PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

1º OriFotoBTT - 2010-01-31 - 24Km

A maior participação Papa Trilhos iniciou a sua digressão numa prova experimental de orientação - o ORIFOTOBTT organizado pela Orange. Representámos os Papa Trilhos com 7 equipas, no total de 27 pedalantes. Uma participação de peso!

Com as máquinas bem afinadas e vestidos a rigor, saímos do Parque das Lagoas para o ponto de inicio da prova - Parque das Merendas em Casais da Serra. O Felix San fez o favor de providenciar o transporte da maioria das bikes (obrigado Felix!).

No Parque das Merendas, a agitação já era bem visível. Entre levantar os dorsais e o roadbook, cumprimentos e preparativos de última hora, as várias equipas iam discutindo a estratégia a seguir: 4-4-1, 3-4-2, pontapé naquele, biqueirada no outro...

Às 08.00h começaram a sair as primeiras equipas, intervaladas de períodos de 4 minutos. Estavam prometidos 24Km com várias paragens pelo caminho para fotos obrigatórias e caças a tesouros escondidos. A equipa "Aspa & Papa Trilhos" alinhou-se também na linha de partida. Já alguns Papa Trilhos haviam partido e estava quase a chegar a nossa vez. Uma equipa de valor, representada pelos Papa Trilhos Paulo Alex San, CaJo San e as Aspirantes Bela e Sónia.

3... 2... 1... partida! E lá fomos nós de papel em punho para vermos se não nos enganávamos onde virar. Com os primeiros metros em alcatrão, virámos logo para dentro da serra. O trilho era a subir... e que subida, curta mas deu luta! Com alguns obstáculos pelo caminho lá fomos transpondo árvores, portões e outros derivados. Tudo com os olhos postos no itinerário e a contar muito bem os Kms.

Chegámos ao 1º ponto de controlo e a foto tinha de apanhar a fonte de água. Aprontámos-nos, ajeitámos as gravatas e a maquilhagem e... click! Já está!

A subir mais um pouco, chegámos ao largo da Aldeia da Piedade e voltámos aos trilhos. Pouco tempo depois chegámos ao 2º local de foto, desta vez junto a uma casa abandonada. Não se percebe bem, mas a Sónia está sentada numa sanita. Companheiros como nós somos estamos a ajuda-la na árdua tarefa de...

Seguimos viagem de roadbook em punho... segue por ali... vira ali... 7 passos para norte... 20 para oeste... e lá encontrámos o 3º ponto de controlo. Era junto a uma igreja e a missa estava em preparação, por isso, não podíamos fazer barulho...

Não resisto em deixar aqui a foto neste local dos nossos "adversários" da equipa "Papa Trilhos Vanessa Team".

Voltámos à serra e seguimos viagem sempre de olhos postos nas indicações do nosso roadbook. Pelo caminho íamos encontrando outras equipas em plena satisfação por estarmos a passar uma manhã de domingo diferente! Alguns Kms mais tarde, fomos até ao miradouro sobre o mar, onde embora o sol estivesse envergonhado, dava para disfrutar da vista. Ahhh... e foi aqui que também encontrámos o 1º tesouro e local de foto obrigatória para o posto de controlo.

Voltámos aos Casais da Serra para entrarmos nos trilhos até uma casa abandonada onde nos esperava o 2º tesouro. Mais um posto de controlo e seguimos até ao campo de jogos junto ao Parque de Campismo. A descida era perigosa e tivemos quem não resistisse em mergulhar. Mas desta vez com consequências mais sérias. A Paula da nossa equipa "Papa Trilhos Vanessa Team" teve uma queda algo complicada e partiu a cabeça. Mas não foi isso que a impediu de continuar a pedalar. Lá seguiu o passeio e nós sempre na cola deles... (as melhoras para a Paula!). Chegados ao largo dos escuteiros, tinhamos mais um ponto de controlo. Encontrámos o smile escondido numa das muitas árvores com "4" e... mais uma foto!

Já com a chegada à vista, tínhamos ainda de ultrapassar alguns trilhos com muita lama e poças de água. A Sónia pediu para pararmos um pouco para poder lavar a sua bike, pois o Marco não a deixa lavar em casa - diz que o lava loiça não é para essas coisas! Nós, como bons companheiros que somos, registámos o momento.

A chegada foi com a passagem de uma pequena ribeira (onde eu lavei os meus sapatinhos brancos - eehhe!), depois de 24Km com 498m de acumulado de subidas.

Foi uma manhã muito divertida onde desfrutámos de uma forma diferente de andar de bicicleta. Para uma prova experimental, não posso deixar de dar os parabéns à organização que tinha vários elementos ao longo do percurso e algumas tabletas para complementar as indicações do roadbook.

Uma ideia original a repetir!

ACTUALIZAÇÃO:
2010-02-03

No site da Orange já saíram as classificações. Podem ser consultadas neste link.

Resumo das classificações Papa Trilhos:
10º - Bike Papa Trilhos, 94 pontos
11º - Papa Trilhos Tizicos, 93 pontos
12º - Aspa & Papa Trilhos, 82 pontos
13º - Papa Trilhos Extreme Foto Team, 81 pontos
14º - Papa Trilhos Vanessa Team, 80 pontos
16º - Papa Trilhos Arrebenta, 80 pontos
17º - Papa Trilhos Fotogenios, 80 pontos

7 comentários:

  1. Adorei participar nesta "prova". Diverti-me imenso, a nossa equipa fez uso do retiro espiritual e da semana termal. Daí a nossa excelente participação. Obrigada Team. Vamos repetir sempre que possível.
    P.S. As fotos estão o máximo.

    ResponderEliminar
  2. Foi uma prova espetacular diverti-me e foi magnifico o espirito de ajuda das nossas meninas mais pequenas,o nossa equipa ainda foi boicotada pela os Vanessas pois tremiam as fotos,só faltou as entremeadas no final.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma manhã espetacular, concordo com a Bela temos que repetir mais vezes.
    Gostava de fazer um agradecimento especial à minha equipa, Marlene, Tó Zé e Rui, vocês foram o maximo.Adorei e costuma-se dizer ,equipa vencedora não se muda e foi o nosso caso divertimo-nos imenso e conseguimos terminar a prova apesar de alguns contratempos.
    Gostaria também de agradecer às minhas enfermeiras de serviço,Bela, Sonia e Gina e a todos os outros elementos papa trilhos pela vossa preocupação.
    Podem ficar descansados, eu já "batia" mal e não piorei.
    Arsénio já comprei as rodinhas, se quiseres umas eu dou-te o nome da loja, obrigado e as melhoras para ti também.
    Obrigado amigos jocas para todos.
    Paula Crespo

    ResponderEliminar
  4. "Os Arrebenta" também estiveram há altura, com mais ums kms, pois o Mário fez testar as meninas... mas que descida, e subida, foi divertido, no final não foi só a Sónia que lavou a bike,
    Só tenho a dizer - obrigado a todos pela magnifica manhã.
    Helena San

    ResponderEliminar
  5. Então e a super-equipa dos fotogénios, com a Sandrinha por Mascote, que sem preparação nenhuma fez toda aquela prova a alta velocidade ! Ah Pois ! e tambem fizemos quase o dobro do percurso, pois o nosso preparador fisico (denominado por Guia),fez-nos perseguir todos os grupos que estavam perdidos (era para sermos muitos !!!), e pronto foi uma manhã espectacular cheia de peripécias para mais tarde recordar !

    ResponderEliminar
  6. Então e quando colocam no album as fotos da equipa dos fotogégios ?
    ou será que o fotógrafo da minha equipa ainda anda por lá perdido ?

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Acho que o fotografo da tua equipa ainda andará perdido... :)

    As fotos que estão online são as que fizeram-me chegar e ao Rui.

    Saudações.

    ResponderEliminar