carlos Prazeres, Arsénio, Lapa e o Pedro; grupo 3, os restantes pedalantes).

O nosso caminho foi em direcção a pousada de S.Filipe, passando por Setúbal e apanhamos a nacional 10 rumo a casa. O andamento foi porreiro. O último grande empeno foi mesmo subir o alcatrão pela estrada das Necessidades, mas aquela bem estreita… mas que sobe... sobe... e sobe... ufff!!! Chegámos a Fernão Ferro por volta das 12.30h.

Uma voltinha muito agradável que para retomar os passeios foi bem porreira….

Participantes: Jorge Nunes, Carlos Prazeres, Isabel, Ni, Pedro, Fernando (Camionista), Nelson, Sandra, Mário, Bela, Marlene, Félix, Dora, Kimbikes, Riky, Mimosa, Gina, Paulo superbikes, Arsénio, Lapa, Amaro, desculpem-me os restantes mas não me lembro de mais nomes (a idade não perdoa!)

sexta-feira, 16 de março de 2012

O Trilho - 2012-03-11 - 49Km

Reportagem por Ni San

Mais um Domingo, dia volta de bike, pois havia dois pontos de encontro, um no Parque das Lagoas e outro na Quinta do Conde. Quando chego ao Parque das Lagoas, qual é o meu espanto que vejo o Toni com uma bike de estrada. Começaram as más línguas que a mulher do Toni tinha-lhe passado a bike a ferro e por isso é que estava com uma bike fininha.

No segundo ponto estava mais pessoal, cumprimentos, e estava na hora de ir para a serra pois o Riky e eu queríamos fazer um trilho que tínhamos feito no dia anterior. Fomos por Azeitão, passámos ao lado da Quinta da Califórnia, moinho dos cucos, Alto das Necessidades, seguimos pelo estradão para Palmela.

Assim que apanhámos estrada de alcatrão, virámos para irmos por um vale espectacular que nunca tínhamos feito em grupo, que sai no cimo da estrada do tanque. No meio, há uma descida perigosa com muito regos, onde foi avisado que era melhor fazer desmontados. Existem sempre os mais audazes, só que desta vez deu em cambalhota - foi pena não ter a maquina na mão.

Já na estrada do tanque, tivemos o primeiro contra tempo - o banco do Tiago estava solto e os mecânicos entraram em serviço. Resolvido o problema, seguimos o vale para desceremos até ao estradão das oliveiras, subimos até ao cruzamento do Cai de Costas e Fio Dental, e descemos para Cabanas pelo trilho da Quinta onde alguns elementos se perderam... esperáramos para tirar a foto de grupo.

Tirada a foto, parámos nas bombas de gasolina, tínhamos que ir meter água, pois as bossas já estavam esgotadas. Continuamos no regresso a casa e fomos deixando o pessoal pelo caminho até à famosa quinta dos FF's.

Os participantes desta aventura foram: Dora, Felix, Bela, Mario, Sandra, Gina, Mimosa, Riky, Ni, Fernando Lapa, Amaro, Tozé, Fernando (camionista), Kimbikes, Ivo, Tiago, João e mais dois amigos - desculpem mas esqueci-me do nome.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ponto de Encontro - Semana 11

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 17: Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 18: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

Lembretes desta semana:
- 5ª feira, dia 15: vencimento da prestação de Março para a Travessia Fernão Ferro/Badajoz.
- domingo, dia 18: fim de inscrições para a 3ª Peregrinação Papa Trilhos Fernão Ferro/Fátima.

terça-feira, 13 de março de 2012

A Voltinha da Apostiça - 2012-03-10 - 23Km

Reportagem por Leandro Francisco

Começamos voltinha em direcção à Apostiça e eu e o Pedro fomos sempre à frente e a seguir seguimos para a Verdizela.

Depois de chegarmos ao parque da Verdizela,  onde reabastecemos as energias e tiramos a foto de grupo, passámos pelo colégio do Guadalupe.

De regresso, passámos pela Quinta da Valenciana onde vimos uns porquinhos-da-Índia e voltámos para casa.

O Gonçalo portou-se muito bem.

Participantes foram: Leandro Francisco, Gonçalo Francisco, Pedro Félix, Paulo Félix, Sandra Francisco, Fernando.

domingo, 11 de março de 2012

2012-03-04 Cabo Espichel 55km

Reportagem de Rui San
Após ideia do Ni San para o grupo fazer a voltinha domingueira pelo Cabo Espichel assim o fizemos.Ponto de Encontro único no Parque das Lagoas e pouco depois da hora marcada lá fomos nós em direcção ao Cabo Espichel.Os primeiros km foram feitos pela estrada da Lagoa onde o grupo se foi espalhando à medida do ritmo de cada, mas sempre em linha de vista e, assim fomos percorrendo km´s até ao desvio para o estradão (subida) para a Azoia.A partir daqui até ao Cabo Espichel seria sempre fora de estradão, percorrendo o estradão da Azoia, até à falésia.Chegados à falésia reagrupamento para seguirmos em direcção ao Farol e um pouco mais à frente e junto à vegetação registou-se a queda do Paulo Alex San, como que num acto de acrobacia de cama elástica, segundo os relatos de quem visualizou a cena.Tudo bem com o Paulo e prosseguimos para o Farol e de imediato para o Santuário do Cabo Espichel.Daqui iniciámos o regresso ao nosso ponto de partida, e seguimos até à praia das bicas onde tirámos a nossa foto de grupo.Foto tirada e de novo em cima das bikes em direcção ao Meco, novamente na estrada da Lagoa até ao estradão de ligação à antiga estrada de Sesimbra e novamente Parque das Lagoas.Voltinha agradável numa manhã cheia de sol para não variar o que se tem registado nestes dias, com 55km e um acumulado de muitos metros de boa disposição, com 21 particantes.

Aniversário de Marlene San - 2012-03-11

Hoje temos uma Papa Trilho aniversariante. Parabéns à Marlene San.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ponto de Encontro - Semana 10


Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 10: Voltinha dos adolescentes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 11: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas, ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

terça-feira, 6 de março de 2012

IV Maratona BTT Branca-Coruche - 2012-03-04 - 40Km

Reportagem por Joaquim Pena

Esta maratona foi organizada pelo grupo de BTT Já T’agarro, da minha terra Natal (Branca). A organização colocou à disposição dos participantes 3 percursos: 15Km, 40Km e 70Km.

Eu participei no percurso dos 40Km, que embora não tivesse subidas das que estamos habituados na serra, ainda tinha algumas para dar luta. Algumas zonas tinham um pouco de areia, o que é excelente para treinar o equilíbrio. Atravessamos por três vezes as ribeiras da zona, o que é sempre uma parte divertida neste nosso desporto.

A minha prestação não foi má, pois em 143 classificados fiquei em 31º, com um tempo de 1 hora, 56 minutos e 32 segundos para percorrer os 40Km e 500 metros do percurso, com uma média próxima do 21Km/hora. Classificação completa aqui.

O almoço, parte importante deste tipo de evento, pois permite o convívio entre os participantes, foi excecional, tanto em qualidade como em quantidade, diria, tipo casamento, mas só dos melhores.

Esta maratona tem um significado muito importante para mim pois, para além de ser realizada na terra onde cresci e de ser organizada por um grupo de amigos, foi também a primeira em que participei num evento de BTT. Para o ano há mais.

segunda-feira, 5 de março de 2012

A voltinha do mais rápido!!! - 2012-03-03 - 20Km

Reportagem por Leandro Francisco

Foram 20km. Começamos por ir para o Parque das Lagos onde é o habitual ponto de encontro, mas reparamos que mais uma vez não vinha mais ninguém, mas estava muito enganado, o Paulo não conseguiu estar a horas no Parque das Lagoas porque só quando ia a sair de casa reparou que tinha um furo num dos pneus e por isso não tinha conseguido chegar a horas ao Parque da Lagoas.

Telefonou um pouco depois para o nosso pai e então passámos de 4 elemento para 5 elementos do grupo. Isso é que foi bom para o nosso pai já tenha alguém para a conversa. Então fomos até à entrada da Apostiça, atravessámos até à entrada da Verdizela e seguimos em direcção à rotunda da bomba de gasolina e entrámos novamente na Apostiça onde encontramos uns senhores e senhoras que estavam a fazer uma “prova de aventura”.

Seguimos para a saída da Apostiça e fomos pela estrada da Quinta da Valenciana, estrada de Sesimbra onde havia uma subida manhosa, mas o Paulo e o Nelson passaram enquanto eu dava a volta eles subiram primeiro e montados, e eu também tentei mas estava muito pesado e o Paulo disse para eu voltar a tentar subir e desta vez consegui e não custou tanto como da primeira vez.

Seguimos em direcção a casa dos nossos avós porque o Gonçalo queria passar por lá. Depois da visita voltámos ao Parque da Lagoas e depois fomos para casa.

Participantes da voltinha: Leandro Francisco, Nelson Francisco, Gonçalo Francisco, Sandra Francisco e o Paulo Alex.

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Volta dos Enferrujados - 2012-02-26 - 51Km

Reportagem por Marlene San

“A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigénio presente na água e no ar oxida-se e desta reacção surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.”

Pois bem, depois desta explicação científica, todos estarão a pensar que por certo a ferrugem era nas nossas bikes. Desenganem-se meus amigos, a ferrugem é mesmo nas articulações de cada um de nós, aqueles cuja a ausência já se fez notar, ou não, nas voltinhas de domingo.

Para que o material original não se continuasse a deteriorar, resolvemos colocar em prática o nosso plano de desenferrujar. Pés nos pedais e bora lá que já - são 9 a.m. Os adeptos desta volta decidiram unanimemente o destino, Cabo Espichel aqui vamos nós.

Descida pela velhinha estrada de Sesimbra deu para arrefecer e bem as orelhas, pés e mãos, e foi aqui que a minha bike se manifestou, sofria de uma coisa que mais tarde vim a saber que se chama “chupão”, será da falta de uso?

Sem termos muito tempo para respirar, foi sempre a andar, entre subidas e descidas, ali íamos nós com o sol e a brisa matinal a deixar-nos coradinhos. Pausas para fotos individuais, fotos em grupo e fotos de bikes, tivemos tempo para tudo e quando chegamos ao Cabo Espichel deparamo-nos com uma multidão de motards que exibiam orgulhosos as suas “máquinas” de 2 rodas. Nós mais modestos, também exibimos as nossas bikes e equipamento, pois está claro.

Estava na hora de colocar em prática o nosso objetivo final, chegar a casa às 12:30h e para isso há que colocar o ritmo certo nas pernitas. E assim foram 51 km de boa disposição e de muita ferrugem deitada fora… Quero salientar que nesta voltinha estiveram 3 elementos que não tinham qualquer tipo de ferrugem mas que tiveram a amabilidade de nos acompanhar.

Os enferrujados: Marlene San, Paula San, Dora San e Tozé San. Acompanhantes sem ferrugem: Sandra San, Nelson San e Félix San.