ECOPISTA do DÃO - 16 e 17 de Setembro - ABERTAS AS INSCRIÇÕES.

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

- eventos e passeios - consultar calendário.
- renovação do seguro da FPCUB 2017 - consulta.
- Ecopista do Dão, 16 e 17 Setembro - informações e inscrições.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

1º Passeio BTT Sport Zone Forum Montijo a 7 de Março

A SportZone do Forum Montijo está a organizr o seu 1º passeio de BTT.

Este passeio tem o custo de 5€ e na inscrição está incluída t-shirt e dorsal personalizados, seguro, abastecimentos, duches, assistência médica e surpresas/ofertas/brindes para o final do passeio.

Existe a opção de 2 percursos: 25Km e 50Km

As inscrições são somente no balcão da SportZone do Forum Montijo e são limitadas a 300.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FPCUB pede reforço nos direitos de ciclistas e peões

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta – FPCUB está a apoiar e dinamizar uma petição que tem como objectivo alterar o Código da Estrada em nome do reforço dos direitos e da segurança de ciclistas e peões. Numa comunicação remetida pelo FPCUB sublinha-se que “Portugal tem assistido, nos últimos anos, a um aumento significativo da utilização da bicicleta em actividades de lazer, mas também como modo de transporte quotidiano. Todavia, o Código da Estrada português, ao contrário das legislações congéneres de outros estados-membros da UE, não protege o ciclista, contendo até normas que encorajam comportamentos de risco por parte de outros utilizadores da via pública, designadamente os automobilistas”.

“Importará, consequentemente, que o Código da Estrada português possa convergir com as demais legislações congéneres de outros estados-membros da UE nas matérias relacionadas com a circulação de velocípedes, modificando o seu articulado no que respeita à segurança dos ciclistas”, adianta ainda a comunicação.

Para mais informações e para subscrever a petição, clique AQUI.

Noticia retirada de Transportes em Revista
Noticia original por Andreia Amaral

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As voltas que a roda dá - entrega de prémio

Nesta reportagem foi lançado um passatempo para calcular o nº de voltas que uma roda de 26" dá a uma determinada velocidade. As participações não foram muitas. Apenas 2 se aventuraram - a Dora e o Fernando Lapa. A Dora andou lá bastante perto, mas as conversões de polegadas não correram lá muito bem. O Fernando Lapa, embora não tenha acertado à 1ª, a 2ª tentativa correu melhor e foi ele o vencedor.

No dia da Reunião Geral Papa Trilhos, foi-lhe entregue o merecido prémio. O saco engana, pois estava recheado de barras e gel energéticos.

Os cálculos são os seguintes:
26" = 660,4mm (diametro da roda)
65Km = 65x10^6mm
1h = 3600s
1 roda de 26" tem de perimetro 660,4mm x pi = 2075mm
distância percorrida em 1s = (65x10^6) / 3600 = 18055,6mm
nº voltas em 1s = 18055,6/2075 = 8,7 voltas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ponto de Encontro

Depois de uma semana onde tivemos as Aspirantes ao seu mais alto nível, voltamos às voltinhas habituais. Para esta semana não teremos Passeio Avançado das Aspirantes para permitir uma recuperação física saudável.

- sábado, dia 27: Passeio das Aspirantes. Ponto de encontro às 15.00h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 28: Voltinha Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.


Esperemos que o S. Pedro esteja colaborante...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cobra Superada - 2010-02-20 - 80Km

Reportagem de Bela e Mário San

São 8h30 e no Parque das Lagoas já reina a boa disposição, apesar das nuvens que ameaçam a qualquer altura nos brindar com umas gotitas de água. Entre beijinhos e abraços, surge o primeiro grande momento do dia, a Paula com a sua nova menina, chama-se Scott Spark 50 T-S.

Em seguida, partimos em direcção à Quinta do Conde, quando surge o segundo momento do dia, o suposto furo da Bela, mas que afinal era do Rui San.

Arranjado o furo, seguimos ao encontro dos restantes membros do grupo que estavam na GALP da Quinta do Conde. Damos então inicio à nossa voltinha, passando pela Makro, Quinta do Anjo e Venda do Alcaide, onde parámos para beber um cafezinho.

Retomámos a nossa marcha quando surge o terceiro momento do dia, que se pode dividir em três partes:
- primeira: ao nascimento de um borreguinho;

- segundo e em simultâneo, a queda aparatosa do Rui San e Paula e...

...umas centenas de metros mais à frente o furo do Paulo Félix. Será que ele deu à bomba?

Continuámos o nosso passeio passando pelo Alto da Guerra, Manteigadas , Praias do Sado em direcção a Setúbal. Aqui como não poderia deixar de ser o cheirinho a choco frito era muito e a fome já se ia sentindo com o avançar da hora. Indecisos se se havia de comer ou não, pois a cobra estava a nossa espera e estas paragens prolongadas nem sempre são bons para os músculos (dizem os entendidos), uns optaram por saciar a sua barriguinha com umas sandes de bifana (pois não havia de choco) e outros ficaram pelas barritas.

Abastecimento concluído, esperava-nos a melhor parte do passeio: a famosa cobra (ou o covil da onça). Todos (as recentes Papa Trilhos) estavam empolgadíssimos com esta subida, será que iríamos conseguir? Pois é, todos conseguiram e com grande sucesso. Com o sorriso nos lábios e as pernas dormentes descansámos um pouco.

Depois de admiramos novamente a subida feita, e contemplar a vista retomámos a nossa volta, agora de regresso à Quinta do Conde onde alguns membros dos Papa Trilhos se deliciaram com um belo Kebab.

Mais uma vez a alegria e boa disposição reinou entre todos os membros do grupo.

Participantes: Mário San, Bela, Paulo Félix San, Dora Félix, Paula Crespo, Paulo Alex San, Marlene San, Tó Zé San, Luis Ferreira San, Rui San, Riky San, Mimosa San, Cajó San e Helena San.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carnaval a três - 2010-02-16 - 62Km

Reportagem de Mimosa San

Depois de uma reunião do Grupo Papa Trilhos bem representada no dia anterior e cuja mesma terminou cerca da 1 hora da manhã ficou nessa mesma hora a incerteza se haveria corajosos para irem pedalar na manhã que se avizinhava.

Os pontos de encontro eram os habituais "Parque das Lagoas versus Bomba da Galp na Quinta do Conde. Eu cheio de coragem lá me fiz o caminho e acabo por encontrar mais dois resistentes "Paulo Alex e Fernando Lapa".

A nossa amiga chuva não estava presente e iniciámos o nosso périplo por estrada pois estava fora de hipotese irmos por terra. Foi um comer alcatrão durante quase todo o percurso que foi escolhido pelo Fernando.

Depois de passar-mos pela Makro seguimos em direcção a Palmela onde fizemos uma paragem para um café e respectivo pastel de nata. A seguir a Cobra estava há nossa espera e foi aqui que se deu o unico contacto com LAMA. Feita a descida foi um rolar a uma boa velocidade até chegarmos a Setúbal.

Fizemos agulha para a Figueirinha. A foto de grupo foi tirada com o mar à vista.

A seguir avizinhava-se o pior - SUBIR e, para dificultar, a chuva apareceu, mas continuou o martirio até ao cruzamento do Convento. Iniciada a descida e sempre a chover lá conseguimos passar por Azeitão "mas sem TORTAS" pois estávamos num estado lastimavel e de certeza que não seria-mos atendidos com simpatia por ninguém.

Foi no cruzamento para a Quinta do Peru que me despedi dos meus companheiros do pedal tendo que sofrer mais um bocado até casa onde cheguei capaz de ir direito ao estendal afim de secar não só a roupa mas tambem os OSSOS.

Os 62Km dos 3 pedalantes contaram com 810m de acumulado de subidas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2010-02-13 Voltinha dos reflectores / Castelo de Palmela 40km

Reportagem de Ivo San

Mais um dia excelente para passear, ou desta vez fazer uns trilhos na companhia maravilhosa de alguns membros da família PapaTrilhos. Desta vez o sol acompanhou grande parte do passeio, mas só lá para o meio da manhã se fez mostrar com uns lindos e bem vindos raios matinais. Assim sendo, o ponto de encontro já estava combinado para as 9h da matina na bomba de gasolina da Qtª do Conde. Devo de salientar que o caminho desde a casa do Mimosa até ás bombas, foi algo difícil. Pois o clima não era dos melhores com somente 1⁰ grau de temperatura. Difícil, difícil, só para o GRANDE Mimosa, pois amigo que se prese até do frio nos protege; (eu vinha colado à roda traseira dele) ehehehe. Bem, depois da parte das saudações BeTeTistas, e tudo mais, bem como a tradicional chávena de café bem quente, pusemo-nos literalmente à estrada.Desta vez a subir em direcção à loja dos Chineses, a caminho da casa do Mimosa, onde entramos na estrada de terra batida onde centenas de porcos e/ou pessoas nojentas, depositam todo o tipo de lixo. Seguimos em direcção a Palmela por umas estradas secundárias, parando num café para reabastecermos e o Riky me poder explicar qual a melhor forma de obter o maior conforto possível em cima da minha nova bike.Depois deste breve momento alegre ao frio, decidimos encaixar os pés nos pedais e fazer uma conquista ao castelo. Onde tirámos as fotos mais bonitas para o nosso albúm, bem como a famosa foto de praxe, pedida gentilmente a uma senhora que por lá passava. Já com as almas limpas da bela vista que o Castelo nos proporciona, fizemos novamente ao piso, desta vez a descer. E se vamos com o nosso guia, também temos de subir e muito...
Numa das ruas circundantes do castelo, depois de uma curva apertada lá se ouve um grito para virarmos, tal não foi o esforço repentino de mudarmos de direcção e chamarmos violentamente pela “avozinha”, que poucos segundos depois um barulho seco e umas frases menos improprias e pimba, a corrente do Mimosa partiu. Aqui o sol já se apresentava mais amigo, bem como o Riky, que ao ver um amigo em apuros se prontificou a ajudar na resolução do problema, deixando o nosso Nuno um pouco embaraçado com os seus reflectores de “menina” na sua bike. Rapidamente foram mudados os reflectores, pois Homem que é Homem não anda com mariquices nas rodas, digo mudados pois saíram da bike do Nuno e por mera brincadeira foram parar nas rodas do Ricardo sem que o mesmo se apercebesse. Que coisa linda!!ehehe
Continuamos o passeio sempre a rir, sem que alguém se manifestasse, até que... com um olhar mais atento para a sua bike, ou melhor para as suas rodas ele dá um salto repentino da bicicleta... ehehe. Nem queria tirar uma foto para recordação.De castigo, levou-nos para as mais íngremes e duras subidas que se lembrou. Estava no direito dele!
Fizemos depois praticamente o caminho inverso, onde sem dúvida alguma reinou a boa disposição, a alegria e amizade, caracteristicas solidificadas neste nosso grande grupo.Foram cerca de 40km’s, onde os conquistadores do assalto ao castelo foram: RikyBike San, Nuno Lopes San, Mimosa San, Luís Ferreira San, Ni San e Ivo San.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Vamos ao Cristo Rei - 2010-02-14 - 59Km

1 grau positivo. Era o que marcava o termometro em Fernão Ferro aferido pelo Instituto Português da Qualidade segundo a norma ISO-2010-9456. A ciência não estava enganada e os Papa Trilhos confirmaram a teoria - estava um frio do "caraças"!

Como na Natureza, tudo tem tendência a equilibrar-se, o dia dos namorados estava ali para compensar o frio. E foram muitos os casalinhos que se aperaltaram para o passeio domingueiro dos Papa Trilhos. 08.30h, Parque das Lagoas. Qualquer semelhança com uns doidos marcarados, é pura coincidência!

Com toda a comitiva em modo "ready", iniciámos o acto de pedalar em direcção à Apostiça. O Carlos Prazeres San e a Isabe juntaram-se a nós pelo caminho e o verbo girar aplicava-se às 44 rodas que rompiam o frio que não desistia de nos arrebitar os pelinhos das orelhas.

A Apostiça já lá ía e a Caparica estava à vista. Não tínhamos o Sol da Caparica, mas o medroso lá nos comprimentou, em jeito de visita de médico. A paragem seguinte, depois de o Paulo Alex San (Néné para os mais intimos) provar o macio da areia, foi nos saborosos pasteis. A invasão amedrontou outros clientes, pois corriamos o risco de não haver pasteis para todos.

Abastecimento concluído, esperáva-nos a subida da Trafaria com direito a foto nomeada para o fundo do nosso site.

Depois de admirarmos as vistas, o Cristo Rei já nos espreitava por cima dos ombros. Fomos lá comprimentá-lo e pedimos-lhe para tirar a foto de grupo.

Depois de tanto subir, aí estava a bela da descida. Descemos até Cacilhas para depois apanharmos a estrada nacional de regresso a casa. O Mário San e o Rui San tiveram de aplicar as técnicas aprendidas na disciplina de "Furos, a desmetificação" para poderem continuar a pedalar com o grupo. Pela 1ª vez, conseguimos registar os 5s que o Felix San deitou mãos a uma bomba de ar (foi na parte prática da aula!).

A chegada a Fernão Ferro aconteceu após 59Km e uns simpáticos 742m de acumulado de subidas. A reportagem não estaria concluída com o eleição da foto do dia...

... (uuuiii) sem comentários!

Participantes: CaJo San, Nelson San, Helena San, Edgar, Isabel, Dora, Felix San, Ivo San, Mimosa San, Paulo Alex San, Rui San, Bela, Mário San, Hugo, Ni San, Carlos Prazeres San, To Ze San, Rute, Paula, Marlene San, Sónia, Marco San.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ponto de Encontro

Esta semana, o Ponto de Encontro surge mais cedo que o habitual. Em semana de Carnaval, temos a possibilidade de agendar mais uma voltinha.

- 3ª, dia 16: Passeio de Carnaval dos Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.
- sábado, dia 20: Passeio Avançado das Aspirantes I. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.
- domingo, dia 21: Voltinha Papa Trilhos. Ponto de encontro às 08.30h no Parque das Lagoas.

Passeio Avançado das Aspirantes I

Este passeio será com uma dificuldade superior ao Passeio das Aspirantes normal, de forma a que as meninas possam avaliar a sua preparação para a Peregrinação a Fátima. Este 1º passeio será nunca inferior a 80Km e como tal, deveremos chegar mais tarde do que o normal. Para este passeio, propõe-se a voltinha do Sado (88Km com 700m de acumulado de subidas).

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mais um domingo - 2010-02-07 - 47Km

Reportagem de Felix San

Mais um domingo, mais uma voltinha. Desta vez éramos apenas 3 os que partimos do Parque das Lagoas à hora marcada. Eu, o Tó Zé e o Carlos Prazeres, seguimos em direcção à Quinta do Peru onde nos aguardava o Ivo. Entretanto recebemos um telefonema do Zé Luis para esperarmos por ele, pelo Jorge Gois e pelo filho Ricardo.

Reunido o grupo, seguimos o trilho até á estrada da maçã, virámos à esquerda para a Arrábida, fomos até á estrada particular e desembarcámos no Portinho da Arrábida.

Fizemos o estradão até ao café e seguimos até ao Parque de Campismo onde o Ivo pagou os cafés pois era aniversariante nesse dia (aproveito para dizer que ele ganhou uma bike nova).

Depois de tirar a foto de grupo estava na hora de regressar. Partimos para Azeitão e depois Quinta do Conde, onde deixámos o Ivo junto ao Campo da Bola.

O resto do grupo voltou pela Quinta do Peru até ao Parque das Lagoas.

Participantes: Félix San, Tó Zé San, Carlos Prazeres San, Ivo San, Jorge Gois, Ricardo e Zé Luis.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

5º Passeio "Por Trilhos da Afeiteira" a 7 de Março - Vendas Novas

O Papa Trilhos Jorge Gois mencionou nas um passeio nas "conversas online" que irá-se realizar em Vendas Novas que passa-se a divulgar.

Trata-se do 5º passeio de BTT "Por Trilhos da Afeiteira" que terá lugar no dia 07 de Março de 2010.

O passeio terá 2 percursos disponíveis:
- 30Km guiados
- 60Km livres

As inscrições podem ser efectuadas através da ficha de inscrição disponível neste link e enviar por mail para btt-gdra@gmail.com.

As inscrições estão limitadas a 1000 participantes e têm os seguintes preços:
- 18€: passeio e almoço
- 12€: almoço acompanhantes
- 8€: só passeio

Mais informações e regulamento no site do Grupo Desportivo e Recreativo da Afeiteira.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

2º Passeio Amigos da Pinga - Campo Maior em 06 de Março

Passa-se a divulgar um passeio em Campo Maior a pedido do Papa Trilho CaJo San.

Os Amigos da Pinga estão a promover o seu 2º passeio de BTT. Este passeio é em Campo Maior no dia 06 de Março de 2010.

As inscrições estão limitadas a 100 participantes e têm o preço de 15€.

Mais informações em btt-campomaior.blogspot.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estrela à Vista - 2010-02-07 - 31Km

Dia 07 de Fevereiro de 2010... 07.30h... Seia... Papa Trilhos... o pátio estava a ser invadido por uns seres estranhos nestas bandas. Vestidos de laranja e azul, com umas coisas de 2 rodas com pedais, arregalavam os olhos dos hospedes da Qta do Crestelo em Seia.

O céu estava meio cinzento, mas começavam-se a observar algumas abertas no horizonte. Tudo estava preparado para a subida a pedalar até ao ponto mais alto de Portugal Continental - a Serra da Estrela. Registámos o momento antes, pois o depois poderia estar impróprio para consumo.

E lá fomos nós. Primeiro atravessámos a cidade de Seia, com alguns olhares curiosos, e lá começámos a subir. As estatísticas diziam que nos esperava cerca de 30Km a subir.

Era necessario gerir bem o esforço e para isso não podíamos começar logo a puxar. Fomos subindo ao ritmo de cada um, por aquela serra fora. Como já sabíamos o que nos esperava, nada melhor que desfrutar das vistas para aliviar a mente.

Cerca de 10Km depois, avistámos um oásis... uma descida! Estávamos a entrar em Sabugueiro, onde efectuámos uma paragem para descontrair. Tomámos um café e algumas barras energéticas, pois a vista para o outro lado não era animadora.

Com as energias respostas, recomeçámos a pedalar. Estávamos na subida mais exigente de todo o percurso, desde o Sabugueiro até à Lagoa Comprida. Pedalada após pedalada, nem tínhamos pensamento para a brisa fria que nos rebatia no corpo. Já era também possível ver os primeiros indícios de gelo espalhados na paisagem.

Pelo caminho íamos travando monólogos próprios de quem poderia estar num sitio mais quente e confortável, pois já todos teríamos idade para ter juízo! Mas não... estávamos ali para conquistar mais um trofeu pessoal para juntar a tantos outros que melhor guardamos nas nossas memórias. Ouvíamos também palavras de incentivos de pessoas que passavam por nós, também a subir a Serra... mas de carro!

Depois da Lagoa Cumprida, a subida continuou. Avistávamos uma curva e surgia no pensamento que a seguir viria algo menos inclinado para podermos descansar um pouco. Mas não... curva após curva, nada mudava, a não ser a altitude.

Por fim, avista-se a Torre. Pensamos: "está quase!". Mas este quase ainda estava separado de alguns Kms. Com a paisagem completamente branca, estávamos prestes a alcançar mais um grande feito do currículo dos Papa Trilhos. Não era inédito, pois no ano passado alguns Papa Trilhos já haviam conquistado a Torre, mas para a maioria, era a 1ª vez!

À chegada, além da confusão de muitos carros e seres Terráqueos, as nossas famílias lá estavam para nos premiar do esforço de alcançarmos mais um objectivo, após 31Km e 1766m de acumulado de subida.

Os Papa Trilhos nos quase 2000m de altitude.

Participantes (7): Paulo Alex San, Ni San, Rui San, Marco San, Rikybike San, Mário San, Fernando Lapa.