segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Passeio de Setúbal a Vila Real de Stº António - 1º Dia (Setúbal a Beja) - 154 km

6ª feira, 16 de Janeiro de 2008, foi o dia marcado para mais uma aventura com elementos dos Papatrilhos convidados pelo Fernando Silva para o acompanhar até Vila Real de Stº António, tendo sido o primeiro de 3 dias de muito pedalar por este país rumo a Sul.
7H15m, saí de casa do Cajo San, em direcção a Cabanas onde me esperavam Fernando Silva, Rickybike San, Fernando, Paulo Gralha e o Gil, formando assim o grupo de 6 elementos que sairiam em direcção a Setúbal para começar mais uma jornada dedicada ao BTT.O tempo estava da dar-nos uma sensação de deja vu, tal qual como no dia do Troia - Sagres, isso mesmo, chuva.Todo o grupo reunido, bicicletas carregadas e acondicionadas e lá fomos em direcção a Setúbal para apanhar o Ferry que nos transportaria até Tróia (bilhete custa 4,50€, assim se incentiva o uso da bike como transporte neste país), todo este percurso foi efectuado debaixo de chuva.A viagem até Tróia serviu para tomarmos uma primeira refeição para que assim que desembarcasse-mos seguisse-mos viagem sem perda de mais tempo, por não termos conseguido apanhar o Ferry das 08h30.

Seguimos pela EN261 até à Comporta, seguimos até ao Carvalhal, aqui fizemos uma pequena paragem para um café, aqui ainda tivemos quem quisesse dar boleia ao grupo até Beja, mas continuamos de bike pela EN261 até ao desvio de Pinheiro da Cruz, o percurso era conhecido de outros passeios efectuados e curiosamente até aqui foi sempre acompanhado de chuva. Aqui prosseguimos viagem pela EN2161-1 para Grândola e já sem chuva.
Chegados a Grândola decidimos prosseguir o nosso percurso até Canal Caveira para fazermos uma refeição ligeira, para continuarmos de imediato nossa viagem para Beja.

Se assim foi falado, assim fizemos, parámos em Canal Caveira, para uma pequena refeição (Sopas, bifanas e minis). Acabada a refeição prosseguimos, mas com alguma desconfiança, pois o tempo estava novamente a ameaçar chuva, mas felizmente isso não aconteceu e lá seguimos nós em ritmo calmo até Beja, onde chegámos pelas 18h00.
Chegados a Beja fomos fazer umas compras para o nosso jantar e durante esse jantar apareceu a fazer-nos uma visita o João Pereira da Btt-Tv, que nos veio desejar um resto de excelente passeio e especialmente para o percurso entre Mina de S. Domingos até ao Pomarão pela antiga linha férrea assim como a travessia da Ribeira do Vascão, que nos estava a colocar em alta as expectativas, para a 2ª etapa desta viagem.
Foi uma viagem muito bem disposta, teve apenas um pequeno incidente, com a queda do espelho retrovisor do Fernando Silva, à chegada a Grândola, mas de resto os elementos chegaram a Beja muito bem dispostos e animados.
Participantes: (6) Fernando Silva, Rickybike San, Fernando, Paulo Gralha, Gil e Rui San