PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Al Quasr al-Kibr - 2011-12-08 - 51Km

Reportagem por Paulo Alex San

O longínquo ano de 1578 já lá ía. Foi neste ano que na batalha de Al Quasr al-Kibr, Alcácer-Quibir para os amigos, que os Mouros travaram uma batalha com os Portugueses e fizeram desaparecer o nosso rei da altura, D. Sebastião. Diz a lenda, que D. Sebastião apareceria para ajudar Portugal em momentos difíceis, entre um denso nevoeiro. E como a memória não me recorda momentos como os actuais e antevendo-se uns ainda mais sombrios, esta manhã de nevoeiro parecia a ideal para iniciarmos tal busca.

Além do nevoeiro que durou todo o dia, o frio também não deu treguas. Mas mesmo assim as buscas não foram canceladas. Cerca das 08.30h saímos do Parque das Lagoas até à Qta do Conde, onde um Papa Trilho solitário aguardava-nos para estas pedaladas de feriado.

Fomos em direcção a Azeitão com o objectivo de juntar à equipa de buscas, mais 2 patrolheiros treinados pelo esquadrão da Auto-Europa. Um deles, altamente especializado, não lhe escapava o mais pequeno movimento, registando para memória futura momentos e cenários com a sua arma fotográfica de tecnologia de ponta. Enquanto isso, as tropas acamparam provisoriamente no Cego, para abastecimento das famosas Tortas de Azeitão e um liquido com cafeína dissolvida.

Diziam os locais que lá para os lados da Serra, de certeza que o sol espreitaria. E lá fomos nós... Qta da Califórnia, Moinho dos Cucos, Alto das Necessidades. Até agora nada... nem D. Sebastião e muito menos o sol. O denso nevoeiro não nos largava.

Fomos pelo estradão de Vale de Barris onde outro esquadrão aguardava assistência devido a uma dura baixa após um queda aparatosa. Sem desmoralizar, continuámos em busca de um melhor ponto de visualização. Fomos até às antenas de Palmela, mas nem aqui fomos bem sucedidos. O alcance da nossa vista não ía além de umas dezenas de metros.

Assim, lá descemos pela famosa branquinha até à Baixa de Palmela. Com o grupo todo reunido, decidimos tentar um última tentativa de busca através da Cobra.

Já cá em cima, tornou-se obrigatório o regresso a casa. Registámos rapidamente o esquadrão de busca ainda energizados pela adrenalina da subida da Cobra e rumámos a casa por trilhos e caminhos, passando pelo Palmela Village e a recta da Makro.

Infelizmente não conseguimos cumprir o objectivo... D. Sebastião nem vê-lo! Mas a lenda permanece e pode ser que num próximo dia de nevoeiro, os Papa Trilhos possam apadrinhar o aparecimento de tal figura.

Após cerca de 4h de pedaladas, curiosamente a mesma duração da Batalha de Alcácer-Quibir, chegámos à Qta dos FF's com 51Km e uns quase 600m de acumulado de subidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário