BY NIGHT 2017 - 29 DE JULHO.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- Santiago de Compostela 2017 - 15 a 18 de Junho.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Abastecimento Reforçado - 2011-04-27 - 34Km

Reportagem por Paulo Alex San

Ainda faltavam pouco minutos para as 20.30h quando cheguei ao Parque das Lagoas na expectativa de uma voltinha nocturna. Como ainda não tinha jantado, as expectativas ainda eram maiores, pois como a esperança é a última a morrer e, depois do fiasco dos abastecimentos das últimas voltinhas nocturas, estava esperançado que seria desta!

Ainda por ali às voltinhas a fazer um pré-aquecimento, e tal como cheguei, o Parque das Lagoas manteve-se deserto. Pensei - "Se vou sozinho, tenho abastecimento garantido! É só voltar para casa!". Mas não. Após um telefonema, o Ni estava atrasado e fui ao encontro dele. Bem... estava o pelotão formado - 2 Papa Trilhos pedalantes, com o Ni San a estrear os seus holofotes novos.

E lá começámos a pedalar. Atravessámos Fernão Ferro em direcção ao Pinhal dos Frades e depois EN10. Mais à frente, apanhámos o percurso habitual com alguns single tracks para elevar a adrenalina. Nos estradões que fazíamos, até parecia dia, pois os pares de holofotes até encadeavam a noite! Depois de chegarmos à Rua dos Metalúrgicos junto a Paio Pires, fomos em direcção ao Centro de Estágio do SLB e tentámos a 1º abordagem de abastecimento no campo de futebol do Seixal. Nem 1 minuto estivemos parados. Causámos impacto com a nossa chegada, mas nem assim conseguimos ser atendidos, pois o estaminé estava em fecho.

De estômago ainda vazio, seguimos pela marginal do Seixal, com alguns atletas a exercitarem-se ao longo do passeio do baía. Virámos para a Amora e fomos pela Rua Rodrigues Lapa, ainda antes de chegar à Cruz de Pau, onde parámos num café - "Brasil Burguer". Foi ali mesmo que decidimos pôr um ponto final ao jejum das voltinhas nocturnas. As meninas, brasileiras, atenderam-nos à altura! Serviram-nos a especialidade da casa a cada um e, a dificuldade seguinte, seria o regresso!

Já de barriga cheia, subimos até à Cruz de Pau e fomos em direcção ao portão da Apostiça, passando por Belverde. Atravessámos a Apostiça, sempre caracterizada por um pouco de mais frio. Foi junto à cancela de entrada que registámos o numeroso pelotão desta voltinha.

À saída, em vez de seguirmos pela Valenciana, virámos logo à direita, direitinhos a Fernão Ferro. Chegámos, passavam poucos minutos das 23.00h, sem ainda conseguirmos desmoer o abastecimento, e com 34Km nas pernas.

Ponto de Encontro - Semana 18

Para esta semana, a proposta do Ponto de encontro é a seguinte:
- sábado, dia 30: Voltinha à Capela de S. Luis. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde. Passeio com passagem pela Capela de S. Luis que está em festa este fim de semana.
- domingo, dia 01, dia do trabalhador e dia da Mãe: Voltinha domingueira Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas ou às 08.50h na GALP da Qta do Conde.

Caso haja interesse em marcar mais alguma voltinha, deixem aqui a mensagem para conhecimento do restante pessoal.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

25 de Abril Sempre! - 2011-04-25 - 19Km

Reportagem por Paulo Alex San

A Junta de Freguesia de Fernão Ferro, como vem sendo habitual, organizou este ano mais um passeio de cicloturismo. Os Papa Trilhos, aliados às comemorações deste dia, participaram neste passeio, com uma presença de 30 pedalantes, entre Papa Trilhos e familiares.
O ponto de encontro estava agendado para o Parque das Lagoas às 09.50h e, mesmo antes desta hora, a invasão já era laranja e azul, com um belo dia de sol a reflectir a farda oficial do grupo. No Parque das Lagoas também já era visível várias pessoas a preparar a festa para as comemorações do 25 de Abril, que continuariam após o passeio de cicloturismo.
Com agendamento para as 10.00h, seguimos para a Rua da Igreja, junto à Junta de Freguesia, onde teria inicio o passeio. Aqui já era visível a concentração dos vários cicloturistas, que comparativamente ao ano anterior, era perceptível um menor número de participantes.
Passavam cerca de 15 minutos das 10.00h, quando o passeio deu os primeiros metros de pedaladas. Esta fase inicial foi pelas ruas principais da Freguesia onde muitos curiosos e apoiantes observavam o desfile de cicloturistas.
7 Km depois da partida, surgiu a 1ª paragem para abastecimento liquido, previsto pela organização. Fui junto à rotunda do Pinhal do General. A pausa foi cerca de 10 minutos para depois continuarmos em direcção à estrada da Qta do Conde e Redondos.
As primeiras subidas foram nesta fase, curtas, mas onde muitos cicloturistas paravam, criando algumas dificuldades para os que estavam a pedalar, pois não encostavam a uma das bermas do percurso. Outra situação que era possível observar, mais de 80% dos participantes não usavam capacete, umas das regras básicas de andar de bicicleta. O uso de capacete deveria ser obrigatório, pois pode evitar consequências graves em quedas, sempre imprevistas.
Antes de entrarmos na EN10, fizemos um compasso de espera para juntar o pelotão de forma a que o corte de transito nesta estrada fosse o mais breve possível. Fomos pela EN10 até à rotunda da Lagoa de Albufeira, onde virámos para a chegada ao Parque das Lagoas.
Foi um passeio dentro do âmbito dos anos anteriores de carácter familiar, onde o importante era a participação e o convívio com a restante população. Este passeio estava inserido nas comemorações do 37º aniversário do 25 de Abril e que continuou com um piquenique no Parque das Lagoas, seguidas de algumas actuações culturais e desportivas.
No total, pedalou-se durante 19Km e 102m de acumulado de subidas. Os Papa Trilhos registaram a tradicional foto de grupo, junto à chegada, no Parque das Lagoas.
Fica aqui também um pequeno video, produzido e realizado pela Família Pena:

Alguns dados técnicos do percurso:

terça-feira, 26 de abril de 2011

Passeio Papa Trilhos da Pascoa - 2011-04-24 - 46Km

Reportagem por Paulo Alex San

Era dia de Páscoa e mesmo assim decidimos ir dar um pequeno passeio com o promessa de um regresso mais cedo por causa dos compromissos familiares. Assim, como habitualmente, o 1º ponto de encontro estava agendado para as 08.30h no Parque das Lagoas. E a comparência foi avultada, com muitos candidatos a pedalar.

Saímos em direcção à Qta do Conde para completarmos o grupo e, depois de afinar o destino, fizemos-nos ao pedal pelos caminhos habituais. O destino seria Palmela. Depois de chegarmos a Cabanas, fomos sempre por estradão. O céu estava limpo e aliado à vontade de pedalar, tínhamos todos os ingredientes para uma óptima manhã de BTT.

Pelo caminho ainda tivemos uma pequena queda da Vera que havia sido traída pela gravilha numa curva mais apertada. Mas sem consequências de maior! A bike está boa! Continuando com o pedal, a chegada à Palmela foi pelo lado os bombeiros, com uma longa subida para aquecer bem as pernitas.

Lá no cimo, a vista era reconfortante. Um belo presente de Páscoa.

Como ainda não estávamos satisfeitos, decidimos subir ainda mais um pouco e visitar o castelo local, um castelo mediaval, reconquistado pelos cristãos aquando da conquista de Lisboa em 1147 pelos "Amigos da Luta" de D. Afonso Henriques. Foi também este castelo que inspirou as escritoras dos livros "Uma Aventura", com "Uma Aventura nos Castelos dos Ventos", onde em 2005 a SIC gravou também um episódio desta série.

Em construções nobres e de historia, não poderíamos eleger melhor local que este para tirar a foto de grupo.

Antes de iniciarmos o regresso, ainda contemplámos, mais uma vez, as vistas da varanda, onde lá bem em baixo víamos o serpentear da nossa conhecida "Cobra", de onde tínhamos uma vista bem diferente da que normalmente estamos habituados.

Sem grandes demoras, descemos até a rotunda de Palmela, passando pelas belas ruas empedradas da vila e, seguimos a "velocidez" moderada em direcção ao trilho dos moinhos, mas para bem antes apanharmos um pequeno single que desagua na EN379. O Kimbikes, com tanta emoção, escorregou numa valeta dissimulada e lá foi ao chão.

Depois foi sempre a andar até à Qta do Conde, com a passagem por alguns bancos de areia, que embora bastante húmidos, ainda fizeram alguma mossa nas pernas. Com despedidas e desejos de Páscoa Feliz pelo caminho, o grupo foi-se desmembrando conforme a morada de cada um. Chegámos a Fernão Ferro perto do meio-dia, com 46Km de distância desde Fernão Ferro até... à Qta dos F's, e um acumulado de 400m, não de ovos da Páscoa, mas de subidas.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pinhal Novo sem Lancheira - 2011-04-23 - 59Km

Reportagem por Mimosa San

Não, não senhor! Não é a repetição do dia de ontem mas parece, até porque a volta foi mais ou menos igual com a diferença de ter mais uns metros e, desta vez foi feita ao contrario. Ou seja, em vez de começar pela Makro, terminou por esse lado.

Ahh, já me esquecia - hoje não existiu LANCHEIRA! Depois do fiasco de ontem não estive para andar carregado. Mas bem falta fez, quer ao Ni como à Gina. Enfim isto para dizer que começamos 5 a pedalar na saída de Quinta do Conde, tendo entrado no grupo o sexto elemento "Lapa" 5 minutos depois devido a um ligeiro atraso.

O percurso, esse foi pela Quinta da Areia, Coina, Penalva, Brejos da Moita, Penteado (não é o Ni) e Pinhal Novo com paragem obrigatoria na Mafraria para abastecimento.

O regresso, Venda do Alcaide, Quinta do Anjo, Makro e finalmente casa. Está-me a faltar os participantes: Ni San, Riky San, Gina San, Lapa San, Mimosa San, e o vizinho do Riky que não é San.

Ficava-me mal não falar do tempo que pelos vistos assustou alguns pedalantes. Sem chuva mas com um pouco de vento. Ao todo fizemos 59000 metros, mas não quadrados, já que andamos mais em circulo.

Esta parvoeira toda para vos dizer que foi uma volta porreira e bem disposta.

domingo, 24 de abril de 2011

2011-04-20 Férias só para alguns!! 58 km

Reportagem de Bela San
Para variar hoje fomos dar uma voltinha ao final da manhã, ou melhor inicio de tarde e a meio da semana. Eram 13 horas e a chuva ameaçava mas não caía.
Desta vez o ponto de encontro foi na casa do Tó Zé e lá começámos a nossa voltinha.Saímos em direcção à Arrábida, passando pela Quinta do Conde, Azeitão, Vale da Rasca e Secil.Em passo certo, lá fomos nós subindo a serra em direcção às antenas, sem movimento de carros e com o sol a fazer-se sentir.Chegados lá acima, faziam-se horas e, fizemos o regresso a casa, por Azeitão, Quinta do Conde e Redondos.Aqui tivemos a recepção dos meus filhotes e da minha mana, que já estavam à nossa espera.Foi uma voltinha bem rolante apenas com uma paragem para repor energias e claro para tirar a foto de grupo.Participantes: Tó Zé San, Bela San, Rui San

Pega na Lancheira - 2011-04-22 - 43Km

Reportagem por Mimosa San

Mais um dia de volta, só que desta vez apareceram somente 2 corajosos. Um desses pensando que iria aparecer um pequeno batalhão, lembrou-se de levar um lanche reforçado; e vai de levar a lancheira.

O ponto de partida, conforme estava agendado, deu-se na Quinta do Conde às 8h35m. Seguimos em direcção ao fetiche do RIKY, mas para nosso espanto tivemos que fazer um bocado a pé já que as obras realizadas numa área do percurso impossibilitou a passagem de byke.

Obstáculos ultrapassados, passamos em frente à Makro em direcção à Quinta do Anjo seguindo até ao Pinhal Novo.

Apesar do reforço alimentar na lancheira, comemos um CONVENTO de MAFRA com manteiga e um café no sitio do costume - "MAFRARIA".

O regresso foi pelos os sítios habituais e paragem pela primeira e única vez por causa da chuva. E foi aí que o Ivo ficou a pensar o que devia de fazer ao reforço alimentar... enfim, nada que não se resolva e talvez sirva para uma próxima.

Volta muito extensa com 43000 metros e um tempo a ameaçar chuva que felizmente pouca caiu.

sábado, 23 de abril de 2011

2011-04-22 Abençoados em Monsanto 27km

Reportagem por Rui San

Manhã começava com toques de sms, "como está o tempo aí?", resposta imediata " a limpar e sem chuva" e de seguida nova sms com "fixe".Ponto de encontro junto aos Pupilos do Exército, onde se formou um grupo com 19 pedalantes para uma volta por trilhos e caminhos em Monsanto.Saímos dos Pupilos em direcção ao Bairro do Calhau para seguirmos até junto à entrada do Aqueduto das Águas Livres na Serafina.Aqui havia que subir um pouco e foi o que aconteceu até perto da Prisão de Monsanto para descermos de imediato até à Ciclovia da "Força Aérea", ora o que se desce, de seguida sobe-se e, para não quebrar o ritmo assim o fizemos para passarmos para outra encosta do Parque Florestal, nesta altura o grupo passava a contar com mais um elemento.Ao passarmos para a outra encosta o "olha as mudanças", passou a "dá espaço", "à direita", mas rapidamente se apercebia o que realmente queria dizer, nesta caso fazer, uma pequena subida.Prosseguimos por estradão e single passando pelo Quartel de Bombeiros, parque de merendas junto ao radiomodelismo até ao viaduto da A5, prosseguindo até Caselas, por esta altura a chuva marcava bem a sua presença.Fizemos uma breve passagem por trilhos de Caselas, pois começavam a ficar bastante pesados devido à chuva, mas ainda deu para mais uma pequena subida até ao heliporto.Reagrupamento efectuado e caminho de regresso, mas em direcção ao restaurante Chimarrão fazendo ainda uns single tracks passando posteriormente junto ao CIF.Aqui começava-se a ouvir "estamos longe dos carros?, claro que "não", mas ainda não era hora do regresso ao carro, pois ainda havia tempo para mais uns km´s por caminhos deste Parque Florestal, estando o melhor guardado para o fim com o single track que passa por detrás da prisão e o single das silvas.Daqui seguimos até ao lava bicicletas pois havia alguma lama acumulada nas bikes. Após lavagem das mesmas, umas mais prolongadas que outras seguimos até junto dos carros.Sou suspeito em dizê-lo mas, foi uma volta muito agradável e muito bonita mesmo com as condições atmosféricas que estiveram condicionando o percurso por motivos de segurança. Mas cá vos espero num dia em que não chova e os caminhos estejam secos, pois a volta será ainda mais agradável e bonita.Km´s foram 27 e o acumulado de boa disposição e animação foi muito elevado com 20 participantes.