PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Castelo Novo bike Tour - 2009-08-16 - 10Km

Para hoje o apetite para pedalar não era muito, pois os termómetros estavam em alta. De qualquer forma haviam umas vilas à volta de onde estávamos de visita obrigatória. E em vez de irmos de carro, resolvemos ir visitá-las de bike. A distância era curta, mas nestas coisas de turismo, o importante é conhecermos a região e as suas gentes. Assim, optamos por ir até Castelo Novo.

Depois da alvorada e pequeno almoço tomado, começámos a prepararmos-nos para a nossa voltinha turística. Antes ainda tivemos a necessidade de reparar um furo que a bike da Marlene San tinha. Entretanto chegou o dono da quinta, amigo do Papa Trilho Mimosa San, que nos levou até à sua adega para provarmos uma ginginha caseira. Foi uma degustação matinal que poderia comprometer o nosso passeio. Mas mesmo assim resolvemos ir.

Fizemos-nos aos trilhos e depois de sairmos da quinta fomos pela estrada nacional até quase à entrada de Castelo Novo. A passo de passeio, seguimos pela antiga estrada passando por alguns locais que os olhavam e admiravam. Como bons BTTistas que somos, cumprimentávamos toda a gente.

A chegada a Castelo Novo era a subir. O efeito da ginginha já se fazia sentir e resolvemos fazer uma pequena paragem. Os óculos da Gina até já estavam a andar a roda! (era o que ela dizia!)

O calor era muito, a as fontes que se cruzavam no nosso caminho era deliciosas. Aproveitávamos para nos refrescarmos conforme podíamos.

Era obrigatório visitar o castelo. Para lá chegar era sempre a subir por ruelas de calçada que exigiam mais alguma força e técnica adicional.

Pelo caminho íamos admirando a arquitectura rústica da vila que a caracteriza e dá-lhe beleza. O concelho de Castelo Novo era constituído pelas freguesias de Lardosa, Castelo Novo, Orca, Póvoa de Atalaia, Soalheira e Zebras. Tinha, em 1801, 2 994 habitantes. Em 1835, o concelho foi extinto e anexado ao de Alpedrinha, passando com este e seu termo, a fazer parte integrante do concelho do Fundão, a partir de 24 de Outubro de 1855.

Dos seus tempos de concelho, conserva-se o seu símbolo principal: o pelourinho. Faz parte do património a Igreja Matriz que remota ao período medieval, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a Capela de Santo António também de construção medieval e , o Castelo que teve a sua construção anterior ao inicio do século XVII.

Chegados lá ao cimo, fomos visitar o castelo que nos proporcionava uma bonita vista sobre a vila, e para o lado contrário, a imponente Serra da Gardunha. No horizonte era possível distinguir a Serra da Estrela e a nossa conhecida vila de Monsanto.

A nossa foto de grupo foi tirada no cimo de uma das torres do castelo com a serra como pano de fundo.

Fomos ainda visitar a igreja matriz situada no largo junto ao castelo, que havia sido restaurado e devolvidas as cores religiosas iniciais.

Já com a hora de almoço a espreitar, resolvemos iniciar o nosso regresso. Como para cá foi a subir, para lá era sempre a descer. À a saída da vila, olhei indeterminadamente para o meu lado esquerdo e vejo o mini paria fluvial que logo gritou - "venham tomar banho!". Nem foi preciso dizer 2 vezes. Com o calor que estava, era a cereja em cima do bolo nesta voltinha turística.

Misturados com os locais, demos alguns mergulhos com o traje dos Papa Trilhos. Os olhares eram curiosos e a animação estava garantida.

Aqui fica um pequeno video deste nosso tour...

Fizemos uns simbólicos 10Km com 243m de acumulado de subidas.


Participantes (4): Paulo Alex San, Marlene San, Mimosa San, Gina San.


Ver mapa maior



Video:
- filmagens: Paulo Alex San e Mimosa San
- montagem: Paulo Alex San

Bibliografia:
- wikipedia

2 comentários:

  1. Andar a ver o oculos à roda!!! Já lhe chamam isso, eheheh
    Com um pequeno almoço desses queriam "combustivel"?
    Parece que foi uma voltinha muito simpática que até teve praia fluvial improvisada e tudo.
    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Deu para perceber os bons momentos que esta voltinha vos proporcionou.
    Excelente.
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar