PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estrela à Vista - 2010-02-07 - 31Km

Dia 07 de Fevereiro de 2010... 07.30h... Seia... Papa Trilhos... o pátio estava a ser invadido por uns seres estranhos nestas bandas. Vestidos de laranja e azul, com umas coisas de 2 rodas com pedais, arregalavam os olhos dos hospedes da Qta do Crestelo em Seia.

O céu estava meio cinzento, mas começavam-se a observar algumas abertas no horizonte. Tudo estava preparado para a subida a pedalar até ao ponto mais alto de Portugal Continental - a Serra da Estrela. Registámos o momento antes, pois o depois poderia estar impróprio para consumo.

E lá fomos nós. Primeiro atravessámos a cidade de Seia, com alguns olhares curiosos, e lá começámos a subir. As estatísticas diziam que nos esperava cerca de 30Km a subir.

Era necessario gerir bem o esforço e para isso não podíamos começar logo a puxar. Fomos subindo ao ritmo de cada um, por aquela serra fora. Como já sabíamos o que nos esperava, nada melhor que desfrutar das vistas para aliviar a mente.

Cerca de 10Km depois, avistámos um oásis... uma descida! Estávamos a entrar em Sabugueiro, onde efectuámos uma paragem para descontrair. Tomámos um café e algumas barras energéticas, pois a vista para o outro lado não era animadora.

Com as energias respostas, recomeçámos a pedalar. Estávamos na subida mais exigente de todo o percurso, desde o Sabugueiro até à Lagoa Comprida. Pedalada após pedalada, nem tínhamos pensamento para a brisa fria que nos rebatia no corpo. Já era também possível ver os primeiros indícios de gelo espalhados na paisagem.

Pelo caminho íamos travando monólogos próprios de quem poderia estar num sitio mais quente e confortável, pois já todos teríamos idade para ter juízo! Mas não... estávamos ali para conquistar mais um trofeu pessoal para juntar a tantos outros que melhor guardamos nas nossas memórias. Ouvíamos também palavras de incentivos de pessoas que passavam por nós, também a subir a Serra... mas de carro!

Depois da Lagoa Cumprida, a subida continuou. Avistávamos uma curva e surgia no pensamento que a seguir viria algo menos inclinado para podermos descansar um pouco. Mas não... curva após curva, nada mudava, a não ser a altitude.

Por fim, avista-se a Torre. Pensamos: "está quase!". Mas este quase ainda estava separado de alguns Kms. Com a paisagem completamente branca, estávamos prestes a alcançar mais um grande feito do currículo dos Papa Trilhos. Não era inédito, pois no ano passado alguns Papa Trilhos já haviam conquistado a Torre, mas para a maioria, era a 1ª vez!

À chegada, além da confusão de muitos carros e seres Terráqueos, as nossas famílias lá estavam para nos premiar do esforço de alcançarmos mais um objectivo, após 31Km e 1766m de acumulado de subida.

Os Papa Trilhos nos quase 2000m de altitude.

Participantes (7): Paulo Alex San, Ni San, Rui San, Marco San, Rikybike San, Mário San, Fernando Lapa.

7 comentários:

  1. Parabéns a todos os Papa Trilhos pedalantes e acompanhantes que realizaram esta aventura, não só pela altimetria mas também pelo frio.
    Beijos e abraços.
    P.S. Para a próxima a ver se consigo ir também...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns mais uma vez a todos os Papatrilhos pelo esforço e empenho que tiveram para alcançar a Torre. Mas um PARABÉNS muito especial para o meu "mori" que não pára de me surpreender.
    Bela

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos.
    Mais uma prova superada, com algum esforço nos últimos Km’s por causa de umas cãibras que não me largava as pernas… malditas…
    Mas foi 5 ***** o sentimento de alegria misturado com o intenso frio junto a Torre foi espectacular.
    Parabéns a todos os elementos, que possamos repetir este evento mais vezes por Seia ou outro lado qualquer, o que conta é o espírito de grupo que é forte e não há obstáculos que nos vença, não vamos mais depressa vamos mais devagar mas chegamos ao destino a nossa meta traçada.
    Um muito obrigado a minha família (todos vocês) que me acompanhou nesta jornada em especial a minha Sóninha que sem a sua companhia e apoio incondicional muito provavelmente, não faria esta etapa.
    Abraços e Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  4. Mas que comentários mais lamechas, "mori" agora porque te comprou uma bike nova, Soninha agora, porque às vezes é Oh Sónia Maria não sujes nem risques a bicla, senão já sabes. Apoio incondicional sim senhor(a) e muitos parabéns pela conclusão do evento a que se propuseram fazer. Espero que numa próxima oportunidade também os possa acompanhar. E deixem-se dessas lamúrias. Os homens querem-se feios e a cheirar a cavalo. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Efectivamente foi um fim de semana muito bem passado. Não sei como consegui, mas após uma subida daquelas, consegui chegar ao Domingo à noite a pesar mais do que quando fui para a Serra. Seria dos petiscos? Estou a tentar encontrar uma explicação!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida um fim de semana altemente bem passado, bom tempo,bons atletas, boa companhia, boa comida e boa bebida... foram estes os bons momentos passados com alguns elementos desta familia Papa Trilhos. Os meus Parabéns ao 7 magnificos que contra todas as adversidades chegaram à Torre. Quero aqui mencionar que o apoio e entreajuda são a meu ver os factores mais importantes nestas conquistas, e disso os nossos meninos têm de mais. Parabéns Rapazes....

    ResponderEliminar
  7. Gostas e andar de bicicleta e queres divertir-te um bocado? Então convoca os teus pais e amigos e vem juntar-te ao clube Btt de Azeitão 06/07/2014.

    Inserido no programa de Festas da Arrábida e Azeitão vai o clube Btt de Azeitão organizar um passeio de Btt pela nossa Serra da Arrábida.


    Passeio de BTT:

    Para este tipo de evento a organização tem previsto 1 percurso:

    - Com uma extensão de + – 30 Kms a dificuldade reduzida tratando-se do percurso ideal para todos.

    Nota: Todos os participantes devem ser portadores de capacete e trazer água ou bebidas energéticas suficientes para uma boa hidratação.

    ResponderEliminar