PAPA TRILHOS - HÁ 16 ANOS A PEDALAR COM A NATUREZA. TRAVESSIA 2024 - PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO - 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO. .

Papa Trilhos® - Fernão Ferro/Seixal

Os Papa Trilhos surgiram a partir de um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo BTT e cujo o lema é "Pedalar com a Natureza".

Aos domingos de manhã alguns elementos da equipa e outros amigos juntam-se para ir pedalar. Por isso se também quiseres ir pedalar, aparece no Parque das Lagoas de Fernão Ferro/Seixal (largo das festas populares - GPS 38,557800º -9,091630º), aos domingos, 08.00h (horário de verão), 08.30h (horário de inverno). Vê a mensagem de
"Ponto de Encontro" publicada todas as semanas onde são agendadas as voltinhas e passeios dessa semana. Uso obrigatório de capacete.
Contactos: papatrilhosbtt@papatrilhos.com

Nota: os participantes em voltinhas ou eventos Papa Trilhos aceitam a cedência dos direitos de imagem nas fotos tiradas para publicação no site.

Calendário Papa Trilhos

Iniciativas Papa Trilhos

terça-feira, 28 de abril de 2009

2009-04-25 - 3º Passeio da Liberdade 52km

O ano passado fui convidado para a edição 2009 deste passeio, ao qual me comprometi que não faltaria e assim foi.
Fui de véspera para Meimão, uma freguesia do Concelho de Penamacor, que fica em plena Serra da Malcata, onde pernoitei no Quartel dos Bombeiros e onde fui muito bem recebido, por gente muito simpática e amiga.Passeio inserido nas festividades do 25 de Abril desta freguesia.
Início do passeio com um ligeiro atraso, que tinha 2 percurso, um de 2okm e outro de 50km.

Dada a partida, foi feita logo a separação dos participantes pelos 2 percursos, em passado pouco tempo, começámos a subir, subir pela serra (estávamos em plena Serra da Malcata) em direcção a Malcata, para posteriormente continuarmos a subir por trilhos e estradões de muita beleza, alguns deles com muita pedra solta que nos levaria a passar pelo parque eólico até ao Posto de Vigia, onde iríamos atingir os 1.067m de altitude.Aqui havia um posto de abastecimento em que tínhamos uma vista de enorme beleza onde poderíamos contemplar a Serra da Estrela que ainda tem neve nos pontos mais altos.A partir daqui o percurso tornava-se mais rápido, em que iríamos apanhar mais descidas, algumas delas bem técnicas que tinham de ser feitas com cuidado, em que torno a repetir sempre o enquadramento paisagístico que a cada curva nos deparávamos com um cenário muito bonito.
Aqui saliento uma pequena falha na marcação do percurso, pois numa dessas descidas era fácil enganar-mos no percurso, pois com a velocidade que se atingia não estava vísivel a mudança de direcção.Continuando o passeio entre sobe e desce por trilhos e estradões sempre com irregularidade no terreno que nos levava a ter muita atenção por onde passar até à descida que de manhã toda as pessoas me tinham dito que seria preciso ter muito cuidado, mas honestamente, esta descida de facto com alguma inclinação de respeito, muito irregular e com muita pedra poderia ser traiçoeira, ainda por cima nos levaria até à albufeira, por onde os participantes do percurso de 20km já tinham passado e passaria a ser coincidente às 2 distâncias.Passada esta descida foi o contornar a albufeira quase que de um lado ao outro, em que pelo meio haveria mais um abastecimento.Daqui para a frente foi o regresso ao ponto de partida, sempre em percurso a acompanhar a albufeira.Passeio muito bonito, com alguma exigência física na parte inicial (subida constante até ao Posto de Vigia). Os participantes deste passeio no final tiveram a direito a almoço
Foi um passeio com 52 km e um acumulado de 1.180m
Participante: (1) Rui San

2 comentários:

  1. Mais uma representação Papa Trilho,por isso e por partilhares estas belas fotos com o pessoal muito obrigada.
    Mas no fundo eu sei que foste lá para te sentires mais pertinho de Idanha....

    Fiquem bem

    Marlene San

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Parece ter sido um óptimo passeio, pelo menos a julgar pelas paisagens. Se calhar até soube a um pré-reconhecimento de algumas partes do percurso de Idanha!
    Saudações.

    ResponderEliminar