PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Passeio de despedida de 2012 - 2012-12-30 - 38Km

Reportagem por Paulo Alex San

Depois de mais 1 ano a pedalar, eis que chegamos ao fim de 2012. Foi um ano com algumas novas experiências e uns quantos percalços (eu que o diga!), mas também permitiu olhar para o grupo de uma outra perspectiva. No culminar de tudo, resolvemos fazer um passeio informal de despedida de 2012. E seria um dia especial... pois iria aliar a companhia de amigos, com o meu aniversário.

Não tínhamos percurso definido, pelo menos que eu soubesse, mas algo seria certo, a visita, ou despedida do ano, na nossa Serra da Arrábida. Aproveitando esta referência, no próximo domingo, dia 6, irá passar na SIC às 12.15h um documentário sobre a Serra da Arrábida. Julgo que será uma produção de valor e quem não poder ver, agende a box, gravador e afins para verem mais tarde.

Continuando... depois dos comprimentos habituais, saímos do Parque das Lagoas. Fizemos um compasso de espera para ver se chegaria mais alguém, aproveitando para desfrutar dos raios de sol que prometiam abrilhantar esta manhã para desfrutar em pleno da prática do BTT. A paragem seguinte foi na Qta do Conde, onde o grupo ficou completo. Eram tantas rodas que até o Felix teve dificuldade em contá-las... e eu comecei logo a fazer contas... café para esta gente toda... ui ui!

Mas a satisfação de pedalar com estes amigos, predominava. E lá fomos nós. Os 1ºs Kms foram por Alcatrão, com algumas buzinadelas pelo caminho. Não percebi se eram para nos cumprimentar, se eram para me dar os parabéns ou se simplesmente porque íamos a ocupar a estrada. Entrámos nos trilhos lá mais à frente, junto à recta dos aceleras, a seguir à Makro. A Serra já estava à vista... entrámos no seu domínio pela Qta do Anjo e pouco depois já estávamos a subir. As primeiras eram curtas, mas as seguintes já faziam mossa. O terreno estava escorregadio um com uma lama superficial que fazia "gingar" a bike.

Fizemos o trilho que vem dos moinhos de Palmela, até ao Cai de Costas. A subida tinha sido prometida na semana passada e não escapámos. Obviamente todos a fizemos, e com a bike! A diferença foi que uns foram montados nela e outros com ela à mão (resolvi substituir o "à" em vez do "na" para bons entendimentos no português).

Lá de cima, a vista era fenomenal. E o dia estava a ajudar. Sol e céu limpo que permitia uns bons Kms de visualização. Seguimos para as Necessidades com um sobe e desce constante e depois para o moinho do cuco. Breve paragem para agrupamento, ameaça para a foto de grupo, mas o guia assim não o quis... "Ali mais à frente temos um trilho novo com um melhor local para a foto" - dizia ele. Acatámos a sugestão, e lá fomos nós. Alinhadinhos e cumpridores das indicações dadas.

Mas... o que se passa ali? Mesa posta... biscoitos na mesa, pendoricos nas árvores, e outras caras conhecidas! Surpresa! Lá estavam as nossas conhecidas meninas - Marlene, Isabel, Xana e Rute com um pequeno abastecimento surpresa de aniversário à minha pessoa.

Depois do cantar da praxe, do provar do néctar eleito acompanhado de alguns doces, era ali o local da foto de grupo... ou de várias fotos de grupo. Não resisto em comentar a fenomenal pose para uma 1ª foto com o Papa Trilho Lapa...

... e então depois, a foto a rigor para memória futura.

Dali, fomos direitinhos para casa, passando por Azeitão, e fazendo o estradão de Aldeia de Irmãos até à Qta do Peru. Este foi o local de separação do grupo, com as despedidas, também da praxe... "Um bom Ano Novo!".

Chegámos à Qta dos FF's ainda antes das 12.30h, após 38Km e um acumulado de 404m (a mim pareceram mais...). Antes de chegarmos a casa, ainda houve quem tivesse a oportunidade de lavar a bike, para que chegasse a casa imaculada.

Foi uma voltinha muito agradável, num dia, para mim, especial. Uma bela manhã de BTT, na companhia de amigos com quem partilho muito do meu feitio e outros "aferes". Não poderia ter desejado melhor. Os meus agradecimentos. E já agora... um bom ano novo para todos!

1 comentário:

  1. A foto não engana o Lapa estava a atacar-me.
    Mais uma manhã bem passada na companhia de amigos.
    Vai um pouco tarde mas quero desejar a todos um bom ano de 2013.

    ResponderEliminar