sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Posto de Vigia - 2009-08-02 - 52Km

Para este domingo estava programada uma voltinha para irmos até ao posto de vigia da Serra da Arrábida. O entusiasmo era grande, pois tratava-se do ponto mais alto da serra, a cerca de 400m de altitude.

Ainda não eram 8h e já se avistavam alguns Papa Trilhos a rodopiar no Parque das Lagoas. Não sei se seria do calor ou outro derivado ilusionista, mas quem já lá estava era... o Cajo San! Em plena estreia com o seu novo GPS, prenda de aniversário de casamento da sua esposa, traçou o caminho desde sua casa até ao ponto de encontro. A eficiência do aparelho está à vista, pois chegou à voltinha sem atraso - obrigado Helena!

Sem grandes atrasos, partimos para a Qta do Conde onde estaria o resto do pessoal à espera. No total, e porque está na moda, éramos 36 rodas - contagem oficial do Papa Trilho Paulo Felix.

Com algumas caras novas e outros regressos, fomos a pedalar em direcção à serra. Fomos pela estrada da Coca Cola e seguimos por um estradão até Cabanas. Aqui foi sempre a subir até ao Cai de Costas.

Com muita pena do Marco San, não subimos o Cai de Costas. Virámos para o lado contrário e descemos o fio dental.

Seguimos serra a dentro, e com alguns trilhos menos explorados, íamos desbravando caminho com as nossas rodas e romper entre a vegetação.

Iniciava-se a subida a caminho do posto de vigia. Ainda havia a dúvida se o portão estaria aberto, correndo o risco de voltarmos para trás, mas mesmo assim resolvemos arriscar. O nosso guia era o Rikybike que nos levou por uns trilhos mais técnicos, com algumas pedras para testar a nossa perícia.

Prova superada, continuámos serra acima. O calor apertava, a água ía-se esgotando, mas o animo estava em alta.

Eram cerca de 5Km a subir, mas ainda antes de chegar lá cima, iam-se revelando paisagens que adoçariam a visão para aquilo que nos esperaria.

Mais uns metros a subir, e deixando para trás um rasto de cansaço e alguma transpiração, éramos recompensados com cenários magníficos em toda a nossa volta. Conseguíamos ver Setúbal, toda a península de Troia, Caparica, Trafaria, Lisboa, Serra de Sintra, ...

Ainda trocámos algumas palavras com quem estava de serviço no posto de vigia.

Não haveria melhor local para tirarmos a nossa tradicional foto de grupo. Todos alinhadinhos, pousámos para a posteridade.

Esperava-nos uma belíssima descida que revelou-se traiçoeira para alguns pedalantes:
- o Sérgio San estreou a sua bike. Foi uma estreia em passeios mas também em quedas;
- o Edgar ficou sem travões e teve serpentear o estradão a pé.
Continuámos o nosso passeio com a descoberta de novos trilhos. A pé ou de bike, valia tudo menos cair.

Para não variar, fomos ainda contemplados com um furo. Desta vez o felizardo foi o Nelson San. Enquanto reparávamos o dito cujo, cruzaram-se connosco alguns elementos do BTTOrange.

Já de regresso, fomos até ao alto das Necessidades. Pelo caminho, o Edgar que continuava com o problema dos travões, deu uma queda, mergulhando na vegetação à beira da estrada. Pelo caminho, abastecemos de água, pois a secura era total.

O Rikybike ainda subiu a um pequeno monte somente para se fazer à foto, pois a descida era só para os duros!

Chegámos a FF perto das 13.30h, com algum cansaço nas pernas, mas de satisfação erguida de mais uma manhã muito bem passada.

Foram 52Km com 1097m de acumulado de subidas. Ver estatísticas.